Ministério Público censura cartilha distribuída a professores com visão cristã da sexualidade

88

O Ministério Público do Rio de Janeiro determinou a suspensão da distribuição de uma cartilha com conteúdo sobre sexualidade por considerá-la “homofóbica”.

O material produzido pela fundação católica Jérôme Lejeune e Comissão Nacional da Pastoral Familiar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinha sendo distribuído a professores estaduais.

O pedido de retirada da cartilha foi feito por um grupo denominado Ilè Obà Òyó, que trabalha com pesquisas sobre diversidade para o programa de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

De acordo com informações do jornal O Globo, a cartilha chamada “Chaves para a bioética” defende preceitos que contrariam a “teoria de gênero”, seguindo a linha de pensamento adotada pela Igreja Católica, que define a homossexualidade como pecado e repudia a ideia de que o gênero (masculino ou feminino) deve ser autodeterminado pelo indivíduo a partir de sua orientação sexual (hetero, homossexual, bissexual, transgênero, etc.).


A censura do MP à cartilha se deu porque um dos textos anexo afirma que “a teoria de gênero subestima a realidade biológica do ser humano. Reducionista, supervaloriza a construção sociocultural da identidade sexual, opondo-a à natureza”.

Os pesquisadores do Ilè Obà Òyó que denunciaram a cartilha se queixaram de supostas ironias em algumas ilustrações sobre orientação sexual que existem no material.

Em determinado ponto da cartilha, chamado “Reflexões Éticas”, o texto sugere que a recusa em permitir a adoção por casais homossexuais não representa um ato homófobo, e argumenta que biologicamente, “ninguém pode decidir se transformar em homem ou em mulher”.

O Ministério Público disse que a censura da cartilha visa “neutralizar qualquer conteúdo eminentemente religioso” nos materiais distribuídos na rede pública de ensino. A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital considerou “o conteúdo discriminatório (homofóbico e machista)” e determinou que seja feita uma campanha de esclarecimento sobre o assunto em toda a rede estadual, visando frisar “a necessidade de respeito a todos modelos familiares e orientações sexuais”.


88 COMENTÁRIOS

      • Nunca fui a um terreiro de macumba,mas o pior macumbeiuro é um falso crente
        alienado como esse tal dell.Esse,sim,não tem moral de nada,é uma aberração
        alienada,sim.Deve ter a sexualidade amaldiçoadas e por isso faa juizo temerário contra as pessoas.Coitado.

        • Aposto que esse dell aberração fanática foi usado e abusado sexualmente na
          infânsia e por isso está traumatizado.Está e carregará esse trauma para sempre.JESUS cura gente boa,mas uma aberração imbecil e víbora como esta
          JESUS não cura.Aberração homofóbica.

          • janio o pior é que você não admite que é uma aberração gay. veja como as pessoas olham pra vc na rua seu anormal. vc acha que dando a bunda virar mulher ? nunca vc nasceu com pinto kkkkkkkkkkkkkkkkk não adianta seu doente vc vai para o esgoto do inferno igual aos iguais a vc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

          • Dell fanático e aberração lunática.Não sou afeminado e nunca dei a minha bunda.Sou um homem másculo e bonito por fora e muito mais por dentro.Já voc~e,que foi usado e abusado sexualmente na infânsia,
            pode não ter virado um gay,mas que ficou traumas e sérias sequelas, disso eu e os leitores não temos dúvidas por causa de sua paranóia gay.
            Vá se tratar doença de homofobia.Aberração hipócrita dos fariseus.

          • Dell coitado,aberração da burrice e da imbecibilidade:ninguém olha para mim na rua para me discriminar,olha,sim, para me paquerar.Sou paquerado por homens e mulheres.Sou livre,leve e solto.Já você.falso
            crente de concreto,vá se converter a JESUS CRISTO.Ser cristão é
            o testemunho e você é um falso crente aberração da próstata por viver
            preocupado com os órgãos sexuais dos olhos.Aberração ridículo.Aberração dos recalcados.

