Entidade cristã lança edição ilustrada da Bíblia Sagrada com representações de Jesus negro

4

Em tempos de tensões sociais constantes por conta de questões étnicas, as estratégias de evangelismo têm se mostrado cada vez mais criativas, e também polêmicas: para alcançar jovens afro-americanos, uma editora resolveu publicar uma Bíblia com ilustrações onde Jesus é retratado como um afro-americano.

De acordo com informações do National Catholic Reporter, a Bíblia tem todos os “assessórios” desenvolvidos por negros: desde as ilustrações até os comentários de rodapé, que foram escritos por teólogos de ascendência africana.

“Queríamos ajudar a servir uma população de crianças que ninguém está prestando atenção, em especial, os afro-americanos”, disse John Vitek, idealizador da edição da Bíblia voltada para os negros. “Eu olhei em volta e vi que nenhum dos outros editores prestava atenção neles [jovens afro-americanos]”, acrescentou.

A proposta de criação da Bíblia voltada para negros foi descrita pelos profissionais envolvidos como um grande desafio: “São vários livros em um. É uma história muito antiga, de mais de 2 mil anos. Mantê-la relevante, interessante e atraente nos dias atuais é um desafio”, afirmou o bispo John Ricard, um dos envolvidos no projeto.


Para James Okoye, doutor nas Escrituras pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, a proposta da Bíblia para jovens negros é esclarecer o contexto da época em que foi escrita em uma linguagem acessível a eles: “Você tem que mostrar que a Bíblia é a palavra de Deus, mas é a palavra de Deus, de acordo com o contexto humano. Você tem Colossenses e Efésios, onde Paulo aparentemente diz ‘escravos, obedecei a vossos senhores’. Como você lida com isso com um equilíbrio delicado para mostrar a palavra de Deus nesse texto, e mostrar como ele foi mal utilizado, e começar a mostrar como ela é usada hoje em dia?”, questionou, sugerindo que a resposta pode ser encontrada na própria Bíblia Sagrada.


4 COMENTÁRIOS

  1. O SENHOR AMOU E SE ENTREGOU POR TODOS, NÃO EXISTE ESTA POIR ESTA OU AQUELA COR DA PELE, SERIA COMO DIZER QUE CRISTO SENDO BRANCO, NÃO PODERIA MORRER POR NEGROS AMARELOS VERMELHOS OU PARDOS, ELE MORREU POR TODOS, CREIO QUE ELE É BRANCO POIS É JUDEU, QUANDO MUITO MORENO CLARO, SOU NEGRO E NÃO ESTOPU NEM AI PARA ISTO, ELE É MEU SALVADOR SEJA BLAKE OU WHITE.

  2. Ai gente, será que não sabem que Jesus foi judeu? nem negro e nem branco. Não sei porque tanta tensão para fazer uma imagem! Deus mesmo disse que é contra imagens. Mas se querem fazer, pelo menos entendam, Jesus nasceu como judeu!

  3. he meus irmaos esta claro que DEUS Odeia as as imagem. mas “tambem e importante que saibamos o qual era a cor do nosso SALVADOR. nao adorar a imagem mas sim conhecer e ter a certeza que é a cor xxcxx bensa

DEIXE UMA RESPOSTA