O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Messias Bolsonaro, resolveu fazer uma aposta alta diante do resultado das eleições 2022. Isso, porque, segundo informações da Revista Oeste, a sigla pedirá a anulação do pleito que deu vitória presidencial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os argumentos utilizados pelo PL estarão fundamentados na conclusão de uma auditoria privada contratada pelo partido, trabalho este que foi assinado de forma preliminar por engenheiros do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), um dos mais renomados do planeta.
A conclusão preliminar da auditoria afirma que foram encontradas irregularidades nas urnas dos modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015, não sendo “possível validar os resultados gerados em todas” elas.
“O objetivo do trabalho técnico apresentado neste relatório foi encontrar a causa que teria gerado os resultados dos estudos estatísticos, que mostraram uma interferência indevida nos porcentuais de votação dos candidatos, pelas urnas eletrônicas de modelos antigos, não funcionaram corretamente”, informa um trecho do documento.
“Para encontrar evidências de que este grupo de urnas não teria funcionado corretamente, foi realizada uma análise inteligente dos dados contidos nos arquivos Log de Urna de todos os modelos de urna eletrônica, utilizados nas eleições de 2022″, acrescenta o relatório.
Repercussão imediata
Com o vazamento da notícia de que o PL pedirá a anulação da eleição, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro comemoraram a informação, visto que se trata de algo inédito na história do país e de extrema gravidade.
Hoje pela manhã (16), a deputada federal Bia Kicis apresentou novas informações a esse respeito, ponderando que, por se tratar de um relatório preliminar da auditoria, o PL não pretende fazer o pedido de nulidade das eleições nos próximos dias.
“As últimas informações dão conta de q [sic] o pedido de anulação das eleições não será feito ainda pelo PL.O prazo vai até dezembro e a versão do relatório ainda não é a definitiva”, disse ela. “Vamos aguardar um pouco mais. um relatório q [sic] aponte inconsistências graves não poderá fugir a seu destino”, completou Bia.
PT reage
Ao saber da notícia do pedido de anulação da eleição, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann, reagiu criticamente contra o PL, acusando o partido de não saber perder.
“PL fazendo bolsonarices. Depois de perder as eleições, querem pedir anulação! Ganhar e perder faz parte da democracia. Aceitam as regras do jogo e querem anula-lo por terem perdido? Vão anular a bancada do PL também?! Se não podem com o jogo, não desçam pro campinho”, criticou a petista em sua rede social.