Danilo Gentili entrevista padres e pastor em programa especial de Natal

1

Na edição do seu programa “The Noite”, que foi ao ar no último dia 24 no SBT, o apresentador Danilo Gentili recebeu o padre Antônio Maria, da Igreja Católica, o padre Basílio, da Igreja Ortodoxa, e pastor Ed René Kivitz da Igreja Batista de Água Branca (SP). Os líderes cristãos foram entrevistados na edição de Natal do programa, que teve o feriado religioso como tema principal.

A primeira pergunta feita por Gentili foi se realmente Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, lembrando que existe muita polêmica, inclusive entre ateus, sobre a veracidade dessa data como a época exata do nascimento de Jesus.

O padre Antônio Maria respondeu a este questionamento afirmando acreditar que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, ressaltando que o clima da época não condiz com o relato bíblico. Ele afirmou, porém, que a data foi escolhida pela Igreja para celebrar o nascimento de Cristo porque era a data usada pelos romanos para celebrar o deus sol.

– Nós acreditamos, a história nos diz, que a Igreja escolheu esta data porque os romanos celebravam o deus sol. Então, achou-se que seria muito bom celebrar o sol que é Jesus, a luz que veio nos iluminar a todos – afirmou o religioso, expressando a opinião que foi apoiada pelos outros líderes cristãos.


Outro questionamento feito pelo apresentador foi se o Natal seria a festa mais importante para os protestantes. O pastor Ed René respondeu que, na verdade, a Páscoa é a festa mais importante para os cristãos, por simbolizar a ressureição de Cristo. Assim como a resposta sobre a escola da data para celebrar o Natal, a afirmação do pastor sobre a importância da Páscoa também foi um consenso entre todos os religiosos.

Questionado sobre os costumes da Igreja Ortodoxa na celebração do Natal, o padre Basílio afirmou que sua tradição religiosa se aproxima bastante da Igreja Católica neste quesito, incluindo o período do Advento. Ele afirmou ainda que existem pequenas diferenças entre as tradições, por se tratar de uma igreja de origem grega, como alguns pratos típicos da ceia natalina e o fato de o presépio não possuir estátuas.

O pastor Ed René respondeu também sobre o porquê de as datas festivas do cristianismo estarem rodeadas de outros símbolos não religiosos “competindo” com a mensagem central da celebração. Ele afirmou que isso se dá pelo fato de o cristianismo ser a mais ocidentalizada de todas as religiões, o que a fez ser mais “contaminada” com tudo que o ocidente trouxe.

Em uma conversa permeada de bom humor e tolerância mútua, os três representantes cristãos conversaram sobre diversos aspectos de sua fé, e explicaram para o apresentador como entendem, dentro de cada tradição, as ordenanças e símbolos do cristianismo.

Assista na íntegra:

Assine o Canal

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA