Conselho de Medicina regulamenta uso medicinal de derivado da maconha contra epilepsia

16

O debate em torno da descriminalização da maconha para uso “recreativo” – termo usado pelos defensores da legalização da droga – tem se estendido ao longo dos anos e por enquanto, não há consenso. Porém, o uso medicinal de derivados da erva para tratamento de pacientes com epilepsia foi liberado em São Paulo.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) regulamentou o uso do canabidiol para o tratamento de um tipo específico de epilepsia. O canabidiol poderá ser usado em casos de pacientes menores de idade que, por algum motivo biológico, tenham resistência aos tratamentos convencionais.

O CREMESP informou que a decisão está baseada em “estudos consistentes que têm demonstrado o potencial do canabidiol em diminuir a frequência de crises convulsivas entre esses pacientes”.

Segundo informações do portal Terra, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não regulamentou a fabricação de um medicamento à base de canabidiol para tratamento de epilepsia, porém já havia autorizado a importação de medicamentos desse tipo fabricados no exterior.


A partir disso, o CREMESP resolveu liberar os médicos paulistas para prescrever a medicação, embora os pacientes sejam obrigados a importar o remédio e assinar um termo de responsabilidade.

“O CREMESP entende que a principal justificativa para seu uso é a não efetividade dos medicamentos convencionais à essa forma grave de epilepsia, o que acaba por levar os lactentes e as crianças acometidas, pela sequência inexorável de múltiplas crises convulsivas, a retardo mental profundo e até mesmo à morte”, disse o vice-presidente do conselho, Mauro Aranha de Lima. Os remédios à base de canabidiol não possuem efeito alucinógeno.

A psicóloga Marisa Lobo, evangélica ativista contra a legalização da maconha, participou na última segunda-feira, 13 de outubro, de uma audiência pública no Senado sobre a descriminalização da droga, e afirmou que os defensores da ideia querem se valer do uso medicinal do canabidiol para confundir o debate.

“Ontem falei na audiência pública do Senado. Foi tenso demais, querem legalizar a maconha a todo custo usando a bandeira do ‘Canabidiol-CBD’. Estamos ao lado doS doentes que precisam do CBD derivado da maconha, mas conforme portaria da Anvisa, via importação do remédio, regulamentar a importação. Dessa forma os doentes teriam o benefício , sem correr o risco de liberar a maconha para uso. Me xingaram muito quando falei, mas foram obrigados a me ouvir”, escreveu Marisa Lobo em seu perfil no Instagram.


16 COMENTÁRIOS

  1. Que tal se os pastores entrarem em jejum por 30 dias e oração intensa pra se consagrarem e os milagres acontecerem? MAS O QUE EU VEJO NÃO É ISSO, É TOTALMENTE AO CONTRÁRIO, CARA VIRA PASTOR E FICA NO AR CONDICIONADO 24 POR DIA E SÓ SAI PRO CULTO E NADA DE SE CONSAGRAR, É BEM FEITO QUE MUITAS IGREJAS FECHARAM, PQ NG QUER TER RESPOSABILIDADE COM AS OVELHAS, BEM FEITO MESMO, TO DE SACO CHEIO DE GENTE Q FALA EM MILAGRE QUE FALA EM BENÇÃO MAS QUANDO VAI ORAR A PESSOA SAI PIOR QUE CHEGOU, VIVA A UNIVERSAL E A MUNDIAL DO PODER DE DEUS , LÁ DEUS ESTÁ, TENHO CTZ! MILAGRES ACONTECEM A TODO MOMENTO, SEM CONTAR COM A QUANTIDADE DE MEMBROS E PASTORES , BISPOS E O APOSTOLO GRANDISSIMO HOMEM DE DEUS, Q FALA E ACONTECE! PQ DEUS É COM ELE!!!!!!!!!!!!!!

    • Não se engane, esses que vc citou da IURD e da IMPD, são mercenários da fé, e vc, em sua certeza da presença de Deus nesses locais, esta muito enganado, pois; – O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” – (Atos 17:24).
      E, se vc observar bem essa turma que vc defende, vai constatar que a rotina deles não é a de servir a Deus, mas sim, de explorar a fé do povo, ou seja, são de fato, estelionatários da fé, como bem citou Paulo em (2 Coríntios 11:13-15), veja;
      “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
      E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
      Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”.

    • Só por curiosidade, nessas igrejas que você citou, já viu alguém com o braço amputado sair com um braço novinho? Isso, sim, é um milagre verdadeiro. Duvido que tenha visto um milagre assim.

      .

      • Eu queria ver uma pessoa entrar nessas igrejas com o braço amputado e sair de lá com um braço novinho. Isso, sim, é milagre. Cura de doenças psicossomáticas não vale.

        .

    • Primeiro você cita bem feito de igrejas fecharem e depois você parabeniza a universal e a mundial…
      Olha, o certo é você tentar curar essa epilepsia fazendo uso da maconha com orientação médica e não fumando por conta própria.

  2. a substancia encontrada na maconha, já foi deixada por Deus , pra tratamento e remédio, assim também como o tabaco, aliado a outros componentes se transforma em um potente veneno para a lavoura, bem como fixador dos aromas encontrados em sabonetes e produtos similares, deus criou todas as coisas, mas o diabo sabendo que nosso corpo e santuario e templo do

    • CONTINUAÇÃO
      ESPIRITO SANTO, induziu a homens malignos , stardust ( aqueles que pervertem ou adulteram a verdade ) e os ensinou a fumar, dois potentes destruidores, dois potentes agentes que sujam o templo de Deus.

  3. Sabendo usar que mal tem. se até vinho, que com um copo já faz alteração na consciência. É o sangue de deus né e tem seus benefícios medicinais…. porque criminalizar uma planta que nem em excesso pode matar. Acredito que Deus não a criou à toa, assim como cada vida deste planeta. Tudo tem um propósito para Deus até suas plantas e animais. O Senhor sabe tudo agente q não sabe nada. Seu potencial medicinal é incrível….. assim como a da papoula……

DEIXE UMA RESPOSTA