Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros é contra o envolvimento de líderes religiosos na política

48

Que a mistura entre política e religião não é bem vista pelos brasileiros já se sabe. O ditado popular que diz que os temas não devem ser discutidos é uma prova de que o povo não gosta quando um interfere no outro.

Agora, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) confirmou isso: seis em cada dez brasileiros são contrários à candidatura de líderes religiosos a cargos eletivos. Em números mais específicos, 57,8% dos entrevistados disseram serem contra, enquanto 38,7% se mostraram favoráveis.

A postura parece ser semelhante quanto a candidatos que são apoiados por igrejas: 66,2% disseram que não votariam neles, enquanto que 28,5% responderam que aceitariam a indicação.

Na política brasileira atual, o maior ícone de líderes religiosos que se tornaram políticos, ou políticos que se elegeram a partir do apoio de igrejas é a bancada evangélica, que reúne 76 deputados federais e dois senadores.


A pesquisa da CNT foi realizada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, e entrevistou duas mil pessoas, de 135 cidades do Brasil, em 21 estados diferentes, segundo informações do site da revista Exame.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

48 COMENTÁRIOS

    • evangélicos na politica foi um sonho…

      Agora é realidade… mas o país não mudou com evangélicos como deputados, vereadores, prefeitos… o que mudou foram os evangélicos… se misturaram com a lama da política!

      E ainda pastores mentem dizendo que tem um chamado de Deus pra politica… mentirosos! dos membros depois de tirarem o dinheiro agora querem os votos!

      Deus nunca chama alguém para o ministério pastoral e depois para a politica… ou uma coisa ou outra! Deus não é de confusão…

      a oração da propina só mostra como o evangelho foi corrompido pelas riquezas e poder desse mundo… o que Jesus recusou quando o diabo ofereceu a Ele na tentação do deserto, os pastores estão aceitando!

      bem profetizou isaías sobre eles:

      “E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.” (isaias 56:11)

  1. REALMENTE NOSSO MEDO SE DÁ POR CAUSA QUE NEM UM QUE FOI PARA LÁ FICOU FIEL A SUAS PROMESSAS, ANTES SE CORROMPERAM, MANCHANDO A IMAGEM DA IGREJA DA BÍBLIA E DE SEU DEUS

  2. É um resultado óbvio já que temos uma população fria com um modismo anti-cristão ascendente, é evidente que não apoiariam a presença e representação de grupos hoje perseguidos socialmente e pela mídia. Essa pesquisa e os resultados nada alteram um fato, há líderes religiosos sendo eleitos, ou seja, nós cristãos, continuamos buscando por representação política e pela tentativa de preservar nossos direitos, mesmo que todo o mundo se volte contra a gente.

  3. Deus recomendou que os israelitas não tivessem como esposas mulheres estrangeiras, para não se corromperem. Salomão talvez por achar que devido à sua sabedoria, estava acima desses perigos, ou se justificando por uma boa intenção, como fazer alianças com os reinos vizinhos e garantir a Paz em Israel, desposou diversas estrangeiras, e no final da sua vida se voltou para outros deuses.

    Deus nos recomenda a fugir do pecado, e não enfrentá-lo de frente. O que devemos nos opor é ao diabo, do pecado devemos fugir.

    O mesmo se dá na política. Sabemos que é um antro de corrupção. Um pastor pode até entrar lá com boa intenção, mas vai estar subestimando o conselho de Deus, de fugir do pecado.

    • A boa intenção de ingressar na política para fazer pelo povo de Deus, é igual a um pastor que passa a frequentar um bordel para pregar. É igual Salomão desposando mulheres estrangeiras para fazer alianças com os países vizinhos e garantir a paz.

      No final, Salomão se corrompeu, por causa do pecado de Salomão, Israel foi dividida. O pastor pregando no bordel pode se corromper, e sujar o seu ministério, trazer sofrimento à sua família e aos que o seguiam. O pastor na política pode se corromper, sujar o nome da igreja evangélica, levar o povo e o governo contra a igreja.

