Arqueólogos descobrem sinagoga onde Jesus pode ter feito alguns dos famosos milagres relatados pela Bíblia

13

Nos últimos anos, escavações arqueológicas na cidade israelense de Magdala revelaram o que os arqueólogos acreditam ser a primeira sinagoga do século, que o próprio Jesus visitou. Magdala ficava na antiga Galileia, localizada a apenas sete quilômetros da antiga Cafarnaum, uma das cidades na qual Jesus passou durante o tempo de seu ministério público, e certamente se reuniu ali com seus seguidores para pregar e ensinar.

Nos primeiros anos do cristianismo a maioria dos cristãos eram judeus convertidos, que ainda frequentavam sinagogas. De acordo com historiadores, esta situação só mudou por volta do ano 70, após a destruição do templo de Jerusalém.

A cidade de Magdala tem algumas características únicas, sendo um dos melhores sítios arqueológicos preservados em Israel. No ano de 67, a cidade foi sitiada pelos romanos sob o general Tito, que a tomou depois de uma batalha sangrenta, e três anos mais tarde, invadiu Jerusalém em uma batalha que causou a destruição do Templo de Salomão.

As escavações na região de Magdala são lideradas pelas arqueólogas Dina Avshalom-Gorni e Arfan Najar, ambas da Autoridade de Antiguidades de Israel, e por Marcela Zapata, da Universidad Anahuac del Sur, Cidade do México.


As novas escavações revelaram que as ruínas deste lugar era um lugar de adoração. É a mais antiga sinagoga da Galileia, uma dos poucas no país que remonta ao primeiro século da era cristã. As descobertas foram feitas durante escavações feitas no local como medida de precaução antes de iniciar o projeto de construção do “Magdala Center”, local financiado pela instituição católica dos Legionários de Cristo, que irá funcionar como uma igreja, hotel para peregrinos e um museu, com ênfase sobre as mulheres da Bíblia.

As ruínas mostram que o local era uma pequena sala de 11 x 11 metros, que podia reunir 100 pessoas. Constatou-se vários painéis e até mesmo uma moeda rara datada de 29 dC, além de uma mesa de pedra pequena, com quatro pernas e uma série de relevos, incluindo uma menorah [candelabro com sete braços]. Este é o primeiro registro de um menorah encontrado nos arredores de Jerusalém.

– É provável que as pessoas que usaram esta sinagoga testemunharam a multiplicação dos pães e outros milagres descritos nos quatro Evangelhos – diz o vídeo promocional publicado no MagdalaCenter.com.

A arqueóloga Dina Gorni afirma que “o achado foi um milagre”.

– Esta é a primeira sinagoga do século, lindamente decorada com obras de arte e com um altar não se encontra em qualquer outra sinagoga da época. Do ponto de vista cristão, não podemos duvidar de que Jesus esteve lá há por algum tempo. As primeiras comunidades cristãs se reuniram nas sinagogas – argumenta Gorni.

Esta descoberta arqueológica é de grande interesse para o mundo judeu, como evidenciado pelas duas visitas de Shuka Dorfmann, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, que, segundo do Noticias Cristiana, descreveu a descoberta como extraordinária, única e deve ser estudada em toda a sua profundidade.

Por Dan Martins, para o Gospel+

13 COMENTÁRIOS

  1. Para o verdadeiro crente isso não faz a menor diferença, não vivemos de descobrimentos nossa fe e fundamentada no Santo Evangelho e no testemunho do Espirito Santo não precisamos de provas materiais, quando temos Provas Espirituais pois a Santa Palavra de Deus e Viva e com ele temos a Agua da Vida dentro de Nos e Jesus Cristo me basta eta Glorias AMEM E ALELUIAS TAMBEM

    • Crente é bicho bu_ro até nisso.

      Cade o seu deus que não te tira dessa ignorancia toda?

      O cre_telho da po_ra, será que vc não sabe que se vc conhece algo sobre esse seu deus é graças a tais descobrimentos?

      a mas já até sei porque a indignação com as novas descobertas: é porque nelas se evidencia que nos templos de adoração ao Gizuis haviam imagens, contrariando toda a balela protestante.

      hahahahahaha

      e agora cre_telhos? vão ter que começar a atacar até as descobertas históricas pra continuar mentindo pras ovelhinha$ pra continuar sugando o sangue delas rsrsrsrsrsrsrsr

      • Suas falas não nus interessa em nada são vazias sem conteúdo e pode ate ter algum valor para incrédulos como você, mas para mim e para aqueles que tem conhecimento de Deus não vale uma picada de fumo macaia

