Por que Deus não impediu a tragédia na boate em Santa Maria? Pastores e líderes falam sobre o tema. Confira

47

O incêndio na boate em Santa Maria chocou milhões de brasileiros pela quantidade de vidas perdidas e pelo sofrimento das famílias enlutadas.

Um questionamento recorrente, quando do advento de tragédias, é feito pelas pessoas inconformadas: onde estaria Deus?

A reação de muitas pessoas é a busca pela compreensão do motivo que teria convencido Deus a permitir a tragédia. Outros, em sua dor, O culpam por omissão.

“Na ocorrência de tragédias devemos resistir à tentação de procurar respostas que diminuem a bíblica soberania e majestade de Deus, e consequentemente não fazem justiça à sua pessoa, ou aquelas que nos colocam com Deus […] Tais ‘explicações’, ‘conclusões’ e ‘construções’ aparentam ser plausíveis, mas revelam-se meramente humanas, pois contrariam a revelação das Escrituras. Esses tipos de respostas sempre aparecem, quando ocorrem desastres; quando diversas vidas são ceifadas e pessoas que estavam entre nós desaparecem, de uma hora para outra. Interpretações estranhas dessas circunstâncias não são novidade e nem têm surgido apenas em nossos dias”, conceitua o escritor e mestre em teologia Solano Portela, no blog O Tempora, O Mores.


Aprofundando o ponto levantado por Portela, o pastor e missionário Leonardo Gonçalves lembra que a Bíblia estabelece não apenas a soberania divina, mas também a responsabilidade humana, embora esse fato apresente-se ao ser humano como paradoxo.

O importante, segundo Gonçalves, é saber que o sofrimento não é ignorado: “Jesus sempre se posicionou ao lado dos sofredores. Creio que em momentos assim, devemos recordar este fato. Jesus se interessa em nosso sofrimento, pois ele mesmo experimentou na carne o que é sofrer. Ele é empatico à nossa dor”, escreveu no Púlpito Cristão.

O colunista do Genizah, Digão, observa que muitos poderão aproveitar a tragédia para levantar a ideia de que o incêndio foi punição divina sobre pecadores, que “estavam em uma boate, e não em uma igreja”. O termo usado por ele para se referir às pessoas com essa opinião é “urubus”, que com suas manifestações são “capazes de machucar ainda mais os sentimentos doloridos”.

Digão entende que o raciocínio de punição é o mais simples para quem toma essa postura: “Como a ideia de um Deus soberanamente gracioso e amoroso e que tem a audácia de chamar pecadores de filhos amados lhes é terrível demais, preferem apregoar e viver a ideia de um Deus talibã, que pune, com igual prazer, justos e injustos”.

O tipo de abordagem descrita acima, feita por muitas pessoas, é classificada por Hélio Pariz, do blog O Contorno da Sombra, como “exploração barata da tragédia”.

O blogueiro entende que apesar da morte e miséria constatadas na tragédia, a bondade foi manifestada no gesto de “apoio” e de “comoção nacional em torno do fato, o que torna todos nós muito mais próximos, muito mais humanos”.

Aos “abutres”, que exploram a dor como arma de acusação, Pariz afirma que “compaixão é o mínimo que se espera num momento de dor e luto como esses. Se não for possível sentir compaixão, que pelo menos prefiram o silêncio aqueles que querem respeitar os milhares de pais, avós, amigos e parentes dos jovens que morreram”.

O escritor e colunista do Gospel+, Daniel Simoncelos publicou um artigo lembrando que o ser humano, por sua natureza, não aprende a lidar com a separação pela morte.

“Diante dessas situações querer emitir juízo de valor, atribuir culpa a Deus, ou dar lição de moral é simplesmente mostrar quão sub-humanos estamos e insensíveis à dor do nosso próximo. Cabe a nós apenas chorar com os que choram, nos compadecer e estar presentes na medida do possível. A tragédia acontecida na boate Kiss foi uma fatalidade e nada mais a dizer ou refletir. Todos morreremos. Todos teremos que nos apresentar diante de Deus. Porém não estamos preparados para a morte. Não fomos criados para isso”, escreveu.

Sobre a emissão de juízo, Simoncelos lembra que os que enxergam punição na tragédia necessitam rever os princípios de fé: “Aqueles que dirão que é Juízo de Deus, provavelmente pensam ser mais santos e mais merecedores do amor e graça de Deus. Porém estes são a pior raça de ser humano, pois são aqueles que estão prontos para julgar e não são misericordiosos, revelando que não são seguidores de Jesus, tampouco longânimos”.

O locutor Edson Bruno gravou uma reflexão sobre a pergunta feita por milhões de pessoas: onde estava Deus? A resposta, segundo ele, é que Ele se fez presente na tragédia: “Deus estava na boate Kiss”. Assista abaixo:

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

47 COMENTÁRIOS

  1. Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá nenhuma alegria (Sab 13, 1)

    Algumas vezes diante de alguma catástrofe ouve-se falar que “foi da vontade de Deus”.

    Será que Deus quer o mal? Seria blasfêmia afirmar isto. Deus é Perfeitíssimo. Nele não há sombra de mal e de maldade; ele ama a todas as suas criaturas, especialmente o homem e a mulher, que os criou “à sua imagem e semelhança” (Gn 1,26). Ninguém pode desejar o mal, e muito menos enviar o mal a quem ama; e muito menos Deus, que é puro Bem. Irineu (†200) dizia que “o homem é a glória de Deus”; por nós Jesus deu a sua vida, na maior prova de amor que a humanidade já viu.

    Então, de onde vem o mal das catástrofes?

