Quando se está em Cristo, às coisas velhas se passam e tudo se faz novo. É o que diz a Bíblia Sagrada. O ex-detento Mark – cujo nome verdadeiro foi omitido por razões pessoais – hoje sabe muito bem disso, porque sua vida se tornou uma prova ambulante do amor e da graça de Deus quando ele ainda estava na prisão.
Ao longo do tempo em que trabalhou em uma loja de ferramentas, Mark furtava os equipamentos da loja. Ele foi acumulando os objetos ao ponto de juntar o equivalente a US$ 200 mil em itens roubados.
Descoberto pelos crimes, Mark foi preso e foi parar na Cadeia do Condado, em Los Angeles, Estados Unidos. Até então, ninguém sabia do montante acumulado por ele ao longo do tempo e com isso ele foi sentenciado a 45 dias de cárcere privado.
Já na prisão, Mark teve a oportunidade de participar de estudos bíblicos junto com outros detentos. Isso mudou radicalmente sua vida. Ele aceitou a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador e assumiu um compromisso de mudança.
Ao sair da prisão, porém, Mark se deparou com um dilema: o que fazer com os objetos roubados? Ele sabia que se devolvesse, poderia voltar para a prisão, pois os proprietários da loja teriam como provar o total dos danos causados por ele. Uma nova sentença dessa vez seria muito maior do que a primeira.
“Mark sabia que tinha que entregar os bens roubados como parte de seu arrependimento. Ele tentou oferecê-los à igreja local, que os recusou e instruiu-o a devolvê-los à loja de ferramentas onde trabalhava”, explicou Dan, um capelão que trabalhou com Mark.
Mesmo ciente dos riscos, o agora ex-ladrão Mark decidiu devolver os itens roubados na loja onde trabalhava. Para sua surpresa, os donos ficaram gratos pelo gesto. “Felizmente, eles não o acusaram e Mark pode continuar livre”, disse Dan, segundo o God Reports.
Bem diferente do que Mark temia, ao invés de denunciá-lo novamente, os proprietários da loja resolveram contratar novamente o antigo funcionário e agora ex-detento. Ele pode ver que uma vez em Cristo, tudo se faz novo, realmente.
Atualmente Mark conta seu testemunho por onde passa, incluindo a cadeia onde ficou preso, e outras pessoas se convertem. “É incrível os tipos de coisas que estão acontecendo neste ministério”, disse Dan sobre o colega. “Ele não voltou para a vida de crime, mas mantem-se no caminho de reincidência em Cristo”.