O grupo Globo de televisão está programando mais uma produção relacionada aos evangélicos no Brasil. Dessa vez, segundo informações publicas pelo portal Terra, trata-se de uma série documental que abordará a história da igreja evangélica no país.
O objetivo é retratar a história dos evangélicos no Brasil passando pelo período do século XIX ao ano de 2021. A série documental será assinada por Mariana Jaspe, que também produziu o documentário “Flordelis: Questiona ou Adora”.
Inspirada no livro “Povo de Deus”, de Juliano Spyer, a nova produção sobre a história da igreja evangélica no Brasil ainda não possui título, mas está com a previsão de começar a ser gravada ainda este mês.
Audiência evangélica
O interesse da Rede Globo sobre os evangélicos brasileiros pode ser mais uma preocupação com a audiência, já que, segundo estimativas recentes, esse segmento deverá se tornar a maioria religiosa no Brasil em um futuro próximo.
Conforme notícia recente do GospelMais, as igrejas evangélicas vêm apresentando um crescimento vertiginoso. Em 20 anos, precisamente entre 1990 e 2019, o número de templos protestantes saltou de 7 mil para mais de 109 mil, significando um aumento de 543%.
Desse modo, ciente de que o público evangélico é composto de maioria conservadora, a Globo vem produzindo conteúdos que sinalizam alguma tentativa de aproximação com este segmento, ainda que de forma estereotipada e pejorativa, como a novela já lançada Vai na Fé.
A preocupação, aparentemente, é não perder ainda mais a audiência futura para emissoras que já vêm investindo em conteúdos cristãos, como a Rede Record, do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
A emissora ligada à IURD conquistou boa audiência com novelas de temas bíblicos como Gênesis, Rei Davi e Os Dez Mandamentos, que virou um filme e série disponível em plataformas de streaming, confirmando assim a tendência de interesse cada vez maior do público brasileiro sobre essas produções.