    Em primeiro lugar vem da imperfeição que toda natureza traz em si, seja ela mineral, vegetal, animal ou humana. Só Deus é Perfeito; os seres criados não podem ser perfeitos porque senão seriam Deus, e Deus é o Criador e não a criatura. Da fraqueza da natureza pode vir o mal. A fonte do mal moral é também o pecado, que gera o mal físico, psicológico, etc. Paulo resume tudo dizendo que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6,23). Sofremos não somente por causa do “nosso” próprio pecado, mas principalmente por causa dos pecados da humanidade de modo geral. Alguém pode sofrer um acidente e morrer, sem culpa, por causa de outro que dirigia bêbado… E sabemos que o pecado enfraqueceu a natureza humana; o homem foi feito para a imortalidade, mas o pecado o fez experimentar o sofrimento e a morte. “Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá nenhuma alegria” (Sab 13, 1). “Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza. É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo.” (Sab 13, 23-23)

    Paz e Bem

    • essa eh uma pergunta Ridicula e Estupida….os jovens que estavam nessa Boate…foram lah porque quiseram…e ali rolava altas Bebidas…isso foi Negligencia da parte dos donos e tambem dos Bombeiros que liberaram o alvara de funcionamento…tsc tsc tsc

      • E se tivesse impedido, será que valeria o exemplo?
        Reconheceriam que foram salvos pelo SENHOR?
        Retornariam?
        Seria veiculado e noticiado como foi pelo motivo do
        triste fato?
        Vocês estariam dando tanta ênfase.

        Por Favor Misericórdia.
        O Espírito Santo está consolando ainda que difícil!

    • PELAS SUAS PALAVRAS VOCÊ DENOMINA-SE “CRISTÃO”…POR QUE USEI ASPAS NO NOME CRISTÃO PORQUE SE DE FATO FOSSE SABERIA QUE ESSAS PASSAGENS sab 13.1 / Sab 13, 23-23 É DE UM LIVRO APÓCRIFO (PESQUISE).

      SEM CONTAR COM AS OUTRAS PASSAGENS QUE SIM ESTÃO NO CANON, MAS ESTÃO TOTALMENTE FORA DO CONTEXTO…PARA MIM NÃO IMPORTA SE SUA INTENÇÃO FOI “BOA” OU NÃO! OLHE PARA CRISTO E SEJA LIVRE ATRAVÉS DE SUA PALAVRA QUE ELE MESMO NO FAZ AMA-LA E OBEDECE-LA CORRETAMENTE!

    • Para os que aceitarem:

      MENSAGEM DE AMOR, JUSTIÇA, PERDÃO E PAZ
      VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI. (Mateus:11-28)
      Dentre bilhões de pessoas no mundo inteiro, Eu escolhi você; para receber a minha mensagem de amor, justiça, perdão e paz. Porque Eu conheço sua vida, suas angústias, seus sofrimentos, seus problemas diários, suas dificuldades para enfrentar os desafios da vida e sei também da sua carência de amor, carinho, compreensão e paz interior. De nada adianta você tentar preencher o vazio da sua alma buscando a solução para sua inquietação e para os seus problemas na diversão, em viagens, na aquisição de bens materiais, na corrida para ganhar dinheiro, na sua vaidade pessoal, na bebida, no sexo, nas drogas ou na sua dedicação profissional.
      Eu sou o único que conhece o seu íntimo, conheço toda a sua vida, mesmo antes do seu nascimento. Eu já lhe conhecia, sei quantos fios de cabelo você tem, sei a sua idade, os segredos mais bem guardados no fundo do seu coração, posso vê-los claramente agora mesmo. Pois acredite-Me, Eu conheço você, melhor do que você mesmo se conhece e sei tudo sobre a sua vida. Afinal!.. Eu criei você à minha imagem e semelhança e sou o único que pode fazer você feliz nesta vida e ainda conceder ao seu espírito, vida eterna e paz, por toda a eternidade junto comigo e os meus santos anjos.
      Uns julgam você pelo seu estilo de vida e por sua aparência pessoal, mas Eu não julgo a ninguém segundo as aparências e sim segundo a reta justiça de Deus. Eu sou a porta; Se alguém entrar por mim, salvar-se-á. O ladrão, o diabo, satanás, seu eterno inimigo, não vem senão a roubar, matar e a destruir todos os seus sonhos de prosperidade e felicidade; Eu vim para que você tenha vida, e a tenha com total abundância, de maneira que nada falte para você e toda a sua família durante sua vida aqui na terra.
      Eu tenho todo o poder do universo. Posso curar, posso libertar da prisão, posso ressuscitar, posso realizar sonhos, posso abrir mares. Enfim!..Eu continuo curando, salvando e libertando vidas no mundo inteiro. Eu posso fazer tudo em seu favor e lhe ajudar no que você precisar. Dentre 07 bilhões de pessoas no mundo inteiro; Eu fiz esta mensagem de amor, justiça, perdão e paz chegar as suas mãos. Esta mensagem é uma prova do meu eterno e sincero amor por você. Sou Eu mesmo, Jesus de Nazaré a falar com você neste momento e vou lhe ajudar a sair com a vitória completa desta situação que você está vivendo hoje. Eu amo você com amor puro e verdadeiro e quero que você saiba de uma vez por todas que você não está só nesta jornada da vida. Eu estou sempre ao seu lado, pronto para ajudar-lhe, perdoar-lhe por todos os seus pecados praticados até agora e o mais importante:
      Aceitar você exatamente como você é. Eu vim a este mundo para salvar você e sou o único que pode e quer dar-lhe a vida eterna. Mas, tudo isso depende do seu querer, pois meu Pai lhe deu o livre arbítrio e você tem o direito de escolher a vida ou a morte, o céu ou o inferno, viver na luz ou nas trevas. Eis aqui a sua grande oportunidade de começar uma vida nova. Faça a sua escolha certa. Está agora em suas mãos a decisão que mudará a sua história por toda a eternidade: Portanto, aceite-me, como seu único Deus e suficiente Salvador da sua vida.
      Eu quero que você desfrute de alegria em seu coração, paz, prosperidade, para que você possa desfrutar, por direito, de todas as maravilhas que criei neste mundo e deixei para aqueles que me aceitaram e entregaram a direção de suas vidas a mim. Eu morri numa cruz por você e já APAGUEI com o meu sangue, todos os seus pecados. Todos os seus pecados já estão perdoados por mim; siga seu caminho em paz e procure não pecar mais.
      EU AMO VOCÊ COM AMOR PURO E VERDADEIRO, VOCÊ É MUITO IMPORTANTE E ESPECIAL PARA MIM.
      Eu quero ver você alegre e feliz. Eu quero inserir você no meu reino de infinita paz, justiça e luz. Para que isto seja possível, tome agora a decisão mais importante de toda a sua vida. Onde você estiver, agora mesmo, neste minuto, convide-me para entrar em sua vida. Ao fazer isto com suas próprias palavras, a sua voz chegará nítida aos meus ouvidos, pois Eu estou bem aqui ao seu lado. Eu lhe atenderei com prazer e lhe concederei a salvação e a vida eterna que meu Pai prometeu a todos os que me aceitam. Está em suas mãos a minha Mensagem de Amor, Justiça, perdão e Paz e o convite para a salvação de sua alma. Pense muito nestas santas palavras, pois o mundo em que você vive é passageiro e tudo nele é ilusão.
      NÃO DESPREZE ESTA MINHA MENSAGEM, PORQUE EU JAMAIS ME ESQUECEREI DO DIA EM QUE A ENVIEI A VOCÊ!
      “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. ( João:5.24 )
      “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dará o homem em troca da sua alma?”
      Jesus Cristo – Príncipe da Paz