        • Mas de quem e estas falas mesmo, parece falas de uma berruga hemorraidastica com mistura ignorastica de um ser ferruginoso com plasmas de nitoglicerastico espasmatico de cunho tipo gás liquefeito butanostico com um perigo eminente de explosão cururuis corre Clamando esse trosso pode explodir a qualquer momento e vai se esparramar um bostero terrive estas falas de berrugas hemurroidasticas platinadas e um perigo cururuis credo

      • ateu e atoa,
        Ter uma imagem pendurada na parede, seja uma foto ou qualquer outra coisa, não quer dizer que se está adorando ela.
        Por exemplo: se vc tiver uma foto do teu pai ou da tua mãe na sua sala, não quer dizer que vc está adorando ela. Mas quando vc pede algum milagre a alguma foto de um “santo” ou algo que só é possível “divinamente”, vc está fazendo dela o seu Deus (atribuindo um poder divido a ela), é isso que a bíblia chama de adoração aos ídolos.

        “e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis….Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador…” Romanos 1:23-25

        • E A CRENTAIADA PIRA QUANDO A HISTÓRIA LHES ESFREGA NAS FUÇAS O TAMANHO DA SUA ESTUPIDEZ. HAHAHAHAHAHAHA

          é show de bola ver o desespero dos evanjegues em refutar as descobertas históricas que provam que eles são os seres mais burros da face da terra rsrsttstststststs

          engraçado que os evanjegues usam um livro de fábulas, feito pela igreja católica, fato provado pela História do mundo (mas não deixa de ser um livrinho de fábulas com burras falantes e tudo mais rsrsrs) que eles, com diz o católico, MACULARAM, e que só chegou até os dias de hj GRAÇAS AS DESCOBERTAS HISTÓRICAS, que se algum desses envanjegues estudou algo na vida é graças as descobertas históricas, e AI QUANDO APARECE MAIS UMA, COMPROVANDO O TAMANHO DA ESTUPIDEZ DELES, ELES REFUTAM PRA NÃO TER QUE ADMITIR QUE ESTÃO ERRADOS.

          Jeann, pra cima de mim com “fotografias” meu irmão, sai fora cara, o fato é que esta descoberta esfrega na cara de vcs que os primeiros templos cristãos haviam imagens (não eram fotos) e grandes (procure se informar sobre esta descoberta), ESFREGANDO NA CARA DO PROTESTANTISMO que os católicos apesar da alienação desse deus, ainda estão MENOS ERRADOS QUE VCS rsrsrsrsrsrsrsr

          É POR ISSO QUE VCS PIRAM.

          se existiam imagens, existia veneração. se existia veneração, OS PROTESTANTES SÃO BURROS. RSRSRSRSRSRS

          • Pior vai ser pirar quando Jesus aparecer, pirar de loucura, vergonha e terror, contemplar a face daquele que zombavam, a pior coisa eh depois de rir, achando que estavam certos, chorar pelo que riu. Que lastima!

          • se esse Gizuis aparece mesmo, quero ver a cara dos prostistantis quando ele perguntar pra esses prostistantis quem autorizou eles babunça a Igreja que ele deixou. ééééé, porque segundo documentos históricos antigos que tem comprovação de idoneidade mundial e segundo o próprio livro de fábulas da Igreja Católica, ela é a unica que o Gizuis deixou na terra. ai eu quero ver a cara dos prostistantis.

            eu não acredito em fábulas, porém não “escarneço” do tal Deus, escarneço da mente deturpada do povo prostistantis que sequer conseguem interpretar um livro que usurparam de outra religião.

            rsrsrsrsrsrsrs

      • Deve ser muito angustiante existir sem fé, me diga como você enfrenta os momentos de dificuldades e com quem divide suas alegrias.
        Quais as perspectivas para o futuro pós morte; será que você já se perguntou: por que eu estou aqui, de onde eu vim, pra onde vou?
        Uma vez eu estava conversando com uma pessoa que se dizia ateu convicto sobre o comércio no qual ele trabalhava, conversa vai, conversa vem, e ele me disse assim: O mês passado foi fraco mas esse mês que vem se DEUS quiser vai ser bem melhor.
        kkkkkk, como o homem (pó) só se lembra do seu criador nos momentos difíceis, que pobreza é um homem sem DEUS.
        A nossa vida é como uma vela exposta a uma tempestade, o que é o homem SENHOR, para que tu te lembres dele?

DEIXE UMA RESPOSTA