          • uahuahuhauha

            complementando a Janete:
            “paquerado por homens, mulheres, cachorros e outros animais irracionais que gostam de aberrações”

            másculo e bonito por fora……. bicha nojenta

    • Mas veja bem nem todos podem dar esse luxo aos filhos, meus pais NUNCA puderam me dar. Se sou alfabetizado é graças a esas escolas porcarias do governo que vc mencionou.

      • E quem pediu usa opinião sua biba doida. Se seus pais são uns bostas que não quiseram dar o melhor pra vc problema seu. meus filhos tem do bome do melhor e não vão aprender com aberrações gays como você e essa bicha revoltada do janio.

  1. “A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital considerou “o conteúdo discriminatório (homofóbico e machista)” e determinou que seja feita uma campanha de esclarecimento sobre o assunto em toda a rede estadual, visando frisar “a necessidade de respeito a todos modelos familiares e orientações sexuais”.
    Sabe o que está acontecendo, um ano a cartilha é feita por gays apoiando a homossexualidade, no ano seguinte vêm a igreja contra a homossexualidade, no ano seguinte torna a inverter e assim vai, confundindo os adolescentes, é por isso que eu digo que sexualidade têm que ser ensinada em casa e não na escola.

  2. Se o MP não acata-se a ação impetrada pelo “Ilé sei lá o que”, então haveria comoção pelo favoritismo à Ética Cristã Familiar.

    Agora que o MP deferiu e ordenou “o cumpra-se” da ação, o favoritismo foi ao movimento LGBT!

    Eu somente faço uma simples pergunta: Que democracia é essa que proíbe um ponto de vista e apoia o outro? Tanto se fala em isonomia de direitos, mas até agora, tudo que vejo é uma indiscriminada cassação dos direitos de expressão da sociedade que olha para o espelho e para seus órgãos reprodutores e sabe qual seu lugar na Natureza!

    Mas o Grande e Temível Dia do SENHOR está chegando! Ai daquele que chama ao certo, errado e ao errado, certo! Maranata!

  3. lamentavel!! se antigamente a igreja catolica perseguia as bruxas agora e o contrario os macumbeiros perseguem os gay satanas esta usando as escolas para vomitar toda a imundicia do infernosobre nossos jovens(bruxaria lascivia..etc) nossos governantes perderam o norte e absurdo que uma meia duzia de macumbeiros faça isso num pais de maioria catolica.

  4. Vergonha que em pleno século 21, a Igreja ainda esteja querendo promover MACHISMO e homofobia em escolas públicas.

    Parabéns ao MP, mostrando que podemos aprender com os erros e mudar. Pq se a situação está do jeito que está hoje, é pq lá atrás, não tivemos consciência de combater a discriminação. criamos uma cultura errada, onde preconceito e até o destrutivo BULLYNG, eram normais.

    Passou da hora de mudarmos essa realidade errada e criar um cenário melhor do que o atual, para o futuro.

    • Pois é. Pior que isso, é usar dinheiro publico pra promover cartiilhas que defendem o homossexualismo. Ja que nao pode a cartilha catolica, a cartilha gay tb nao pode entrar nao. direitos iguais correto?
      a cartilha catolica foi feita com dinheiro deles. ja os ativistas receberam alguns milhoes pra o museu gay que sera feito em sampa. Isso é justica pra vc ne? usar dinheiro publico pra um grupo em detrimento do outro.

  5. o site agora é ateu e gay, estas pragas postam o que querem, e nós devemos nos curvar a eles, é o fim da picada, postei sobre os ateus malditos que destroem famílias e não entrou, em contra partida os deles denegrindo nossa fé relampeja como uma verdade.

    • Leia a noticia.

      Fora retirados pq incentivavam a discriminação. E vão pedir que se faça algo que fale que a importância de se respeitar as diferenças, o que é muito correto e que já deveria ter sido feito há décadas.