    • Não suportei lê o texto completo, devidos há várias conjecturas e o exercicio da auto-ajuda.
      Aceitar a ausência de uma pessoa em decorrência da morte não é fácil, mas, especular ou indagar DEUS, é uma tremenda prepotência.

      Uma simples pergunta… se o dono de uma empresa ausentar-se durante 15 dias de sua própria empresa, será que ele terá a obrigação de justificar-se aos Subalternos?
      Lógico que não!
      Estou analisando dentro de um contexto e de uma hierárquia humana. Conjecture dentro de uma hieràrquia divina?

      Temos que sujeitar a DEUS, não o contrário.
      Então, vamos aceitar o fato ocorrido como uma forma de aproximar mais de DEUS.

  2. A dor com certeza é muito grande, perder filhos já passei por isso. Mas quero deixar bem claro que Deus da oportunidades a todos para viver. E isso foi uma tragédia provocada pelo homem. Não podemos jogar a culpa em Deus e tirar a responsabilidade das pessoas. Olha bem se vc andar a 160 km por hora e furar um pneu Deus também é culpado? Vamos refletir com cuidado, pois foram muitos jovens que perderam a vida.

  3. É MUITA DOR, PARA QUE FAÇAMOS COMENTÁRIOS TORPES.
    NÓS PRECISAMOS É NOS COMPADECER DA DOR DE NOSSOS IRMÃOS DO SUL.
    CHEGA DE CONVERSAS SEM RUMO. JESUS ESTARIA CONSOLANDO UM A UM COM CERTEZA.

  4. Concordo plenamente, Isto mostra que ainda há amor ao próximo,no mundo uns com outros.Nos faz refletir a dar valor a Nossa Vida.Oro a Deus, que conforte o coração dos Amigos e familiares das vítimas.

  5. 1º Quem culpa Deus é pq quer achar um culpado p/ essa dor nacional e/ou mundial; 2º O homem foi o culpado. Ponto Final. Mesmo q seja uma fatalidade, quem fez a pirotecnia ñ foi Deus; 3º Nós, crentes/evangélicos/cristãos/protestantes ou seja lá o q for, temos q ser solidários e parar de levantar ou rebater esses questionamentos imbecis e inoportunos para o momento. Enquanto nós discutimos se foi Deus ou ñ q permitiu, muitos estão chorando agora e precisando da palavra de consolação. Como disse a Selma: Jesus ñ estaria discutindo se foi o Pai ou ñ, estaria lá consolando ou operando milagres.

  6. Olha…me desculpa, mas achei terrível esta reportagem, pois o julgamno de Deus não quer dizer que ele é carrasco, mas “o preço do pecado e a morte”….não estou querendo dizer que é necessário falar isso as familias e sim lhe dar o consolo devido pelo momento devemos chorar e orar por cada um que ficou….o Sr. Deus é fiel, maravilhoso,amoroso,pai da eternidade, príncipe da paz e JUSTO….naõ posso dizer que isto é uma fatalidade como dizem acima….tudo oque acontece neste mundo é permissão do Sr. Deus….então parem de dizer que Deus é só amor….não….Deus é Justoooooo….em Deuteronomio….ele te da a opção a Vida e a morte a benção e a maldição e lhe da um concelho….escolhe poia a vida para que viva tu e a tua decendencia….esta escrito gente….Deus lhe da conforme semeiassss….espero qu ajude alguem a abrir os olhos….Fiquem na paz do Senhor Jesus!

    • Amigo (ou amiga): quem tem q abrir os olhos é vc. A Justiça de Deus ñ é terrena. A justiça será Naquele Grande Dia. Da mesma maneira q ocorreu esta fatalidade, ocorreu com o telhado da Renascer, com os atentados em igreja cristã em países muçulmanos, com ônibus q matou irmãos q voltavam do monte (foi perto de minha casa). Tanto q há vários q matam, roubam e pintam o sete e morrem numa boa: cheio de dinheiro e “gozando da vida”. Mas Naquele Grande Dia, hehehe, aí q eu quero ver. Creio q tudo nesta vida há um propósito: isso aconteceu, mas servirá p/ alguma coisa (autoridades fiscalizarem mais as boates, jovens refletirem sobre sua vida, familiares darem mais atenção aos seus filhos, a cidade de Santa Maria e/ou a nação voltarem-se a Deus, a igreja insistir mais na juventude baladeira e etc…). E isso, para mim, que é a vontade de Deus. O propósito.

      • Meu querido amigo Irraimundo….favor leia abaixo….

        Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais.
        Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS.
        Se eu fizer passar pela terra as feras selvagens, e elas a desfilharem de modo que fique desolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras;
        E estes três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem a filhos nem a filhas livrariam; eles só ficariam livres, e a terra seria assolada.
        Ezequiel 14:13-16

        Pegue sua Bíblia e continue lendo este capítulo faz favor….Fica com Desu!!!!

        • Meu amigo (a): texto sem contexto é pretexto. Se levássemos ao pé da letra esse capítulo, O PLANETA já tinha sido destruído (rsrsrsrsr)! Estamos no tempo da GRAÇA, muitas profecias do velho testamento se encaixaram ESPECIFICAMENTE em seu contexto histórico, ñ aos tempos atuais.

          • Meu amigo….Não vou discutir contigo pois esta não e a vontade do Senhor Deus…mas vou orar para que Deus lhe de muita sabedoria para que possa instruir muitas pessoas ainda para a salvação….e sobre nosso planeta não sei oque falta ser destruido mais…mas eu creio nas profecias do velho Testamento sim…se você tiver oportunidade estude o livro de Daniel e verás o quao presente se faz nos dias de hoje…. e creio se o Senhor permitiu que chegasse a nós o velho testamento e para nos ensinar como o Senhor Deus trata de certos assuntos…mas fica a sua opinião e a minha…diferentes…fica na paz…

      • só me vem um versiculo em mente, do que se queixa o homem a não ser do seus próprios pecados, DEUS não tem nada com isto, ele não deu alvara não inspecionou não colocou bebida la e muito menos tem participação na bilheteria, então quem foi estava la de vontade própria e respondeu com sua prória vida sua escolha. agora que esta tragédia choca a todos nós não resta a menor duvida, e confraternizamos com os familiares que perderam seus entes queridos

      • Meu querido leia abaixo….

        Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais.
        Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS.
        Se eu fizer passar pela terra as feras selvagens, e elas a desfilharem de modo que fique desolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras;
        E estes três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem a filhos nem a filhas livrariam; eles só ficariam livres, e a terra seria assolada.
        Ou, se eu trouxer a espada sobre aquela terra, e disser: Espada, passa pela terra; e eu cortar dela homens e animais;
        Ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem filhos nem filhas livrariam, mas somente eles ficariam livres.
        Ezequiel 14:13-18

  7. VÓS SOIS FILHOS DO DIABO E TEM POR PAI A SATANÁS….
    VEM COM ESSA CONVERSINHA DE “SER SOLIDÁRIOS”…HIPÓCRITAS,RAÇA DE VÍBORAS,QUEM VOS DESVIOU DA VERDADE?
    ESTÁ CLARÍSSIMO QUE TUDO ISSO FOI PROVOCADO PELOS ILUMINATTIS COM ALGUM PROVEITO FUTURO….
    YAHUSHUA TEM COMPAIXÃO DE TODOS NÓS….

  8. Amados, o unico q não tem culpa é Deus, ele estava presente sim no momento da tragédia, e viu tudo, ele é o maior testemunho do q aconteceu, assim como esteve presente quando seu filho amado morreu na cruz do calvario para nós salvar e se Deus quiser um dia vamos entender. Leiam o q está escrito na palavra.”Hà coisas q não sabemos, e elas pertencem ao SENHOR, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua *Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso afim de que obdecemos a todas as suas leis”. Deuteronomio 29;29. Os culpados devem ser punidos. Oremos pelas familias q estam sofrendo muito. Só Jesus para consola-las e amenizar tanta dor. Deus está presente em cada família. Amém.

  9. Fiquei muito triste e confesso até magoada;pois no domingo fui p/ a igreja como faço todos os domingos, deixei uma palavra sobre o que aconteceu e enfim pedir que os irmãos orassem pelos familiares;pois não morreram somentes jovens, mas morreram sonhos, filhos, netos, pais,, irmãos, amigos, enfim brasileiros que tinham pela frente um futuro brilhante e que se foi num incêndio, que vai deixar marcas não só nos familiares envolvidos diretamente;mais em todos nós mundialmente falando.Foi quando o pregador da noite pegou o microfone logo em seguida e numa fala rancorosa e certo de si mesmo disse que não estava comovido nem um pouco e que era comprimento das escrituras e também porque os jovens não estavam na igreja.No mesmo instante pensei na dor das mães dos amigos e familiares,e me perguntei será que DEUS se compraz em tantos sofrimento??????? Claro que não. E os verdadeiros cristãos também não pode se comprasar com isso tudo pois JESUS em um de seus pensamentos disse:AMARAS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.O que pude ver é muito cristão amando seu próprio EGO se esquecendo de amar o próximo;então povo de DEUS vamos fazer a diferença nessa reta final,vamos prega JESUS e não a nós mesmos e resgatar almas para o REI JESUS, que estão ai fora sendo colhida pelo maligno.Enfim esse texto acima chamam essas pessoas de urubús e é a pura verdade; pois se quisermos entrar no céu temos que amar o próximo como a nós mesmos.Fiquem na SANTA E GLORIOSA PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

