Filho caçula do pastor Rick Warren se suicidou; Em nota, família comenta luta contra a depressão por 27 anos

90

No último sábado, 06 de abril, foi divulgada a notícia de que o filho caçula do pastor e escritor Rick Warren cometeu suicídio.

Matthew Warren, 27 anos, era membro da Saddleback Church e lutava contra a depressão desde seu nascimento, de acordo com uma nota assinada pelo pastor Rick.

O texto diz que apenas as pessoas mais próximas da família “sabiam que ele lutava desde o nascimento com uma enfermidade mental, poços escuros de depressão, e até pensamentos suicidas”, e complementa informando que “apesar dos melhores médicos, conselheiros e intercessores por cura da América, a tortura da doença mental nunca cedeu”.

Rick Warren afirma que a escolha pelo suicídio aconteceu num momento dramático: “Hoje, após uma noite divertida junto com Kay e eu, num surto de desespero na sua casa, ele tirou a sua vida”, disse o pastor, fazendo menção à sua esposa.


O pastor da igreja Saddleback e autor do best-seller Uma Vida Com Propósitos mencionou em seu comunicado que um episódio específico marcou a memória de seu filho: “Eu jamais me esquecerei como, muitos anos atrás, depois de falhar em mais uma tentativa de conseguir alívio, Matthew me disse: ‘Papai, eu sei que vou para o céu. Por que não posso morrer já e acabar com essa dor?’, mas ele continuou lutando por mais uma década”, afirmou o pastor, de acordo com a tradução feita pelo blog O Contorno da Sombra.

Warren encerra o comunicado agradecendo as manifestações de apoio feitas para sua família: “Agradeço a todos vocês por seu amor e orações. Nós também os amamos”.

A equipe de apoio do pastor Rick Warren emitiu um comunicado pedindo orações por consolo à família: “Juntem-se a nós em oração por toda a família Warren, para que a paz e o conforto de Deus esteja com todos eles ajudando-os a passar por essa situação difícil”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


90 COMENTÁRIOS

  1. Na idade média havia tanto suicídio de cristãos – acreditavam que iriam ao paraíso – que a igreja católica teve que inventar que o suicida não seria salvo. Estava perdendo muitas cabeças da manada do rebanho de cordeiros com suas contribuições e comprometendo o objetivo de um dia, ser o maior conglomerado financeiro/econômico do planeta. Um país, um banco, a maior imobiliária do sistema solar, inúmeras participações em empresas etc e tal. Tudo haver som o profeta.

    • A religião cristã é uma das mais rigorosas com os suicidas. Tanto é que a igreja católica se recusou durante anos a sepultar quem se suicida. Os judeus nem sepultam os suicidas no mesmo cemitérios. A igreja DEVE SERVIR PARA O QUE FAZ DE MELHOR, QUÉ É CONSOLAR AS PESSOAS. Não devemos julgar, esse pobre jovem tem todas as chances de estar melhor que a gente. Para julgar os outros já existem todas as pessoas fora da igreja, se o julgamento existir dentro desta, é porque o cristianismo está falido.

  2. Apesar de todo o suporte médico e espiritual este jovem acabou sucumbindo perante seus graves problemas mentais, o que nos coloca no mesmo patamar, como seres humanos comuns que estamos sujeitos as mesmas desgraças, independente de nossas crenças, valores ou status social.

  3. Que doença mental? Homossexualidade não é doença mental. O pastor Rick quer encobrir o sol com uma peneira. Tá na cara que Matthew era gay oprimido pelo pai e sua maneira de ler a Bíblia. E não adianta ele aparecer com um diagnóstico de maníaco depressivo, porque a causa da mania de depressão é homofobia religiosa. É evidente. Pelo olhar se vê que esse rapaz era gay.

    • "A alma que pecar, essa morrerá" Ezequiel 18.20. Naturalmente o equilibrio térmico é a regra, sendo por isso que todos morrem, pois naturalmente nem tudo está sob total controle dos sistemas. Isso é a afirmação da Palavra de Deus a qual em nossos dias é cientificamente confirmada.

    • Devido os nossos pecados é que a natureza ficou sujeita a inutilidade e por isso é que os sistemas vivos caminham para a morte, não ocorrendo o contrário. Portanto, não é possível naturalmente que sistemas vivos surjam do inanimado. "Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou" Romanos 8.20.

  4. Se ele fosse apenas um jovem que frequentava baladas, bebia e pegava todas, diriam que é porque ele tinha a vida promíscua e o diabou ceifou. Se fosse um ateu, diriam que seria castigo de Deus. E agora? .. O que dirão? Segundo a bíblia, para o céu ele não irá, pois se matou. Ele era filho de pastor e membro de uma Igreja Evangélica. O que será que aconteceu? … ¬¬

    • A alma que pecar, essa morrerá" Ezequiel 18.20. Naturalmente o equilibrio térmico é a regra, sendo por isso que todos morrem, pois naturalmente nem tudo está sob total controle dos sistemas. Isso é a afirmação da Palavra de Deus a qual em nossos dias é cientificamente confirmada.

    • Devido os nossos pecados é que a natureza ficou sujeita a inutilidade e por isso é que os sistemas vivos caminham para a morte, não ocorrendo o contrário. Portanto, não é possível naturalmente que sistemas vivos surjam do inanimado. "Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou" Romanos 8.20.

  5. Em vez de comentários infames contra o Pastor e sua família, porque não orar pela vida deles?! respeitem a dor dos outros, A mistério no reino de Deus que nem um de nos sabemos, que só Deus pode revelar. Muitos ficaram surpreso na quele grande dia onde quem vcs disse que esta nos céu não vai esta e o que vc achou que não iria de jeito nem um vai estar do lado direito de Deus, então vamos parar de julgar as pessoas pelo que achamos que elas são, porque Deus conhece o coração de cada um, isso é o que conta.

    • Lamento a morte, mas é isso mesmo. Se fosse um filho de Richard Dawkins os crentes estariam tripudiando. E se fosse o filho de um seguidor de outra religião, estariam dizendo que é castigo por seguir um deus falso.

    • Pois é Clarita Sousa, existe cristãos que não pensam assim nem age como alguns agem, pois de crente o inferno ta cheio agora imitadores de Jesus são poucos, e tenho visto muito escandalizar o verdadeiro evangelho por falta de sabedoria, e fazendo com que as pessoas se afastem de Deus.

  6. A diferença está em crer ou não em Deus e aceitar o saccrifício de Jesus. Vejam a narração de Jesus sobre a queda da torre de Siloé, quando disse em Lucas 13:4 "Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?" A morte e a enfermidade se instauraram no mundo pela queda de Adão e ponto. Não há um exclusivismo em relação a morte pelo pecador, ou então os evangélicos seriam imortais no corpo que vivem, mas a Bíblia é clara quanto a isso, aqueles que aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador não conhecerão a segunda morte, a morte da alma. Lamentável a notícia do filho do Rick, e também lamentável como há julgamento da parte de muitas pessoas, levando tudo, na primeira oportunidade pro campo de batalha da religião. Quem tem filhos pode imaginar a dor da família. Que Deus os conforte e tenha misericórdia de quem perde a oportunidade de aprender com as perdas repentinas dos outros, no sentido de refletir a própria vida e sua distância de Deus, porque importa mesmo é a SALVAÇÃO.

  7. "A alma que pecar, essa morrerá" Ezequiel 18.20. Naturalmente o equilibrio térmico é a regra, sendo por isso que todos morrem, pois naturalmente nem tudo está sob total controle dos sistemas. Isso é a afirmação da Palavra de Deus a qual em nossos dias é cientificamente confirmada.

    • Devido os nossos pecados é que a natureza ficou sujeita a inutilidade e por isso é que os sistemas vivos caminham para a morte, não ocorrendo o contrário. Portanto, não é possível naturalmente que sistemas vivos surjam do inanimado. "Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou" Romanos 8.20.

  8. Assim como o Feliciano comentou da "merecida morte" de John Lennon e dos Mamonas Assassinas, legitimando como vontade expressa e ato de Deus. Este "suicídio evangélico" tem cara do quê? Quantos homossexuais estão sofrendo em lares evangélicos, com medo do "bondoso" Deus luterofacista? Quantos pais machistas e retrógrados preferem ver seus filhos mortos a se assumirem gays? Quantos suicídios precisam acontecer? Se fosse filho de Richard Dawkins ou filho de pessoa de qualquer outra religião, quais seriam os comentários? Como se as igrejas não tivessem homossexuais (não assumidos) em seu rol de membros!

