Com apenas 57 eleitos, bancada evangélica encolhe a partir de 2015; Confira nomes

30

A bancada evangélica, formada por parlamentares que professam a fé cristã protestante, contará na próxima legislatura com 57 integrantes, segundo levantamentos realizados a partir das informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os principais nomes da bancada continuam sendo os já conhecidos do público por sua atuação diretamente ligada aos eleitores evangélicos, como os pastores Marco Feliciano (PSC-SP), Roberto de Lucena (PV-SP), Silas Câmara (PSD-AM), João Campos (PSDB-GO) e Eurico (PSB-PE).

Outros nomes bastante conhecidos do público evangélico que estarão na Câmara dos Deputados são o pastor Paulo Freire (PR-SP), o cantor Irmão Lázaro (PSC-BA), Hidekazu Takayama (PSC-PR), o apóstolo Ezequiel Teixeira (SD-RJ) e o pastor Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ).

A eleição com mais de 1,5 milhão de votos de Celso Russomano (PRB-SP) fez com outros sete parlamentares de seu partido fossem eleitos pelo coeficiente eleitoral, sendo quatro deles ligados à Igreja Universal do Reino de Deus: Roberto Alves, Antônio Bulhões, Vinicius Carvalho e Marcelo Squasoni, todos de São Paulo, de acordo com informações do Estadão.


Outros nomes que mantém atuação política mais institucional e sem tanta vinculação com as pautas propostas pelos evangélicos, como Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Clarissa Garotinho (PR-RJ) e Benedita da Silva (PT-RJ), reforçam as fileiras da bancada evangélica.

No entanto, mesmo com mais de 10% do total de deputados federais que tomarão posse em fevereiro, a bancada evangélica terá um número menor de integrantes a partir de 2015. “Em 2010 foram eleitos 70 deputados e três senadores. A bancada deverá seguir tendência natural de crescimento, como nas eleições anteriores […] O DIAP classifica como integrante da bancada evangélica, além dos bispos e pastores, aquele parlamentar que professa a fé segundo a doutrina evangélica”, diz trecho do levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

Confira abaixo, a lista de parlamentares da bancada evangélica a partir de 2015:

Silas Câmara (PSD-AM)
Irmão Lazaro (PSC-BA)
Márcio Marinho (PRB-BA)
Sérgio Brito (PSD-BA)
Erivelton Santana (PSC-BA)
Ronaldo Martins (PRB-CE)
Ronaldo Fonseca (PROS-DF)
Sérgio Vidigal (PDT-ES)
Manato (SD-ES)
Fábio Sousa (PSDB-GO)
João Campos (PSDB-GO)
Lincoln Portela (PR-MG)
Leonardo Quintão (PMDB-MG)
Stefano Aguiar (PSB-MG)
George Hilton (PRB-MG)
Weliton Prado (PT-MG)
Julia Marinho (PSC-PA)
Josué Bengtson (PTB-PA)
Anderson Ferreira (PR-PE)
Pastor Eurico (PSB-PE)
Rejane Dias (PT-PI)
Christiane Yared (PTN-PR)
Delegado Francischini (SD-PR)
Edmar Arruda (PSC-PR)
Hidekazu Takayama (PSC-PR)
Arolde de Oliveira (PSD-RJ)
Aureo (SD-RJ)
Benedita da Silva (PT-RJ)
Cabo Daciolo (PSOL-RJ)
Clarissa Garotinho (PR-RJ)
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Apóstolo Ezequiel Teixeira (SD-RJ)
Francisco Floriano (PR-RJ)
Marcos Soares (PR-RJ)
Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Antônio Jácome (PMN-RN)
Nilton Capixaba (PTB-RO)
Marcos Rogério (PDT-RO)
Jhonatan de Jesus (PRB-RR)
Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Ronaldo Nogueira (PTB-RS)
Pastor Jony (PRB-SE)
Laércio Oliveira (SD-SE)
Antônio Bulhões (PRB-SP)
Bruna Furlan (PSDB-SP)
Edinho Araújo (PMDB-SP)
Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Jefferson Campos (PSD-SP)
Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)
Missionário José Olimpio (PP-SP)
Marcelo Squasoni (PRB-SP)
Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)
Paulo Freire (PR-SP)
Roberto Alves (PRB-SP)
Roberto de Lucena (PV-SP)
Vinicius Carvalho (PRB-SP)

*Atualizado em 09 de outubro, às 10h15


30 COMENTÁRIOS

        • interessante é o respeito que você ainda tem dele.
          POR CHAMA-LO DE BISPO.
          Veja que mesmo ele tendo cometido vários erros.
          1º contra a propria familia.
          e depois contra a instituição, e contra o governo e no geral contra as pessoas.

          MESMO ASSIM VOCÊ O RECONHECE E O CHAMA DE BISPO.
          interessante isso.
          ELE DEVE TER POSTO A MÃO NA SUA CABEÇA.
          Por isso você tem tamanho respeito por ele..