  10. Chorar pelas vidas, todos choramos. Jesus ide pregai o Evangelho a toda criatura; quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado. Jesus, renunciou o céu e tantas outras coisas para nos dar a salvação. É triste é lamentável, mas dizer a verdade não é ser “urubus”. Não podemos “pensar”, será que esses jovens já não ouviram a palavra de Deus? “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há?” Se Jesus, nosso Senhor Renunciou o Céu dos céus, para nos dar a salvação, seria difícil tão difícil assim deixar esse mundo de alegria efêmera para aceitar Jesus como Seu Salvador pessoal? Infelizmente, se nós, não nos arrependermos de todos os nossos pecados, e aceitarmos a Jesus como nosso Salvador não teremos a vida eterna em Cristo. Sinto muito, posso morrer esmagalhado, queimado, degolado, etc, sem ter aceitado a Jesus como o meu único e Suficiente Salvador, estarei perdido e queimando no inferno eternamente. Entregue a sua vida a Cristo e não questione. Você poderia se lembrar das cidades de Sodoma e Gomorra, o Senhor fez chover fogo e enxofre Ver Gênesis 19. E as congregações de Cora, Datã e Abirão? o Senhor fez tremer tudo e a terra abriu fendas enormes e todos rebeldes desceram vivos para as profundezas da terra. Levíticos. O melhor e obedecer e ficar quieto!

  11. Noiva de jesus! o que falam e pensam de Deus e Jesus nao afeta a bondade de Deus. Ele continua sendo Deus. Em Mateus 12;32 Jesus afirma que as pessoas serao perdoadas por qualquer pecado ou blasfemia que disserem contra a Deus. No vers. 32 jesus tambem falou, se alguem disser alguma coisa contra o filho do homem (Jesus) será perdoado. fico triste em vê-lo comentários de pessoas que tem a cristo sem misericordia…igreja a palavra de Deus é para os crentes…impio nao ouve a palavra…quem convence o homem do pecado é o E.S. de Deus atraves de suas vidas…jesus ainda é advogado…

  12. É fim da picada, agora querem responsabilizar Deus ?
    Se eu entrar em um barco lotado, acima de sua capacidade, é claro que vou correr o risco do barco afundar, apenas um pequeno exemplo.
    Foi o que aconteceu nessa boate, tem muitas gente que deverão ser responsabilizados, menos Deus,
    É velha mania, de culpar Deus ou o diabo, quando acontece um tragedia., cuja culpa, na maioria das vezes e nossa ou de terceiros.

  13. Satanás veio pra matar, roubar e destruir…E o meu DEUS dar o livre arbitro de vc escolher o caminho que deve seguir, e ele é tão misericordioso que ainda deu uma segunda chance para aqueles que conseguiram escapar, sabe pra que? Pra glorificar o nome dele e dizer q so ele é DEUS.
    Sinto muito por aqueles que se foram, infelizmente sem salvaçao……e pode ter certeza que o inferno ta em festa. O que devemos fazer é orar pelas familias para que DEU conforte cada coraçao.
    E aqueles que sobreviveram, buscae ao SENHOR porque ele te fez nascer de novo e principalmente ADORE-O pois ele é o unico SANTO e merece toda a sua adoraçao.

  14. Bem na minha opiniao nenhum desses comentarios estao errados mas o que aconteceu aconteceu nao volta atras o que podemos fazer? orar e orar pedir a Deus que console as familias e que daqui pra frente autoridades, familiares, e as pessoas em geral revejam e pensem como estamos caminhando porque parece que a vida perdeu totalmente o seu valor a vida nao se resume em apenas trabalhar , estudar ou se divertir alimentar o proprio ego. todo ser humano diz crer em algo ou em alguem mas sera que realmente cremos no verdadeiro Deus.

  15. NA VERDADE NÃO PODEMOS CULPAR DEUS DE TRAGÉDIAS ,OU QUALQUER TIPO DE MAL,DEUS É PURO E BOM,O QUE ACONTECE DE RUIM ,É PORQUE AS PESSOAS VIVEM GUIADAS POR SEUS PROPRIOS CORAÇÕES E A BIBLIA FALA ,QUE O HOMEM QUE AMA O MUNDO SE TORNA INIMIGO DE DEUS.

  16. eu tenho certeza que cada ser humano antes de morrer, Deus já tenteu se revelar para que venham ter o conhecimento da salvação, através de panfletos dos programas de tv evangelicos, rádios, etc. mais infeslimente o ser humano acha isso chato ir a igreja, ler a biblia.

  17. ESTAR REGISTRADO NA PALAVRA DE DEUS:Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem(a) semear, isso também colherá.
    Gálatas 6:7 as pessoas podem ser vítimas dos seus própios atos, ou seja sofrer consequências; Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.
    Salmos 127:1O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra
    Salmos 34:7 se realmente temos o temor do Senhor DEUS se acontecer uma algun acidente so se for para glorificar o nome do Senhor.

  18. Distintos irmãos, graça e paz!
    O desastre que aconteceu na madrugada de domingo (27), na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, causando centenas de mortes e também deixando muitos feridos, infelizmente,
    poderia ter acontecido em qualquer outro local, independente de ser um movimento secular ou religioso.
    A Palavra de Deus mostra-nos, em Eclesiastes 9.2, que “todos nós estamos sujeitos a quaisquer
    Circunstâncias nessa vida.
    Querer dizer que a catástrofe ocorrida foi uma punição do Eterno, de maneira punitiva a rebeldes, com todo o respeito, é “achar-se” mais santo do que a Bíblia se nos orienta, conforme Eclesiastes 7.16.
    Os que pensam de acordo a citação acima, por favor, leiam Lucas 13.1-5.
    Querer também culpar o Eterno pela tragédia, com todo o respeito aos que não acreditam nEle, no entanto, acreditamos de maneira incondicional que, todas às mazelas que enfrentamos nessa vida, infelizmente, são frutos da queda do homem no jardim do Éden ( Gênesis 3).
    Sendo Assim, a morte, não importa como, sempre fará parte da nossa história enquanto estivermos nessa passagem pela terra, conforme Romanos 5.12.
    Portanto, a nosso ver, é fundamental estarmos preparados a todo momento, pois não sabemos
    a hora em que deveremos rumar à eternidade.
    Encerramos, todavia, pedindo ao Pai das misericórdias, que passe o bálsamo nos corações dos nossos irmãos, que hoje pranteiam seus entes queridos que partiram, de maneira trágica, em Santa Maria, no rio Grande do Sul.
    Em Cristo,
    Tadeu de Araújo

  19. Tenho pouco a dizer, Deus deu o Livres- Arbitrios (poder de Escolha), então porque questiona os poderes de Deus cada um tem seu juizo final. mas deixamos os familiares destes infurtunio em paz pois o melhor consolos aos familiares são nosso silencio e nossa cencibilidade para com eles e Deus abençoe a todos.

