Ex-membros da controversa Igreja Batista Westboro revelam os bastidores da denominação: orações pela morte de pessoas e destruição do Brasil

28

A Igreja Batista de Westboro, de Topeka, Kansas, conhecida mundialmente por seus protestos contra diversos assuntos, e acusada por muitos de intolerância religiosa e fundamentalismo, volta ao centro das atenções devido a declarações da neta de seu fundador, Fred Phelps.

Libby Phelps Alvarez deixou a polêmica denominação em março de 2009, abrindo mão do ativismo exercido por seus membros. Agora, quase quatro anos depois, Libby resolveu falar sobre os ensinamentos da igreja numa entrevista ao programa “Today Show”, da rede de TV NBC.

Na entrevista, considerada como “emotiva” pelo Huffington Post, Libby descreveu a vida que deixou para trás, abandonando o ódio e intolerância pregados pela igreja, e afirmou ter passado por uma “lavagem cerebral”.

-Eles pensam que eles são os únicos que estão indo para o céu e se você não ir for à igreja, é porque você vai para o inferno – afirmou.


Segundo Libby, a congregação se motiva principalmente pelos conceitos homofóbicos pregados pela liderança. Ela relatou lembrar-se de um momento específico, que foi quando percebeu que não poderia mais ser parte do grupo.

-Houve um momento em que nós começamos a orar para as pessoas morressem. Eu realmente não quis fazer isso, mas eu estava por perto quando eles fizeram – revelou.

A entrevista chocante da neta do fundador da denominação não é o primeiro relato que acusa os fiéis e a liderança da Igreja Batista Westboro de culto ao ódio. A filha do pastor Fred Phelps, Nate, criticou abertamente os planos da denominação de promover manifestações durante os funerais das vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook, em Newtown.

Após a repercussão da entrevista ao Today Show, o porta-voz da igreja afirmou que os familiares que ainda pertencem à denominação cortaram relações com Libby e sua irmã, Megan. “Se elas continuarem com a posição que eles têm, essas duas meninas estarão indo para o inferno”.

Libby e Megan divulgaram um comunicado lamentando que suas declarações tenham causado dor à sua família: “Sabemos que temos feito e dito coisas que machucam as pessoas . Infligir dor aos outros não era o objetivo, mas foi um dos resultados. Nós desejamos que não fosse assim, e lamento que machuque. Eles agora nos consideram traidores, e estamos afastados de suas vidas, mas nós sabemos que eles são bem-intencionados. Nós nunca vamos deixar de amá-los”.

No site da instituição – godhatesamerica.com – há uma seção com as impressões da Batista de Westboro em relação aos demais países do mundo. Sobre o Brasil, o texto classifica o país como uma “Sodoma moderna” e manifesta o desejo de ver o nossa nação “destruída”.

“O Brasil é uma representação bastante justa de uma Sodoma moderna e do mundo Antediluviano – uma nação de pessoas entregues a comer e beber até a borda, cumprindo cada desejo que seja desperto. No Brasil, viados são confiantes e orgulhosos, com sua Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, a maior do mundo. Da mesma maneira como Sodoma e Gomorra, a vontade é que o Brasil – juntamente com o resto do mundo – seja destruído”, diz o texto.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


28 COMENTÁRIOS

  1. Isso é ser protestante… Não consigo entender até hoje, como pessoal com um grau de escolaridade alta, acredita nas falsas promessas desse que se dizem pastores, pessoal humildes até que vai…

    • “A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil”. Sêneca
      MAIS UM FUNDAMENTALISTA EVANGELICO,PRECONCEITUOSO

      • Eu não sou religioso, sou um seguidor de Cristo, se isso é ser fundamentalista, então sou. E mais, eu não tenho preconceito, mas sim conceito formado com base nas Escrituras veja o que diz em, (I Corintios 6: 9, 10) – “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os EFEMINADOS, nem os SODOMITAS, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. Então se acredito no que diz a Escritura, e com base nela me pronuncio, (abusando da redundância) isso não é preconceito, e sim, conceito formado. Em vez de ficar citando Sêneca, vá ler a Bíblia, ou então continue agindo inteligentemente, rsrs… sendo boiola e indo para o inferno, e, eu comum que sou, prefiro continuar acreditando em Deus e em sua Palavra.

    • Sds,

      Concordo sim que o Brasil teria que ser destruído. Juntamente com aqueles países que tem a cultura promíscua semelhante ao BRasil.
      Não temos um país impoluto que DEUS se agrade, temos pessoas dentro deste país, que pela misericordia ainda agrada a DEUS.
      Se nós tivessemos no antigo testamento, a primeira nação a ser destruída seria o Brasil.
      Jesus veio e a nova aliança se estabeleceu, e os promíscuo juntamente com os corruptos, assassinos, prostituas, homossexuais etc…
      Tem a chance de se redimir dos seus pecados e até agora ainda não reconheceram o seu pecado, e com ele irá para o inferno!

        • Pitágoras

          Concordo!!! Também teriam que ser destruído! Deus nas faz acepções de pessoas.

          Com certezas estes supostos (pseudos) cristãos o diabo estariam o aguardando com muita festa no inferno.
          Homossexuais, prostitutas, político corrupto, aquele que ama e pratica a mentira, fornicário, feiticeiro, adultero, os que defendem e pratica a teologia (seita) da prosperidade, etc…

          Espero que você não se encaixe Pitágoras em nenhuma dessas afiramações que citei. Se você estiver praticando alguns destes pecados, é melhor rever seus conceitos. Se não, o diabo estará lhe aguardando de braços abertos.

