A corrida eleitoral deste ano poderá ser a mais promissora para os protestantes no Brasil. Isso, porque, o número de candidaturas evangélicas bateu recorde, com destaque para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que arregimentou a maior quantidade de representantes.
O PTB, partido do ex-deputado Roberto Jefferson, possui 47 candidaturas evangélicas, seguido pelo Republicanos (ligado à Igreja Universal), que tem 40 nomes do segmento. Os números refletem a maior preocupação da Igreja Evangélica com os rumos da política no país.
Grande parte dessa preocupação diz respeito às pautas de costumes. Outra preocupação que tem levado à mobilização nacional das igrejas diz respeito à economia e à liberdade religiosa.
Apesar do contexto de crise internacional devido à pandemia e à guerra no leste da Europa, entre a Ucrânia e a Rússia, o Brasil tem apresentado indicadores positivos de recuperação econômica, contrariando o cenário de países vizinhos como a Argentina.
Comparativo
Comparado ao ano de 2018, o crescimento das candidaturas evangélicas este ano foi de 26%, o que representa um total de 520 nomes evangélicos na disputa eleitoral deste ano, segundo informações de um levantamento realizado pelo PoderData.
Em dez anos, o crescimento dos representantes evangélicos na política foi de 128%. Nas ruas, isso tem se refletido, também, em eventos como a Marcha Para Jesus, que tem servido de palco para a defesa de pautas políticas dos candidatos conservadores, como o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL).
No Congresso Nacional, a principal força do eleitorado das igrejas está na Frente Parlamentar Evangélica, que atualmente possui 183 integrantes, desconsiderando 19 deputados que não estão em exercício, e 9 senadores, números que agora poderão aumentar.
Ciente a força do eleitorado evangélico, principal base política do presidente Jair Bolsonaro, o governo tem buscado estreitar os laços com o segmento. Desde o lançamento da candidatura do chefe do Executivo, por exemplo, em 27 de março, o mandatário já participou de 34 encontros com lideranças do grupo.