Programa de TV afirma que a igreja Hillsong é uma “máquina de fazer dinheiro”

8

Conhecida no mundo inteiro, principalmente por seus famosos ministérios de louvor, a igreja Hillsong, sediada em Sydney, Austrália, foi tema de uma reportagem transmitida no último domingo na TV australiana que a classificou como uma “máquina de fazer dinheiro”.

A reportagem do programa A Current Affair, exibido no canal de TV australiano Nine, faz parte de uma intensa discussão que vem acontecendo no país sobre as intenções do governo do país em rever a legislação que faz com que organizações religiosas sejam isentas de impostos e equiparadas a instituições de caridade. Sobretudo porque tais instituições não precisam comprovar para o governo onde investem o dinheiro que recebem.

Em sua reportagem investigativa, o canal Nine fez um especial de gravações de cultos, entrevistou pessoas que pertencem à igreja e mostrou as finanças da organização religiosa, mostrando principalmente a mensagem característica da teologia da prosperidade que é pregada pelos pastores-fundadores Brian e Bobbie Houston.

A reportagem fez questão de ressaltar também que o livro mais famoso de Brian é “You need more Money” [Você precisa de mais dinheiro], segundo o Mumbrella, e questionou também o fato de a liderança da igreja ser formada pelos filhos do casal, Benjamin, Laura, Joel e Sabrina Houston.


Uma das entrevistadas pelo programa foi Tanya Levin, ex-membro da igreja, que escreveu um livro denúncia em 2007 chamado “People in Glass House” (Pessoas com o telhado de vidro, em tradução livre), no qual aborda aquilo que ela considera ser atos de abusos dos líderes da Hillsong.

Os números mostrados pela reportagem, que classificou a igreja como uma máquina de fazer dinheiro, revelaram uma arrecadação anual declarada de 55 milhões de dólares, sendo que desses 28 milhões são provenientes de dízimos e ofertas. Além de 7 milhões referentes à venda de CDs, DVDs e música digital, 4 milhões do departamento de “Conferências e eventos” e 10 milhões referentes a “Seminários e cursos teológicos”.

O canal Nine afirmou ainda que, apesar da grande arrecadação, apenas 144 mil dólares foram investidos pela igreja em obras de caridade em solo australiano, especificamente na distribuição de alimentos. A reportagem afirmou ainda que os pastores da igreja se livram de muitos dos impostos através da Leadership Ministries Incorporated (LMI), empresa “sem fins lucrativos” fundada por eles que serviria, segundo o “A Currente Affair”, para fazer com que grande parte da renda da família Houston, incluindo os salários dos líderes, fossem declarados como doações, o que faz com que eles não paguem as taxas de Imposto de Renda determinados pelo governo.

Além disso, os principais momentos do culto exibidos pela reportagem são os de entrega de dízimos e ofertas, nos quais os pastores desafiam os fieis a “usar a fé” e “dar como nunca deram antes”.

Por Dan Martins, para o Gospel+

8 COMENTÁRIOS

  1. AVISO!!!!!!!!!!!
    Jairo tomazzelli é um típico 171(estelionatário).
    Cuidado entrou aqui como um magoado pela IURD mais na verdade é um falsificador perigosíssimo 171,não troque emails com ele o dono de uma loja de som para carros uma empresa idônea este senhor pegou o nome da empresa(jgmix),agora vai saber porque.

  2. Falando nisso, já viram onde foi parar o Roberto Damásio?
    Aquele que saiu da IURD< IMPD<IFR e agora montou um negócio chamado OBC (ou Igreja da Promessa?)
    É hilário…

  3. Achei que só existiam evanjegues no Brasil, mas pelo jeito eles estão no mundo inteiro.

    É uma pena que muitas igrejas evangélicas também estejam se transformando em igrejas evanjegues.

  4. NAO POSSO FALAR NADA, NAO MORO LA, NAO SOU DA IGREJA,O QUE SI VER E QUE CADA VEIS MAIS PESSOAS TENTA ATINJIR O REINO DE DEUS COLOCANDO O POVO CONTRA A IGREJA,NEM TUDO QUE SAI NA IMPRENÇA E VERDADE AINDA SI TRATANDO DAS COISAS DO REINO DE DEUS, A MAIORIA E ARMAÇAO E POR ISSO QUE O POVO TEM QUE FICAR ATENTO E NAO SAIR POR AI CRITICANDO SEM CONHECIMENTO DO CASO.

  5. Boas,
    Sou cristão desde pequeno, por acaso cresci numa igreja que foi cá em Portugal uma das maiores difusoras da teologia da prosperidade.
    Concordo plenamente com dar ofertas e os dízimos mas não concordo com a teologia da prosperida, principalmente da forma como certas igrejas “vendem” essa teologia.
    Por acaso estou numa igreja cá em Portugal que é considerada a hillsong portuguêsa e tem uma grande parceria com a hillsong (principalmente a de Londres, por ser mais perto). Daí eu saber muito bem que a hillsong não é dessas igrejas que “vendem” a prosperidade através da dita teologia de prosperidade.
    Como é lógico, a imprensa (e digo isto pois estudei jornalismo) quer é vender e pega por onde pode para criticar e assim vender mais.

  6. Infelizmente existem ainda muitos Judas Iscariotes. Eu acredito que o ministério da Hillsong é uma igreja seria. Se alguém está desviando algum dinheiro, essa pessoa um dia vai prestar conta a Deus. Todos que aceitarem a JESUS CRISTO serão perseguidos por causa do seu nome, isso e fato é real. A Hillsong é um grande ministério que tem levado muitos jovens a se renderem entregando as suas vidas para JESUS CRISTO COMO SEU SENHOR. E a igreja católica, ninguem comenta. se vendessem todos os bens que ela possuí, daria para sustentar por dois anos as nações mais pobres…

  7. Não encontrei essa reportagem no site, é veridico mesmo o que está descrito nessa reportagem?

    porque os vÍdeos desse canal 9, só falam Bem da “suposta Máquina de fazer dinheiro”

DEIXE UMA RESPOSTA