O progressista Ed René Kivitz, pastor da Igreja Batista de Água Branca (IBAB), reiterou seu posicionamento a favor da homossexualidade ao admitir que sua pretensão de “atualizar a Bíblia” envolve a aceitação da prática reprovada pela Bíblia Sagrada.
Em entrevista ao podcast RivoTalks, Kivitz admite que finalmente se desfez dos eufemismos que usava para tentar ocultar suas motivações: “As pessoas dizem ‘ah, você quer atualizar a Bíblia para aceitar gay’. Antigamente, eu diria assim ‘não, não é…’. É, sim! É”.
Em seguida, Kivitz se vale de argumentos que são comumente usados pelos críticos do cristianismo, baseado em erros cometidos no passado por setores da Igreja, como no caso da escravidão, ou de práticas que não são endossadas por nenhuma igreja evangélica, em relação à violência doméstica:
“Eu quero atualizar a Bíblia para não ter mais escravidão, para não ter mais marido batendo em mulher, para não ter mais homofobia, gente sendo assassinada por sua orientação sexual. É para isso que eu quero atualizar a Bíblia, porque vocês estão usando a Bíblia para cometer todas essas violências”, disse Kivitz, acusando os conservadores teológicos de promoverem tais práticas.
“E se a gente não estudar… e esse é o problema do fundamentalismo: interpreta os textos sagrados literalmente. ‘Está aqui no versículo’; Está, mas vamos interpretar. Isso aqui é um texto que tem quatro mil anos, tem três mil anos, tem 2 mil anos. Vamos ver o que significava lá”, acrescentou Ed René Kivitz.
Segundo o pastor da IBAB, não é possível interpretar que a premissa da doutrina bíblica sobre sexualidade seja a mesma por conta da mudança de contexto social, embora o pecado em si seja o mesmo: “Por exemplo, imaginar que o fenômeno da homoafetividade hoje é a mesma coisa que o Paulo condena de homossexualidade no Império Romano, sabe? É o mesmo fenômeno que nós estamos falando? Nós estamos falando de um abuso sexual de uma pessoa escravizada, comparando com Paulo Gustavo?”, questionou.
Assista:
Para quem tinha qualquer dúvida acerca de que Ed René kivitz era um herege da pior classe, que engana os indoutos com sua fala massa. Agora não resta dúvida nenhuma, quem quiser ainda defendê-lo não é ignorante somente, mas cúmplice de suas más obras. Seja anátema! pic.twitter.com/vLqGc2GYVy
— Gabriel Fernando (@GabrielF1123) August 6, 2024