Em entrevista exclusiva, deputado pastor Carlos Bezerra crava: “O Estado tem de saber que as igrejas têm suas próprias regras”

79

Ao entrar no recinto chama a atenção o grande quadro vermelho em uma das paredes da sala ocupada pelo deputado estadual Carlos Bezerra Jr., na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Mas o quadro vermelho não tem foice e martelo ou estrela branca. Estampa em letras grandes apenas uma palavra: justiça. Ele mesmo o instalou, na parede em frente à mesa em que despacha. A convite do próprio deputado Bezerra Jr. o Gospel+ visitou seu gabinete para uma entrevista exclusiva sobre fé, polêmicas e política.

“Pregue em todo tempo. Se necessário, use palavras”. A frase de Agostinho de Hipona é um dos lemas de vida de Carlos Bezerra Jr., da terceira geração de pastores de sua família – tradicional no meio pentecostal. Batizado com 14 anos, costumava disputar muitas batalhas bíblicas nos acampamentos de sua igreja quando mais jovem. A Bíblia, hoje surrada e cheia de grifos, ainda o acompanha em sua sala.

Como ele mesmo diz, “meus sermões vêm em forma de lei”. Criou o Mãe Paulistana – uma lei em defesa da vida que ajudou a derrubar a mortalidade infantil e materna –, instituiu proteção contra o abuso sexual para 150 mil crianças e é autor da mais importante lei contra o trabalho escravo desde a Abolição – elogiada inclusive pela ONU. Recentemente, se viu alvo de acusações por pedir investigação sobre site que estaria atacando jornalistas que cobriram passeata que, entre outras coisas, pedia a volta da ditadura militar. Para comentar este caso e falar sobre fé e o atual momento político do Brasil, Carlos Bezerra Jr. concedeu esta entrevista exclusiva ao Gospel+a primeira depois de ser reeleito como um dos parlamentares mais votados de SP.

Você pediu investigação sobre o site que criticou os jornalistas Gustavo Uribe, da Folha de S.Paulo, e Ricardo Chapola, do Estadão, que cobriram passeata que pedia impeachment de Dilma. Isso não vai contra os interesses de seu próprio partido, o PSDB?


Não, os próprios dirigentes do partido que integro se manifestaram contrários a pedidos de impeachment e volta da ditadura. Agora, independente da sigla partidária, a verdade precisa ser dita: não há “outro lado” quando se trata de ameaça à justiça ou a liberdade de imprensa. Diante da informação de que jornalistas estavam sendo atacados, como cidadão, como cristão e como parlamentar não havia outra coisa a ser feita a não ser pedir investigação. Por isso apresentei requerimento que solicitou ao Ministério Público e à Polícia Federal que investigassem o caso.

Mas você apoia o atual governo federal?

Não, sou oposição. Nos dois turnos das eleições, votei contra o grupo que está no poder porque entendo estar manchado pela corrupção. Os princípios em que creio me impedem de ser omisso ou conivente diante de tantos desmandos. Porém, não é porque sou contra o atual governo que também serei contra a democracia. Imprensa livre é uma conquista a ser mantida – independentemente da cor desse ou daquele partido.

Depois de pedir que esses ataques a repórteres fossem investigados você foi alvo de injúrias. Como lidou com isso?

Uma ou duas pessoas me chamaram até de comunista (risos)! Acho que chegaram a essa conclusão usando uma lógica meio rocambolesca, do tipo: “Mao Tse Tung e Stalin gostavam de macarronada. Mao Tse Tung e Stalin eram comunistas. O Bezerra gosta de macarronada. Logo, é comunista”. Veja, não sou comunista, sou progressista e social-democrata. Agora, quanto aos ataques, tomo-os como prova de que o caminho trilhado está correto. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça…”, está escrito em Mateus. Foi em nome da justiça que pedi investigação sobre esse caso – mesma motivação que me fez lutar pela grávida pobre, pelas crianças vítimas de violência sexual e pelos explorados como escravos. Digo que sou um discípulo de Jesus “disfarçado” de deputado. E isso não pode ser só discurso. Essa retórica precisa vir acompanhada de ações, afinal, fé sem obras é morta, diz a Palavra. E política que não dá frutos também, eu diria. Se silenciarmos diante da injustiça – seja ela qual for – qual será nosso testemunho?

Assim como a liberdade de imprensa foi atacada nesse caso, a liberdade religiosa tem sido atacada em tantos outros. O que você tem feito quanto a isso?

Sou cristão e não abro mão de minha fé. Faço questão de reafirmá-la sempre. Quando estive diante das principais autoridades do mundo na defesa dos Direitos Humanos, na ONU, fiz questão de citar o profeta Amós e declarar: “corra o direito como água e a justiça como rio caudaloso”. Como deputado estadual, meu compromisso é de ser sal e luz. Sou contra qualquer iniciativa que queira cercear nosso direito de expressar a fé em Jesus ou queira calar nossa voz profética nessa nação, sou contra tentativas de rebaixamento moral da família e de desvalorização da vida, sou contra projetos que queiram obrigar pastores a fazer coisas que contrariem nossa fé – o Estado tem de saber que as igrejas têm suas próprias regras. Eu estou atento e vigilante. Se algo assim ameaçar avançar em SP, levantarei minha voz e agirei para impedir. Minha fé vale mais do que qualquer posição política Agora, é preciso ir além do “sou contra isso, sou contra aquilo”. Do que, nós, evangélicos, somos a favor? Essa é a questão. Como pastor que está na política, posso dizer que pregar, pra mim, é agir. É por ser a favor da vida e da justiça que defendo quem mais precisa com leis e projetos. Faço isso desde antes de entrar na vida pública, quando servia como médico voluntário nas periferias de São Paulo. E seguirei fazendo, porque esse é meu chamado.

Como acha que a Igreja deve agir no momento político atual?

Não posso assumir a posição de dizer o que a Igreja de Jesus deve ou não fazer. Posso dizer daquilo em que creio, como cooperador dessa Obra, não como seu porta-voz. Acredito sinceramente que não seja papel de quem se diz evangélico estimular ódio e intolerância no país. Assim como entendo que caiba a nós, evangélicos, não nos calar diante de tantos escândalos. Isso se faz erguendo a voz contra a injustiça, com um testemunho de vida reta diante de Deus e dos homens e, claro, com frutos. Parafraseando um escritor de que gosto, eu diria que, se queremos seguir a Jesus, temos de ser um incômodo para todos os sistemas, como Ele foi. É mais com obras do que com discurso que poderemos contribuir com uma sociedade mais justa. Muitos irmãos têm feito isso. Mas pelos nossos números, deveríamos estar causando um impacto positivo muito maior. Digo isso com temor no coração, pedindo a Deus misericórdia e buscando sempre me apresentar como obreiro aprovado, que não tem do que se envergonhar. Sigo na luta.

Deputado Carlos Bezerra
Deputado Carlos Bezerra em entrevista coletiva (foto: assessoria)

79 COMENTÁRIOS

  1. Se eu estivesse lá faria uma pergunta apenas:

    ” Como pode alguém que tem o chamado para o ministério pastoral ir para a politica dos homens, mesmo a palavra de Deus condenando tal coisa “

    • Aonde está escrito na bíblia para não se politizar, ser um ser apolítico e não lutar por ideais políticos? Onde está essa condenação? Me dá o livro, capítulo e versículo, que eu nunca vi isso…

    • “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos” Romanos 13:1-2

          • Jeann

            Vamos a um exercício de raciocínio…

            collor por exemplo foi designado por Deus? foi uma escolha do povo… Deus apenas permitiu aquela situação, como vemos no caso de israel quando pediu um rei:

            “e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR.Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte-o solenemente e explica-lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele.Referiu Samuel todas as palavras do SENHOR ao povo, que lhe pedia um rei,e disse: Este será o direito do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará no serviço dos seus carros e como seus cavaleiros, para que corram adiante deles;Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia.Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós.Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras.Então, o SENHOR disse a Samuel: Atende à sua voz e estabelece-lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel: Volte cada um para sua cidade.” (1 samuel 8:5-22)

            Vc agora vai dizer que todos os politicos que estão no poder é vontade de Deus???

            “Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.(Provérbios 29:2)”

            E outra: Jamais Deus vai chamar alguém que Ele já havia separado para o ministério pastoral e depois chamar essa mesma pessoa para a política… Deus não é de confusão, nem é de contradizer a sua própria palavra.

            “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.” (II Timóteo 2:4)

            Quer mais negócio desta vida que a politica dos homens? Quando eu vejo um “pastor” dizendo que Deus o está chamando para a politica, eu já sei que o mesmo já está longe da vontade de Deus, querendo fazer a sua própria vontade… No novo testamento não há um relato sequer de apóstolo/bispo/pastor que se dividia entre o ministério pastoral e a politica dos homens. Se o pastor quer governar, que governe a própria igreja e a sua própria casa como já está determinado na palavra de Deus!

            E por causa dessas desobediências, temos vistos “pastores” evangélicos volta e meia mencionados e escandalos… sanguessugas, mensalão, a famosa “oração da propina”…

            O resultado inequívoco dessa rebeldia.

          • Stardust/Jairo,
            Da mesma forma que Deus levantou Collor, Deus levantou o Faraó e ainda ENDURECEU seu coração para manifestar seu poder.

            “Pois a Escritura diz ao faraó: ‘EU O LEVANTEI exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra’. [….] Quem é você, ó homem, para questionar a Deus ?[…]” Rm 9:17,20

            Deus tem misericórdia de quem Ele quiser, e terá compaixão de quem Ele quiser.

            Devemos sim ser submissos as autoridades como nos diz Romanos 13:4-5, pois são SERVOS DE DEUS PARA O NOSSO BEM.

            “Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal” Romanos 13:3-4

            O que devemos fazer é: “façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” 1 Timóteo 2:1-2

          • Jeann

            Veja que a palavra de Deus sem o discernimento do Espírito Santo é muito perigoso, principalmente no meio evangélico, onde tem ocorrido tantos escandalos por conta de pastores que se recusam a obedecer o evangelho… deixam seu ministério pastoral e se mandam pra politica dos homens.

            Devemos obedecer as autoridades? (presidente, governadores, prefeitos, etc?) sim, a palavra de Deus diz isso… mas há um limite! Desde que a lei dos homens não ultrapasse a lei de Deus, ok… mas se a lei dos homens se sobrepor a lei que temos como cristãos, devemos seguir a lei de Deus.

            É isso que fala o texto de Atos 5:29 que até agora vc não conseguiu entender.

            Ou vc ainda vai ficar com o texto isolado de romanos 13?

          • Stardust ou jairo,

            Escândalos ou erros há em toda parte, mas isto não quer dizer que as autoridades governamentais são “coisas deste mundo”, pelo contrário, foram instituídos por Deus.

            Ou achas que o “diabo se levantou” e colocou o faraó no poder ? Claro que não, embora tenha feito inúmeras atrocidades, foi Deus quem O LEVANTOU.

            Devemos obedecê-los e honrá-los como a bíblia nos ensina, mas claro desde que não seja contrário as leis de Deus, conforme Atos 5:29.

            As autoridades foram instituídas por Deus, são servos de Deus para o nosso bem e agente de justiça para punir quem pratica o mal.

          • jeann

            ao ouvir a oração da propina vc diz: “amém” ? Afinal, quem está orando é uma autoridade. ao menos nos arraiais da religião evangélica.

          • Stardust ou jairo,

            Não digo amém nem pra corrupção e nem pra atrocidades cometidas pelo faraó por exemplo, pois estaria indo contra a lei de Deus (At 5:29), mas compreendo que ambos foram levantados por Deus (Rm 13).

            Conforme as escrituras nos dizem…. as autoridades foram instituídas por Deus, são servos de Deus para o nosso bem e agente de justiça para punir quem pratica o mal.

          • Tá na bíblia stardust,

            “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, POIS NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO VENHA DE DEUS; AS AUTORIDADES QUE EXISTEM FORAM POR ELE ESTABELECIDAS […]” Rm 13:1-2.

          • Tá na bíblia, jeann:

            “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.” (II Timóteo 2:4)

          • Se Deus quiser arregimentar um soldado pra política Ele pode, porque não ?
            Todas as autoridades governamentais são por Ele estabelecida e não há autoridade que não venha de Deus.

          • jeann

            se vc acha que pastores podem ser políticos então vc não terá problemas em nos mostrar ao menos uma pessoa na biblia que tinha ministério pastoral e exercia cargo na política desse mundo.

            É só citar um nao precisa ser vinte pessoas não. Estaremos esperando… eu e a bíblia.

          • Stardust ou jairo,

            A bíblia cita que TODOS AS AUTORIDADES SÃO SERVOS DE DEUS e foram POR ELE ESTABELECIDAS…

            Se tem algum pastor na política é porque foi colocado ali por Deus (conforme a bíblia nos diz).

          • Jeann

            A sua interpretação das escrituras se revela míope… não há como Deus chamar alguém para o ministério pastoral e depois Ele mudar de idéia e chamar o mesmo para a política. Vc está torcendo o versículo que vive citando, esse aí de autoridades constituidas por Deus.

            Tanto que isso é verdade que vc foi incapaz e fugiu da pergunta que lhe fiz sobre se poderia mostrar-nos ao menos um ministro do evangelho que foi chamado por Deus depois para a politica dos homens na bíblia… natural, é claro, já conhecendo a sua natureza evangélica, não é mesmo jeann?

          • Jean e Stardust, eu acredito que o texto que vocês colocaram é realmente bíblico e correto, entretanto, ninguém pode interpretar um texto fora do contexto.No primeiro texto Paulo explica que os cristãos devem sim respeitar os governantes e pagar todos os tributos legais, pois haviam alguns que afirmavam que isso não era correto, que os cristãos deviam viver apenas para Deus, e responder somente a Ele, a explicação do texto está nos versículos posteriores ( Rm 13-3:7) terminando com a seguinte frase que explica tudo: dai a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.
            No segundo texto, Pedro estava sendo orientado pelos fariseus a não falar sobre Jesus, a não pregar o evangelho, e ele se recusou a obedecer aos líderes religiosos ( autoridades legais e religiosas judaicas, instituídas por Deus ), não se aplica no contexto que vocês colocam de que um evangélico não pode ser político.
            Quem me garante que a orientação de Deus para ele não é de ir ser Seu representante em alguma esfera do governo? Vocês têm essa certeza? Voltem ao Velho Testamento, que vocês não gostam tanto, ou acham que não se aplica nos dias de hoje: Não era permitido casamento entre judeus e gentios, mas Ester se casou com o rei da Pérsia , e foi levantada como Rainha da Pérsia no lugar da ainda viva Rainha Vasti, e isso foi a salvação para o povo judeu, e uma permissão de Deus ( veja todo o livro de Ester, em especial 4:14b ).
            Dizer que eu tenho de pagar os impostos e respeitar as autoridades e não obedecer aos homens quando os homens dão uma ordem contrária aos ensinamentos e ordens divinas não prova e tese de vocês. Não conheço na bíblia castigo ou condenação para um cristão que é político.

          • bachio

            “Voltem ao Velho Testamento, que vocês não gostam tanto, ou acham que não se aplica nos dias de hoje”

            Isso aí então vc deve discutir com a palavra de Deus, pois ela diz:

            “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido” (2 Coríntios 3:14)

            E para completar a sua pérola vc diz: “Não conheço na bíblia castigo ou condenação para um cristão que é político”

            E nem vai encontrar, pois nenhum ministro do evangelho ousou deixar seu ministério em segundo plano para exercer politica dos homens… tempos diferentes aquele, não é? os homens de Deus eram comprometidos mesmo com o ide de Jesus… por isso não há nenhum exemplo de ministro do evangelho recebendo punição ou sendo admoestado quanto a isso.

            E outra… o cristão, o simples membro pode sim ser politico… quem dera todos os politicos fossem cristãos!!! o problema é pastores/bispos/ etc, todos os que tem uma chamada para o pulpito, para pastorear a igreja ir pra politica… isso sim é vedado!

          • bachio: “Quem me garante que a orientação de Deus para ele não é de ir ser Seu representante em alguma esfera do governo ?”

            isto é o que estou colocando pro stardust/jairo, se leres Romanos 13 do início mostra que TODA autoridade governamental é por Ele estabelecida. Deus coloca quem quiser no governo, seja ímpio ou justo.

            Dessa mesma forma Deus LEVANTOU ao faraó:

            “Pois a Escritura diz ao faraó: ‘EU O LEVANTEI exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra’. [….] Quem é você, ó homem, para questionar a Deus ?[…]” Rm 9:17,20

            Enfim, quem somos nós pra julgarmos se Deus pode ou não levantar pastor, diácono, cristão ou mesmo ímpio ao governo ? Como diz o texto: “Quem é você, ó homem, para questionar a Deus ?”.

          • jeann

            Eu fico perguntando… se Deus é que coloca a pessoa na politica (creio sim, que Deus manda cristãos para a politica, mas apenas os simples membros), como Ele vai mandar alguém que Ele já havia separado para o ministério pastoral?

            Os homens de Deus separados para a pregação do evangelho sequer poderiam deixar sua chamada em segundo plano para servir as mesas, como poderiam deixar a congregação para serem politicos nesse mundo?

            “E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. MAS NÓS PERSEVERAREMOS NA ORAÇÃO E NO MINISTÉRIO DA PALAVRA” (atos 6:2-4)

            E além disso, como Deus vai chamar alguém para uma vocação (ministério pastoral) e depois mudar de idéia e chamar para outra vocação (politica)? Então Deus é de confusão ao contrário do que diz a Sua palavra em 1 corintios 14:33?

            Medite nisso:

            “Cada um permaneça na vocação em que foi chamado.” (I Coríntios 7:20)

            portanto, se foi chamado para ser pastor, seja pastor!!!

            “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, CUMPRE CABALMENTE O TEU MINISTÉRIO” (II Timóteo 4:5)

            Se vc ainda acredita que pastor pode ser politico, não deveria ter problemas em nos mostrar na bíblia ao menos uma pessoa com ministério pastoral que Deus colocou na politica… estamos esperando ainda… eu e a bíblia.

          • jeann

            Eu fico perguntando… se Deus é que coloca a pessoa na politica (creio sim, que Deus manda cristãos para a politica, mas apenas os simples membros), como Ele vai mandar alguém que Ele já havia separado para o ministério pastoral?

            Os homens de Deus separados para a pregação do evangelho sequer poderiam deixar sua chamada em segundo plano para servir as mesas, como poderiam deixar a congregação para serem politicos nesse mundo?

            “E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. MAS NÓS PERSEVERAREMOS NA ORAÇÃO E NO MINISTÉRIO DA PALAVRA” (atos 6:2-4)

          • Os homens de Deus separados para a pregação do evangelho sequer poderiam deixar sua chamada em segundo plano para servir as mesas, como poderiam deixar a congregação para serem politicos nesse mundo?

            “E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. MAS NÓS PERSEVERAREMOS NA ORAÇÃO E NO MINISTÉRIO DA PALAVRA” (atos 6:2-4)

    • O bezerrinha é do PSDB, o mesmo de FHC, de Geraldo Alckmim, José Serra, Mario Covas, Silas Malafaia e Gilmar Mendes, porque????!!!!



      Assine o Canal
    • Não sei bem onde a Bíblia condena os que lutam pelos que não tem voz….
      “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados.
      Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”

      Provérbios 31:8-9

  2. gostei, bachio falam sem menos conhecer a biblia critica sem noçao do que diz, os grendes governantes e Rei eram cristãos, agora se esse ai que diz que é pecado defender ideias na polica me pesse tambem capitulo e verciculo que eu nao conheço e olha que já li a biblia 2 vezes

  3. Queridos irmãos e leitores deste site… De igual modo a Graça e a Paz de Jesus à todos!

    Enquanto lia os comentários, confesso que meu coração ardia, pois existe alguns equívocos tanto com a questão da atuação da igreja quanto à pessoa do deputado Carlos Bezerra Jr.

    Em primeiro lugar, quero citar o exemplo do próprio Jesus que foi questionado quando estava jantando na casa de Mateus junto com outros cobradores de impostos. Eles eram judeus escolhidos do meio do povo pelo governo romano para cobrar impostos de seus próprios irmãos, e por isso eram odiados pelo seu próprio povo. Não duvido que muitos tenham cobrado impostos à mais do que deveriam, porém o fato de Jesus estar no meio deles não significava que Jesus teria a mesma conduta. E quando Jesus soube o que os fariseus pensavam sobre Ele estar comendo com ‘pecadores’, disse o seguinte: “Os doentes é que precisam de médico, e não os que têm saúde. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento”. Mateus 9:12, Marcos 2:17

    Da mesma forma que a luz resplandece nas trevas e o sal dá gosto ao que não têm sabor, é atuando como discípulo de Jesus entre uma geração perversa e em seus meios que a igreja (me refiro à corpo de Cristo, não à placas) irá mostrar quem é Jesus para os que não o conhecem e praticar as obras daqueles que são verdadeiramente seus discípulos.
    Sem fé é impossível agradar a Deus, mas também é fato que fé sem obras é morta! Não é entre quatro paredes que conseguiremos mostrar para esta nação quem é Jesus!

    “Veio o Filho do homem, participando de festas, comendo e bebendo, e vocês se queixam: ‘Vejam! Este homem é um comilão e beberrão, um homem que vive andando por aí com cobradores de impostos e ‘pecadores!’. Mas a sabedoria pode ser comprovada pelas obras que a acompanham”. Mateus 11:19

    Quanto à pessoa do deputado e pastor Carlos Bezerra, eu posso falar, pois não apenas o conheço, como conheço toda sua família. Infelizmente cometemos o erro de julgar sem sermos juízes, de condenar sem ser carrascos e pré-julgar sem termos entendimento sobre o que se julga. A injustiça dos homens começa quando condenamos aquilo ou aquele que não conhecemos o suficiente para emitir uma opinião. Eu os convido à conhecerem o Carlos Bezerra, pois ele não é intocável. Estão convidados para uma visita na Rua Eponina, 390. Vila Carrão – São Paulo – SP (Altura do Nº 2.600 da Av. Cons. Carrão, próximo ao 31º DP, e a partir daí terão argumentos para formar uma opinião justa.

    Quanto o mais, não tenho que me pronunciar, pois sei que algumas pessoas comentam aqui apenas para fazer agitação, sem o fim de ajudar as pessoas que aqui buscam algum tipo de informação à encontrarem a verdade. Quanto à existência ou não de Deus, questões denominacionais, etc… Não perco meu tempo debatendo estes assuntos. Eu creio que Deus existe, e isso ocorre por meio da fé e pelo relacionamento que tenho com Ele. Quem não crê e não o conhece certamente afirma que não existe e tem seu direito de se expressar de tal forma, porém oro para que a misericórdia de Deus os alcance assim como um dia me alcançou.

    Deus abençoe à todos!

  4. Stardust sou contra a politica na igreja , mas ate DANIEL exerceu ,mesmo que se argumente que o rei so foi constituído pela dureza de coração deles não existe um estado sem politica , antes de serem constituído os reis já existia os juízes, sacerdotes que dirigia essa parte . NA verdade a politica nesse época era inclusa na religião pois Israel erra uma nação teocrática a politica sempre estava sendo guiada pelos sacerdotes profetas ,MOISES , JOSUE , e outros , isso antes mesmo dos reis que foram constituído pelo desejo do povo isso estou escrevendo pois você usou o velho testamento você mesmo já disse que o velho testamento foi abolido , quanto ao novo testamento os discípulos estavam mais emerso na palavra mesmo na verdade ele achavam que jesus iria voltar para ele estando ainda vivos ate para uma congregação há uma politica interna ,sou a favor de um estado laico a pessoa deveria ser politico para o povo seja qual for ,mas um taxista candidata para defender os taxistas , outros para defender um certo setor , os cristão não podem ter um representante ? Eu sei que você vai falar que já temos que é jesus concordo ,mas se você for a um tribunal você precisa levar um representante humano advogado , todo mundo tem alguém para se representar porque não podemos? SEI que muitos políticos que se diz cristão mistura muitas coisas estão despreparados , mas a outra maioria também esta

  5. Criou o mãe paulista??????????
    perfeito mentiroso, todos os programas mãe alguma coisa, paulista, mineiro etc. Foram copiados do mãe curitibana. O primeiro programa brasileiro direcionado somente a elas, e com sucesso fenomenal que foi “copiado pelo Brasil inteiro”

    • Na política é completamente normal inspirar-se em outros projetos e isso não tira o mérito de ninguém. Quantos projetos não foram inspirados na Lei do Deputado Carlos Bezerra Jr. contra a Escravidão moderna?

  6. Sabe de que evangélico como este deputado é “A FAVOR” de acabar com o livre arbítrio e fundar um estado fundamentalista evangélico, se possível obrigar a todos a seguir as “REGRAS DE SUA IGREJA” e quem não seguir….

    • “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.” (Marcos 10:18)

      Samy

      Eu tenho o hábito de ler passagens bíblicas, em especial do novo testamento, e ocorre que as vezes essas passagens “surgem” na mente quando alguém pergunta algo, ou eu mesmo preciso de orientação… para não correr no risco de escrever a passagem de forma errada, ou faltando partes, recorro também a um site muito bom de busca bíblica, onde vc joga a palavra que vc quer procurar na bíblia e ele elenca todas as passagens que citam aquela palavra… assim posso menciona-la corretamente e dar a referencia bíblica de onde ela se encontra.

      • Qual é o site?Vc faz anotações em cadernos?Vc ja leu o Antigo Testamento ou lê somente salmos,proverbios,isaias,Jeremia e passagens sobre alguem que foi exemplo,tipo Abrão?

        • O site é portaldabíblia

          nele vc pode digitar uma palavra e buscar todas as citações dela na bíblia… por exemplo, se vc quer saber tudo sobre anjos, vc digita anjo e o site vai dar todas os versículos que mencionam a palavra anjo para que vc possa estudar sobre o assunto.

          sites que eu recomendo:

          gotquestions e respondi. 2 sites que me ajudaram muito, abre muito a sua visão. São sites de orientação evangélica, mas sem denominacionalismo.

          Eu não faço anotações, mas antigamente eu fazia. É comum pessoas fazerem anotações do que lhe chamam atenção, vc pode fazer isso, ajuda muito. Eu já li a bíblia toda uma vez, de capa a capa, mas sempre estou lendo pequenos trechos, especiamente do novo testamento.

          sobre o velho testamento, ele não pode ser levado em conta por sí só… somente após vc ter uma boa compreensão do novo testamento é interessante vc estudar o velho testamento. Muitas coisas lá não tem aplicação para nós, e outras porém servem de exemplo e é justamente por isso que vc deve ter uma boa noção do que é evangelho para poder discernir isso. Entendeu?

          Sobre Abraão, ele serviu de exemplo em certos aspectos para nós… dias desses eu respondi uma pessoa que esperava uma benção prometida, mas que estava demorando… citei a ela o exemplo de abraão, que apesar de ter a promessa do próprio Deus de ter um filho, teve de esperar mais de 2 décadas por isaque… entendeu? Nesse caso usei o exemplo de perseverança de abraão.

          Agora, falar que vc tem que fazer como Abraão, e levar seu filho no alto do monte para sacrificar a Deus, isso não tem aplicação hoje. Deus já nos Deu o Cordeiro, assim como foi naquela ocasião.

    • Já li a bíblia algumas vezes, mas quando pesquiso sobre um tema geralmente lembro textos que são referentes ao que se estuda. Quanto a anotações eu prefiro usar o computador, pra mim é mais fácil de se organizar.

      Quanto ao velho testamento já li algumas vezes, mas tem que se ter o cuidado com a forma que se lê, há um significado espiritual e a outro na letra, o estudo deve ser feito com cuidado ali. Sugiro começar a estudar antes o novo testamento inteiro, depois aos poucos o antigo.

