Bispo Arnaldo é um personagem do youtuber Arnaldo Dias Taveira, que satiriza líderes evangélicos neopentecostais e práticas como o dízimo. Por conta de suas críticas contundentes e recheadas de palavrões, os vereadores de uma cidade fluminense decidiram pedir ao prefeito que proíba a apresentação de seu espetáculo stand-up.
Os parlamentares protocolaram um pedido para que o espetáculo “Igreja Evangélica P*** das Galáxias” não seja exibido em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ), afirmando que se sentem desconfortáveis com o conteúdo das piadas do Bispo Arnaldo.
De acordo com informações do Portal RC/24H, uma carta foi enviada à direção do Teatro Municipal Átila Costa, solicitando o cancelamento da apresentação, prevista para ocorrer no próximo dia 27 de abril.
Os vereadores destacaram no documento que a maioria do Legislativo aldeense consideram que o espetáculo não é apropriado para o município. A carta contou ainda com apoio do Conselho de Ministros Evangélicos de São Pedro da Aldeia e da União dos Militares Evangélicos da Marinha, entre outras lideranças.
No entanto, a diretora do Teatro Municipal, Norma Alamo, afirmou que não irá ceder à pressão, já que está em uma posição que exige zelo pela garantia da livre expressão cultural.
Alamo afirmou ainda que tem apoio do prefeito da cidade, Claudio Chumbinho, e do secretário de Governo, Eron Bezerra.
Nas redes sociais, moradores reagiram à iniciativa dos vereadores: “Gente de mente e coração pequenos e língua grande. Às vezes parece que estamos em uma cidade de novela de época, em tempos que as carolas e os coronéis proibiam artistas ou qualquer um que fosse diferente de seus hipócritas padrões de entrar ou permanecer na cidade, em nome do que eles chamavam moral e bons costumes”, disse Simone Dalcim.