Brasil

Ensino religioso gera polêmica nas escolas brasileiras

Comments (42)
  1. João Vitor disse:

    Eu sou totalmente contra o ensino religioso nas escolas, esse tipo de decisão deve ser tomada pela pessoa, não se pode ensinar uma ou outra doutrina cada um deve escolher, isso é o livre arbitrio!!!!!!

  2. Vera Lúcia disse:

    É preciso esclarecer o conceito de ensino religioso, da sua prática pedagógica, da definiçãode seus conteúdos, natureza e metodologia adeguada ao mundo escolar.

    O conhecimento religioso necessita estar á disposição de todas as Escolas Públicas, mas o ensino religioso não pode pretender se uma experiência de fé, precisa se manter para sua própria razão de ser, O CONHECIMENTO.

    O ensino relioso é uma questão diretamente ligada à vida, e que vai se refletir no comportamento, no sentido que orienta a sua ética.
    É preciso no entanto, propor uma ética da consciência e da liberdade em lugar da ética da lei e da obrigação.

    Eu acredito que a sala de aula não pode ser uma cominidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superação.
    Acredito também que conhecimento e diferente de práticas religiosas.

    1. Gleyson disse:

      Vera Lúcia, só que este é um modelo ideal, o que se vê muito é um proselitismo religioso nas escolas, professores cristãos desenhando no quadro símbolos de outras religiões, como Taoísmo, Islamismo, Judaímo e dizendo para os alunos se afastarem daqueles símbolos, já que eram coisas do Demônio, como eu bem lembro das minhas aulas de ensino religioso. Ou de professores dizendo que não deveríamos orar em voz alta, porque o Diabo podia ouvir e que só Deus pode ler nossos pensamentos. A religião é um tema que envolve uma carga emocional muito forte e acredito que não deve ser ministrada em escolas, para crianças como maturidade intelectual ainda insipiente.

  3. FRANK disse:

    Não tem cabimento o Estado doutrinar as crianças nessa ou naquela religião.

  4. edmundo disse:

    Como pode o pais contratar capeloes para doutrina crista de seus militares,mas o mesmo nao pode ser aplicado nas escolas,O brasil sempre desde asua descoberta sempre foi um pais cristao,alguns querem distorser com liberdade de culto o que tem que se saber eo seguinte,o Brasil e de jesus,outros querem cultuar outros deuses tudo bem,mas teram de conviver e respeitar a oficial da naçao o cristianismo,assim como devemos respeitar as leis de nosso pais, embora que nao agrade a alguns,esses tem que respeitar as leis em vigor,entao que se respeite o cristianismo,como religiao oficial do pais.

  5. NÃO PODEMOS CONTINUAR A VOTAR EM MERCENARIOS , INDUZIDORES DE PESSOAS AO ERRO.

    O GOVERNO TEM QUE GOVERNAR PARA O POVO , E NÃO QUERER FICAR DOUTRINANDO AS PESSOAS A ESSA OU AQUELA RELIGIÃO.

    PODEMOS TER A LEITURA DA BIBLIA , E A PESSOA ESCOLHE O CAMINHO QUE QUER SEGUIR.

    DEUS DEU ESSE LIVRE DIREITO DE ESCOLHA.

  6. josé marlon disse:

    A paz de CRISTO,É,por isto que,omundo esta como esta,cheio de rebeldia,prostituição,marginalidade e principalmente a desobdiência ao nosso DEUS,essas cabeças pensantes que querem deturbar os principios éticos do moralismo humano, aonde eles criam preceitos e doutrinas de homens,podendo fazer o que e realmente obvio,

  7. Gumetal disse:

    O Ser humano,tem o livre arbitrio para seguir o caminho que seguir,sabendo ele,que o unico caminho da salvação e cristo,e o evangelho puro da verdade,que está em jesus,Mais basicamente o ensino religioso,pelo menos no tempo que estudei na escola,nao ensinava,nem obrigava ninguém seguir essa ou aquela religião,e muito menos digamos a religião,evangélica,ou protestante,ela so tinha o intuito de mostrar o ser humano,a natureza de Deus,da criação,de tudo que permeia o mundo,feito por Deus,e habitado pelo homens,digo respeito a se ter uma comunhão,e uma relação entre Deus e os homens,digamos e o ensino no sentido da religião,tanto que nesse tipo de ensino,la as pessoas nao aprendem a orar,acho muito bom o ensino religioso nas escolas,hoje as crianças adolescentes sao bombardeados,com propagandas de pornografia,sexo,na televisão,nas propagandas outdoors,as faculdades so ensinam esse trotes imundos,recheados de drogas,sexo,e farras,sou de pleno acordo do ensino religioso nas escolas,pois ele não ensina a pessoa seguir esssa ou aquela religião,ele fala de Deus,do criador,e segue essa linha de pensamento!OTIMO para essa juventude que hoje vivemos!

