O clima nos Estados Unidos é de pura tensão, não apenas por causa das eleições que estão em curso no país e preocupam os fiéis da Igreja de Cristo no mundo inteiro, mas também pela onda de protestos que tomou conta das ruas de algumas cidades, como a Filadélfia, após a morte de um homem negro durante uma abordagem policial.
O templo da Igreja Batista do Vietnã, por exemplo, foi atacado por vândalos no dia 27 passado, sendo completamente destruído por um incêndio. O pastor Philip Pham lamentou o episódio e disse não entender o motivo da agressão ao prédio da sua denominação.
“Não tenho ideia de por que eles atacaram nossa igreja”, disse Pham. “Eles queimaram do telhado. Eles jogaram produtos químicos inflamáveis no telhado e [chamas] queimaram o telhado”, afirmou o pastor.
Segundo o líder religioso, a igreja teve “perda total” com o ataque ao templo. Felizmente, os HDs que continham informações preciosas de mais de 15 anos de imigrantes vietnamitas não sofreram dano durante o incêndio, algo que Pham considera uma resposta de Deus as suas orações.
“Eu orei imediatamente: ‘Deus, por favor, proteja os discos rígidos’”, disse o pastor ao lembrar do momento em que recebeu uma ligação informando sobre o ataque ao templo. “Outras coisas podem ser recuperadas. Mas esses arquivos nunca serão recuperados.”
“Eu vi os roteadores, modems e coisas ao redor dos discos rígidos queimados, derretidos, mas aquele pedaço de disco rígido, nenhum dano. Apenas 60 centímetros acima disso, tudo derreteu. […] É incrível como Deus conhece nossas necessidades e responde nossas orações. Ele é um Deus todo-poderoso. Ele atendeu nossa oração”, completou o pastor.
Ronnie Floyd, presidente do Comitê Executivo da Southern Baptists, também lamentou o ocorrido e destacou a falta de sentido no ataque dos vândalos à igreja. “Estamos orando pelo Pastor Pham enquanto ele busca reconstruir e ministrar à comunidade”, disse ele.
“Devemos orar para que nossas igrejas, apanhadas no meio de uma violência sem sentido, possam ser uma luz para o Evangelho em suas cidades”, concluiu, segundo informações do Baptist News.
O pastor Pham, por sua vez, fez um apelo para que o episódio não seja politizado e que os agressores da igreja sejam perdoados, a fim de que o amor de Cristo prevaleça em meio à onda de intolerância que afeta o país.
“As pessoas precisam perdoar. Estou muito frustrado porque as pessoas fizeram isso com a igreja. É muito difícil entender. Mas, por todos os lados, peço que as pessoas aprendam a amar umas às outras. Para nos unir, precisamos aprender a amar uns aos outros. … O amor é a solução”, disse ele, segundo o Christian Index.