      Todos esses tem algo em comum: subestimaram o pecado e o conselho de Deus.

    • O POVO BRASILEIRO tem origens catolica romana e ensinado que QUEM É RICO NÃO VAI PARA O CEU E QUE POLITICA É DO DIABO…

      E por isso a maioria vive na miseria, e os que são religiosos são contra os lideres serem politicos….

      Eles preferem serem liderados por endemoniados do que por homens de DEUS..

      AI VEM O BANANA RADICAL USAR UM CONTEXTO BIBLICO QUE NÃO TEM NADA HAVER.
      O que tem haver salomãos se envolver com mulheres estrangeiras com os homens de DEUS serem lideres politicos?

      JOSE DE ARIMATEIA ERA CRISTÃO RICO HOMEM INFLUENTE, BEM SUCEDIDO, E SENADOR, MEMBRO EXEMPLAR DO SINEDRIO…

      • Clamando, o que tem Salomão? Realmente você não vai entender. É preciso interpretar o que eu disse, e você não sabe fazer isso. Nesse caso, não estou falando sobre ser certo ou não entrar na política, mas alertando quanto ao perigo de se expor à corrupção. Mas deixa, é demais para o seu cérebro limitado.

        José de Arimatéia era membro do Sinédrio, como Nicodemos, que teve que se encontrar com Jesus à noite e sozinho, para não ser visto. Na Festa dos Tabernáculos, Nicodemos tentou defender Jesus usando a Lei, mas diante do argumento dos fariseus se calou. Obviamente Nicodemos tinha medo de assumir publicamente que acreditava em Jesus. No final, ajudou também no sepultamento, mas isso não o deixaria exposto, mas o mostraria apenas como alguém extremamente generoso. Mas porque Nicodemos teria medo? Porque além de perder seu poder e prestígio, provavelmente seria perseguido. O Sinédrio era inimigo de Cristo.

        Obviamente, se José de Arimatéia ou Nicodemos posteriormente assumiram publicamente ser cristãos, eles provavelmente foram expulsos do Sinédrio, senão perseguidos, como foi Paulo e os outros.

        De qualquer forma, José já era do Sinédrio, antes de conhecer Jesus. Ele não conheceu Jesus e resolveu entrar no Sinédrio para ajudar os cristãos.

        • Pronto era so o que faltava.
          agora a banana radical ja expulsou não só nicodemus como tambem jose de arimateia do sinedrio.

          a que ponto chega esses debeis na fé.
          proibem as pessoas de exercer cargos pulplicos e politicos e distorcem a palavra de DEUS..

          stardustbananaradical.
          que coisa.

          • Vai arrebentar, não expulsei os dois, eu disse “provavelmente”. Eu, estou dando uma opinião pessoal, e não afirmando uma verdade.

            Sabe a diferença disso? Não né.

            Vai arrebentar, não entra em assuntos complexos, porque tem muitas palavras que você não entende. Quando for assunto de demônio, futebol, você opina tá?

          • o bispo rodrigues da iurd, condenado recentemente a 6 anos é uma prova de quando se desobedece a palavra de Deus…

            pregar o evangelho e se envolver com a politica desse mundo é incompativel… é agua e óleo!

          • Vai arrebentar, não sou contra cristãos entrarem na política. Deus nunca disse: “não entrareis na política”. Cada um tem sua consciência. E não sou autoridade para proibir ninguém.

            Só acho que entrar na política é se expor à corrupção, porque o poder corrompe. Duvido que alguém veria com bons olhos um pastor que todo dia frequentasse um bordel para pregar. E por que? A mesma resposta vale para a política.

        • realmente se meter contra o servo do DEUS clamando da nisto, está ficando doida de marré marré, troca seus nicks e agora responde ao arrebentar se dirigindo ao clamando, é está pagando o preço, não toqueis no meu ungido…..