  20. Queridos e amados,
    vejo muito conversa e nada objetivo consernete ao que esta sendo sitado o foco “DEUS”
    o mundo dentro do contexto bíblico foi marcado por grande fato desta natureza, no velho testamento esta recheado de querras catástrofes pragas maldiçoes de todo o tamanho sempre ocasionado pela desobediência do homem, quem conhece as escrituras pode constatar agora e que a hipocresia predomina em um momento deste e a bíblia e muito clara Deus não quer a desgraça de ninguém as pessoas e quem procuram as suas próprias desgraças, Salmos 81: 11-12 “Mas o meu povo não quis ouvir a minha vos, e israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos do seu coração, e andam segundo os seus próprios conselhos. Jeremias 17:9-10 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

    10 Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

    Meus amados e queridos no momento que você rejeita a instrução, e o proposito de Deus, ele te larga a tua própria sorte, te deixa andar segundo a teimosia do seu coração e sabemos bem que dele não vem bem algum.

    ninguém e tão ignorante nas coisas de Deus pra saber que estes lugares não tem parte com Deus,

    oque tem que acontecer e que este monte de herege que estão com estes ensinamento anatemos por ai ensinem de verdade os caminhos do Senhor pra estes jovem que o diabo esta ceifando as vidas deles nestas condições e pior nas drogas, que estes camaradas deixem de ser religiosos e busquem jesus na vida deles pra aprenderem mais de Deus ao invés de questionar a Deus oque vocês pensam que são achar ou deixar de achar nada de Deus vocês são pó diante de Deus o tamanho do poder você são menos que uma formiguinha, estes que se dizem lideres religiosos “que religião já e uma confusão e coisa do diabo pra tirar o foco de jesus” tomem vergonha e parem de enganar o povo espiritualmente pra tirarem proveitos financeiros e etc… e acabem com estas congregações de porta larga e preguem o verdadeiro evangelho, te digo Deus não tem nada com isto, meus queridos a bíblia diz: Prov. 14:12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

    não só física mas sim espiritual esta e a pior que e pra eternidade…
    Eis a questão ensinamentos anatemos…que esta levando o jovem pra congregação e levando o mundo junto nas fumaças encima do altar, fank dizem que e louvor só se estiverem louvando ao diabo porque a Deus não é e parem de falarem com esta cara de pau ha fulano esta julgando, que te julga e a palavra de Deus você mesmo se condena com teus atos desobediência as coisas de Deus você já sai aqui desta terra com o passaporte garantido pro céu ou para a perdição eterna jesus não vai ter este trabalho só vai separar os bodes das cabras…
    Então eu peso em nome de Jesus parem todos com esta palhaçada já chega a mídia que esta aproveitando pra dar ibope e as funerárias que estão enchendo o bolso ainda mais nos cristãos que conhecemos a palavra, vão procurar oque fazer… eu não queria me manifestar sobre o assunto mas diante de uma palhaçada deste colocando ate o nome de Deus e discussão, brincadeira, não tem oque fazer se for homem procure um quintal pra carpir se for mulher vá procurar uma lavagem de roupa, mas chega disto o brasil não aguenta mais… foram muitas vidas pra se ficar com isto. “não tem oque fazer vai orar pelos vivos os que ficaram e seus familiares como nos estamos fazendo…

  21. Tenho apenas isso a dizer:

    As estrelas se apagam. Com o findar delas, todos os corpos celestes que as rodeiam também se vão. Como seja, cedo ou tarde nada escapa.

    Assim também é com o ser humano, diferindo apenas na irresponsabilidade, omissão e provocação dos racionais que agem com irracionalidade: bêbados dirigindo, o autorizar sem condições, o dinheiro em primeiro lugar.

    Falta iniciativa nossa em cobrar, se bem que a cobrança nem sempre gera resultados,assim fiquemos em paz, sejam os ativos e os não.

    Importa a paz, pois tudo Deus olha e vê, mas temos que fazer a nossa parte.

  22. Deus não se alegra c a morte do ímpio…Ele chora,

    “Jerusalém, Jerusalém… Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste!” (Mt 23.37)

  23. Querida amiga (o) que se apresentou como “Eu”, todos sabemos que o salário do pecado é a morte, nesse caso se os jovens na boate morreram porque estavam pecando (segundo o seu contexto) você e eu também deveríamos estar mortos, já que o homem é pecador e para Deus não existe diferença entre ir à uma boate ou contar uma mentirinha certo? Deixemos de ser hipócritas e vamos usar nosso tempo orando pelas famílias desses jovens. Quando os cristãos aprenderem a amar, vão deixar de fazer questionamentos ridículos como esses em meio à uma desgraça.

