Conforme o noticiado pelo GospelMais, a Rede Globo vem tentando conquistar a audiência evangélica através de algumas programações, como a novela “Vai na Fé”, que tem uma personagem conservadora.
Apesar da temática supostamente relacionada aos cristãos, a novela também faz apologia a temas contrários à Palavra de Deus, como o homossexualismo, incluindo um casal lésbico interpretado pelas personagens Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves).
De acordo com informações divulgadas pelo site Notícias da TV, especializado nos bastidores da televisão, a novela das 19h iria exibir um beijo gay entre as duas atrizes, mas a Globo acabou mudando de ideia, resolvendo banir a cena.
O motivo, neste caso, seria a preocupação de perder audiência evangélica. Por causa da sua decisão, internautas chegaram a criticar a emissora, fazendo uma hashtag intitulada “Queremos beijo Clarena” ficar entre os assuntos mais comentados no Twitter.
Morde e assopra
Se, por um lado, a Globo está buscando atrair os evangélicos com algum conteúdo mais conservador, por outro a emissora ataca a família tradicional ao retratar de forma imoral um casal cristão.
Neste caso, trata-se da novela “Terra e Paixão”, exibida às 21h. Na produção, o personagem Tadeu, interpretado pelo ator Claudio Gabriel, mantém um relacionamento de aparências com a esposa Gladys, interpretada por Leona Cavalli.
A vida do casal é marcada por traições e pela exploração da fé. Segundo Gabriel, seu personagem, por exemplo, “faz de tudo para manter as aparências de uma vida regrada, de uma família perfeita, mas, na verdade, passa longe disso”.
Por fim, quanto à reação do público ao decidir excluir o beijo gay de Vai na Fé, a Globo negou que tivesse tomado a decisão por causa da audiência evangélica. “Toda novela está sujeita a edição”, diz um comunicado da emissora.
Tais mudanças, diz a empresa, faz parte de “uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”.
Globo ataca modelo de família tradicional em nova novela das 21h, ‘Terra e Paixão’