          • césar

            O bispo rodrigues continua na iurd… vc sabe muito bem disso. A organização pode ter tirado o titulo de bispo dele, pois como é o homem que ordena na iurd, então é o próprio homem lá que tira o cargo, mas o bispo rodrigues continua ligado a iurd nos bastidores, ele não aparece pros membros, mas faz parte dela.

            Abaixo segue noticia recente que comprova isso:

            “O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, relator do processo do mensalão, liberou o ex-deputado Bispo Rodrigues para cumprir em casa o restante de sua pena de 6 anos e 3 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

            Na prática, Rodrigues, que estava em regime semiaberto, irá para o regime aberto. O benefício é concedido aos presos após o cumprimento de um sexto de suas penas.

            Como durante parte do tempo em que ficou no semiaberto Rodrigues trabalhou numa rádio ligada à Igreja Universal, ele conseguiu abater alguns dias de sua pena, o que o fez cumprir um sexto de sua condenação mais rapidamente.”

            FONTE: otempo (17-09-14)

          • “O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, relator do processo do mensalão, liberou o ex-deputado Bispo Rodrigues para cumprir em casa o restante de sua pena de 6 anos e 3 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

            Na prática, Rodrigues, que estava em regime semiaberto, irá para o regime aberto. O benefício é concedido aos presos após o cumprimento de um sexto de suas penas.

            Como durante parte do tempo em que ficou no semiaberto Rodrigues trabalhou numa rádio ligada à Igreja Universal, ele conseguiu abater alguns dias de sua pena, o que o fez cumprir um sexto de sua condenação mais rapidamente.”

            FONTE: otempo (17-09-14)

          • Procure na internet noticias do bispo rodrigues… a imprensa sempre se refere a ele como bispo rodrigues, é o nome pelo qual ele é muito mais conhecido.

          • e do qual você com tanto respeito o chama.
            pois é, impressionante como você respeita ele.

            O bispo macedo você chama de macedo.
            MAS O RODRIGUES VOCÊ RESPEITOSAMENTE O CHAMA DE BISPO.
            Mas é porque o mesmo mal que agiu nela para a corrupção age em você,
            por isso você respeitosamente e carinhosamente e com temor o chama de BISPO.

          • césar

            Se várias vezes a midia ligada a iurd chama o macedo de “edir macedo” sem usar o titulo que ele mesmo se colocou, que erro eu tenho então?

            E outra… ele pode até ser bispo, mas é reconhecido como tal somente dentro da iurd, fora dela é apenas edir macedo, não tem autoridade sobre ninguém, da mesma forma que o silas malafaia só é considerado pastor dentro da denominação dele, ou um papa só tem autoridade sobre os católicos, para as demais religiões é apenas uma pessoa comum, nada demais.

            E vários livros que tem sido lançados pela editora do macedo, tem trazido na própria capa o nome dele apenas como “edir macedo” sem utilizar o titulo de bispo.Se a própria editora da iurd o nomeia somente como “edir macedo” na capa de seus livros mais recentes, porque eu tenho que chama-lo de bispo?

            Se eu tenho de chama-lo de bispo, então vc agora em diante passe a se referir ao valdemiro como “apóstolo valdemiro”.

            Pode ser?

        • Vixi!!!!! Por que vocês degladeiam entre si aqui??? Eu pensei que aqui fosse um site voltado para cristãos!!!!
          Eu estou entendendo errado ou vocês dois estão realmente brigando comigo e tentando me ofender só porque disse que só Jesus me representa???
          Segundo a opinião bastante bizarra de vocês eu não posso escolher Jesus como meu único representante.
          Pois digo e repito: Jesus é meu único representante, tanto que abri mão de votar, apenas intercedo pelos governantes, pedindo por santificação e direção de Deus na vida deles. Como ensinam as escrituras.
          Agora, se vocês não concordam com isso…. Lembrem-se, a vida é minha e a escolha é minha de viver só em função de Cristo.
          A árvore se conhece pelos seu fruto, o filho de deus é reconhecido por manifestar o fruto do Espírito Santo. Além disso, os discípulos de Jesus são reconhecidos por falarem como o Mestre fala, lógico que por fazerem também o que Jesus faz…
          Não vejo Jesus brigando, ofendendo e xingando ninguém na bíblia. Já o vi repreendendo, algumas vezes até de forma enérgica, mas sempre COM O ÚNICO PROPÓSITO de edificar, nunca com ofensas gratuitas.
          Que Jesus abrande o ânimo de vocês!!!
          Vocês mordem antes de perguntarem com educação o motivo pelo qual alguém escreveu alguma coisa.
          Aos demais que lerem esse texto e que não tem nada a ver com isso, por favor, não tomem para si o que escrevo. Não estou falando para todo mundo, e não tenho o propósito de ofender ninguém!!!
          Esse texto é apenas para quem está dando paulada em mim de forma gratuíta.

  1. vejam como seres que se dizem Cristãos , mas na verdade não são querem dizer na verdade quando dizem que a bancada evangélica não os representa.

    Bancada decide contra temas LGBT e aborto
    Na Câmara, a bancada evangélica tem se articulado para dificultar a aprovação de projetos de lei em favor da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). A restrição ao aborto é outro tema que mobiliza o grupo.