  8. Gumetal disse:

    Mais verdade é,que estamos chegando num tempo,e esse tempo,onde as ´profecias da biblia esta todas se cumprindo,e se fechando esta sim chegando o tempo,onde o evangelho será perseguido,e tentarão banir os cristãos da face da terra em todos povos e mundos,e isso e biblico,isso como a besta que vem do mar,vira o imperio romano com o vaticano,e besta que vem do abismo o oitavo rei,diabo na figura de um papa,irão perseguir e matar os cristãos como a igreja catolica matou mais de 450 milhões de cristãos,no mundo todo,isso e so questão da profecia biblica se cumprir estamos chegando perto desse tempo,onde o evangelho de cristo,sera coibido e proibido de pregar por imposição diabolica desse governo maldito que virá.
    estamos mesmo caminhando a passos largos e rápidos,para vinda do anticristo,e o arrebatamento dos escolhidos Glórias a Deus!!Andemos sobrios e vigilante como o senhor jesus cristo nos disse na sagrada palavra dele!abraços a todos!

  9. Pedro Luís Garcez disse:

    Num país com uma diversidade cultural e religiosa como o Brasil, existem muitas objeções quanto à validade do ER na escola, e a mais comum é de que o ensino de âmbito religioso seria papel das próprias
    religiões. E não é difícil entender por que parte de nossa população pensa assim:
    • O conceito de ensino predominante
    na atualidade é de que as escolas e universidades devem preparar o estudante exclusivamente para o mercado de trabalho, o que não contemplaria a questão religiosa;
    • A religião não é vista como um objeto de estudo científico como o são os números e cálculos para a matemática, ou a linguagem falada e escrita para a língua portuguesa, por exemplo;
    • Muitos pais receiam de que seus filhos sejam influenciados a deixar as tradições religiosas das suas famílias;

  10. Pedro Luís Garcez disse:

    • Muitos fatores da formação profissional
    dos educadores de ER foram
    alterados nos últimos anos, porém a
    população não recebeu essa informação
    de forma efetiva a fim de quebrar preconceitos
    em relação a essa disciplina.
    O Ensino Religioso hoje
    Vemos mudanças rápidas e significativas
    na sociedade atual. Muitas dessas
    estão direta ou indiretamente ligadas à
    cultura religiosa e às convicções de fé dos
    brasileiros. Por isso não é possível ignorar
    o fenômeno religioso e sua dimensão
    sociocultural. O ER apresenta algumas
    ferramentas de observação científica, na
    intenção de contextualizar esses fenômenos,
    suas implicações e efeitos dentro de
    uma sociedade.
    Também busca
    orientar o aluno na
    busca pelo transcendental,
    não dando
    uma direção específica,
    mas mostrando
    que as direções existem.
    E isso através
    de meios pelos quais
    ele buscará compreender
    a si mesmo e o
    mundo que o rodeia,
    respeitando a diversidade religiosa, a vida
    e natureza humanas.
    O ER contempla, inclusive, o ateísmo,
    o ceticismo e a aversão à religião.
    A lei federal diz que todo brasileiro tem direito à liberdade de culto, e com isso também garante o direito de quem não tem culto algum. Ou seja, as aulas servem tanto para quem crê como para
    quem não crê!
    Por isso a impor tância dessas aulas não está em for talecer uma religião, mas para for talecer o direito à individualidade e o respeito à crença ou descrença alheia, aproveitando a orientação moral e ética existente na essência de quase todas as confissões religiosas e do consenso comum de todo ser humano
    de bem, independente da sua fé (ou ausência dela).

  11. Pedro Luís Garcez disse:

    Qual é o papel das religiões para o ER então?

    O ER não é confessional. Também não é de cunho ecumênico, pois assim ele contemplaria apenas as denominações cristãs, em detrimento das demais expressões de fé não-cristãs. Também não está sob a égide de nenhuma religião, mas sob orientação do Ministério da Educação, através da Proposta Curricular de cada estado.
    O papel que as denominações religiosas desempenham em relação ao ER é o de integrar grupos de caráter consultivo, como o são o FONAPER (nacional) e o CONER (conselhos formados por diversos segmentos religiosos), os quais podem sugerir, mas não determinar conteúdos.
    Por isso a importância da filiação das lideranças religiosas aos referidos conselhos, bem como a capacitação junto aos cursos
    oferecidos pelas instituições de ensino superior, no que diz respeito ao ER.
    Lembrando que os cursos de Teologia oferecidos pelas denominações religiosas, em sua maioria, se enquadram como Curso Livre, ou seja, pouquíssimos têm reconhecimento como curso superior do MEC. Além disso, cursos de bacharelado (mesmo os reconhecidos) não habilitam
    a dar aulas, como fazem as licenciaturas.
    Para ser professor de ER, o profissional deve ser formado ou estar em processo de formação específico como Licenciatura em Ensino Religioso ou em Ciências da Religião, por instituição de ensino superior credenciada no MEC.

    Pedro Luís Garcez,
    Pastor,professor de Ensino Religioso da rede estadual em SC, acadêmico do Curso de Ciências da Religião da Unochapecó. Chapecó, SC.

    Endereço eletrônico: garcezsalvo@hotmail.com

  12. Daniela disse:

    No meu meu tempo, ensino relioso era pra gente aprende sobre as religiões em geral, e não ensinar a biblia ou sobre Jesus, apenas mostrar a cultura.

    Eles podiam no lugar de ensino relioso, ter a disciplina ensino da biblia, ai sim seria util.

    Paz!
    Daniela,21 anos

  13. frank disse:

    Nossa, alguém atualize esse EDMUNDO, religião oficial não existe a muito tempo, e quando existia era a igreja católica. Nem para um,nem para outro, os pais não podem passar para a escola o que é sua obrigação.E a escola não deve ensinar religião nenhuma.’Ensina a criança no caminho que deve andar’….é obrigação dos pais, não do estado.

  14. Luis disse:

    sou contra a religião !

    mas pergunto: qual igreja/denominação, seja ela protestante, evangélica ou até mesmo “os católicos” estaria preparada para apenas ensinar DEUS, livre dos dgmas da instituição ou do nome da PLACA e dos usos e costumes. Quem abriria mão desse negócio. Ainda, quem estaria verdadeiramente apto e com conhecimento suficientemente bom e livre da praga da “religião”, PARA ENSNAR NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS, QUEM ?

    Infelizmente, hoje em dia da mais prazer assistir uma aula de geometria do que assistir a muitas palestras ou cultos religiosos !

  15. Carlos disse:

    luis nenhuma igreja abriria mao disso. Concordo com vc

  16. Wilma Rejane disse:

    Sou professora de Ensino Religioso e posso afirmar que a disciplina é de fundamental importância para a formação de todo e qualquer cidadão. Ensino Religioso não é catequese. Não deve ter por objetivo formar prosélitos, conforme bem redige a LDB em seu artigo 33. Os parâmetros curriculares do Ensino Religioso contemplam a diversidade de crença tendo como conteúdo: As tradições religiosas, a Filosofia, História, sociologia, psicologia e outros.

    Ensino Religioso não trata apenas de religião, mas da relação do homem com o mundo e com si mesmo. Quem critica essa disciplina nas escolas é porque não sabe o quanto ela é necessária em todos os aspectos.

    Convido essa professora, autora da tese, a me acompanhar nas escolas da periféria de Teresina, nas zonas de risco onde o tráfico de drogas predomina para que ela possa descobrir o valor da disciplina.

  17. Missionária Delair disse:

    Na prática, percebo, o quanto as crianças têm “FOME” de Deus, têm uma CURIOSIDADE enorme sobre Deus, quando se toca no nome de Deus, vem uma chuva de perguntas sobre Ele.

    À família é dada a responsabilidade de levar os filhos ao conhecimento de Deus, mas na prática… não se vê em muitas delas esse interesse, ou seja, o diálogo propriamente dito sobre Ele, refletindo na Escola essa reação que disse acima.

    E ESSE INTERESSE É FORTÍSSIMO NELAS.

    Sabemos que a Escola é laica mas em algumas tem até oratório com imagens de escultura na porta de entrada.

    Agora, que o ser humano precisa de uma “educação integral”, sem dúvida, se faz necessário: espírito, alma e corpo edificados.

    Na faculdade, a teoria nos ensina o tempo todo sobre educação integral, mas na prática as coisas complicam e muito!

    Enquanto isso… vemos na nossa frente a corrupção do ser humano, ser social, critico, reflexivo, mas agindo, muitas vezes sem nenhuma ética ou valores.

    A Paz!!!

  18. Guto disse:

    Estudei Cultura religiosa na Universidade e a materia abrangia todas as formas e variações das diversas religioes como as cristãs, orientais, judias, etc. Eram tantas heresias que me davam ancia de náuseas e vômitos´só de ler tanta baboseira. É claro que como cristão só me interessava a religião cristã, peneirando tambem o que ia de encontro a verdade das escrituras e descartando as falsas doutrinas, pois o professor era 1 frei católico com mestrado na area religiosa. O sujeito falava tanta besteira por falta de entendimento bíblico que era até piada. Certa vez ele viu 1 cartaz na rua anunciando o nome de 1 nova igreja evangelica na cidade. O cartaz dizia: igreja guerreiros e adoradores de Cristo. O tal Frei abobalhado/abestalhado não entendeu nada do nome da igreja, e chegou na sala de aula questionando o porque de tal nome de igreja, ou seja, o que quer dizer “guerreiros”, porque a igreja tem esse nome? O sujeito não vive na dimensão do espirito Santo e não consegue ver o mundo com olhos espirituais, por isso só falava bobagens. É isso que acontece: há tantos alunos em sala com diversas crenças e querem empurrar 1 monte de religiosidades baseadas em 1 só crença, no caso, o catolicismo, e as pobres dos alunos tem que suportar isso.