      Algumas coisas do novo testamento se explica com o velho, principalmente com respeito a profecias. Outro exemplo é Filipe por exemplo começou a pregar ao Eunuco usando o livro profético de Isaías. E ainda, sobre o final dos tempos, os livros de Daniel/Zacarias/Jeremias/Ezequiel/… são livros que nos trazem várias profecias que estão relacionadas ao apocalipse.

      Com respeito a pesquisas sugiro o site bibliaonline.net, dá pra pesquisar por palavras ou tema e ainda comparar em diferentes versões.

    • Já li a bíblia algumas vezes, mas quando pesquiso sobre um tema geralmente lembro textos que são referentes ao que se estuda. Quanto a anotações eu prefiro usar o compu tador, pra mim é mais fácil de se organizar.

      Quanto ao velho testamento já li algumas vezes, mas tem que se ter o cuidado com a forma que se lê, há um significado espiritual e a outro na letra, o estudo deve ser feito com cuidado ali. Sugiro começar a estudar antes o novo testamento inteiro, depois aos poucos o antigo.

      Algumas coisas do novo testamento se explica com o velho, principalmente com respeito a profecias. Outro exemplo é Filipe por exemplo começou a pregar ao Eunuco usando o livro profético de Isaías. E ainda, sobre o final dos tempos, os livros de Daniel/Zacarias/Jeremias/Ezequiel/… são livros que nos trazem várias profecias que estão relacionadas ao apocalipse.

      Com respeito a pesquisas sugiro o site bibliaonline.net, dá pra pesquisar por palavras ou tema e ainda comparar em diferentes versões.

        • Samy, só mais uma sugestão…

          Primeiro, sempre antes de começar a ler a bíblia ore a Deus, pra que Ele te dê entendimento e discernimento a respeito do que vc estará lendo. Depois se enquanto tiveres lendo faça anotações do que vc tem dúvida e coloque diante de Deus para Ele te revelar o que isto ou aquilo quer dizer.

          Claro, também pesquisa, busque, pergunte a respeito das dúvidas… qualquer coisa estamos aí também pra ajudar.

          Abraço, que Deus te abençoe.

          • Ta bom Jean,obrigado,Graças a Deus ,sou devorar bastante,ler,falando nisso tem algum livro cristão que vcs me indicam para ler,obrigado

          • Samy

            Apesar de ter lido vários livros, e ter vários aqui guardado, o único que realmente recomendo é a bíblia. Agora, eu falo pra vc… com os 2 sites que te indiquei eu aprendi muito mais, abriu muito mais minha mente pro evangelho verdadeiro do que todos os livros juntos que eu li. repito os sites: gotquestions e respondi (mário persona).

            Agora, se vc faz questão de livro, o próprio site do respondi disponibiliza livros para baixar, com o aval do próprio site, ou seja, o próprio dono do site já verificou os livros e se está dispondo o download gratuito é pq ele é bom.

            Mas só as respostas para diversas questões nestes sites já é um banquete espiritual… experimente e venha me contar… indiquei esses sites a diversas pessoas e jamais recebi reclamações, somente agradecimentos pela indicação, e o que é bom pra mim, eu quero para os outros.

            (é o costume de nós cristãos…)

          • Samy, livro depende o tema…
            Sobre batismo do Espírito Santo por exemplo, eu gostei muito do “O Vinho Novo é Melhor” de “Robert Thom”, ele dá um testemunho muito interessante com sua esperiência e dá muitos outros testemunhos de milagres em seu ministério, bem interessante.

          • o interessante é o tal estardustis.
            FALAR EM BATISMO COM O ESPIRITO SANTO sendo que NEM ENCONTRO COM DEUS ELE TEM.

            Mas e ai o stardust.
            QUAL VEM PRIMEIRO?

            NOVO NASCIMENTO?
            ENCONTRO COM DEUS?
            BATISMO NO ESPIRITO SANTO?
            BATISMO COM FOGO?

            Qual desses vem primeiro?

            EU SEI QUE VOCÊ NÃO DARA CONTA DE RESPONDER.
            Pois não tem nenhum desses.

            A unica coisa que você sabe é recitar versículos decorados.
            qualquer um que leia a bíblia sabe fazer isso.

          • O Stardust é um bom contador de história da bíblia , agora discernir espiritualmente os referidos ? ai é outra história… isto não é cultura bíblica, não é mesmo ?

  7. Sabe de que evangélicos como este deputado são “A FAVOR”, A favor de acabar com o livre arbítrio e fundar um estado fundamentalista evangélico, se possível obrigar a todos a seguir as “REGRAS DE SUA IGREJA” e quem não seguir….

  8. O cargo de pastor como você conhece hoje não existia na bíblia, mas fazendo correlação de uma pessoa “civil” servo de Deus, obediente aos Seus mandamentos e que foram levantados como políticos ( reis, ministros, governantes, juízes ) você pode ter: rei Davi ( era um civil, caçula de uma família que não era da linhagem real, Saul era de Benjamim, Davi era da tribo de Judá ); Daniel ( era judeu levado cativo para a Babilônia, e foi levantado como governador da Babilônia – Dn 2 ); Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ( os amigos de Daniel que foram com ele para o cativeiro, eram judeus cativos na Babilônia- também foram levantados como governadores com todos os poderes políticos ); Débora, Sansão, Gideão e Jefté ( todos estão no livro de Juízes, que está lá no velho testamento, o livro todo é de civis que foram levantados como lideres militares, políticos e religiosos do povo hebreu ); José ( foi vendido por seus irmãos e levado à prisão por não querer desobedecer os mandamentos de Deus, tendo relações ilícitas com a mulher de Potifar. Saiu da cadeia para ser governador do Egito, abaixo apenas do Faraó ).

    Ai tem 10 nomes pensados de maneira rápida, e conhecidos de qualquer pessoa que tenha lido a bíblia de capa a capa pelo menos uma vez!
    Ainda espero o versículo do castigo divino para quem entra na política.

    • bachio

      “O cargo de pastor como você conhece hoje não existia na bíblia”

      Rapaz… tu tá pior que o jeann! sério mesmo. E olha que o jeann tem pérolas memoráveis aqui no g+… cargo de pastor não existia na bíblia? que biblia vc tá lendo? é a bíblia mesmo? não é o alcorão ou algo do tipo?

      E vc listou essa galera toda aí, mas não conseguiu responder a pergunta… aonde vemos na bíblia um ministro do evangelho que foi chamado por Deus para a politica? Vc citou 10 nomes, todos do velho testamento aonde ainda não existia o ministério pastoral, que só se iniciou com a igreja de Cristo Jesus.

      Quem é separado para o ministério pastoral não pode ser politico.

      Agora, quanto aos simples membros não há restrição.

      • Quando Paulo fala em Efésios 4:11 sobre levantar uns para apóstolos, outros para mestres, outros para profetas, pastores e evangelistas não era o cargo que você conhece hoje como pastor, gerente de uma denominação. Era alguém com um conhecimento da Palavra e da vida de Cristo que cuidava de recém convertidos, fazendo com que eles crescessem na fé e eles fossem para o trabalho de pregar o evangelho. Eles ensinavam, confortavam, corrigiam e faziam com que as ovelhas dessem fruto, com novas ovelhas, lã e leite. Hoje o que você chama de pastor é um gerente de uma denominação que prega em uma igreja aquilo que a denominação orienta, essa foi a diferença colocada por mim! Se você quer literalmente um pastor que cuidou de um povo de maneira gloriosa procure o rei Davi, até hoje nenhum judeu fala mal de Davi!
        Quer alguém do Novo testamento? Veja Atos 8
        Filipe encontra um eunuco etíope, alto oficial, administrador de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes, e ele tinha IDO ADORAR EM JERUSALÉM ( ele conhecia o Deus de Israel e esperava na promessa ), e no verso 37 ele diz: EU CREIO QUE JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS! e foi batizado.
        Paulo em Filipense fala que existiam santos no palácio de Cesar, podemos supor que no palácio existiam políticos, não apenas faxineiros e zeladores… mas ainda te devolvo a pergunta que você se recusa a responder: onde está escrito que Deus castiga um pastor ou um cristão se esse entrar na política???????? Me dê a referência !!!! Isso é teoria de algumas denominações que têm medo da política suja, e para isso posso te citar um texto do velho testamento que você tanto odeia:
        Oseias 4:6- “eis que meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra…”

        • Bachio

          Como Deus vai chamar alguém para uma vocação (ministério pastoral) e depois mudar de idéia e chamar para outra vocação (politica)? Então Deus é de confusão ao contrário do que diz a Sua palavra em 1 corintios 14:33?

          Medite nisso:

          “Cada um permaneça na vocação em que foi chamado.” (I Coríntios 7:20)

          portanto, se foi chamado para ser pastor, seja pastor!!!

          “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, CUMPRE CABALMENTE O TEU MINISTÉRIO” (II Timóteo 4:5)

          Se vc ainda acredita que pastor pode ser politico, não deveria ter problemas em nos mostrar na bíblia ao menos uma pessoa com ministério pastoral que Deus colocou na politica… estamos esperando ainda… eu e a bíblia.

          • KKKKKK quanta bobagem, vcs dois vão ser convidados para fazer parte da programação da nova comedia evangélica nos estados unidos pela NBC

  9. Quantos servos de Deus foram exemplo de retidão, caráter, fidelidade, honestidade e principalmente de confiança em Deus posso citar alguns exemplos José ( Governador), Daniel (Governador), Salomao ( Rei ), Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ( Superintendentes de um reino)

      • Stardust, você disse que já leu a bíblia de capa a capa 1X, mas parece não ter entendido tudo. O evangelho como você conhece hoje com Jesus e Sua obra redentora não era totalmente revelado naquela época, mas conhecendo a cultura judaica você pode falar que TODOS os citados foram ministros do evangelho, pois todos eles levaram o nome de Deus a outros povos, mostraram a povos que não conheciam Deus que existia um Deus soberano, e este Deus já falava da promessa de Jesus, o Redentor de toda a humanidade. O povo judeu era como um único, TODOS obedeciam a mesma lei e faziam as mesmas coisas, mas os sacerdotes e o Sumo sacerdote tinham algumas especificações que só eles podiam fazer, coisas estipuladas por Deus, como carregar a arca da aliança ou oferecer sacrifícios a Deus, mas todos tinham de obedecer e viver as leis de Deus.
        Assim como hoje, os pastores têm algumas responsabilidades só deles, como realizar casamentos, batismos e ordenações, mas todos os cristãos podem e devem pregar o evangelho, eu não preciso ter um diploma de teologia e ser ordenado pastor, fazer 3 anos de probatório para falar da Palavra de Deus e viver a Palavra de Deus, eu posso ser membro de uma igreja sem cargo nenhum e falar de Jesus para você ( isso é pregar o evangelho, é só falar de Jesus, é só apresentar Jesus às pessoas, coisa muito simples de se fazer! ). Ou você agora vai dizer que nenhum cristão pode ser político??? Só quem pode ser político são os ateístas e não-teístas ?

        • bachio

          “Stardust, você disse que já leu a bíblia de capa a capa 1X, mas parece não ter entendido tudo.”

          Até que enfim vc acertou uma! Quem lê a bíblia toda e é capaz de entender tudo? Feliciano mesmo diz ter lido a bíblia toda 30 vezes, mas é nitido que ele ainda não a entendeu, pois jamais seria “pastor”- politico.

          bachio, o velho testamento não contém o evangelho… vc está forçando a barra… a lei de moisés que doutrinava o velho testamento jamais contemplava a grandeza do evangelho… vc poderia até dizer que eles eram sacerdotes, ou coisa do tipo, mas ministros do evangelho jamais! O evangelho veio com Cristo e nele estava inserida a Igreja de Cristo e seus pastores.

          Sobre vc dizer que somente pastor pode realizar casamento, eu desconheço isso na bíblia. Vc pode ir ao cartório e um juiz vai te casar, sem esse documento do cartório nenhuma denominação séria vai te casar em ambito religioso. E biblicamente nunca vi nas escrituras que pastor é quem faz casamento… (apesar de eu não pensar que pastor não possa fazer casamento).

          Repito o que eu já disse: os simples membros podem sim ser politicos, mas os ministros do evangelho tem uma chamada superior.

          • Agora você foi mais sincero, a sua opinião pessoal, que não encontra respaldo bíblico, já que você se recusa a responder a minha primeira pergunta ( onde está escrito isso na bíblia ), é que os ministros não devem ser políticos…mas essa é SUA opinião PESSOAL!!! Se você conhece tanto a bíblia, me responda: existem cristãos simples? Cristãos de 1o ou 2o escalão? Ou Deus chamou uns para mestres, outros para profetas, outros para pastores, outros para apóstolos, outros para evangelistas? Existe na lista algum “esquentador de banco”? Todos são chamados para algum trabalho na obra, mas nem todos se dispõe para o trabalho, se todos são chamados para algum trabalho na obra, e só os simples podem ser políticos, logo nenhum cristão pode ser político. Deus não tem uma classe de filhos, filhos mais filhos, e filhos menos filhos, santo e santíssimo! Essa é a mentalidade de divisão de tribos do velho testamento, hoje todos os cristãos são chamados para o sacerdócio ( I Pedro 2:5 ), TODOS são igualmente santos, o pastor não é mais santo que o membro que limpa a igreja, isso é um conceito errado!
            Pode ser sarcástico, rir das respostas que você não entendeu, ridicularizar porque não tem argumentos bíblicos em contexto certo, mas ainda espero a resposta da primeira pergunta: onde está escrito isso na bíblia? Se você não sabe dizer, porque não está, me dê o nome de um teólogo de renome que respalde a sua opinião pessoal.

          • bachio

            Vc querer um versículo que fale textualmente que um pastor/bispo não pode ser politico é a mesma coisa que querermos encontrar na bíblia um texto que fale de forma explicita que não se pode fumar… não há. Mas nós entendemos que o cristão deve evitar o fumo pelo contexto de todo o novo testamento, da mesma forma que uma pessoa separada para o ministério pastoral não pode ser politico. É só estudar alguns textos e perceber que não há pessoa separada para o ministério pastoral que foi depois um politico.

            Vc não respondeu a minha pergunta sobre onde vemos na bíblia algum ministro do evangelho que depois foi chamado para a politica e quer fazer perguntas a mim? responde primeiro,pois eu fiz a pergunta primeiro, não enrola, já chega o jeann, coitado dele…isso é jogo bachio.

            bachio, quando eu menciono simples membros, é a menção de que há pessoas que não possuem cargos eclesiasticos, isso é bíblico, são apenas discipulos… claro que todos tem uma função na obra de Deus, que é ampla, (ex: um simples membro que evangeliza um amigo no trabalho está fazendo a obra de Deus) mas existem aqueles separados especialmente para o ministério da palavra na congregação.

            Coloquei a resposta para o jeann e a resposta serviria para vc também, a referencia de que pastores são separados para o ministério da palavra, e não podem se envolver em assuntos deste mundo de forma atuante (ex: um pastor pode reclamar de mau uso do dinheiro publico, mas ser politico para querer resolver esse problema não), mas infelizmente meu comentário caiu em moderação e mesmo tentando encurta-lo ele caiu de novo e de novo, então posso considera-lo perdido, pois mesmo solicitando a liberação o site demora a faze-lo.

            Mas convido vcs a lerem atos 6:1-3, que foi o texto que eu citei mas tenho receio de posta-lo aqui e cair de novo na moderação… se naquele texto, os apóstolos foram enfáticos de dizer que não poderiam servir as mesas na congregação em detrimento de pregar a palavra de Deus, porque poderiam deixar a congregação e serem politicos?

            E a pergunta que não quer calar… aonde vemos na bíblia alguém que era pastor/bispo/apóstolo e que depois Deus chamou para a politica?

            Ainda estamos esperando… eu e a bíblia…

  10. Precisamos de mais homens como o dep. Carlos Bezerra. Não se intimide com os críticos que apenas querem deturpar, agredir e caluniar ao invés de orar pelos políticos evangélicos que estão em todas as esferas de poder. Que os demais evangélicos ou incrédulos que tanto gostam de criticar, que pagam propina para o guarda para não ser multado, que paga gorjeta para o funcionário do Detran, querem levar vantagem em tudo “Lei de Gérson” que se inspirem em homens que vieram para fazer a diferença em todas as esferas da nossa sociedade.

  11. Sandro so defina suas conviccoes ou cristianismo ou espiritismo ,hinduismo e outros ismos.Espero que vc so nao deixe de se interessar pelo cristianismo e de faze-lo sua bandeira quando ele opinar contra seus interesses pessoais.abraco

DEIXE UMA RESPOSTA