Blocos evangélicos no carnaval do Brasil se misturam ao samba e à folia para louvar e evangelizar

41

Em todos os carnavais, evangélicos tomam a iniciativa de promover o Evangelho em meio às festas populares através de trios elétricos, panfletagem, apresentações musicais e de dança e também com faixas e cartazes.

Em Ouro Preto-MG, integrantes da Jovens com uma Missão (JOCUM) foram às ruas da cidade no último domingo, 10/02, para evangelizar os foliões com músicas em ritmo de samba. A iniciativa da JOCUM contou com participação de jovens da Igreja Batista da Lagoinha. “Neste ano, o nosso tema é a família, a importância dela. Quando deixarmos de considerar esses valores, a sociedade empobrece”, sintetizou o pastor Gilberto Mello, de acordo com informações do G1.

No Rio de Janeiro, o bloco evangélico Semente do Amanhã estreou nos carnavais da cidade maravilhosa no último sábado, 09/02: “A gente acredita na cultura do Carnaval como um patrimônio cultural do Brasil, mas a gente também queria transmitir a mensagem do Evangelho através do samba, do cavaquinho e do repique. Temos uma mensagem de que a alegria não acaba na quarta-feira de Cinzas, ela dura eternamente”, declarou Christian Fortunato, coordenador do bloco, ao portal Terra.

Em Alagoas, a Marcha Celebrai a Cristo agitou a cidade de São Miguel dos Campos no sábado (09/02) à noite. Além de reunir mais de três mil pessoas de diversas denominações evangélicas da cidade, o “arrastão evangélico” culminou com uma apresentação do cantor Irmão Lázaro, ex integrante do Olodum, na Bahia. Segundo informações do Alagoas 24 Horas, a Polícia Militar e a Guarda Municipal da cidade não registraram incidentes durante as comemorações.


Em Itaboraí-RJ, o bloco evangélico Cara de Leão, da Igreja Projeto Vida Nova, reuniu o prefeito da cidade, Helil Cardozo (PMDB), e 300 foliões da denominação, que desfilaram na avenida em meios aos tradicionais blocos de carnaval. De acordo com o site O Fluminense, antes dos desfiles um dos integrantes do bloco proferiu uma bênção sobre os participantes da festa.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

41 COMENTÁRIOS

    • Os líderes que botam o bloco nas rua, utilizam do texto de Paulo; I Coríntios 9, 15 ao 27 parra abonar tudo, o apostolo Paulo não estava se referindo a compactuar com as praticas, e sim usar a inteligência, temos o ano inteiro para pregar o evangelho, ai em uma festa de deleites carnais, em que o povo escolheu estar; surge discípulos de Paulo para tentar estragar a festa deles! Isso não é pregar o evangelho que o Apostolo Paulo ensinou, o que eles querem é fazer parte na festa. Seria bom se as Igrejas botassem o bloco nas ruas para livras os drogados que se aglomeram se diariamente pelas ruas da nossa cidade. Creio esses pastores fazem parte de uma classe eclesiasticamente mais desenvolvida ou nobre do que a minha, ou talvez eu seja um ignorante. Mas vamos ver no que vai dá! Pr; João Tavares.

  1. Como pode cristãos se envolverem na festa da carne, se a palavra fala que amizade com o mundo é inimizade contra Deus, e mais, e quem ama as coisas desse mundo o amor do pai não está nele ?

  2. Uma coisas é pegar um monte de folhetos e evangelizar e ministrar vidas durante o carnaval,outra coisa é juntar com eles para festejar. Por mais que digam…era um grupo cristão,mas a festa não era desse grupo e sim do mundo(festa da carne).
    Será que podemos entrar numa boate,dançar com eles a noite inteira e no final dizer que estavamos evangelizando…? Cadê o poder de Deus sendo manifesto…? Cadê as almas se rendendo a Cristo…?
    Eu acredito que nao importa o local,pois em qualquer lugar podemos erguer um altar para o Senhor; mas desde que,o nome de JESUS seja a principal atração e ELE seja o dono da festa!
    Um abraço!

  3. Era uma vez!

    Era uma vez um crente chamado de Cloreto de Sódio, e por ser um nome meio dificil de ser
    pronunciado, as pessoas apelidaram o Cloreto de sódio, e passaram a lhe chamar de Sal.
    Sal era um crente alegre, Sal ia a igreja, Sal ia nas baladas, Sal pulava carnaval, Sal era muito popular entre as pessoas.

    As pessoas comentavam muito sobre o Sal, gostavam do Sal pq mesmo Sal indo a igreja, ele nao era daqueles crentes chatos, Sal não vivia pregando o evangelho, Sal não falava que a Salvação era somente em Cristo, Sal não falava que somente o sangue de Cristo é que nos purifica de todo o pecado.

    Sal ora estava na igreja, ora estava nos carnavais, ora nas baladas, o mundo amava Sal, pois seu jeito “cristão” de ser agradava muito ao mundo.

    Porém Sal era um empregado de um patrão muito amoroso, amoroso porém rigoroso.
    E um belo dia de sól, o patrão amoroso porém rigoroso, necessitava do serviço do seu empregado Sal.

    Ao que o patrão dirigindo-se ao seu empregado lhe disse: Sal, o refrigerador da empresa está com defeito, e eu preciso de sua ajuda para que os alimentos não se percam, pois a função de Sal nessa empresa era de justamente “preservar” e dar “sabor”.

    E retornando o patrão, viu que todos os alimentos haviam apodrecidos, e então enfureceu-se o patrão e perguntou a Sal:
    O que aconteceu Sal? Ao que Sal respondeu:
    Não sei patrão, eu tentei salvar os alimentos, mas minhas habilidades de preservar e dar sabor não estão mais funcionando.

    E o prejuizo naquela empresa foi muito grande pois Sal já não podia mais preservar, e nem dar mais sabor.

    Ao que o patrão vendo toda aquela situação lamentou-se muito e então disse:

    “Bom é o Sal, mas se o Sal perder o sabor ( as suas habilidades ) para que mais serve?
    Para nada mais presta, senão para ser jogado fora, e pisado pelos homens.”

    E assim Sal por perder a sua habilidade de preservar e dar sabor foi demitido por seu amoroso patrão, amoroso porém rigoroso.

    “…vós sois o Sal da Terra…”

    Shalom Adonai!

  4. Difícil entender as pessoas…

    Como a mensagem deve ser levada às pessoas? O Evangelho deve “morrer” nas igrejas?.As pessoas que precisam receber a Palavra da Salvação estão nas esquinas, nos pontos de prostituição, nas festas de largo, nas bocas-de-fumo, nos carnavais…

    … Se você não se sente preparado para evangelizar estas vidas não vá, mas saiba que você está deixando de cumprir o seu chamado! Fomos chamados para o serviço, para levarmos a Palavra, o alimento da alma, aos necessitados… Você está fazendo a sua parte?

    Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
    Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20

    Jesus não nos limitou… Não queira limitar-nos!

    GRAÇA E PAZ A TODOS!

  5. Andrea Silva,eu não acredito nessa estratégia, e vejo como uma grande falta de visão cristã, e falta de conhecimento da palavra,infelizmente sou cristão mas tenho que concordar com os comentarios do Luiz,Ademar,Tony,Erasmo e Amaury, e fico muito Triste ao abrir a net e me deparar com tal noticia e com isso vejo que realmente estamos nos fim dos tempos porque é chegado o tempo de APOSTASIAS.

  6. Que comunhão tem a luz com as trevas : nenhuma …
    Não vejo lógica racional , nem mesmo fundamento filosófico , teológico ,social ou qualquer outro , que motive tal atitude . Em verdade não passam de infantilidades que , sem dúvida , mais cedo ou mais tarde trarão grandes prejuízos aos participantes .
    Pr Jorgival Gomes

  7. E VERDADE ELES NAO QUEREM E DEIXAR DE BRINCAR FESTA DA CARNE ´- ISSO CHAMA SE INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO QUERO SABER ELES QUEREM ENGANAR A QUEM ISSO E FALTA DE SABEDORIA PODE VER

  8. Nessas horas é que vemos quem são o povo de Deus. Li um poste de um evangelista falando que procurava jovens para ir pregar no carnaval de rua, mas estavam todos enfurnados dentro de seus acampamentos religiosos. O que percebesse é a desunidade do povo de Deus. cada um preocupado com o certo e o errado. E mais uma vez o povo crente se fazendo de Juiz. Lembrando que a propia bibllia diz que o reto Juiz é um só. Nao temos o direito de julgar nossos irmaos que estao evangelizando nas ruas. E é muito comodo ir para igreja, louvar a Deus, ouvir uma palavra ou assistir um teatro. Agora me pergunto: se voce fosse Deus, o que alegraria mais seu coraçao? ver um filho das trevas sendo salvo por meio do evangelho no carnaval de rua? ou ver um monte de filhos indo pra igreja louvar o nome de Jesus? leiam mais a biblia. saiam do conforto. vao fazer missoes. e descobriram que as pessoas estao morrendo sem Deus. vamos nos unir. parar de criticar nossos irmaos. Nao somos Juizes. e de fato nao conhecemos ainda o coraçao do Pai. Porque somos tao religiosos a ponto de cada um de nos adorarmos a Deus dentro das nossas igrejas, da maneira como nós achamos que tem que ser. e lembrem-se o que foi dito: festa no ceu qnd um pecador se arrepende. Mas nao lembro de uma passagem dizendo, a festa de jubilos no ceu qnd um crente vai pra igreja. Que Cristo cresça mais em nós. Jesus é o Nosso Senhor. Sejamos entao de fato Seus servos.

  9. FALSAS ESTRATÉGIAS DE EVANGELIZAÇÃO

    Os falsos mestres se baseiam em 1Co 9.20-22 para praticar atos que eles chamam de estratégias para evangelização.

    Os falsos mestres não conseguem se apartar do mundo. Eles fingem que são cristãos, mas estão sempre se envolvendo com as corrupções do mundo. Assim, os falsos mestres interpretam a Bíblia para satisfazer a sua vontade. Eles querem ser amigos do mundo e participar dos prazeres mundanos como o carnaval. Eles inventam uma estratégia ao qual eles chamam de evangelização e criam blocos carnavalescos evangélicos. Fazem sambas e enredos com letras bíblicas e desfilam nas ruas.

    Não é novidade para ninguém que a festa de carnaval é totalmente satânica. Também já é notório que a palavra “carnaval” significa “festa da carne” (do pecado).

    Eles alegam que ganham muitas almas para Jesus e, que esse tipo de trabalho é um trabalho sério. Porém, existe uma controvérsia. Será que o coração dessas pessoas é terreno fértil ou é terreno pedregoso que não consegue suportar as aflições deste mundo? (Mt 13.20,21). Será que quando eu uso uma “máscara” de mundano para salvar alguns, eu não estou usando de artifício enganoso? Alguma vez os apóstolos, e até mesmo Paulo, usaram o engano ou um “disfarce” para que uma alma se converta? Vale lembrar que a palavra de Deus diz que nós devemos nos afastar de toda a aparência do mal (1Ts 5.22; 2Tm 3.5). Se for verdade o que eles ensinam, será que eu tenho que me prostituir para evangelizar uma prostituta? Ou será que eu tenho que ser usuário de drogas para evangelizar os entorpecentes?

    Será que nós só temos esse período para pregar o evangelho, e o ímpio só tem esse período para ouvir a Palavra de Deus? Não que sejamos contra a pregação do evangelho no carnaval! Mas, é necessário você usar um disfarce para pregar no carnaval? O autor do disfarce é o diabo que usou uma serpente para enganar Eva e aimda se disfarça de anjo de luz para enganar (Gn 3.1-5; 2Co 11.14). E, um detalhe que muitos desconhecem: esses blocos carnavalescos evangélicos têm que estar escrito na Liga das Escolas de Samba para desfilarem nas ruas. Isto é, têm que estar ligado diretamente a essas entidades que propagam e adoram aos deuses demoníacos.

  10. É coisa de igreja mundana mesmo. Satanás é muito capcioso e astutamente está levando os que se dizem cristão para mais distante de Deus. Meditem em Salmo 1.

  11. Não sou Cristã, mais desde cedo ouvir não julgues para que não sejas julgados(achoque é assim)Fui ao carnaval aqui da Bahia SSa me deparei com um grupo de músicos cantando e aquilo me chamou atenção , parei para vê e todos se cantavam músicas lindas e diferentes.Sem bagunça sem empurrões e começaram a falar de Jesus ,do seu amor de seus planos para vida de cada um ali.Aquilo foi mexendo de uma forma tão linda comigo e comecei a chorar e sentir vontade de me sentir completa em Jesus,falaram que aquela felicidade era passageira e o que Cristo tinham para nós era para eternidade.Decidir por esse Jesus.Estou decida!Agora tenho uma questão para entender Esse Deus que esses jovens me falam e mostram é o mesmo Deus que essas pessoas que julgam servem???Sou foliã a anos ,e naquele dia voltei para casa por que eles não são iguais aos que estão na avenida são pessoas que se preocuparam em ir me buscar lá , no verdadeiro INFERNO e tenho certeza que não se contaminam.Quero esse Deus e esse Jesus de amor.

  12. “Bem -aventurado o varão que não anda segundo o conselho do ímpios(pular carnavasl), nem se detém no caminho dos pecadores(participar do carnaval), nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmo 1:1

  13. Carnaval Evanjegue, com a presença dos trios elétricos de:
    Baby do Brasil, Gretchen, Banda Calypso, César Menotti e Fabiano.

    Participação de Neymar, o crente do momento!

  14. Meu Deus,
    Até que ponto chegou nossos irmãos evangélicos profanarema as coisas de Deus. Queridos, está errado, sai disso, carnaval não é de Deus. Vamos fazer a obra de Deus com mais respeito.

  15. … continue o santo a torna-se mais SANTO, e continue o IMPURO a torna-se imundo ainda mais; eis que o SENHOR da CASA não tarda em voltar e certamente vos dará as suas respectivas recompensas…
    Que DEUS abençoe a todos.

    • jó gomes

      Seus comentários sempre nos ajudam.

      És realmente usado por Deus, nem parece ser da onde és…

      Aliás Jó é seu nome ou seu apelido? parece que uma vez disse ser joão… é isso?

  16. Ou Jesus já está voltando, ou Deus está preparando um novo Martinho Lutero, para fazer uma nova reforma protestante, por que tá demais esses crentes liberais. Até a Assembleia já quer entrar por esse caminho.

  17. meu Pai Celestial..estou beirando os 50 anos,sou do tema em que ser crente todos nos olhavam ao sair admirados por nossas vestes sobrias..hoje cada vez mas fico triste mais triste mesmo..por tanta ´´igreja´´ e ´´evangelico´´( porque eu sou crente protestante,), e cada dia que passa isso vira tantos escandalos,que eu fico perplexa diante tanta falta de temor de Deus,oh meu Senhor,esse povo é uma falta de respeito ,uma irreverencia terrivel..chego a chorar ..de tanta tristeza..em ver coisas sem nexos,uma gente louca,desatinada..passivel de condenação! a porta esta muito larga,larga mesma

DEIXE UMA RESPOSTA