          • Realmente eu errei e digitei clamando ao invés de Vai arrebentar. Mas nota-se claramente que foi um erro de digitação, pois quando me dirijo a você eu cito também o seu nome: clamando (Márcio Collins).

            Servo de Deus? Ungido? Por isso eu gosto de entrar nesse site de manhã, já melhora meu humor com tanta comédia. Só não vou te responder à altura porque você confessou seus pecados e está caminhando para se tornar uma nova criatura.

            Que Deus te abençoe.

      • arrebentar

        todo mundo já entendeu que vc acha que lugar de pastor é na politica, ok…

        mudando de assunto, por onde anda o bispo rodrigues da iurd, que era deputado e foi flagrado no escandalo do mensalão… ele foi condenado a 6 anos… aonde a iurd colocou ele depois desse escandalo?

        É que não vi nada desse assunto na folha universal e nem na record….

        o clodomir disse que a iurd não tem nada a esconder, mas afinal de contas, por onde anda o bispo rodrigues, articulador da politica da iurd até 2004… aonde ele está? que lugar a iurd escondeu ele da vista dos membros?

      • arrebentar

        por onde anda o bispo rodrigues? aonde a iurd deixou ele?

        porque depois do escandalo do mensalão né? também… lugar de pastor, bispo, apóstolo etc é pastoreando a igreja… tá em desobediencia, deu nisso… escandalo…

        E nem uma notinha na folha universal sobre o caso…

        E o clodomir ainda disse que a iurd não tem nada a esconder… imagina se tivesse né?

        • vc esta muito preocupada com o EX BISPO.
          que saiu da iurd pelo fato de ter traido a esposa em 1992-93.

          vc tem que se preocupar e com sua mãe que esta desesperada porque encontrou seu pai na cama com outro homem….

          • o que? rodrigues foi bispo só até 93???

            então pq até 2004 ele era bispo da iurd e até escrevia artigos publicados na folha universal???

            rodrigues era da iurd na época que foi flagrado no mensalão! só depois que o escandalo veio a tona a iurd resolveu afasta-lo do cargo de bispo, mas isso só em 2004…

            mas hj se sabe que a iurd o mantem nos bastidores, longe da visão dos membros… claro né? rodrigues sabe os bastidores nebulosos da organização…

          • Stardust Jussara
            Vai procurar um tanque cheio de roupas para lavar mulher.
            É por isso que o roque lhe meteu o pé na b…..!!!!
            A suas conversas aqui são redundantes.aff…
            Eu cansei.

          • edy e arrebentar

            vcs defendem pastores na politica, em contradição do ensina a bíblia e quando usamos o exemplo do bispo rodrigues da iurd, flagrado em 2004 no escandalo do mensalão vcs ficam sem jeito…

            é um assunto delicado pra vcs iurdianos, não???

            porque na folha universal não saiu nem uma notinha do ocorrido… pq esconder isso do povo? ora… o clodomir disse que a iurd não tem nada pra esconder…

            Se não tivesse, as reuniões com os pastores não seriam secretas e qualquer membro poderia acompanha-las! Mas os membros não podem descobrir que os pastores são obrigados a baterem metas fiannceiras mensais, não é?

            Amor as almas??? difícil acreditar… ” ou dá ou desce ” !

          • O ex a jussara esta doida com tanta troca de nikc KKK

            ELA se esqueceu novamente ficou doido e me chamou de clamando Kkkkk

            ela esqueceu que quando o ex bispo foi desligado a iurd colocou uma nota na folha universal dizendo que ele nãi fazia mais parte do corpo de bispos da igreja…

            ELA PENSA QUE A IURD É IGUAL A CASA DELA…
            ela ja esta surtandoKKKKKK

          • ” BISPO RODRIGUES

            O ex-deputado federal pelo PL recebeu 400.000 reais de Marcos Valério. Foi flagrado carregando 150.000 reais.

            O que aconteceu

            Renunciou ao mandato para escapar da cassação, mas não voltou a ocupar cargo público. Isso não o impediu de seguir tendo seu nome envolvido em escândalos. Foi preso em maio de 2006, na esteira da Operação Sanguessuga, da Polícia Federal. A ação desbaratou uma quadrilha cujo montante do roubo alcança 110 milhões de reais, na compra de mais de 1.000 ambulâncias para prefeituras de seis estados. Os sanguessugas agiam no Congresso Nacional, aliciavam parlamentares para incluir emendas de compra de ambulâncias no Orçamento, prefeitos para montar licitações dirigidas e funcionários do alto escalão do governo para liberar rapidamente o dinheiro a ser pago pelas ambulâncias. Rodrigues passou 32 dias na prisão, em Brasília e em Cuiabá. O processo em que serão julgados os envolvidos no esquema corre no Supremo. Hoje, é sócio de ao menos cinco emissoras de rádio e TV no país. Em 2009, foi reintegrado à Igreja Universal, da qual fora afastado em 2004, por envolvimento no escândalo Waldomiro Diniz. Ainda assim, não tem mais o título de bispo. Por seu envolvimento no mensalão, foi julgado no STF e condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sua pena: seis anos e três meses de reclusão, mais multa”

            fonte: veja – matéria rede de escandalos

          • arrebentar

            o carlos rodrigues SEMPRE ESTEVE ligado à iurd. No tempo em que ele era deputado, ele era bispo-licenciado (afastado do cargo), tal qual o crivella é hj. Ou seja, pode não ostentar o titulo de bispo, mas é ligado a iurd.

            quem esteve na iurd em 2004, sabe muito bem que até antes de estourar o escandalo do mensalão e a participação do bispo rodrigues da iurd nele, o rodrigues pertencia sim à iurd, mas não era um bispo atuante na igreja, pois estava licenciado, porém ligado sim a iurd. Inclusive, toda semana tinha uma coluna dele na folha universal, isso até a semana que estourou o escandalo, depois a coluna foi suspensa sem explicações.

            quem lia a folha universal no inicio de 2004, lembra muito bem dessa coluna do bispo rodrigues na folha universal, onde ele tratava de assuntos políticos-religiosos.

            Portanto, o bispo rodrigues ERA SIM da iurd até 2004. Depois disso, diante do escandalo foi afastado da iurd, e foi readmitido em 2009, e agora atua nos bastidores da iurd, sem ainda ter de volta o titulo de bispo.

            É claro que a iurd não iria se livrar de rodrigues, afinal, ele conhece os bastidores da organização… certamente, ele tem muita história para contar e por isso a iurd não iria desampara-lo…

            A iurd na época tentou abafar o escandalo a todo custo… agora vc diz que rodrigues não era da iurd desde 93… ora, quem não é da iurd não tem artigo na folha universal…

            Até 2004, rodrigues era da iurd… foi afastado e reintegrado sem alarde nos bastidores em 2009… claro que novamente, nada foi informado na folha universal…

            “nós não temos nada o que esconder”

            clodomir

            é… imagina se tivesse né? com vergonha de seus próprios bispos iurd?

  4. EM eleição eu não vou por cabeça de ninguém, posso ate votar no mesmo candidato de um pastor ou de um padre ou de um amigo ou de outro politico, mas por mim mesmo, jamais vou votar porque fulano falou ou um pastor falou mesmo que seja de minha igreja mas não vou mesmo, eu mesmo tenho minha visão, e esta pesquisa confirma porque eu sou totalmente contra evangélico mexer com politica como candidato, não funcionou e nem vai funcionar, eu as vezes falo aqui sobre o Feliciano mas e somente para encher o saco, na verdade eu não apoio crente em politica, EU como disse falo do Feliciano somente para ver o stadust ficar brabo, brincadeira,

  5. Se um cristão comum, daqueles que sentam nos bancos, ou poltronas das igrejas, se sentir capacitado para exercer um cargo público e quiser se candidatar – não tenho nada contra!
    Agora, líderes midiáticos, donos de igreja, formadores de opinião, a meu ver – não deveriam entrar na política! Não concordo e não voto neles!

    • como se seu voto fosse fazer alguma diferença ha ha ha ..
      vc ja viu alguém perder por diferença de um voto?

      KKKKKK
      Ainda mais que as pessoas de sua idade são insentas de votar…

      • Vc, meu caro, está seguindo a manada, acabrestado e só enxerga o que sua viseira lhe permite ver. Então, siga a resenha que lhe passaram e não reclame da liberdade dos outros! Tá bom pra vc?

      • O stardustbananaradical…

        vc borra de medo dos demonios em..

        Mary mary vc falando em liberdade KKKKKKK
        UMA depressiva. presa nos problemas familiares

        falando de liberdade kkkk

        • Vai arrebentar, se você fosse mais inteligente me daria uma resposta melhor. Tipo: por que bereano, você tá procurando emprego?

          Vai arrebentar, seus demônios são uma piada, não colocam medo nem em criança. É demônio comedor de alface, demônio fofoqueiro (O Valdemiro é meu servo hahahah), demônio propaganda (você não quer quantidade, quer qualidade), demônio jornalista (eeei, você tá sabendo que o ministério público parou as obras do templo?). E o mais engraçado é que eles falam tão feio quanto você (“a promessa que o Edir prometeu, desgraçado”).

          Os seus demônios são tão violentos que pegam no pé das pessoas pra assustar. Sabe por que? Por que se eles agredirem alguém de verdade, vão responder a um processo, e incrivelmente, os demônios tem medo de processo.

          Vai arrebentar, eu já te disse isso e repito, meu único medo é de não me controlar e acabar rindo desse circo, ofendendo a fé de boas pessoas que eu sei que tem aí.

          Mas me dá o endereço da sua Universal que eu vou aí aceitar aquele seu desafio.

          • Não liga Mary, é que os demônios fofoqueiros do vai arrebentar estão muito mal informados. Naquele vídeo dele tem um que diz que a mulher frequenta a Mundial, e ela disse que só foi uma vez. O outro disse que o cara era alcóolatra, o cara disse que não bebia.

            Vai arrebentar, seus demônios estão precisando passar por uma reciclagem.

  6. Amiga Natala, aqui na bahia ” meu Estado” existe centenas de pastor / politico, Vereador, Deputado/estadial e federal, e o pior quando “eles” entra na politca, são pobres, mas de repente ficam muito ricos, em Lauro de Freitas-Ba. existe muitos “Histórias” de pastores que entraram na politica, enriqueceram, ” não tinha nem bicicleta, hoje tem carrões importados, e ainda pregam na igreja, falando de honestidade, qualquer dia, ou me acaba, ou eu acabo com essa FARRA, já não aguento.

        • E eu mais ainda meu amigo e o que tenho falado muito para todos estas bobagem de ficar discutindo sobre isso ou sobre aquilo não leva a nada e perda de tempo, Gostei do que você disse quando houver falas sobre dízimos deixa pra la todos nos passaremos pelo tribunal uns para condenação eterna outros passaram pelo trono branco e já esta salvo mas passara pelo trono branco, então cada um tenha bem definido o seu papel eu sou dizimista, mas outro não e assim vamos tocando a vida o importante e falar de Jesus e combater as heresias, mas crente esta discutindo com crente não leva a nada, faz isto meu Amigo deixa falarem a vontade não responda quando for assunto para edificação beleza o que não edifica joga-se fora Abraços

  7. BANDO DE IGNORANTES VOCÊS DEVEM É LER A BÍBLIA, QUE LÁ VÃO VER QUE DANIEL E JOSÉ DO EGITO ERAM POLÍTICOS NA ÉPOCA. AÍ DE NÓS SE ‘DEUS” NÃO EXISTISSE NA POLÍTICA.

    • Er… Paz, Coraci. Como vai?

      Vc acha que poderia se expressar de forma mais branda?, como Jesus nos ensinou?

      Pois ´´a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.´´ (Provérbios 15:1)

      Os excelentes exemplos que vc citou (José e Daniel) podem ter o foco desviados pela forma… não-gentil com que vc os citou, permita-me dizer. As pessoas se sentem ofendidas quando são tratadas d forma agressiva, não é bom chamar ninguém de ignorante, pois todos temos tanto a aprender, não?

      Mas quanto ao TEMA, eu, de minha parte, observo que A MAIORIA dos reis de Israel foram MAUS reis. Israel teve o privilégio de ser regido, no princípio, pela Teocracia! Eles eram guiados diretamente por Deus!!! Mas quando decidiram e comunicaram a Samuel que queriam ser regidos por reis, como seus vizinhos pagãos e idólatras eram (1 Samuel 8:5), esta foi a triste resposta:

      ´´E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a Mim me têm rejeitado, para Eu não reinar sobre eles.´´ (1 Samuel 8:7)

      … Enfim, vendo a política de nossos dias atuais, eu acho que o pastor que se envereda para a política, deveria ABDICAR de seu ministério eclesiástico (ao menos durante a duração do cargo político), principalmente por um motivo:

      Não são todos, mas o fato é que existem políticos-pastores que se envolvem em escândalos, corrupção, e isso denigre a imagem da Igreja E DO EVANGELHO DE CRISTO perante a Sociedade, tornando-se escândalo para ela.

      O que Jesus (a Ele glória) incumbiu aos Seus seguidores é de anunciar as Boas Novas de Salvação. Acho, pois, que pastores não devem ser políticos e, em sendo, que abdique do ministério eclesiástico – pois mesmo assim ele continuará sendo UM SIMPLES cristão no meio de ´´serpentes e escorpiões´´, e poderá exercer seu mandato debaixo da graça e do poder de Deus, e das orações da Igreja. Isto me soa mais prudente e cauteloso, neste mundo em degradação…

      Abraço, a Paz de Cristo. Deus seja com todos nós, mediante Seu Filho e nosso Salvador.

      Amém.

  8. Talvez a liderança não seja mesmo o ideal, mas na falta de participação dos fiéis na política não existe outra alternativa, e digo mais, se não participarmos deixarermos os laicistas radicais e militantes das minorias assumirem o poder gerando um futuro sombrio para os nossos filhos e netos.

    A omissão e a covardia dos cristãos na política tem um altíssimo preço a pagar. Portanto devemos assumir as nossas responsabilidades.

    • Mauro, caráter e honestidade não tem religião. O que tem de religiosos piores que ateus não está no gibi. E o contrário também é válido.

      Cada eleitor tem que conhecer, fiscalizar e cobrar daquele que votou, ter consciência de que político não é outra coisa senão nosso funcionário, administrando o nosso dinheiro.

      Eles saem do povo. Se o povo fura fila, não respeita os idosos, as grávidas, os deficientes, compra CD pirata, paga propina pro guarda, mente para o chefe, etc., não vai ter outro tipo de político senão o reflexo deles, mas com um poder maior para roubar.

      O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.

  9. Boa tarde a todos. A princípio eu penso que nos não devemos misturar as coisas. sabemos q política é política e religião é religião. quando estamos no templo, independente de religião, quem está lá adorando ao Senhor é o adorador, sendo ele político ou não, agora se estão misturando as coisas, aí é pecado. Mas, por ourro lado, convém lembrar que a bancada evangélica (repito, independente das religiões alí representadas) já se posicionou de uma forma muito precisa e brilhante em diversas situações que, se não fosse a intervenção divina neles algumas leis absurdas, e na maioria das vezes confrontantes com as Escrituras~, estariam sido aprovadas “pelo corredor da madrugada” no congresso. Respeito as opiniões acima expostas, porém, o que vale é lembrar que o verdadeiro cristão, político ou não, ele tem que ser reconhecido como cristão, e não como “um qualquer” – haja vista que essa pessoa que está em Cristo é alguém e não “ninguém”.

DEIXE UMA RESPOSTA