      • assim como vcs. defenderam com unhas e dentes o kit gay, como algo bom para ser disseminado em escolas, porque não mostrar o outro lado, aquele onde se mostra a verdade e o natural? mostrar como0 é nojento e promiscuo, como pode ser algo bom quando se usa a saída do esgoto como fonte de prazer?, explique isto.

        • Eu defendi kit gay? Favor quote um post meu onde defendi tal kit.

          Defendo sim, uma aula de CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL, que englobaria a importância de se respeitar as diferenças da forma mais ampla possível. Isso inclui respeito por crenças não cristãs tb, pra quem acha que se trata apenas da questão gay.

          O problema é que gente da sua laia, quer libertinagem pra ofender e discriminar pessoas apenas por elas terem sexualidade ou crenças diferentes ou ainda, por não terem crenças. E eu não posso concordar com um absurdo desses.

        • Não mesmo, eu fico admirado com esses gays querendo se aparecer e dizer que tudo é homofobia contra a “racinha” deles, vai em um país muçulmano com frescurinha para vocês gays verem…, pra começar já são anormais e inferiores…

  6. Essa cartilha é uma aberração e fere todo pricípio familiar. Graças a Deus que a maioria das pessoas que eu tenho mostrado essa aberração não tem concordado com isso, porque ainda são conservadores.

    • Verdade José Ronaldo, e tudo começou dentro do PT, e o prefeito de São Paulo o Haddad tem tentado a todo custo implantar o kit gay nas escolas, mas ainda bem que o povo acordou, não só evangélicos mas muitos católicos também tem espalhado em suas comunidades sobre esse perigo, infelizmente estamos a mercê de interesses pró gays mas não vamos arredar o pé, o que é normal é normal e o que passa disse é abominação e nojeira.

  7. Parabéns ao Ministério Público. Esta mais do que na hora de dar um basta a pretensão religiosa de impor sua visão a coletividade. Religião é para estar na igreja, no templo, na sinagoga, na mesquita formando pessoas devotas à Divindade. Ciência é para estar no laboratório, na academia, na universidade, nas escolas formando intelectos.

      • Pra você ver tá serto, gays só causam baderna, e parte deles que são aidéticos ainda é dinheiro nosso que vai para os medicamentos, nós que nem temos nada a ver com essa nojeira deles ainda arcamos com isso, bem que essas doenças doenças podiam dar só em gays aí eles acabariam logo.

  8. Deve-se parar com a pretensão de que a visão cristã de mundo é a única correta, a mais depurada moralmente. Existem alternativas. E, para descobri-las, basta abandonar a bíblia por alguns instantes, e se interessar por outras coisas.

    Deseja a salvação? Leia. Leia muito. Abra os olhos, perceba a riqueza que existe na diversidade de opiniões, culturas e olhares.

    Parabéns ao Ministério Público!

    • Esse dell acha que pode desmoralisar os outros sem ser desmoralisado e não pode,não.
      Colhe o que se planta.Jamais tratarei uma pessoa culta,fina e discreta com termos chulos.
      Mas esse dell só respeitará o ser humano pela dor.Não se trata espíritos vulgos com amor e carinho que ele não entenderá.\só passando por cima mesmo.

      • janio seu namorado não vai te fazer uma mulher de verdade. você nasceu com pinto seu doente. Aberração gay não é porque vc anda se requebrando que os heteros vãoter desejo por vc não. vc é homem e deve ser engraçado as pessoas olhando pra vc e dizendo : ” olha gente uma aberração gay”. e alguns tendo pena e outros nojo porque é assim que nós seres humanos normais vemos seres despreziveis como vocÊ. morra com suas dsts seu demonio.

        • Dell porque você faz isso? Alguém, um homossexual (talvez) fez algo com você de ruim? Porque tanto ódio? Você nem sabe se o janio é mesmo gay ou que quer que for! você mesmo se condena ao falar assim.

          • Eu trabalho com Associações de gays e sempre defendi e defendo os gays,sim.Gays é gente e tem os bons e os maus,os que se p´rostituem e os que não se prostituem,tem bandidos,mocinhos e todo tipo de
            gente…Na minha família tem gays homens casados,e bem casados, e que adotaram crianças e que servem de modelos para retirarem essas
            crianças abandonadas da rua.

          • Jânio… todos sabemos q vc é gay…

            agora.. esse seu post acima… falando várias coisas sobre seu trabalho.. com quem trabalha… seus familiares sendo também gays…

            Engraçado, pq não falou diretamente que também é gay?
            Tem vergonha do que é?
            é apenas uma pergunta minha… pq não entendi o fato de vc não se revelar para o “EU” nesse post , sendo que vc sempre esteve à frente nesses debates

            (era o Jose Claudio.. mas acho que a AIDS o venceu…)

            Relaxa mano, sua cura vai chegar!! Tenha fé!!

            Pegue seu AZT e vá em paz!!

    • O dell nem é cristão! É um fake para tentar fixar na cabeça dos outros que crente é homofóbico, sendo (fingindo) ele mesmo homofóbico. Mas o verdadeiro crente não é homofóbico, só não aprova a homossexualidade.

  9. Interessante. O MP nao aparece na hora que usam dinheiro publico pra fazer as cartilhas gay? Cade o dinheiro de volta pra comprar merenda pras criancas?
    Ok. A igreja catolica fez a cartilha com dinheiro deles. Vamos ficar de olho, pq na hora que vierem com cartilhas de identidade de genero, os cristao tambem querer apoio do MP . Direitos iguais ne?

  10. Eu não posso acreditar! Na minha escola, (do interior, no miolo do brasil), tem coisas horríveis que a gente estudando, como a professora dizendo para os garotos e meninas se “tocarem” para conhecer o corpo, mostrando imagens obcenas e um tanto de coisa. Sei que nas outras escolas tá pior. E o Ministério Público censurando uma coisinha de nada.

    Eu não ligaria, só que os garotos da minha sala ficaram ainda mais tarados do que já eram (com coisas do tipo, deixa eu te tocar, porque quero te conhecer melhor, e até tentou na minha colega) tem um vídeo no Youtube, chamado, “o que Dilma está fazendo com as nossas crianças”

    Mas, e daí? Os governadores não se importam com as escolas públicas porque eles mesmos colocam seus filhos em escolas particulares.

  11. DelIDELPONEY,eu cheguei a conclusão lendo seu comentários que vc é gay e não estou julgando ,é fato ,quando a pessoa tem muita raiva de algo,tem 2 opções,1 vc ja foi gay e deixou de ser e sente falta ou 2 vc é faz a coisa bem escondidinho e fica fingindo de hetero homofobico pra disfarçar,resumindo vc é mais gay que qualquer gay que posta aqui ,deveria disfarçar melhor,é decepcionante ver que comentários como o seu passe na moderação,ja escrevi muitos comentarios se, ofensas,sem palavrões e não passa,e os comentários desse Delldellponey passa ,comentarios com palavras chulas,que incitando odio ,acho que todos nós do site gostariamos de saber do dono do site o pq disso,será que é pra dar “ibope”

    • “Dell.. lendo seus comentários doentes, cheguei a conclusão que vc é gay”

      Confirmado, então: pré-requisito para ser gay tem que ser doente e ter sido abusado

      Parabéns, Samy!!

      Pegue seu pacote de AZT e vá em paz.