  24. DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA,DEUS NOS AMA TANTO QUE NOS DA A LIBERDADE PARA ESCOLHERMOS O CAMINHO QUE QUIZERMOS.DEUS NAO CASTIGA NINGUEM,NOS E QUE NOS AFASTAMOS DOS CAMINHOS DELE.NOS TEMOS O DIREITO DE TRABALHAR,DIVERTIR,FAZERMOS O QUE QUIZERMOS MAS TEMOS QUE ESTAR SEMPRE AOS PES DO MESTRE QUE E JESUS.E EU TENHO CERTEZA QUE DEUS NO SEU INFINITO AMOR ESTADANDO FORÇAS PARA ESTAS FAMILIAS QUE ESTAO SOFRENDO POR QUE SO ELE CONSOLA .

  25. Isaías 59
    1 EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
    2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
    3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.
    4 Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
    Isaías 9
    16 Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos.
    17 Por isso o Senhor não se regozija nos seus jovens, e não se compadecerá dos seus órfãos e das suas viúvas, porque todos eles são hipócritas e malfazejos, e toda a boca profere doidices; e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
    Lucas 13
    2 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?
    3 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
    4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
    5 Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
    ESTA FALTANDO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS. Hebreus 4
    12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
    13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

  26. No livro de gálatas, Paulo é bem claro quando diz que Deus não se deixa escarnecer,e que aquilo que o homem semear, ele vai colher. Sabemos também que Deus deu ao livre arbítrio a cada um. Além disso a bíblia diz que somos servos de que servimos: de Deus ou diábo. todos estavam ali por livre vontade, adorando a si mesmo com orgias carnais, satisfazendo as suas concupsciências. Se estivessem ido a um culto evangélico adorar a Deus, e depois ido para casa dormir com certeza estariam vivo. Em síntese colheram pelos seus próprios erros, por não quererem renuncia este mundo e servir a Deus.

  27. ISSO QUE O DIABO QUE Q COLOCAMOS A CULPA EM DEUS POR TUDO,TAVA LENDO ISSA REPORTAGEM AQUI MUITOS CULPANDO DEUS ISSO TA SENDO MUITO BOM PARA O DIABO PQ QUEM LE E NAO ENTENDE VAI FICA E COM RAIVA DE DEUS TBM MAIS FATALIDADES ACONTECER COM TODOS NOS SEI COMO E PERDE ALGUEM Q AMAMOS MAIS AI SIM Q TEMOS Q SER FIRMA MAIS NA FE E BUSCA MAIS A DEUS PAZ PARA A FAMILIA DE TODOS Q SE FORAO E SE APAGUEM A DEUS NESSE MOMENTO DIFICIL PQ SO ELE PARA CURA A DOR DE VCS ABRAÇOS A TODOS E UM BOM DIA

  28. Seu comentário aguarda moderação. Em breve aparecerá a todos usuários.
    E se tivesse impedido, será que valeria o exemplo?
    Reconheceriam que foram salvos pelo SENHOR?
    Retornariam?
    Seria veiculado e noticiado como foi pelo motivo do
    triste fato?
    Vocês estariam dando tanta ênfase.

    Por Favor Misericórdia.
    O Espírito Santo está consolando ainda que difícil!

  29. Querem achar um culpado pela tragédia. E nesse momento alguns culpam até nosso Deus. Que inocência tremenda! Deus é perfeito, é amor, é soberano, é santo…Ele não vai e nem quer perder tempo com isso.
    A culpa é do próprio homem, é óbvio! As sucessões de erros cometidos pelos homens levaram a essa tragédia. Ponto!
    Graça e paz a todos.

  30. uma coisa e certa q Deus ñ queria nenhum mal para essas pessoasa, pois ” Deus e Amor”, a vontade Deus e q todos venham ao arrependimento, conheção a verdadea; a palavra do Senhor diz, q os olhos do Senhor estão nos quatro canto da terra contemplando os bons e maus.
    diz tambem a palavra do Senhor q aquele q colhe para carne para carne colherar corrupção, lascivia, prostituição entre outros ,nos somos livres para escolhermos o q queremos da vida Jesus diz q a dois caminho um ea porta larga a outra a estreita a larga e a q leva a perdição e muitos o q entrão por ela a estreita ea q leva a salvação e poucos o q acertão nela … irmãos continuem na estreita para sempre paz do Senhor.

  31. Estão perguntando aí “onde estava Deus”. Eu sei onde Ele não estava: na boate, na balada, bebendo cachaça, fumando e sei lá o que mais. Ninguém se lembrou de convidá-Lo para a “festa”. Ninguém quis saber Dele.
    Até agora.

  32. Lembrando que agora só vale orar somente para os familiares que perderam seus entes queridos,
    porque os que já se foram já não é mais válido. Acidentes acontecem em todos os lugares
    independentes onde sejam… em igrejas, boates, aviões e etc… Mas acho um erro gravíssimo
    culpar-mos a Deus por todas as coisas que acontecem sendo que não é culpa dele e sim de
    nossas escolhas deixando bem claro que o Senhor Jesus não interfere nisto até porque ele
    é extremamente educado e a pessoa aceita-o se quiser. Mas oremos para que outros
    jovens se despertem e venham ter mais prazer em andar em sua santa palavra e que
    entregue as suas vidas a Cristo para que não se conforme com estes prazeres passageiros
    em que o mundo oferece.

  33. Creio eu que da mesma forma que Lc 13:1-5. As desgraças que ocorrem em nossas vidas têm razões várias. Porém não temos direito de questionar Deus sobre sua ocorrência. Afinal Deus não cria robôs.

  34. Vocês tem que entende que Deus nunca condena alguém, o ser humano que ser condena através dá sua decisão, o nosso Deus deu livre árbitro a cada pessoa, e outra Paulo diz em romanos o salário do pecado e a morte.

  35. Parece o fim do mundo. Que dizer então dos tsunamis,terremotos e outras calamidades da natureza. Então vamos abrir mais saidas de emergência e fica tudo bem na night.

