Após renúnia ao papado, Bento XVI deve permanecer no Vaticano para não responder na Justiça por crimes da Igreja

39

O jornalista britânico Geoffrey Robertson, autor do livro “O Papa é o Culpado?”, afirmou que após a renúncia ao pontificado, Joseph Ratzinger poderá responder na Justiça por abusos que a Igreja Católica teria cometido durante sua gestão.

Especialista em temas relacionados ao catolicismo, o jornalista afirma que Ratzinger teria responsabilidade em “crimes contra a humanidade” desde 1981, quando passou a comandar a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), órgão do Vaticano que fiscaliza a conduta dos padres. O jornalista afirma ainda que, embora os arquivos daquele tempo sejam sigilosos, cartas do alemão surgiram em vários processos judiciais nos Estados Unidos, sempre defendendo padres pedófilos e estupradores.

De acordo com o Jornal do Brasil, o jornalista explica que ao deixar o papado, Bento XVI perderá sua imunidade como chefe de estado, e pode responder por crimes cometidos por sacerdotes católicos que estavam sob sua liderança.

– Como um chefe de Estado – o que, na prática, é o Vaticano – o papa Bento XVI tem imunidade. Mas isso mudará após sua renúncia. Muitas vítimas molestadas por padres protegidos pelo Cardeal Ratzinger gostariam de processá-lo pelos estragos de sua negligência. Ao sair do Vaticano, um tribunal cuidará desses casos – escreveu Robertson.


Porém, uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo revelou que Joseph Ratzinger ficará dentro do Vaticano depois de sua renúncia, o que garantiria a manutenção de sua imunidade, evitando que o religioso enfrente a justiça. A justificativa para sua permanência no Vaticano é a de garantir sua tranquilidade para rezar e estudar pelo resto de seus dias, mas fontes na Santa Sé confirmaram que a manobra garantirá sua imunidade legal, blindando o pontífice de qualquer tipo de processo que eventualmente seja lançado sobre os escândalos de pedofilia que assolaram a Igreja nos últimos dez anos.

Outro motivo para que o papa permaneça dentro da Santa Sé, mesmo diante da polêmica em relação a ter dois papas dentro do mesmo território, é o de não criar um segundo lugar de peregrinação, o que acentuaria a existência de dois papas. O temor é que, se ele optasse por ir a um monastério na Alemanha, o local poderia acabar se transformando em atração para os fiéis.

Mas, segundo a Folha, o aspecto mais importante da decisão de ficar dentro do Vaticano seria suas garantias jurídicas e sua capacidade de manter sua imunidade. A Igreja diz não acreditar que processos contra o papa possam surgir. Mas, diante de uma série de casos polêmicos em vários países, a opção foi por não arriscar.

Por Dan Martins, para o Gospel+

39 COMENTÁRIOS

  1. logo veremos , que os cristãos sejam de onde for tem a excencia do mal dentro delas, pois tem uma pre´disposição em defender os malignos na católica um desgraçado pedófilo na iurd um ladrão safado, não tem jeito, ta cheio de igrejas pequenas onde os pastores dão a vida pelas ovelhas, mas não elas querem é o mal

  2. Bispo Eddie Long é acusado de abuso sexual contra adolescente gay em livro intitulado “Primeira Dama”
    Por Dan Martins em 17 de fevereiro de 2013
    Tags: Adolescentes, Assédio Sexual, Pastor Americano, Pedofilia, Sexo
    Um livro publicado no início da última semana, nos Estados Unidos, acusa o bispo Eddie Long, pastor Igreja New Birth Missionary, de cometer abuso sexual contra um adolescente gay. No ano de 2010, opastor foi processado por rapazes que frequentavam sua igreja, e outros, que dizem que ele os coagiu a ter relações sexuais.
    De acordo como The Christian Post, Centino Kemp foi um dos cinco jovens que levaram o pastor aos tribunais, com a acusação de abuso sexual. Long negou as acusações e tentou seguir em frente, mas o livro recém-publicado, intitulado “First Lady” (Primeira Dama), co-escrito por Kemp e Benson T. Glover, já subiu para a posição número 8 na seção de não-ficção da Amazon Kindle .
    O livro relata um encontro violento entre Kemp e Long em 2006 em Miami, quando o bispo teria agredido fisicamente o adolescente. O relato também inclui uma referência a uma relação sexual entre os dois, que aconteceu escondido da esposa de Long e de sua família.
    Kemp, que ao contrário de outros acusadores de Long não era um membro da New Birth Missionary, descreve seu passado longo e conturbado, com pais que estavam ausentes da sua vida e não lhe prestaram o apoio que ele precisava crescer. Kemp também admite ser gay e revela como isso o afetou nos últimos anos.
    Longa foi acusado por cinco jovens de abusar de sua autoridade espiritual, e dar-lhes presentes de forma coagi-los em atos sexuais durante viagens noturnas. Os homens, que eram adolescentes na época em que supostos atos ocorreram, ajuizaram ações em 2010.

