Enquanto o Brasil discute polêmicas recentes envolvendo supostas declarações de apologia ao nazismo, o número de crimes contra judeus vem disparando em uma das cidades mais famosas do mundo, que é Nova York, nos Estados Unidos. Apenas em janeiro desse ano, esses delitos aumentaram 275%.
Os dados foram revelados pelo Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), indicando que esse ano houve quase o triplo do número de ataques antissemitas cometidos na cidade no mesmo período de 2021.
A Liga Anti-Difamação (ADL) de Nova York e Nova Jersey lamentou o fato, fazendo um apelo para que o antissemitismo acabe de uma vez por todas na cidade. Em uma publicação feita nas redes sociais, a entidade lamenta um episódio onde ônibus com símbolos judaicos foram vandalizados com simbologia nazista.
“Estamos horrorizados com o fato dos ônibus escolares de yeshiva terem sido claramente marcados e vandalizados de tal forma com símbolos odiosos, especialmente no mesmo dia em que encontramos dois homens judeus agredidos na área. NY deve ser um paraíso seguro para todos e esse ódio deve parar!”, postou a ADL.
Scott Richman, diretor regional da ADL, ressaltou que os crimes contra judeus na cidade têm se tornado recorrentes. Ele também fez um apelo para que a sociedade combata o antissemitismo que, na prática, ainda é propagado através da ideologia nazista defendida por alguns criminosos.
“Ataques contra judeus visivelmente identificáveis aqui em Nova York e Nova Jersey tornaram-se praticamente uma ocorrência semanal”, disse Richman, que também apontou o esgotamento emocional por parte dos judeus que vivem na região.
“A comunidade judaica está no limite e essa violência tem que parar”, declarou. “Está se normalizando, e nós simplesmente não podemos aceitar isso como o estado das coisas. Esperamos reunir informações sobre esses incidentes e obter amplo apoio da comunidade para acabar com essa violência”. Veja:
We are horrified that yeshiva school buses clearly marked in Yiddish could be vandalized in such a way with #hateful symbols, especially on the same day that we found two Jewish men to have been assaulted in the area. #NY must be a safe heaven for all and this hate must stop! https://t.co/dj4WEL5Rpz
— ADL New York / New Jersey (@ADL_NYNJ) February 6, 2022