    Em 2013, enquanto presidia a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o pastor Marco Feliciano conseguiu a aprovação do projeto que ficou conhecido como “cura gay”. Ele permite a psicólogos promoverem tratamentos para “curar homossexualidade”.

    Em maio, o deputado João Campos (PSDB-GO), da Assembleia de Deus, afirmou que a bancada evangélica discutiria medidas contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça de obrigar cartórios a celebrar casamentos entre cidadãos de mesmo sexo.

    Também em maio, a apresentadora Xuxa Meneghel foi hostilizada pelo pastor Eurico (PSB-PE), da Assembleia de Deus, durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça sobre a Lei da Palmada. O projeto proíbe a aplicação de castigos físicos a menores de idade — e só foi aprovado após alteração no texto final para atender a bancada evangélica.

    • Isso mesmo!! Não é por saber que “o mundo jaz no maligno” que devemos abrir as pernas pra tudo e todos (figurativamente falando… diferente dos gays) .

      Devemos SIM batalhar pelos nossos direitos; e
      Cristão SIM devem participar de politica!!

      Lembrem-se que, mesmo com nossa cabeça no lugar, temos que deixar um legado DECENTE para os nossos filhos!!
      Parabens, bancada evangelica!!
      Vcs me representam.
      Agora, FAÇAM POR MERECER!!

    • Assuntos de extrema importância para a economia do país. Enquanto isso, fanáticos alienados reclamam da fata de crescimento econômico do Brasil no âmbito mundial. Mostre-me um projeto dessa bancada hipócrita que tenha contribuído para o sonhado crescimento. Bando de loucos! Pessoas como você se mostram totalmente em horizonte. Só sabem criticar a posar de juízes divinos.

      .

        • O”kit gay” seria então um projeto social?
          Essas coisas só sai de gays mesmo, e nunca ví nenhum deles realizando algo social a favor do bem da população, são minoria mesmo ainda bem.

          • projeto,social,quase todas as igrejas tem,faz,trabalhos com,os presos,delegacias presídios ospitais,centros de recuperações de viciados,escolas,trabalhos com mendigos,cheira colas,traficantes,e ,recuperação da moralidade e cidadania etc

  2. Gostaria de uma explicação deste site através de um responsável, digam porquie toda vez que posto sobre política meus comentários entram em moderação, gostaria de saber porque toda vez que vou fazer cair as mascaras de stardust, meus post não entram ou ficam em moderação.

  3. O que penso é o seguinte, quando se trata de política devemos deixar a bandeira da religião(igreja)de lado e lembrarmos que somos ”cristãos”, tanto evangélicos como católicos pelo menos no que sei, com relação a família,,oral e bons costumes levantam a mesma bandeira, então independente da fé que professamos temos que eleger o maior número de cristãos possíveis, para que não venho através de leis legalizarem o crime(aborto) legalizarem o imoral(prostituição) legalizarem novamente o crime (uso de drogas ) entre outros….Deixemos de lado a visão ideológica religiosa e””’ nesta questão política”” levantemos uma única bandeira a da família. A paz do Senhor Jesus.

  4. COEFICIENTE ELEITORAL UMA PRAGA QUE DEVE SER DESTRUIDA. VOTO FACULTATIVO E DISTRITAL SERIA UM BOM COMEÇO; PERGUNTE A ESTES DF,DE E SENADORES O QUE ELES ACHAM DISTO E VERAO OS CANALHAS E OS HONESTOS.

  5. Os Evangélicos no Brasil são 22% da população. É natural e justo que tenham uma boa representatividade no Congresso.
    Quem se incomoda são intolerantes e preconceituosos com os evangélicos.
    Ovelhas tem comportamento DÓCIL, mas não são CEGAS, MUDAS E SURDAS.
    Fomos chamados para influenciar bem em todas as áreas, inclusive na Política.
    PARABÉNS IRMÃOS, torcemos e oremos para que façam bons mandatos, governem para todos com justiça e com o amor que nos ensinou nosso Senhor Jesus, defendendo a fé cristã e não negociando com o pecado.
    Deus abençoe o Brasil!!!!!!!!!!

  6. Completamente errada essa informação, sendo um site gospel nem deveriam divulgar isso.

    cade a Geovania de Sá que é aqui de Santa Catarina.
    E só pra avisa vai entra mais um evangélico que é o Jovino Cardoso, que devido ter
    ficado na suplência os deputados da coligação dele iram para cargos políticos.

  7. lamento te informar ,mas o jean não te representa,ele representa a si mesmo aos seus interesses,ele e o seu partido existe para extorquir dinheiro público e fazer arruaças para desviar o olhar do povo ,dos políticos corruptos e do governo que tramam diariamente contra o povo e você faz parte do deste povo,quando o governo conseguir realizar os planos dele ,você vai ver se o jean vai se preocupar com você.Saiba que a intenção deste maldito governo é implantar o comunismo aqui e para isso ele compra as pessoas , dando dinheiro comida ou outros benefícios somente para ter apoio popular ,depois entra tudo no chicote .

DEIXE UMA RESPOSTA