    • Tá vendo como é diferente, está respondendo processo, pois as protestantes não se omitem.

      Dá para entender?

      Meu caro, acabei de dar um tour nos jornais, são muitas as acusações, sugiro a você que vá orar pela tua igreja.

      E olha que não são jornais evangélicos, não. É o mundo todo fazendo acusações contra o renunciante, contra a cúpula, mesma coisa que ocorria com a do judaísmo, algumas também com o ministério de Cristo, como seja, traição, soberba, posse de dinheiro, envolvimento com fabricante de armas, não proteção das crianças, cartas do renunciante nos processos de pedofilia apelando por absolvição, coisas contra até o papa que ele sucedeu, banco do vaticano falido e com dinheiro da máfia, envolvimento com Mussoline, com Hitler, possibilidade do renunciante ser preso se deixar o vaticano, possibilidade dele ser morto se ficar dentro do vaticano, a igreja preocupada com a veneração a dois papas, talvez seja eleito um colegiado e esperem a morte dele, meu caro, vá orar pela tua igreja, pois quem mais fala dos grandes problemas é justamente o renunciante, ou seja, não são conjecuturas e maldades de outros seguimentos religiosos, é todo mundo metendo o pau.

    • Levi

      sobre o religioso que está sendo acusado, o inquérito terminou ? Ele foi a julgamento e foi condenado ? Meu caro, existem criminosos pedófilos e existem aproveitadores querendo ganhar vultuosoas indenizações.

      Até que se prove o contrário todos são inocentes, cabe o inquérito criminal descaracterizar essa condição.

      Temos que perder a tola mania de prejulgar !

      • Mauro,

        Muito bem entendido, então fale aí para o Vinícius, que o pastor que ele acusou em face da reportagem e do processo, voga em prol dele a presunção de inocência, em síntese, concordo plenamente como o que você falou, o julgar por julgar é crime contra o acusado e contra a humanidade, bem assim as leis de Deus.

        • Não seria um gesto de reação contra as afrontas que recebem, tipo: a única igreja? A barca que salva? Os hereges protestantes? Os das seitas protestantes? Os profanadores?

          Meu caro, infelizmente quem está apanhando, boa parte, não se comporta, daí os xingamentos, pois são poucos os que se comportam como Cristo. Então se alguns do seio protestante responde assim, não deve receber apoio nem meu e nem seu, mas que tem motivos para o insurgir, sim tem.

    • A igreja nada tem a ver com os atos de suas ovelhas, cada cabeça uma sentença, não sejas ignorante!! Eu tmbém não vou com a cara desse Papa!! Obs: Se um filho segue um caminho tortuoso, mas sabe oq é certo ou errado pois aprendeu com seus pais, ele será punido pelos seus atos, enquanto os pais não podem responnder pelos atos do filho, foi uma escolha dele!! Entendeu ou quer que eu desenhe?

  3. CONSELHO PARA VOCÊS VÃO CONHECER A IGREJA CATOLICA ´PARA DEPOIS VOCÊS PODEREM LAVAR A BOCA E FALAREM DO PAPA BENTO XVI, QUANTO A FALHAS NA IGREJA, VOCÊ JA VIU ELE FAZENDO ALGUM ERRO DESSES? ENTÃO COMO VOCÊ O JULGA CULPADO PELOS ERROS DOS OUTROS? VOCE SE DIZ SALVO, E ERRA PORQUE VC É PECADOR, E ENNQUANTO RESIDIR NA TERRA VC PECA, OUTRA COISA…NA MINHA COMUNIDADE UM REPRESENTANTE, DIACONO SE NÃO ME ENGANO É ESSA A FUNÇÃO DELE NA IGREJA, QUASE PASTOR, FOI PEGO COM AÇÕES HOMOXESUAIS NA IGREJA, A CULPA É SUA TAMBÉM? POR QUE VOCE É PROTESTANTE DA FÉ CATOLICA…ELE TAMBÉM, DITOS EVANGELICOS…VA ESTUDAR A HISTORIA DA IGREJA A CONHEÇA…PARA PODER FALAR E CITAR A PALAVRA DE DEUS EM RETALHOS…

  4. Quand vi essa notícia lembrei da revolta de Martinho Lutero e encontrei uma notícia onde diz que Bento XVI prestou homenagem a paixão cristã de Martinho Lutero ao enfatizar a paixão profunda pelas questões de Deus do promotor da Reforma Protestante

    “O que não dava paz (a Lutero) era o assunto de Deus, que era a paixão profunda e a força de suavida e seu total itinerario. (…) O pensamento de Lutero, sua espiritualidade inteira, estavam completamente centrados em Cristo”, declarou o Papa.

    Fonte :http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/bento-xvi-elogia-a-paixao-crista-de-martin-lutero.html

  5. Bento XVI só poderia ser punido se fosse omisso após um julgamento concluído. Só após exaurir a instância civil, a autoridade eclesiástica deve aplicar o código de direito canônico expulsando o culpado já julgado.

    Nem mesmo estando como o líder dos católicos poderia tomar qualquer atitude sem esgotar as instâncias acima. Ele fez o que podia, ou seja, remanejou os supostos culpados de suas funções no convívio com as pessoas dentro das dependências da Igreja.

    A justiça civil de cada pais deveria por sua vez decretar a prisão temporária dos supostos criminosos, reforçando a impossibilidade do convívio em sociedade. E por que não fizeram ? Justamente para cumprir os ritos judiciais cabíveis em cada legislação.

    Só lamento que o texto acima tenha sido analisado por um autor de livros e não um especialista na ciência do direito.

    Sugiro ao Gospel Noticías entrevistar juristas com amplo conhecimento no assunto a fim de evitar especulações sobre o tema.

    • Alem disto Mauro, ele não pode,segundo o DIR Canônico, depor um cardeal ou bispo por acusação de pedofilia.É crime gravissimo,segundo o mesmo codigo, e apesar disto, foi vetado. Somente em caso de apostasia ou heresia comprovada pode um papa afastar um membro do alto clero.

      Veja que no caso dos legionarios de Cristo,dirigido pelo padre Marçal Maciel ,Bento XVI demitiu o referido padre.No caso da Arquidiocese de Los Angeles ele interviu até o maximo onde podia chegar.O aposentado e salafrario Card Mahoney acobertou pedofilos e fraudou financeiramente a Igreja.Um ano antes de sua aposentadoria o papa ja deixou sucessor nomeado que agora processa seu antecessor.

      A praxe é sempre que um cardeal pede a aposentadoria compulsoria o Vaticano deixar que ele fique um pouco mais.No caso de D eugênio no RJ ele ficou quase 3 anos alem do tempo normal.Mesmo D Paulo Evaristo de SP, que desagradava João Paulo II por suas teses esquerdistas, ficou quase um ano depois de pedir a compulsoria.

      Já sabia do modernismo de Mahoney, o que não sabia era de seus crimes.

      • Concordo com vc Mauro…
        Mas dizem que no fim dos tempos a nossa Igreja e seus fiéis, serão muito perseguidos e terão muito oq sofrer, o maligno está fazendo de tudo, dentro da igreja, usando muitos fracos na fé (cardeais, bispos e fiéis) a cometerem erros e mancharem a igreja, mas nós devemos nos manter firmes na mesma fé de sempre e jamais virar-mos as costar para nossa igreja, a mesma que foi fundada por Pedro a quem o próprio Jesus o nomeou. Serão muitos escandâlos e casos que aparecerão, pois estamos no tempo do fim. O que temos a fazer é rezar e muito e fazer tudo que Cristo nos ensinou e esperar o Dia q JESUS irá voltar em toda sua glória e acabar com tudo isso, destruir o maligno! Fiquem na Paz…

  6. Á justiça da terra não vai fazer nada, mas á de DEUS ela vai vir no momento certo.
    se esconde atras da batina para cometer sugeira, na verdade sao uns porcos,
    tá ai oq a biblia diz.: falsos profetas.

