“Mas com minha idade eu posso me batizar ainda?”, esse foi o questionamento da senhora Lorena Furtado de Marafigo para o líder religioso Jair Machado. Ela, uma idosa que nasceu em 8 de maio de 1915, aos 102 anos não pensou que poderia cumprir uma das cerimônias mais significativas no âmbito religioso entre às religiões que procuram seguir a fé cristã.
Ela reside em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Sempre acompanhou seus pais em outras cidades, onde tentaram se estabelecer, mas ela mesma não formou uma família de laços sanguíneos. Afetivamente, no entanto, ela criou vínculo com sua cuidadora, Celi Aparecida da Silva, que há sete anos cuida da senhora e faz companhia para ela a todo momento.
Foi Celi quem lhe falou de uma relação mais íntima com Jesus Cristo, explicando o significado do batismo para a senhora de 102 anos. Lorena já conhecia algo sobre a Bíblia e a pessoa de Jesus, mas contou que não havia desenvolvido um relacionamento íntimo com ele ou se interessado por ler às Escrituras de forma ampla.
Com o passar do tempo, após ouvir falar mais de Cristo através da sua cuidadora, Lorena foi perguntada por Jair machado se ela gostaria de se batizar. Após ter a certeza de que a idade não é problema algum, sua resposta foi sim. “Tive o cuidado de perceber sua lucidez e a firme decisão em aceitar a mensagem, apesar da idade avançada. Foi uma decisão individual”, disse o líder religioso.
Jair Machado conta que pouco tempo antes de realizar o batismo, Lorena apresentou problemas de saúde, assustando a comunidade. “Colocamos a vida dela nas mãos de Deus. Seja para o descanso ou para o restabelecimento da saúde”, disse ele. Entretanto, a boa saúde e o interesse de Lorena em se batizar foram mais fortes. Ela se recuperou no último dia 21 de março foi batizada.
A igreja apenas tratou de tomar algumas precauções: “Tivemos o cuidado de realizar o batismo em um dia quente no período da tarde para não termos nenhuma complicação. É uma senhora de 102 anos, e como moramos na serra, precisávamos aproveitar a oportunidade do calor da última quarta”, disse Machado, segundo informações do Guiame.