          • Isaías, não creio que alguém deva ser destruido por Deus, só porque apresenta as “qualidades” que Vc. citou acima. Cabe isso sim aos homens aplicarem a justiça humana; e a lei, e somente a lei pode caracterizar um crime;uma violação, etc. -Paz

      • Eles sao extremistas, usam a biblia como os terroristas usam o alcorao. A ocupacao deles agora e’ tumultuar enterro de soldados mortos no Afeganistao. Eles chegam de repente no velorio com cartazes e fotos de arabes mortos, fazem o maior barulho,, rasgam a bandeira americana em cima do caixao, assustam as pessoas presentes, sem nenhum respeito pela familia do soldados mortos. Chama isso de liberdade de expressao.

          • Oi Pitagoras, desculpa so’ agora li a sua pergunta. Sim, eles fazem isso em nome da igreja deles e de Deus, sao muito radicais. Procure ler buscar no google sobre eles. E sim eu moro nos Estados Unidos ha’ 10 anos.

      • Pitágoras, você sabe que os do seu grupo (ateus e agnósticos) mataram 200 milhões de pessoas no século XX?

        Ah não???

        É a mesma coisa comparar esses deturpadores do EVANGELHO com os que eu congrego em minha igreja.

        Ponto Final.

        • Sério ?, em nome do agnosticismo, do ateismo ?? ou em nome do comunismo ? Não sabe discernir a diferença ? – Os evangelhos certamente são os mesmos, a diferença é a maneira como cada um segue e prega. Eles servem para toda sorte de interpretações.

  2. existem muitas seitas , mas que o Brasil é replica de sodoma e gomorra, é real não podemos negar, mas ainda existem o sal da terra…mas orar que o senhor se revele aos escolhidos dele…

  3. Sodoma e Gomorra é o mundo de hoje não só o Brasil, mas os Cristãos estão inseridos nesse meio, sem contudo se misturar (a maioria eu espero), o tempo da destruição já se foi, hoje vivemos debaixo da Graça, só haverá destruição no fim, e esse povo que deseja isso é um bando de desocupado, que deveriam se converter e pregar o evangelho.

  4. Pitágoras não sabe diferenciar um extremista, um católico que vai à Igreja só em Casamento de um cristão VERDADEIRO.
    Logo, segundo a filosofia, as suas opiniões não são importantes.
    Depois ficam chateados quando dissemos que os ateus de hoje, os neo-ateus, são os da mesma laia dos da Coréia do Norte ou da Cortina de Ferro.
    .
    Repudio os fundamentalista dessa pseudo-igreja.
    .
    Mas o Brasil se tornou há muito tempo uma Babilônia em forma de palafita, ah, isso SIM!!!

    • É, mas de qualquer forma eles fazem parte de um grupo religioso cristão. Mesmo sendo extremistas (fanáticos), estão seguindo o mesmo livro dos demais. Não que os demais tenham culpa, ou algo a ver, mas isso deixa a entender que tem algo nesse livro, que pode levar certas pessoas a esse ponto. E isso já ocorreu antes na história

  5. Tem brasileiro aplaudindo? Tem brasileiro com inveja? É sério?
    Cristãos fanáticos não têm amor ao próximo, não têm temperança, não têm sabedoria, não têm piedade, serão pegos pela própria bíblia que dizem seguir. Eles só não podem morrer assim. Ou podem. Aí é problema deles.

  6. Tenho visto com preocupação o crescimento desse sentimento de intolerancia no meio de grupos cristãos, o fato simples é que Jesus ensinou o amor valorizando assim o ser humano, por outro lado também ensinou que existira um dia de juizo. Como discipulo do Senhor Jesus Cristo tenho que falar tanto desse amor como tambem das consequencia em viver longe dele.

  7. Pessoal ate onde sei este site tem um proposito de levar as noticias do meio evangelico!
    Agora me pergunto como e possivel um site permitir uma pessoa postar que a biblia e um lixo!!
    Isso mostra o nivel de preocupacao com o nivel de comentario

    Agora vc que postou… Infeliz nao fale o que nao conhece!
    Nao cobre a tolerancia sem antes fazer!!!

  8. Acredito que quando eles falam em “comer e beber” estejam se referindo aos prazeres da carne. ( orgias, entretenimento sem limites) E não no sentido verdadeiro da palavra comer e beber alimentar-se) com certeza estão se referindo as festas que acontecem no Brasil, como Carnavais etc. Na verdade, o carnaval brasileiro e outros acontecimentos como bailes fanks etc…são de fato acontecimentos extravagantes e exagerados com doses extremas de erotismo, e chega de fato a ser vergonhosos, mas eles não devem e não têem o direito de orar para que o Brasil seja destruído, porque afinal de contas, nem todo brasileiro é dado a imoralidade, assim também como nem todos eles ( Norte americanos) são santos.

  9. Todo extremista é um perigo e um barril de pólvora preste a explodir; cada um crê naquilo a que foi ensinado na infância ou que pretende seguir na vida, podendo discordar de outros, mas não intervir na crença de outros, desde quando não fira as leis vigentes no país.

DEIXE UMA RESPOSTA