  7. um certo homem nasceu cego, e quando ele tinha 15 anos seu primo lhe disse: ei hoje quero lhe ensinar algo;pegou o jovem pela mão levou para fora de casa e pediu que levantasse sua cabeça, e disse vc está sentido esse calor ? vem do sol, e o jovem cego respondeu: eu não acredito vc pode ter colocado alguma tocha de fogo na minha frente e quer tentar me enganar, e o jovem não acreditou na palavra de seu primo.Mas porque o jovem não acreditou no seu primo, o sol deixou de existir? claro que não, é isso que eu quero dizer a biblia é o livro mais antigo da humanidade até hoje nenhum cientista conseguiu derribar suas verdades. e embora não acreditem na palavra de Deus ela vai continuar sendo verdade, e diz na palavra de Deus que cristo volttará esta terra buscar um povo limpo de coração e que não negou seu nome aleluia!

  8. “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” (Mateus 5:20).
    A justiça do escriba e fariseu é extremamente legalista, formalista e tradicionalista, ou seja, é preciso ter prova testemunhal, pericial forense, o contraditório, em fim o inquérito policial… Tudo isso para dizer se ele é culpado ou inocente. Cadê o homem de Deus? Será que Deus não estaria vendo tudo, seus crimes, seus pecados? Quando Jesus Cristo veio até nós não foi para mudar essa “justiça”, porque ela ficou para aqueles que não entenderam a sua mensagem, bem como para aqueles que insistem em continuar na velha maneira de ser, na mentira, na corrupção, na dissimulação… Por outro lado Jesus Cristo veio para ajudar o homem a se converter dessa “justiça”, das obras malignas e passar a praticar aquilo que agrada a Deus, principalmente os seus discípulos de ontem e de hoje.

  9. Ninguém em vida verá o Julgamento Divino aos atos cometidos aqui na terra.
    O Verdadeiro Cristão não julga!
    O verdadeiro Cristão não defende uma doutrina e sim escolhe uma doutrina a se dedicar para louvar a DEUS em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo. Olhar de fora e falar é fácil…
    Se é homosexual ou heterosexual problema de cada um, se errou ao praticar atos libidinosos e for comprovado que pague o que tiver de pagar.
    Se cada um que está aqui metendo a boca julgar a sí próprio… o Inferno vai ficar apertado.

  10. Lembrem-se todos – Jesus foi crucificado sem ter cometido pecado algum, agora estão querendo crucificar o Papa. Quem tem provas concretas contra ele ?? estão todos indo influenciados por fanatismos tal qual aconteceu com Jesus Cristo.

  11. Eu acompanhando esta noticias, eu vejo o papa dando chance para que seus sacerdote se arrependa e se converta,pois ele esta fazendo o papel de jesus cristo,pois é duro ver tanta familia sofrida por abuso sexual, mas se olhar bem são os proprio pais e parentes que abusão de seus filhos e parente, e não fazem nada, Entaõ a limpeza tem que começar dentro de muitas familas.

  12. Eu não entendi quer dizer que o camarada comete crime, mais dentro do Vaticano ESTÁ PROTEGIDO? É isso que eu entendi! barbaridade! O papa pode até fugir do julgamento dos homens mais o julgamento de DEUS ele não escapa!!! Eu quero ver naquele grande dia o Cordeiro de Deus, condenando todo Vaticano… vai serbão de mais!

  13. Os catolicos se gabam ao dizer que o papa é infalivel! Imagina só… Infalivel e coloco as tradições humanas em pé de igualdade com as escrituras…Foi Jesus quem disse que as tradições humanas anulam as escrituras…

    Esses crimes ele vai ter que dar conta é com Deus

DEIXE UMA RESPOSTA