  19. edmundo disse:

    cristianismo,aida è religiao oficial,è exercida pelo capelão evangelico ou catolico,para dar assistencia religiosa nas escolas presidios quarteis,do exercito Bras.A CONSTITUIÇAO FEDERAL ART 5 INCISO VII, È assegura termos da lei a prestaçao de assistencia religiosa nas entidades civis militares de internaçao coletiva. Que incisto deveria ser inplantados nas escolas de todo o nosso pais, um abrasço FRANK, QUANDO ‘QUISER…

  20. Vera Lúcia disse:

    EDMUNDO,

    A Lei no art.5 da nossa Constituição significa ato normativo primário e secundário.(direitos, leis, regulamentos).

    O Brasil é Estado LAICO, não possui religião oficial.
    No preambulo da Constituição Federal, invoca Deus, mas não há força normativa para obrigar as Constituições Estaduais, invocar Deus.

    O contrário do Estado Laico, é o confissional.
    Paises mulçumanos,por exemplo.

    No Brasil é assegurada a confissão de todas as religiões, uma não pode perseguir a outra, portanto é assegurado no inciso VII do art.5. prestação de assistência religiosa(não só cristão, todos as religiões são assegurados)nos presídios, estabelecimentos coletivos, …

  21. Fernando disse:

    è por isso que eu gosto do Brasil foi e sempre sera um pais catolico…
    Que Deus continue cultivando nesse pais a Unica Religião de Cristo…
    A Católolica Apostolica Romana!!!

  22. Fernando disse:

    Os Evangelicos palhaços ensino religioso n~ensina a religião que a criança deve seguir ñ mas ensina elas a ñ serem ladrões como os pastores…

    Agora vcs podem falar o q quiserem pq se e lei devemos cumprila e ponto final.

  23. Rocildo Caracas disse:

    As pessoas estão esquecendo que ensino religioso não é, necessariamente,o mesmo que ensino da religião. Ele difere deste por ensinar as virtudes fundamentais do cristianismo, ou de outras religiões, porém, nunca a religião em si, isto é, o corpo doutrinário da religião: os seus dogmas, os seus preceitos, a sua doutrina.
    O Ensino Religioso, enquanto disciplina, ministra a ética, valores morais, culturais, históricos(História das religiões), sociologia, introdução a filosofia, etc.
    Não podemos esquecer que somos um país pluralista em religião e culturas. Desprezar estas verdades é decretar a falência intelectual dos educandos.
    O Ensino Religioso, como disciplina do currículo escolar é imprescindível, nescessário, inegociável. Não existe nação saudável, em termos de educação, se esta ferramenta for desprezada. O ensino religioso não terá que ser confessional, proselitista, mas interconfessional e pluralista.

  24. Tom disse:

    O que voce quer dizer com país católico, seu bobão de nome Fernando?eu graças a
    Deus não faço parte dessa seita de roma que adora falsos deuses feitos de barro pelas mãos dos homens, ficam aquele monte de retardados pedindo coisas para as estátuas,como se elas tivesem algum poder para dar alguma coisa. É deprimente. Aqui em casa deram uma estatua horrivel da Aparecida,aquela do manto preto pra 1 pessoa da familia, eu desci o porrete na estátua, quebrei em mil pedaços, foi direto pro lixo, que é o lugar que essas porcarias devem ficar. è mole?jamais vou deixar que venham maldições pra minha casa atraves dessas porcarias. Só o Senhor é Deus e ele é 1 Deus vivo e não preciso de estatuas abominaveis que não falam, nem veem e não sentem.

  25. edmundo disse:

    IRMÃ VERA LUCIA,A fonte na qual me socorri,WIKIPÈDIA,CAPELão,por isso o meu entendimento,mas dou grasças a deus pela intervenção da irmã pois,desfas qualquer confusão futura,com os demais frequentadores desta pagina,mas creio que adoção da figura de capelão contribuiria com a formação do carater de nossos jovens,nas escolas de nossos pais, um abrasço deus a abençõe.