    • Um comentário estúpido do Feliciano, já deve estar mais do que arrependido, se não está deveria pois engrossou feio. Uma tragédia o suicídio do filho do Pr. Rick, um garoto excelente que não conseguiu lidar com a depressão. Uma pena os suicídios e homossexualidade enrustida no meio evangélico, muito triste mesmo. Não somos perfeitos, aliás somos o que somos pela bondade e graça de Deus. Agora por pior que sejamos, por mais suicídios que aconteçam e homossexualismo enrustido que exista em nossos arraiais, por mais bobagens que líderes despreparados falem, ainda assim é exceção e não regra. Temos mais de 40 milhões de evangélicos, hospitais, orfanatos, casas de recuperação, casas de cuidado com idosos, escolas primeiro e segundo grau, faculdades, capelania atuante no sistema carcerário e hospitais, assistência social, trabalho sério com índios, surdos, prostitutas, casas de recuperação de homossexuais, cursos profissionalizantes gratuitos, cursos de estruturação familiar e financeira.Atuamos fortemente na mídia, teatro, música, crianças e adolescentes. Temos missões humanitárias em praticamente todos os países do mundo e em todas as cidades do Brasil. Tiramos milhões de brasileiros do álcool, tabagismo, vícios, marginalidades, em todas as favelas do Brasil tem uma ou mais comunidades evangélicas, doamos milhares de bolsas de estudos aos nossos jovens. Temos sistematicamente campanha de agasalho, alimentação e doação de sangue. Poderia continuar a enumerar as ações práticas da igreja evangélica em nosso país mas não acho necessário. Entendo a indignação de muitos e sei que elas brotam em função no estereótipo midiático da igreja evangélica. Mas não generalize meu amigo, eu e minha família somos evangélicos e dedicamos nossa vida a uma causa que tem feito a diferença na vida de muitas outras pessoas. Aliás pela acidez de suas críticas você deve estar fazendo algo melhor!

    • "A alma que pecar, essa morrerá" Ezequiel 18.20. Naturalmente o equilibrio térmico é a regra, sendo por isso que todos morrem, pois naturalmente nem tudo está sob total controle dos sistemas. Isso é a afirmação da Palavra de Deus a qual em nossos dias é cientificamente confirmada.

  9. Nunca vi ninguém ser deprimido desdo nascimento, ele não nasceu deprimido ele se tornou deprimido, e a causa dessa depressão deveria ser uma angustia tão grande provocada pelo meio que ele vivia, essa família escondia um segredo muito grande, a hipocrisia que mora nos lares evangélicos, pregam cura, libertação, felicidade mas suas famílias são desestruturadas, pregam uma coisa e vivenciam outra, canso de ver evangélicos reclamando de seus casamentos, briga em família, traição, mas bancam os santos os juízes da vida alheia.vergonha pra cara desse pastor perde um filho dessa forma, aposto que essa depressão mortal era homossexualidade reprimida.

  10. Lamentável o ponto que chegamos, sou evangélica a muitos anos e nunca aprendi na igreja que deveríamos odiar quem quer que seja, pelo contrário, aprendi que devemos amar, respeitar mesmo sendo contrário a opinião do outro, pois somos todos seres humanos, é muito fácil falar do que não se conhece e não se faz questão nenhuma de conhecer, melhor é criticar e pronto, isto também não seria preconceito? Quando Jesus viu um cego as pessoas próximas perguntaram quem havia pecado os pais ou ele ( pois era cego de nascença ) respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele a gloria de Deus ( João 9.1).Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus?( Marcos 12.24 ).Respeito quem não crê na bíblia, só desejo ser respeitada por crê.

  11. Não existe indício nenhum de que o rapaz era gay, a matéria sequer tocou no assunto de sexualidade.
    Um bando de perturbados mentais ficam especulando: "Será que ele não era gay? Se fosse um filho de alguém de outra religião, seria falta de Deus?" Ah vão se catar! A verdade é que existem dois caminhos e ponto, um que leva para o céu (uma vida com JESUS CRISTO) e outro que leva para o inferno (uma vida sem JESUS CRISTO)

  12. Assim como o Feliciano comentou da “merecida morte” de John Lennon e dos Mamonas Assassinas, legitimando como vontade expressa e ato de Deus. Este “suicídio evangélico” tem cara do quê? Quantos homossexuais estão sofrendo em lares evangélicos, com medo do “bondoso” Deus luterofacista? Quantos pais machistas e retrógrados preferem ver seus filhos mortos a se assumirem gays? Quantos suicídios precisam acontecer? Se fosse filho de Richard Dawkins ou filho de pessoa de qualquer outra religião, quais seriam os comentários? Como se as igrejas não tivessem homossexuais (não assumidos) em seu rol de membros!

  13. Duas coisas à lamentar;A pouca fé do Pastor, afinal, se tivesse realmente fé , seu filho teria sido curado, pois, DEUS é o mesmo ontem, hoje e amanhã.
    A outra coisa é os pro homossexualismo, deste site, querer usar essa tragédia a seu favor, ABSURDO isto é falta de caráter, o rapaz sofria de problemas mentais e não de homossexualidade repremida, como vocês estão tentando colocar, a não ser que tenham PROVAS DE QUE O RAPAZ ERA HOMOSSEXUAL, AÍ EU VOU TER QUE PEDIR PERDÃO, mas, se vocês tivessem provas , maldosos como vocês são, já teriam colocado aqui, não é ?
    E só pra constar, não é porque , ele era filho de Pastor que, ele vai pro CÉU, não vai não suicidio é pecado e morreu, como, que ele pediu perdão , deste , pecado se morto não pode pedir nada ?

  14. Tive depressão e síndrome do pânico, passei um momento difícil e busquei muito a Deus,que me libertou. A libertação é um processo, precisamos entender por onde entrou este mal ,aqueles que acreditam em Deus é só clama a ele que ele revela..
    No meu caso entrou por causa das musicas de Rock que eu escutava, antes de aceitar a Jesus.
    As musicas de Rock normalmente são consagrada a satanás, letra de musicas que quando invertida é uma maldição, imagine esta maldição entrando na cabeça de alguém.Era de uma igreja que não acredita em Maldição, mas depois que vivi isto mudei completamente de opinião, a bíblia diz que 1Jo 5.19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno….ou seja quase tudo é consagrado ao diabo.
    Vivemos em uma batalha diária, temos que tomar cuidado com aquilo que escutamos, assistimos, colocamos dentro das nossas casas, tem muitas pessoas dentro da própria sendo escravas do diabo.

    Que o Espírito de Deus esteja confortando a família.

    VIGIAR, ORAR E SANTIFICAR.

  15. Quem não conhece o livro"Uma vida com propósitos" deveria lê-lo. As pessoas tem uma ideia mt errada dos evangélicos. (realmente temos tido péssimos testemunhos) mas , acontece na Católica, na Umbanda e outras. É bom que se diga que, ao contrário do quanto quase todos pensam, A IGREJA não é lugar de pessoas perfeitas, mas, bem ao contrário, ali é lugar DOS QUE NÃO PRESTAM, e anseiam por serem aprimorados pelo Espírito Santo de Jesus (Jesus disse que ele não veio para os sãos, mas sim, para os doentes de alma).

    De mais a mais, tal fato em nada denigre os pais do suicida, os quais, ao que saibamos, deram ao rapaz tudo que era possível. Mas, cada ser, cada pessoa, é uma criação ÚNICA de Deus, qual jamais fez cópias. E, portanto, cada qual, em sua individualidade, é senhor do seu LIVRE-ARBÍTRIO. Já dizia Vinícius de Morais, que "cada um sabe a dor e a alegria de ser o que é"; e concluía ele, na mesma música: "Não me olhe, como se a Polícia estivesse atrás de mim. Não traga na boca notícia ruim!". Esta foi a versão, de Vinícius, ao mandar de Jesus, de que "Não julgueis, para não serem julgados".
    Respeitar a dor da perda de um filho, é respeitar o próximo.
    Eu como mãe e avó, sou solidaria com qualquer pessoa que perde um ente querido.
    Amar ao próximo é o que está faltando em todas as crenças.
    Vamos amar mais;com certeza o mundo será bem melhor!!!

  16. O que essas pessoas precisam é conhecer a palavra, pois, conhecereis a verdade e ela vos libertará. O munda está desse jeito exatamente porque as pessoas estão mais preocupadas em apontar erros e criticas, vamos nos unir e ajudar,vamos nos amar, pois como vc poderá amar o póximo se não consegue amar a se mesmo? Todos temos defeitos e pecados parem de apontar defeitos e sejam solidarios os os outros pois não sabemos o que nos espera o dia de amanhã. Acautelai-vos! Quem conhece a verdade andará sempre na luz.

  17. Não é fácil lutar com esta situação, ser um pastor, pai, esposo e tendo um filho nestas condições. Só Deus pode julgar. Mas tantos lutam contra a dor emocional e psicológica . Sabemos que os cuidados tem que ser frequentes para quem passa por esta situação.
    Sabemos que um pastor tem várias atividades, e coloca tudo nas mãos de Deus, mas num descuido tudo vai desmoronar e ai num momento até de alegria quem sofre prepara tudo e vai do seu modo pela dor e sofrimento que passa. Depressão a doença atual da humanidade, não basta pregar tem que se agir e cuidar bem perto da pessoa que sofre.A insatisfação da alma é algo tremendo. Quando a matéria se deteriora o espírito agoniza.
    O conselho que deixo aqui , aos pastores que deixem de ser ativos e nestas fases invistam mais na família , façam o pastoral da família, parem para receber de Deus a cura dos seus.Assim Deus fará o que os homens não fazem, só confiar em Deus e não por aqui na terra seus instrumentos pessoais em prática o amor e carinho mais próximo de um pai e uma mãe. Jesus disse todo poder foi me dado no céu e na terra. Maior amor e sensibilidade fora do ministério e ver Jesus agir em família. Que deus nos abençoe como pais e mães de agir sempre na hora certa e no momento que se é torturado para ser matar? Ajuda-nos Senhor a cuidar dos nossos.

  18. Meus sentimentos a familia do Pastor, acho que é uma dor que somente quem passa sabe a intensidade que é, mas me faz refletir no sentido que talvez muitos vivam uma vida de mentiras, escondem seus sentimentos por medo de pais opressores que muitas vezes querem que eles sejam o que não são…

  19. Tem muita gente fingindo ser o que não é, tem muito gay oprimido escondido atras da opressão de pais bitolados que querem mostrar aos outros que só eles serão salvos, se preocupou cobrir fora de casa e acabou perdendo o filho…

  20. Li apenas os primeiros comentários, porque sinceramente dá nojo ver uma sociedade sendo manipulada por uma “imprensa suja”! O povo Cristão Evangélico é “estereotipado” pela mídia e por alguns que se encarregam de deturpar a imagem do Verdadeiro Cristão! Pastores são ofendidos descaradamente como se não fossem cidadãos, criaram uma classe a parte da sociedade: os crentes!Estou cansada de presenciar isto! Sou Cristã Evangélica, sou cidadã brasileira, e tenho garantido, por Lei (Constituição Federal) o direito de ser respeitada pela minha fé!

  21. Pastor Rick Warren vivendo um inferno pior do que ele deseja para os gays.

    Sim, lamento pela perda de Matthew Warren. Mas não sou solidário em nada com a dor do maldito do pai dele.

  22. Os homófilos (homosexuais) querem a todo e qualquer custo legitimar uma de várias condutas sexuais que resultam em declínio tanto biológico quanto religioso. Tudo isso devido ao fato da influência da falsa ciência, pois os evolucionistas nada sabem acerca das origens.

  23. “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias virão tempos difíceis;
    pois os homens serão amantes de si mesmos, avarentos, pretenciosos, soberbos, maldizentes, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
    sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
    traidores, insolentes, presunçosos, amando mais os prazeres do que a Deus,
    tendo a aparência de piedade, porém negando o poder dela.
    Assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corrompidos de entendimento e réprobos quanto à fé.
    Não irão, porém, avante, porque a sua insensatez será manifestada a todos, como foi a daqueles homens.

    2 Timóteo 3:1-10

    Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça! Discussões infrutíferas, troca de ignorâncias, fundamentalismo de ambos os lados! ESQUECERAM-SE DE DEUS? DO AMOR? Filho é filho! Dor é dor! Só quem a sente pode dizer dela! Antes de levantar suas bandeiras de ÓDIO, seja quem for, crentes e não crentes, coloque-se no lugar do outro! Lembre-se de que ao atacarem, criticarem, vocês estão usando as armas do “inimigo” a quem criticam! INCOERÊNCIA, NÃO? Porque não lutamos pela restauração de princípios como amor e respeito? Pela família? Por aqueles que perecem de fome e abandono! Pelos que sofrem de uma doença que pode, sim, ser crônica e mata! Seja você crente ou ateu! Já que não deixamos de ser um aglomerado de células que dependem de reações químicas quando nos tornamos isto ou aquilo! O homem é nada diante de Deus! Mas é tudo para Ele! Aproveite o privilégio!

  24. engraçado…a vida para os evangélicos não é fácil mesmo…só pq ele era filho de pastor, há essa repercussão toda…gente, crente é ser humano como qualquer outro, tem doenças, aflições e angústias de alma como qualquer um…é cada comentário desumano!ele tinha um sofrimento mental, ocasionado por problemas mentais, completamente compreensível…mas como um mosquito nas costas de um crente se transforma num elefante, esse juízo todo..é por essas e outras que, querendo ou não, somos o povo mais importante da terra mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA