Para controlar crescimento de evangélicos, China estuda criar sua própria versão da teologia cristã

8

Em meio a uma onda de perseguição contra os cristãos protestantes, incluindo a demolição de templos, a China anunciou que pretende criar sua própria teologia cristã.

A pedido do governo, a doutrina chinesa deveria atender a princípios básicos da ideologia política que é imposta pelas autoridades: “A construção da teologia cristã chinesa tem que se adaptar às condições nacionais e integrar a cultura chinesa”, disse o líder da Administração de Estado para os Assuntos Religiosos, Wang Zuo’an.

Atualmente, há entre 23 e 40 milhões de cristãos protestantes no país. O número é impreciso por conta da dimensão da China e da dificuldade que os fiéis enfrentam para driblar as restrições impostas pelo governo.

O número de novos cristãos cresce a uma taxa de 500 mil todos os anos, de acordo com o jornal China Daily. Esse é o número de batismos realizados pelas igrejas protestantes no país.


“Nas últimas décadas, as igrejas protestantes chinesas se desenvolveram muito rapidamente, com a adoção de políticas religiosas nacionais”, afirmou Wang, lembrando que todas as práticas religiosas no país são controladas de forma muito intensa pelo Partido Comunista, que declara o Estado chinês como ateu.

A estratégia do governo de criar uma teologia chinesa seria uma demonstração de receio por parte das autoridades que o cristianismo ganhe força no país e se torne um movimento de subversão política.

É comum a imprensa internacional noticiar que as forças de segurança reprimiram e dissolveram igrejas não autorizadas, que prosperaram fora das organizações oficiais.

Este ano, o caso da igreja protestante em Wenzhou que foi demolida a mando da prefeitura local, que considerou a edificação ilegal e de dimensões excessivas, causou grande comoção no meio cristão internacional.

Católicos

Segundo a agência France Presse, os católicos chineses não são inclusos no número mencionado acima. Na China, a Igreja Católica oficial rejeita a autoridade do papa.

Os fiéis da denominação católica controlada pelo governo só possuem permissão para se reunir em templos certificados e vigiados. Assim como os protestantes, muitos fiéis católicos se juntaram em uma denominação clandestina, que se mantém leal ao Vaticano. Juntos, os dois grupos católicos somariam 12 milhões de chineses.


8 COMENTÁRIOS

  1. Assim sempre foi e será, com interesses e enganações. O homem não vale nada, é o mais sujo dos animais. “Maldito do homem que crê no homem.” Assim foi Constantino.

  2. MUITAS LÍDERES DE IGREJAS EVANGÉLICAS, QUE SE DIZEM CRISTÃS, NÃO INCENTIVAM O ESTUDO DAS SANTAS ESCRITURAS, O QUE CONTRIBUI SOBREMODO COM O CRESCIMENTO DAS MENTIRAS E HERESIAS DA PARTE DE MUITOS, QUE SÃO INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO. ALIÁS, EXISTEM LÍDERES DE SEITAS QUE, APOIADOS EM MATEUS 10:19-20, PROIBEM SEUS MEMBROS DE ESTUDAREM AS SANTAS ESCRITURAS, COMO É O CASO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL; OU II COR. 3:6 ( A LETRA MATA ). O QUE MATA NÃO É A PALAVRA DE DEUS EM SI NEM A ANTIGA ALIANÇA, MAS AS EXIGÊNCIAS DA ANTIGA LEI, QUE SEM A VIDA E O PODER DO ESPÍRITO SANTO, TRAZEM CONDENAÇÃO ( RM. 7:9-11 ). O IMPORTANTE PARA ESSES PREGADORES É O REALIZAR MILAGRES, QUE ESTÃO ASSOCIADOS AOS DONS. A VERDADE É QUE CRISTO NOS ENSINOU A AVALIAR A VIDA DOS PREGADORES PELOS FRUTOS (MT.7:15-20), QUE DIZEM RESPEITO AO CARÁTER. DE QUE ADIANTA UM PREGADOR REALIZAR GRNDES MILAGRES E MARAVILHAS NA VIDA SOCIAL E FISICA DAS PESSOAS SE O ESPIRITUAL ESTÁ DERROTA ?

  3. A TODOS OS PAIS QUE FREQUENTAM O G+.
    Ser pai

    Ser pai é ter compromisso.
    E usar como artifício.
    O seu jeito de amar.
    É sentir muita alegria.
    De estar em sintonia.
    Como a areia e o mar.

    Ser pai é um presente.
    Que alegra e deixa contente.
    A nação do mundo inteiro.
    É como uma árvore atrativa.
    Que dá fruto e cativa.
    Lá no centro do canteiro.

    Ser pai é a convicção.
    De ter a preocupação.
    De o filho ser vencedor.
    No caráter e na verdade.
    Manter sempre a humildade.
    Cultivando sempre o amor.

    Ser pai é perder o sono.
    É sentir um cão sem dono.
    Quando o filho está distante.
    Mas que sempre trabalha duro.
    Para garantir o futuro.
    E o filho ser importante.

    Ser pai é o extremo.
    No mundo em que vivemos.
    Nesse planeta sem brilho.
    Com trabalho estressante.
    Mas tem momentos marcantes.
    Que são os abraços do filho.

    Ser pai é um enredo.
    Mas que não retrata o medo.
    E tem alegria de monte.
    É como um final de novela.
    Seguindo num barco a vela.
    A procura do horizonte.

    Ser pai é acordar cedo.
    E construir um brinquedo.
    Com madeira e verniz.
    Uma boneca ou um pião.
    Uma pipa ou caminhão.
    Só pra ver o filho feliz.

    Pai tem que ser amado.
    Além de tudo respeitado.
    Do fundo do coração.
    Pai é uma sensação gostosa.
    Uma coisa maravilhosa.
    Que não tem explicação.

  4. Não me surpreende vindo de um país comunista. O que me surpreende é ver pessoas que se dizem cristãs levantando bandeiras comunistas como Johnny Bernardo colunista deste site.

DEIXE UMA RESPOSTA