  36. É triste saber que pessoas culpam Deus por essa tragédia que aconteceu e outras que já aconteceram e acontecerão. Fico imaginando como essas pessoas viviam. Será que lembravam de Deus quando ele disse que: Se me abedecerem comeram o MELHOR dessa terra ou se quando muitos dos que partiram desobedeceram os pais quando disseram que iriam a quela boate e ninguem os impediriam. O pouco que conheço de Deus aprendi que ele não é tirano e que respeita a decisão do homem, inclusive ele revela que se o homem não começe do fruto do conhecimento do bem e do mal viveria para sempre. Fizemos opções e todas tem conseguencias. Ele estava lá, mas estava chorando em ver toda aquela gente morrendo sem poder ajudar não por que não quisesse ou não pudesse. Más vejamo o seguinte: Pra Deus salvar deveria ser a todos e não a uns e outros não. E isso seria em proporção mundial todos sendo salvos e vivendo da maneira que quisesse. Como estaria esse mundo? E os que são diferente; porque por amor resolveram deixar o pecado e vivem para o Senhor ONDE ESTARIA ESSA DIFERENÇA? Não podemos esquecer que se acreditamos em DEUS devemos acreditar também na quele que mata, rouba e destroi vidas que estão escravisadas e sedusidas por seus desejos infames de orgias, idolatria, bebedice, glutonarias, desamor, e entrigas. A Bíblia relata que o salário do pecado é a morte. Sei que muitos que estavam ali tiveram seu tempo com O Senhor naquele momento, por isso não me atrevo a dizer que morream e estão no inferno. Más posso garantir que o Deus que eu conheço não mata póis Ele enviou seu filjo JESUS não para condenar más para dar vida e vida em ambundância aqueles que o recebeu e passaram a viver seguindo os ensinamento da sua palavra que liberta e transforma.Deus estava chorando más a escolha do mundo que vivemos somos nós que decidimos.

  37. INFELIZMENTE O LOCAL TEM BEBIDAS, FARRAS, TALVEZ ATE DROGA, NESSE LOCAL VC ENCONTRA DEUS? COM CERTEZA DEUS NAO ESTA ALI, SE DEUS NAO ESTA, QUEM DEVERIA DE ESTAR??? O DIABO É CLARO POIS O LOCAL É PROPICIO A ELE. DAI ELE PINTA E BORDA

  38. Um pastor mencionando “fatalidade” ?? Que absurdo; para não escrever lastimável! A Palavra de Deus nos ensina que para TUDO há um propósito debaixo do céu. NADA acontece por causa ou por obra do “destino”.
    Esse “pastor” precisa ler mais a Bíblia.

  39. Este tema está nos fazendo uma pergunta óbvia e é claro que podemos dar uma resposta á altura.
    DEUS, permitiu esta tragedia por que ELE É DEUS; ou seja: DEUS É ABSOLUTO e tudo e todos, vida e morte estão em seu controle.
    AMEM?

  40. quem e a igreja de DEUS eu sou a igreja de DEUS todas as coisas acontecem com todos sejam elas igreja ou nao DEUS ama a todos os seres humano ELE odeia o pecado orem pelas familias que pedeu seus filhos filhas seus enti queridos parem de falarem besteiras

  41. Muitos dizem que DEUS não impediu a tragédia, eu porém discordo, de acordo as informações a boate estava lotada com aproximadamente 1000 mil pessoas e apenas 25% dessas foram as que morreram!!!!!!!!! Lamentavél é, porém, Já pensou se DEUS não tivesse se intervido quantos morreriam? Vale a pena refletir.

  42. É triste saber que muitas pessoas só lembram que Deus existe nessas horas; e o pior, para culpá-Lo. Temos que entender que o ser humano tem que ser responsabilizado pelos seus atos. Se existem leis e não são cumpridas, são negligenciadas, será que a culpa é realmente de Deus? Onde ficam as autoridades que tem o dever de fiscalizar? E neste caso, e a responsabilidade dos proprietários da boate e da banda? Infelizmente inocentes pagaram com suas vidas pela negligência de muitos. Agora vemos muitas dessas autoridades fazendo média pra sociedade, correndo pra fazer o seu trabalho, o qual, deveria ser feito sempre! Que o Senhor Deus console os corações das famílias enlutadas!

  43. A Biblia diz. nos ultimos tempos,sereis, injuriados e perseguidos, por causa do Meu nome(Deus).hoje em dia existe pessoas que so se lembram de Deus nessas horas.as vezes Deus permite que sofremos tribulações, para buscarmos mais a sua Presensa,porque se não Crêmos nele, como é que vamos querer que ele nos Socorra?.e devemos nos preparar que isso é só o Principio das Dores, pois tudo o que esta começando acontecer, esta escrito no Livro de Apocalipse.então não vôs assustais, que esta por vir o pior ainda.POVO DE DEUS, VAMOS ORAR MAIS, QUEM É DE ORAR. E VAMOS REZAR MAIS QUEM É DE REZAR. SO ASSIM TEREMOS PAZ EM NOSSAS ALMAS, E CORAÇÕES.

  44. Boa noite amados de Cristo
    Eu só sei que o senhor JESUS CRISTO é maravilhoso e não devemos culpar ninquem e sim orar… orar… e orar amem pelos familiares,para que DEUS venha consolar a cada um deles amem.
    Todos um dia vai passar por esse momento de tristeza que e a morte.( EM QUALQUER MOMENTO DA SUA VIDA AME A DEUS, PEÇA A DEUS PARA TE CONSOLAR, TE ABRAÇAR AMEM.)

    ECLESIASTES CAPÍTULO 3
    Há para todas as coisas um tempo determinado por Deus
    2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

    SALMO 34
    Davi louva a Deus, que respondeu às suas súplicas, e exorta a confiar nele
    1 LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.

DEIXE UMA RESPOSTA