O presidente Jair Bolsonaro revelou, em entrevista concedida na noite da última quinta-feira, 02 de abril, que tem estado em contato com lideranças cristãs evangélicas e católicas e recebeu a sugestão da realização de um dia nacional de jejum em prol da situação do país durante a crise do coronavírus.
O mandatário declarou que a iniciativa partiu das lideranças religiosas e será apoiada pelo governo como uma medida paralela às ações de Estado que vêm sendo tomadas para conter o avanço do coronavírus e tratar os infectados.
“Sou católico, minha esposa é evangélica. É um pedido dessas pessoas um dia de jejum, para quem tem fé. A gente vai, brevemente, junto com os pastores, padres, religiosos, anunciar, pedir um dia de jejum a todo o povo brasileiro em nome, obviamente, de que o Brasil fique livre desse mal o mais rápido possível”, afirmou o presidente durante a entrevista concedida ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan.
Ao final da entrevista aos jornalistas Augusto Nunes, José Maria Trindade e Vitor Brown, Bolsonaro pediu que a população mantenha a calma respeitando as recomendações de distanciamento social e aguardem o anúncio do jejum.
“Paz, calma e tranquilidade para quem tem fé. Tivemos outras gripes no passado. Vencemos, sem esse alarmismo todo […] Evangélicos e católicos têm pedido a mim para que a gente possa marcar um dia de jejum de todo o povo brasileiro, para a gente ficar livre desse mal o mais rápido possível”, finalizou o presidente.
Após o anúncio feito pelo presidente, lideranças cristãs definiram o próximo domingo, 05 de abril, como o dia do jejum nacional. O pastor Marco Feliciano usou sua conta no Twitter para convidar seus seus seguidores para a mobilização com uma publicação nesta sexta-feira, 03 de abril.
“Povo de Deus! Vós sois a luz do mundo e o sal da terra! O Brasil passa por grave crise, e as forças do mal se levantam contra um presidente cristão, temente a Deus e defensor da família! Domingo é dia de jejum, clamor e glória! E toda terra saberá que há Deus nesta Nação!”, escreveu Feliciano, um dos fiéis aliados de Bolsonaro no Congresso Nacional.
POVO DE DEUS! Vós sois a luz do mundo e o sal da terra! O Brasil passa por grave crise, e as forças do mal se levantam contra um presidente cristão, temente a Deus e defensor da família! DOMINGO É DIA DE JEJUM, CLAMOR, E GLÓRIA!!! E toda terra saberá que há Deus nesta Nação! pic.twitter.com/eXR5vxnrbf
— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) April 3, 2020
Você cristão, me ouça por 5 minutos! Este vídeo pode mudar a nossa situação! pic.twitter.com/Zf5fCoeo9p
— 👊🇧🇷 Marco Feliciano (@marcofeliciano) April 2, 2020
Assista ao trecho da entrevista ao programa Os Pingos nos Is em que o presidente Jair Bolsonaro revela a sugestão de um dia nacional de jejum feita por lideranças evangélicas: