O canal de humor Amada Foca publicou dois vídeos sobre os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano (PSC-SP), com piadas resumindo a história da vida pública de ambos, e chamou a atenção essa semana por uma suposta censura ao material sobre o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC).
No vídeo sobre Malafaia, o humorista Bento Ribeiro desenha alguns dos episódios mais controversos da trajetória do pastor, como a matéria da revista Forbes que o apontou como um dos pastores mais ricos do Brasil, o recente boicote à novela Babilônia, da TV Globo, por causa do beijo gay ou o bate-boca público com o jornalista Ricardo Boechat.
No entanto, o vídeo foi censurado pelo YouTube, e a página do canal de humor no Facebook publicou um protesto: “Contra a censura do Malafaia no YouTube. Compartilhem e ajudem a liberar o vídeo!”, pedia a legenda da imagem. Na rede social, o vídeo com a sátira a Malafaia continua no ar.
Sobre Feliciano, o vídeo com as piadas inspiradas em sua trajetória de vida se mantém no ar, com mais de 120 mil visualizações. Questões como a situação que, brincando, Feliciano pede a senha do cartão de um fiel, sua teoria sobre a morte de John Lennon ou sua eleição à presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados enredam o vídeo.
No caso da censura do vídeo sobre Malafaia, internautas incomodados com a postura da plataforma de streaming do Google voltaram a carregar o vídeo, como protesto à remoção anterior.
Assista, nos vídeos abaixo, as piadas sobre as polêmicas em que se envolvem os pastores assembleianos Silas Malafaia e Marco Feliciano: