Deputado evangélico defende que “bandido tem que morrer e policial não” e causa polêmica

28

Um deputado estadual do Pernambuco causou uma enorme polêmica com os colegas parlamentares na Assembleia Legislativa (ALEPE) do estado. Joel da Harpa (PROS), integrante da bancada evangélica e membro da Comissão de Direitos Humanos, afirmou que as mortes de bandidos que faleceram em confronto com a Polícia não deveriam ser contabilizadas como homicídio.

A declaração foi feita durante uma discussão na ALEPE sobre o Pacto pela Vida, um programa de Segurança Pública criado em 2007, no mandato de Eduardo Campos, que estabelece ações para diminuir a violência e também monitorar a quantidade de crimes cometidos em Pernambuco.

“Sinceramente, o Pacto pela Vida deve ser revisto em alguns pontos. E nesse ponto onde se coloca as pessoas que morreram, no estado, de homicídio. Tem marginal que morreu aí trocando tiro com bandido que não devia nem estar nessa relação aí, porque bandido que troca bala com Polícia tem que morrer mesmo, porque o policial não vai morrer por causa de bandido. E o policial tem que se defender com a pistola que ele carrega na cintura e essa pistola que foi concedida pelo Estado, porque ali está um policial que representa o Estado, e ele não vai morrer com a pistola na cintura. Por isso que esses marginais que estão morrendo e estão entrando nos números do Pacto pela Vida como cidadão comum não deveriam entrar”, criticou Joel da Harpa.

A declaração polêmica repercutiu negativamente entre os colegas parlamentares e integrantes de entidades sociais. “Foi uma declaração lamentável, muito infeliz. Em primeiro lugar, ele é um deputado e deve se comportar, desse ponto de vista, cuidando do conjunto da população. É membro da bancada evangélica aqui na casa, é membro da Comissão de Direitos Humanos, então eu acho que foi uma declaração muito infeliz que não deveria partir de um parlamentar da Assembleia Legislativa de Pernambuco”, disse o deputado Edilson Silva (PSOL), presidente da Comissão de Cidadania.


Em entrevista ao telejornal NE TV, da Globo Nordeste, o deputado Waldemar Borges (PSB) ponderou sobre o discurso do colega: “É a opinião de deputado, tem que ser respeitada dentro de uma opinião pessoal. O governo de Pernambuco, através do Pacto pela Vida, tem a obrigação de contar todas as mortes violentas. Se ela se deu dentro de um contexto de legítima defesa, cabe ao Judiciário fazer esse julgamento”, comentou.

Joel da Harpa foi policial militar por 17 anos, e elegeu-se para seu primeiro mandato como deputado estadual em 2014. Desde que tomou posse, tem atuado como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública. “O policial, para se defender, ele tem sim que usar sua arma de fogo e, muitas vezes, ou na maioria, infelizmente esses bandidos têm tombado com a vida. Então, que o policial fique vivo e que o bandido morra e que o policial não tenha nenhum medo em usar a força necessária para proteger a sua vida”, disse, reiterando sua posição.

28 COMENTÁRIOS

  1. O parlamentar se esquece – ou finge esquecer – que a mensagem de Cristo não admite a pena de talião, o olho por olho e dente por dente. Na lei de Cristo, ninguém, seja justo ou não, deve ser morto.

    • Cristo estava se referindo à relação civil entre os homens, não com relação às autoridades. Ninguém deve mais apedrejar adúlteros, por exemplo, mas as autoridades podem imputar suas penas.

      Leia Romanos 13.

  2. Tinha que ser como nos EUA. Se o cara atirar contra policiais, os PMs deviam ter autoridade pra matar.

    Do outro lado

    Se a PM matar alguém que está se entregando, o policial que fez isso deveria ser punido exemplarmente. Expulsão da corporação e prisão com pena máxima.

    Sim, isso já aconteceu aqui no RJ e inclusive foi filmado (de modo que não se pode questionar o ocorrido).

    Uma restruturação da PM, melhoria de condições de trabalho, treinamento e leis, seria ótimo pra minimizar os casos de policiais bandidos que pegam subornos ou/e matam sem mais nem menos.

    • Slash e pessoal,

      Peço que dê uma olhada nesse vídeo….
      Só parei de rir depois da 36ª vez que vi…. pq cansou….

      https :// www youtube com/watch?v=2iz87eSABh4

      os pais não dão educação? a vida dá!!!!

  3. A verdade é quem tem muito parlamentar evangélico eleito com a ajuda dos empresário da bala, e que agora precisam pagar a fatura e ajudar a relaxar a lei sobre o porte e o uso de armas.

  4. COMPLETAMENTE LUCIDA A EXPLANAÇÃO DO DEPUTADO, REALMENTE , HOMICIDIO A SER CONTABILIZADO DEVE SER DOS CIDADÃOS QUE MORREM NAS MÃOS DOS BANDIDOS, AGORA AQUELES QUE MORREM LUTANDO COM A POLÍCIA DEVE SERTRATADO DE OUTRA FORMA, TIPO SUICÍDIO.
    BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO.

    • OLHA AI THIAGO CHAGAS A MESMA MODERAÇÃO QUE NÃO IMPEDEM O SANDRO DE MANDAR QUALQUER PESSOA DAQUI DE TOMAR NAQUELE LUGAR, ME IMPEDE DE CONCORDAR COM O DEPUTADO QUE BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

    • Clamando, esse assunto esta superado, e, se te serve de consolo, eu também tive inúmeros comentários censurados e não questiono isso. Seja um crente, mas um crente elegante, pois você às vezes se comporta como um bronco, e ainda faz birra.

      • OLHA AI THIAGO CHAGAS A MESMA MODERAÇÃO QUE NÃO IMPEDEM O SANDRO DE MANDAR QUALQUER PESSOA DAQUI DE TOMAR NAQUELE LUGAR, ME IMPEDE DE CONCORDAR COM O DEPUTADO QUE BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

      • Desde qdo amar os inimigos é deixá-los impunes?

        Vc é obrigado a amar um estuprador mas a justiça tem a obrigação de puní-lo.

        Deus é amor e JUSTIÇA.

          • Não é o Evangelho que mata, mas as autoridades constituídas. O Evangelho não tem poder estatal pra punir ninguém, mas um cristão pode perfeitamente ser a favor q o Estado puna bandidos com a morte.

            “Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.
            Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
            Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela.
            Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, POIS ELA NÃO CARREGA A ESPADA SEM MOTIVO; porque é ministro de Deus, e VINGADOR para CASTIGAR o que faz o mal”
            Romanos 13:1-4

            Paulo escreveu isso inspirado por Deus mas não era Paulo como ministro do Evangelho q puniria as pessoas. Vc tá misturando tudo. O Evangelho existe para anunciar a salvação dos homens por meio do sangue de Cristo, não para punir ninguém. Por isso existem as AUTORIDADES para fazerem isso e elas são ministras de Deus qdo trazem a espada para punir.

    • E fofinho, não coloqueis coisas que não disse, deixe que tu te topas com um bandido sem escrupulo em sua frente e ate mesmo dentro de sua casa e ai veras como mudaras de opinião, estou ai a falar atraves da escrita de legitima defesa, e como tenho intimidade e coloca intimidade nisso com armas de fogo, em uma legitima defesa seja rapido atira primeiro e pergunta despois, salve tua vida, se vossa pessoa não sabia fiques agora a saber que sou ex militar das forças armadas precisamente do meu Querido e Amado Exercito Brasileiro, apesar que, ponto e virgula ate o exercito brasileiro hoje esta jogado pras cobras, já não se forma mais oficiais de rocha hoje, pois se tivesse hoje coroneis de peito como atras duvido que este governo corrupto estava de pé, há e tenho dito

      • Errata: Janio, eu quis dizer isto:

        “ele é admirador da bancada da bala, que legisla em favor da indústria bélica.”

        Nota: parlamentares evangélicos participam da bancada da bala, em Brasília.

        • Janio e Sandro,pergunte aos familiares,ou aqueles que tiveram suas casas, seus carros invadidos por bandidos,que ficaram na mira de uma arma,que mesmo sem reação foram maltratados (as),estrupadas (os),ter que presenciar alguém seu ser abusado(a) na sua frente, e não poder fazer nada,outros perderam as suas vidas,de tantos os que perderam,os seus parentes,através das mãos de bandidos,que muitos dos mortos eram provedores da família, inúmeras as famílias destruídas,,tantas as pessoas,que se entregaram ao crime,as drogas,a prostituição e a tantas as coisas indignas para o ser humanos, por ação do crime,estas pessoas foram empurradas pelos criminosos,que quando presos, uns fingem arrepender-se,outros nem se arrepende,ainda dizem que quando saírem vão fazer pior ainda,e fazem,e sabendo que logo estarão soltos,não se importa com nada,e quando estão presos, os seus familiares ainda recebem o salário de reclusão,e os familiares das vitimas recebem o que ?.Quantas vezes se soube que os direitos humanos foram as casas das vitimas,saber quais eram as suas necessidades?,mas quando é preso um bandido os direitos humanos já esta na porta para recebe-lo,que não deixa de ser um incentivo ao crime,a única forma que temos de tentar diminuir,e tirar de circulação e a policia,mas se o policial mata o bandido,e processado e expulso,o bandido que mata policial,fica por isto mesmo,se o policial não for para manter a ordem e a lei,não precisamos de policiais,estamos gastando dinheiro atoa,se policial da voz de prisão eles, é atendido com tiros, estão armados,se o policial não pode usar a arma nem mesmo para se defender,então é só trocar o armamento das policias,pelos antigos revolverzinhos,de água e carregar um toalha para enxugar o bandido , caso venha molhar o bandido, o policial deve chegar com calma ao bandido,cumprimenta-lo e em seguida disse-lo Sr.bandido, mim desculpe mas nesta minha ação tresloucada,acabei lhe molhando, mas fique tranquilo porque já estou aqui com a toalha para lhe enxugar,mas se houver qualquer dano, por eu ter lhe molhado,não precisa nem comunicar ao batalhão por eu vou lhe ressarcir qualquer que seja o prejuízo;afinal o soldo que o policial recebe é o preço pela sua?,sabemos que fazer justiça deve haver imparcialidade,o mesmo crime o mesmo preço,não podemos ter dois pesos e duas medidas,porque seremos injustos.Quando vamos opinar em qualquer assunto,devemos ver,a realidade do fato e não a imaginação ou aquilo que nos convém. Se algum de vocês se depararem com um bandido armado,e vocês também armados,sabendo-se dos acontecimentos atuais,ele atira em vocês,em contra partida vocês vai atirar nele ou não para defender a suas vidas?

          • Antônio Henrique,eu já fui assaltado,fiquei entre a vida e a morte e
            mesmo assim defendo os direitos dos bandidos pobres que estão
            presos.Sou cristão e, na minha condição de pequ eno ser,tento imitar o mestre JESUS CRISTO.Vá visitar os presos,ajudar os moradorers a sairem da rua,visitar as prostitutas homens héteros e
            gays que vivem no terrível mundo da prostituição.Você tem informações de JESUS,usa e abusa do nome de JESUS em vão
            e quando convém.Você não segue JESUS,você segue a doutrina dos fariseus hipócritas.Vocês ficam irados quando taxados de fariseus.É que se comportam e tem testemunho de vida farisaíco
            e gente como você e outros fanáticos só podem ser chamados de
            fariseus.

          • Sou um homem íntegro,de caráter e jamais ficarei ao lado dos
            mais forte ( os ricos e poderosos) contra os mais fracos.Não
            quero ser santo,mas luto para ser justo no limite humano.Sou cristão,sou de JESUS e por isso tento imitá-lo.Não ao olho por
            olho e dente por dente do antigo testamento.Estamos na era da
            graça de JESUS.A era da paz e do amor,tão condenados por vocês,fariseus podres e hipócritas que terão o mesmo erro e
            punição que o falso profeta balaão.

      • Muito bem,Sandro. E se diz evangélicos,seguidor de JESUS,mas uma praga dessa
        de JESUS CRISTO não tem nada.Qualquer um pode usar o nome de JESUS.
        Vale o que está dentro – a essência humana,e este perfume se manifesta no
        testemunho de vida.Quando eu me aposentar e não tiver mais nada para fazer,vou aumentar meu trabalho voluntário cuidando de moradores de rua e
        pessoas necessitadas.A população de rua daqui de São Paulo é de 16 mil
        pessoas.Um absurdo,pois o Prerfeito Haddad,do PT,é um homem bom e que
        demonstra ter amor pelos mais fracos e necessitados.O problema está na
        Secretaria de Assistência Social e outros cargos de direção espalhados pela
        cidade em cargos políticos,mas que poucos se importam com o próximo carente.A secrtária de assistência social daqui é parente do michel temer.Sou
        do PSDB e afirmo:A Marta Suplicy foi a melhor Prefeita que a Cidade de São
        Paulo já teve.Essa,sim,imita JESUS CRISTO de verdade,pois em sua gestão
        os moradores de rua foram tratados como gente como a gente.Muitos foram
        empregados na limpeza da Cidade,outros para frentes de trabalhos….,os doentes
        desamparados foram encaminhados aos hospitais públicos,reinando a paz e o
        amor.Foi quando ela se separou do esposo,o ex-Senador Suplicy,virou escândalo e os evangélicos conseguiu difamá-la junto a população mais pobre da
        Cidade e ela acabou perdendo a Prefeitura.Parece que ela será candidata,e vou
        trabalhar para ela e ainda votar nela,o PSDB que me perdõe.

        • Janio,você e o Sandro,estão disputando para ver quem mentir mais,saber quem é o maior hipócrita,lembra-se quando citei os seus frutos, que tem sido apresentados,não justificam de forma alguma,o que você falou agora,como você diz crer no Senhor mantendo a sua pratica homossexual, que é abominação aos olhos do SENHOR ,as pessoas que você citou,são todos envolvidos e defensores dos homossexuais,inclusive um deles é autor da cartilha gay,é certo de você apoiar quem ti apoia,ALGO DIFÍCIL DE ACREDITAR,VOCÊ E O SANDRO QUE GOSTAM DE CITAR VERSÍCULOS BÍBLICOS, NUNCA CONSEGUIRAM LER, AQUELE QUE DIZ QUE A NOSSA SALVAÇÃO NÃO É PELA OBRAS E SIM PELA FÉ, É INCRÍVEL VOCÊ QUERER NEGOCIAR COM DEUS,PRATICA ABOMINAÇÃO DIANTE DO SENHOR,E QUERER O PERDÃO EM TROCA DE DAR ASSISTÊNCIA A ALGUMAS PESSOAS,SE VOCÊ NÃO FALA-SE EU NÃO ACREDITARIA. OBS: VOU LHE ABRIR OS OLHOS PARA QUE ENXERGUE A LUZ QUE É VERDADE DE CRISTO JESUS;- EFÉSIOS 2:8 – PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS;POR MEIO DA FÉ;E ISTO NÃO VEM DE VÓS É DOM DE DEUS. 9 – NÃO VEM DAS OBRAS,PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE;só vai continuar nesta se quiser,mas já foi avisado,não é mais inocente.

    • Quantos bandidos tu enfrentas na bala no teu dia a dia? Ah, nenhum!

      E vc está totalmente equivocado qdo diz q ele precisa converter. O próprio Deus usou Israel pra matar os cananitas e Ele próprio matou milhares no dilúvio, por exemplo.

      O que não se pode tolerar é morte de INOCENTES, não de bandidos.

  5. Deender a bandidagem pobre em geral que estão morfando nas prisões não quer dizer que
    você é ladrão.Só as pessoas egoístas, mesquinhas e sem compaixão pelos pequeninos
    que me criticam,mas eu defendo os direitos dos presos e criminosos pobres,sim.Muitos,coitados,ao sairem das prisões não tem nem para onde ir.Essa semana mesmo fui Foro Criminal da Barra Funda aqui em São Paulo fornecer endereços de
    Albergues para que presos de pequenos furtos sejam soltos.Esse pesoal foram criados
    sem pai,sem mãe,como filhos de ninguém.São jovens que estão aptos ao mercado de trabalho,e basta uma oportunidade para que saiam da bandidagem.Vã sair com a ficha
    criminal suja,mas tem juiz que dar chance e os que conseguem trabalho jamais retornam
    ao mundo do crime.Sei do que digo porque ajudo a esse povo.Ajudo e estou fazendo o
    que é correto.Tem embasamento bíblico e recomendação de JESUS.Que os fariseu tomem
    naquele lugar,no c…….

  6. Sou cristão,sou de JESUS CRISTO e sei que vou morrer de morte não natural por ser
    atrevido mesmo e sair em defesa dos mais fracos e necessitados contra os ricos,poderos e
    tiranos,apesar que existem ricos e poderosos de JESUS que também pensam como eu.Esses
    são os bons,simples e humildes de coração.Conheço os dois tipos – bons e maus e não posso
    generalizar.

  7. Para quem si diz de JESUS: Ler o GRANDE JULGAMENTO: MATEUS,capítulo 25,versículos 31
    a,até46.Fala sobre os crentes cabrito,crentes ovelhas e pessoas em geral.É quando JESUS
    diz:-Eu tive fome e me deste de comer,eu tive sede e me deste de beber,eu era forasteiro e
    me acolheste…….É só ler.E tentar fazer a vontade de JESUS.Não adianta coar o mosquito
    no suposto pecado gay,em tomar uma cerveja,entrar num bar….Isso os crentes fariseus não faznão fazem,mas depois engolem o camelo por não ter amor ao próximo e praticarem toda sorte de pecados como lutar contra os direitos dos outros,defenderem a
    corrupção,condenarem políticas públicas que ajudem aos mais pobres……. JESUS relata
    como os falsos crente são e diz o que está reservado para eles.

  8. temos visto comentário de pessoas dizendo que se a pessoas roubou, ou cometeu crime é por ser pobre, isso não é verdade é por falta de punição impunidade concordo com o deputado ladrão tem que ser fuzilado igual na Indonésia assim moralizava esse país.

DEIXE UMA RESPOSTA