        • LELLÍSON,falso crente da lavagem cerebral,quem tem AIDS é você,seu imbecil da pananóia gay.Por enquanto não tem AIDS no corpo porque tem]
          a sexualidade amaldiçoada.Mas tem a desgraça no íntimo por viver fazendo
          juízo temerário contra as pessoas.A boca fala do que está cheio o coração.E]
          você,falso crente fariseu,só fala asneiras,coisas sem nexo e eu posso dizer
          sem medo de erras:Você é mais um falso crente desmoralizado neste site
          que defeca pela boca.O bafo do seu fiofó deve sair pela boca,seu mau-
          hálito.praga de jezebel.Vá ler a Bíblia,incompetente.

        • Esse tal Lellison,seguidor de seitas e heresiasdeve ser da laia do dell aberração,tá sertoparanóia gay e outros incultos,incautos e fanatizados da
          corja fundamentalistas farisaícas.Uma linguiça bem grande e grossa resolve o
          seu problema,falso crente léllison.Você merece comentários vulgar,chulos e
          baixo porque assim é a sua cara,o seu íntimo.Falso crente vomitado por JESUS.

  12. Eu, como neto, filho, pai e avô, digo que a VERDADE é única! Por mais discussões possam ter , pois muitas já aconteceram e outras tantas acontecerão. Leiam e meditem na Palavra. Antigo Testamento Levíticos capítulo 18 versículo 22 e capítulo 20 versículo 13 e no Novo Testamento Romanos capítulo 1 versículos 26 ao 28 e Primeira Corintios capítulo 6 e versículos 9 ao 11.
    Querem discutir com DEUS?

  13. Quem quiser conhecer a Sra. Stela Guedes, basta acessar o blog no seguinte endereço: http://asintese.blogspot.com.br/2013/09/stela-guedes-caputo-iniciacao.html. Ali as pessoas poderão encontrar o seguinte texto:

    “Stela Guedes Caputo – Iniciação

    Por Stela Guedes Caputo Loguncy

    Eu não tenho leucemia. Não peguei piolho. Não passei um produto na cabeça que fez meu cabelo cair. Fui raspada. Eu me iniciei no candomblé por escolha e por amor depois de uma vida dedicada à pesquisa de suas crianças. “Amada no amado transformada”, sou candomblecista. Filha, com o coração transbordado em honras, de Daniel ty Yemonjá, do Ilè Asé Omi Laare Ìyá Sagbá, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Durante mais de 20 anos ouvi essas respostas de crianças e jovens candomblecistas que, ao serem perguntadas do porquê rasparam a cabeça, inventavam e inventam maneiras de menos sofrer. Muitos adultos também precisam ocultar seu amor para permanecerem em empregos ou conquistarem um. Para serem aceitos, às vezes, em sua própria família e até por “amigos”. Não significa que sejam pessoas fracas, gostem menos dos Orixás, ou de seus terreiros. O problema não está nelas. O problema está nessa sociedade racista, hipócrita, preconceituosa e nada nada laica. Sonho com um mundo em que um dia todos possam viver e publicizar seu amor, seus modos de acreditar ou não acreditar, seus modos de ser. Sonho e luto por uma sociedade de verdade laica. Por uma escola pública laica e sem Ensino Religioso que aumenta, todos os dias, a discriminação de nossas crianças e jovens de terreiros. (Stela Guedes Caputo – Dofonitinha de Lógunède – professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PROPED/UERJ”.

    Precisa falar mais alguma coisa?!

  14. Vc’s, bichonas, podem fazer o que quiserem com seus respectivos “FURINGOS”, até mesmo colocar um porco espinho , oop’s; porco espinho não , porque é crime ecológico, (coitado do porco espinho) mas é bom lembrar que o ANUS foi feito para fazer CÔCO, EXPELIR FEZES, imundícies segregados pelo organismo, é órgão EXCRETOR e NÃO órgão sexual !!! um homem pode ser tudo, até político, só não pode ser VIADO, é o nível mais baixo e humilhante de um ser HUMANO, negar sua natureza é negar a própria VIDA, quem nasce HOMEM morre HOMEM, quem nasce MULHER morre MULHER !!!!

DEIXE UMA RESPOSTA