A bispa Sonia Hernandes, cofundadora da Igreja Renascer em Cristo, concedeu uma entrevista recentemente falando sobre sua jornada como líder religiosa ao lado do marido, Estevam Hernandes, e os desafios que têm enfrentado nos tempos de pandemia, como todas as igrejas.
A líder da igreja neopentecostal conversou com a colunista social Claudia Meireles, contando parte de sua história e o impacto que trabalhar à frente de uma igreja, desde 1986, inspirou outras mulheres no segmento evangélico.
Uma das responsáveis pela realização da Marcha para Jesus, a bispa Sonia ajudou a adaptar o evento aos tempos de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.
A edição 2020 ocorreu em formato de carreata e foi destaque inclusive no Jornal Nacional, pelo modelo drive-in adotado para o show realizado após o trajeto percorrido com trios elétricos na capital paulista.
“Fui a primeira bispa do Brasil e sei que Deus me usou para abrir muitas portas. Quando comecei a ministrar existiam muitos preconceitos com mulheres que pregavam a palavra, mas acredito que já rompemos muitas barreiras”, disse Sonia Hernandes.
O objetivo, ela explicou, é cumprir o “Ide” ordenado por Cristo: “Levar o evangelho de Jesus para o maior número de pessoas que pudermos. Fomos chamados para transformar o mundo, para ajudar aos necessitados, para que as pessoas tenham suas vidas curadas e restauradas”.
“Nós nos desafiamos todo o tempo a avançar. Temos o inconformismo como uma característica do nosso ministério. Não nos conformamos com uma situação, buscamos sempre melhorar. Sempre queremos alcançar novos patamares espirituais e alcançar cada vez mais vidas”, acrescentou, na entrevista à colunista do portal Metrópoles.
As redes sociais são, desde seu surgimento, uma ferramenta importante para a Renascer, que tem ampliado o uso desde que as restrições para conter a pandemia foram impostas: “Acreditamos que todas as formas de comunicação – rádio, TV, redes sociais, sites – podem ser utilizadas para levar a palavra de Deus. Usamos as redes com esse propósito: gerar um engajamento positivo, com uma palavra que faça diferença na vida das pessoas”.
“Eu costumo gravar uma oração que segue para minhas redes todos os dias, por exemplo. Essa oração abençoa o dia das pessoas. Também oramos todas as noites, à meia-noite, consagrando e abençoando o novo dia, temos muitas lives e toda a transmissão dos nossos cultos online”, acrescentou.
Questionada sobre a retomada dos cultos presenciais, como muitas igrejas têm realizado, a bispa Sonia explicou que os protocolos que a Renascer implementou seguem as recomendações das autoridades: “Sim, estamos voltando, mas ainda com capacidade limitada. Adotamos a ocupação reduzida, seguindo as normas das prefeituras, e sempre respeitando as regras de distanciamento, além de todos os padrões de segurança, como uso de máscaras e álcool em gel nas entradas e banheiros. Temos ainda túneis de desinfecção instalados nas entradas das igrejas […] Acreditamos que estar na Igreja, em comunhão, é muito importante para nós”.