  26. Torquato da Silva disse:

    PARA O SR. FERNANDO:

    Meu caro,você enaltece a igreja católica romana por não conhecer sua história, pois se a conhecesse sua visão seria outra. Cristo formou a verdadeira igreja e os homens a deturparam, e hoje está essa anarquia em nome de Deus, Porém leia Mateus cap. 07, que você verá quem é a verdadeira igreja de Jesus.
    Quanto ao ensino religioso nas escolas, sejam elas públicas ou paricular, não há sentido, pois lugar de aprender religião é nos templos religiosos. O estado é láico, isto é, o estado não tem religião oficial, pelo menos é o que se presume.

  27. Torquato da Silva disse:

    O que precisa ter nas escolas é a volta de uma matéria que foi retirada do histórico escolar.
    Chamava-se MORAL E CÍVICA.

  28. Sou contra, eu ensino meus filhos sobre religião e sexualidade, prefiro assim a que um pervertido faça…

  29. Fernando disse:

    Larga de ser otario seu burro idiota palhaço dominado por esses vagabundos desses canalhas desses pastore salafrarios ladroes as imagens são de barro sim seu idiota mas se elas existem alguma coisa elas fizeram para ser lembrada por mais de 2 bilhoes de pessoas que são considerados seres humanos.
    Agora a resposta pelo contrario de vc quebrar uma imagem isso pra nos ñ nos interresa o que interresa e que vcs evangelicos so servem pra protestar contra a igreja de Cristo e mais nada…

    Eu recebi uma biblia da sua seita deminiaca e ao contrario de vc eu sou uma pessoa culta e descente eu guardo essa biblia e ñ A JOGUEI FORA PQ NOS CATOLICOS SABEMOS LEVAR A PAZ E Ñ CULTIVAO O ODIO COMO VCS…

    POR MIM VC PODE QUEBRAR QUANTAS IMAGENS VC QUISER MAS A MÃE DE CRISTO Ñ ESTA NA IMAGEM E SIM NO CÉU AO LADO DE SEU FILHO E DE DEUS…

  30. Fernando disse:

    BRASIL O PAÍS MAIS CATÓLICO DO PLANETA E SEMPRE CONTINUARA A SER…

    VCS PODEM REFERENCIAR TODOS OS COMENTARIO QUE VCS QUISEREM SOBRE A MINHA PESSOA MAS ISSO Ñ ME OFENDE PQ EU SEI QUE QUEM ESTA ESCREVENDO SÃO PESSOAS QUE Ñ CONHECEM SE QUER O PQ DE ESTAR NO MUNDO… SOMENTE PARA PROTESTAR CONTRA A IGREJA CATÓLICA…
    VCS SÃO A VERGONHA DO MUNDO RAÇA ATOA DE CORRUPITOS LADRÕES FALSOS PROFETAS DO DEMONIO…

  31. Tinho disse:

    O que esse tal de Fernando chatólico está fazendo neste site evangelico?vem defender a seita abominavel de roma, a seita do diabo.A Biblia, a palavra de Deus diz que serve a imagens de escultura é aos demonios que servem. Imagens da igreja catolica são demonios que querem desviar a atenção das pessoas da adoração a Deus para essas nojentas estatuas da aparecida, do joao, da Fatima, e é melhor nem citar o resto do lixo que dá vomitos na gente. A biblia diz que os idolatras serao lançados no fogo do inferno, está escrito pra quem quizer ver.

    Essa porcaria de igreja catolica do demonio vai cair de vez já esta caindo graças a Deus, 1 monte de gente tem saido de lá todo dia. Esse idiota de nome fernando aposto que está todo endemoniado aí na sua cadeira, com certeza. Vai procurar fazer 1 campanha de libertação de demonios do seu corpo em 1 igreja evangelica de fogo, daquelas que o diabo treme só de imaginar, viu? a igreja catolica é nojenta com seu padres pedófilos, safados e sem vergonha, só sabem abusar de criancinhas, padres do diabo.

  32. Guto disse:

    Esse tal de Fernando precisa mesmo é de nossas orações, não tão vendo que o sujeito está perturbado pelo diabo? não conhece a Jesus, por isso fala esse monte de porcarias das trevas. É só um pobre coitado, nem levem em consideração, o sujeito tá viajando longe, no mundo da lua com esse historinha de pais catolico. Deus que nos livre, esse país é do Senhor Jesus e só Ele é Deus, e não imagens de escultura. Lembre do texto biblico que diz: “e conhecerei a verdade e a verdade vos libertará”. Esse coitado precisa é disso, se libertar da opressão do demonio na vida dele, e a linguagem dele vai mudar, Deus pode transforma-lo em 1 nova criatura.

  33. REGIANE SOUSA disse:

    Sou da seguinte opinião: A palavra de Deus precisa ser divulgada à todos. E como é a própria palavra que nos liberta (no caso é o esclarecimento da Bíblia), é ela então que irá tocar no coração daquele que será o escolhido de Deus. Contudo, o que tem que ser falado é da palavra e não de religião, porque o próprio Espírito Santo irá convenver a qualquer um que quiser, para que haja o livre arbítrio para todos. Amém…

  34. VIDA É SER: E O AMOR PROVA QUE EU SOU PELA GRAÇA DE DEUS:

    (GN.1.23) – HOUVE TARDE E MANHÃ, O TERCEIRO DIA: (AR.28.3)

    Sejam bem-vindos à Obra Comum dos Amigos que são fiéis à Cristo, que cumprem às leis e os mandamentos eternos de Deus: Não duvidem do poder desse Amor que nos age, trabalhem e cresçam na graça dessa fé; pois o que está escrito com 28 letras e 3 sinais na parábola acima, é esta dádiva divina:

    AMOR CRIA VIDA: EU TENHO, E HÃO DE TER (IL.28.3)

  35. DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:

    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) – RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; – (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

    (JR.23.20) – NOS ÚLTMOS DIAS ENTENDEREIS ISTO CLARAMENTE: À saber: Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus: (LM.3.38) – ACASO, NÃO PROCEDE DO ALTÍSSIMO TANTO O BEM COMO O MAL?

  36. GERANDO IRMÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO

    (MC.13.5) – Então Jesus passou a dizer-lhes: (SL.73.1) – Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo: (LC.2.26) – Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte, antes de ver o Cristo do Senhor: (GN.15.6) – Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça; (JT.8.18) – porque nós não seguimos os pecados de nossos pais, que deixaram o Senhor seu Deus e adoraram os deuses estranhos: (EZ.7.20) – De tais preciosas joias fizeram seu objeto de soberba e fabricaram suas abomináveis imagens e seus ídolos detestáveis: (JR.5.31) – Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles: – (EZ.39.22) – Desse dia em diante, os da casa de Israel saberão que eu sou o Senhor, seu Deus: (EZ.13.23)- Por isso, já não tereis visões falsas, nem jamais fareis adivinhações; livrarei o meu povo das vossas mãos, e sabereis que eu sou o Senhor: (EZ.33.33) – Mas, quando vier isto, e ai vem, então saberão que houve no meio deles um Profeta:
    (EZ.4.15) – Então Ele me disse: (BC.4.4) – Ditosos somos, ó Israel, Porque as cousas que agradam à Deus, nos são manifestas: ((GN.20.13) Este favor me farás: Em todo lugar em que entrarmos, dirás à meu respeito: Ele é meu Irmão: (MC.4.2) – Assim lhes ensinava muitas cousas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento; como esta:

    (PV.21.1) – COMO RIBEIROS DE AGUAS, ASSIM É O CORAÇÃO DO REI NA MÃO DO SENHOR;ESTE, SEGUNDO O SEU QUERER, O INCLINA: (AR.80.8)
    Interpretação da parábola acima, composta por 80 letras e 8 sinais:
    NESSA AÇÃO, O CRISTO GANHOU UM IRMÃO, E CRIOU SERES; SENDO E AGINDO COMO ESSE, QUE É DO ARNALDO RIBEIRO: (IL.80.8)

    (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniqüidade? (DT.32.37)- Onde estão os seus deuses? E a rocha em quem confiavam? (DN.12.2) – Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e horror eterno:(AP.21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber: A SEGUNDA MORTE…

  37. ESPARGINDO A LUZ DO SABER:

    (EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5)
    (JB.8.12) – Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida: (1CO.9.3) – A minha defesa perante os que me interpelam é esta:
    São 37 letras e 5 sinais que, recompostos, geram a luz deste saber, com o testemunho do Verbo Divino, que diz:
    O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5)

    (LC.20.9) – A seguir passou Jesus a proferir ao povo esta parábola:
    (GN.1.5) – CHAMOU DEUS A LUZ DIA, E AS TREVAS NOITE: HOUVE TARDE E MANHÃ, O PRIMEIRO DIA: (AR.59.5)
    Isto é o que diz o Verbo Divino, ao recompormos as 59 letras e 5 sinais acima, a saber:
    DEUS ESPIRITUALIZOU O HOMEM: ENTÃO, HA UM CRISTO NA ERA, HA A VERDADE E VIDA: (IL.59.5)

    Porventura Cristo é o Guia dos Guias que vive em mim?

    V e j a m o s :

    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (LE.7.12) – A SABEDORIA PROTEGE COMO PROTEGE O DINHEIRO; MAS O PROVEITO DA SABEDORIA É QUE ELA DÁ VIDA AO SEU POSSUIDOR: (AR.109.6)
    (Recomposição das 109 letras e 6 sinais que compõem a parábola acima):
    O ESPÍRITO SANTO SABE QUE O PAI DO GUIA DOS GUIAS SE CHAMA ARNALDO RIBEIRO: E É VERDADE; E CRISTO PODE MOSTRAR ESSE PROFETA À TODO O POVO: (IL.109.6)

    (JB.6.14) – Este é, verdadeiramente, o Profeta que devia vir ao mundo? (GL.1.20) – Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.

  38. ESSE AMOR AGIU A NOSSA DESTRA PODEROSA, QUE FORÇA MÃOS SÁBIAS, CRIANDO ESTA AÇÃO TERRENA, TRABALHANDO PELO BEM COMUM:

    (GN.1.31) – VIU DEUS TUDO QUANTO FIZERA, E EIS QUE ERA MUITO BOM: HOUVE TARDE E MANHÃ, O SEXTO DIA: (AR.66.5)
    (IS.14.24) – Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo:Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará: (IS.55.11) – Assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei:(RM.10.19)Porventura não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do Poderoso, ele dirá: Eis-me aqui! (DN.5.24) – Então, da parte Dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura: E em obediência as ordenanças do Senhor Nosso Deus, a nossa Destra recompõe as 66 letras e 5 sinais da parábola acima, para confirmar que:
    EU DEI MINHA MÃO AO DEUS, QUE TRAZ FUTURO A VIDA: E AQUI EXISTE O TESTEMUNHO DO VERBO: (IL.66.5)

    Com essa Mão Abençoada os Profetas bíblicos escrevem que:
    (2PE.1.2) – A GRAÇA E A PAZ VOS SEJAM MULTIPLICADAS NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS, E DE JESUS, NOSSO SENHOR: (AR.76.3) E com estas 76 letras e 3 sinais, o Todo-Poderoso nos confirma que: JÁ ESCREVO AGINDO AOS CONSCIENTES NO MUNDO, PELA JUSTIÇA, E PELA PAZ DOS HOMENS E DAS MULHERES: (IL.76.3)

    (PV.16.1) – O CORAÇÃO DO HOMEM PODE FAZER PLANOS, MAS A RESPOSTA CERTA VEM DOS LÁBIOS DO SENHOR: (AR.67.3) – No mesmo critério revelamos o conteúdo objeto da parábola acima, recompondo as 67 letras e 3 sinais que a compõem, assim: NOSSO HOMEM TEM PASSADO PROVA DE SABER, PELA CERTEZA NO CORAÇÃO DOS FILHOS DO AMOR: (IL.67.3)

    (IS.14.26) – Este é o desígnio que se formou concernente à toda a terra, e esta é a MÃO que está estendida sobre todas as nações.

  39. (AP.12.10) – Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (TB.7.7) – Abençoado sejas, filho meu, porque és filho de um Homem de bem e virtuosíssimo; (1SM.9.20) – e para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel: (GN.27.43) – Agora, pois, meu filho, ouve o que te digo: (DT.6.6) – Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; (EZ.28.6) pois que estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus: (IS.22.4) – Portanto digo: (SL.20.4) – Conceda-te segundo o teu coração, e realize todos os teus desígnios; (LS.15.3) – porque conhecer-te é a consumada justiça, e o saber a tua justiça e o teu poder, é a raiz da imortalidade. (SL.119.130) – A revelação das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples: (GN.28.15) Eis que Eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores…
    (LC.20.9) – A seguir passou Jesus a proferir ao povo esta parábola:

    (GN.1.5) – CHAMOU DEUS A LUZ DIA, E AS TREVAS NOITE: HOUVE TARDE E MANHÃ, O PRIMEIRO DIA: (AR.59.5)

    (GN.43.23) – Ele disse:(2TS.1.3) – Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus, no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira e o vosso mutuo amor de uns para com os outros vai aumentando: (JB.6.27) – Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo: (GL.1.9) E assim como já dissemos, agora repito: (JB.14.6) – Eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim: (JS.23.14) – Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (1CO.15.45) – pois assim está escrito, segundo a recomposição das 59 letras e dos 5 sinais que compõem a parábola acima, a saber:

    DEUS ESPIRITUALIZOU O HOMEM: ENTÃO, HA UM CRISTO NA ERA, HA A VERDADE E VIDA: (IL.59.5)

    (MT.21.33) – Atentai noutra parábola: (EZ.) – EZEQUIEL: A VISÃO DOS QUATRO QUERUBINS: (ES.5.2) – É AZUL: (AR.37.5)
    (HB.13.22) – Rogo-vos, ainda, irmãos, que suporteis a presente exortação, que vos escrevi resumidamente; (1TS.2.3) – pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; (2CO.2.17) – porque nós não estamos como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus: (JB.8.12) – Eu sou a luz do mundo: Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, testemunhai recompondo as 37 letras e 5 sinais da parábola acima, gerando o testemunho do Verbo Divino, que diz:

    O QUE NÃO QUIS TER BOA VIDA QUIS SER LUZ: E É A LUZ: (IL.37.5)U

  40. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge propagarmos a certeza de que Jesus Cristo já vive espiritualmente na terra pelejando por nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade original da eternidade:. E por princípio da nossa sublimação, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim:

    O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO:

    (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – AINDA DORMIS E REPOUSAI! BASTA! CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES:: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal Amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vegetando na de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta: (NM.24.4)-PALAVRA DAQUELE QUE OUVE OS DITOS DE DEUS, O QUE TEM A VISÃO DO TODO-PODEROSO E PROSTA-SE, PORÉM DE OLHOS ABERTOS….

  41. O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) – BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) – Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

  42. ENCARNAÇÃO DO ESPÍRITO DA VERDADE

    (GL.1.9) ASSIM JÁ DISSEMOS, E AGORA REPITO: (AP.22.18) EU, A TODO AQUELE QUE OUVE AS PALAVRAS DA PROFECIA DETE LIVRO, TESTIFICO: (JB.14.17) O ESPÍRITO DA VERDADE QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NÃO NO VÊ NEM O CONHECE, VÓS O CONHECEIS; PORQUE ELE HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E NO TEMPO DA FOME CONSERVAR-LHES A VIDA: (MC.15.28) E CUMPRIU-SE A ESCRITURA QUE DIZ: (MT.1.23) EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ A LUZ UM FILHO, E ELE SERÁ CHAMADO PELO NOME DE EMANUEL (QUE QUER DIZER: DEUS CONOSCO:
    ATÉ QUE ENFIM…
    AGORA, OS IDOLATRAS JÁ NAO PODERAO CONTINUAR AFASTANDO A ALMA HUMANA DO ESPÍRITO DE DEUS IMPUNIMENTE; PORQUE JÁ SÃO PECADORES CONSCIENTES: JÁ NAO PODERÃO CONTINUAR PERPETUANDO A IGNORÂNCIA NA TERRA, CAUSANDO O SOFRIMENTO DO MEU POVO, E A DESTRUIÇÃO DO NOSSO PLANETA; PORQUE A MENTIRA JÁ NÃO PODE PREVALECER CONTRA A VERDADE ETERNA DOS MEUS TESTEMUNHOS ESPIRITUAIS, ASSIM SINTETIZADA:

    Paz à todos!

    Este tópico tem a finalidade de reunir algumas referências a respeito da encarnação do Espírito da Verdade para o período atual de transição planetária. Não serão mostradas as mensagens na íntegra, mas serão mencionadas as obras das quais os trechos foram extraídos, para quem quiser conferir posteriormente. Muitos estudiosos espíritas, para não dizer todos, fazem uma vista grossa para este magno acontecimento. Sendo assim, fazendo menção à parábola evangélica As Dez Virgens, perguntamos: estamos nos assemelhando às virgens loucas ou às virgens prudentes, quando o Noivo divino já está chegando? O real preparo está sendo realizado para receber Ensinamentos de ordem mais elevada, pelo novo Enviado de Deus à face da Terra? Quando uma nova luz iluminar o entendimento humano a respeito da Verdade Eterna através do Espírito da Verdade encarnado, estaremos preparados para recebê-la, ainda mais se estiver fora das nossas expectativas? Receberemos o Enviado mesmo se ele não estiver vinculado diretamente e atuante no Espiritismo? É, no mínimo, para refletir sobre o assunto.

    1 – “Vimos preparar os caminhos para que as profecias se cumpram. Quando o Senhor vos der uma manifestação mais retumbante da sua clemência, que o enviado celeste já vos encontre formando uma grande família; que os vossos corações, mansos e humildes, sejam dignos de ouvir a palavra divina que Ele vos vem trazer; que ao eleito somente se deparem em seu caminho as palmas que aí tenhais deposto, volvendo ao bem, à caridade, à fraternidade.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VII, Instruções do Espíritos, mensagem O Orgulho e a Humildade, 12º parágrafo, pelo espírito Lacordaire)

    2. – “(…) mas há outros [seres] cuja missão é agir sobre a Humanidade inteira, que não aparecem senão nas épocas mais raras, que marcam a era das transformações gerais.
    Jesus-Cristo foi um destes enviados excepcionais; do mesmo modo tereis, para os tempos chegados, um Espírito superior que dirigirá o movimento de conjunto e dará uma coesão poderosa às forças esparsas do Espiritismo. (…) Limito-me a dizer-vos: Esperai e orai., porque o tempo é chegado e o novo Messias não vos faltará: Deus saberá designá-lo a seu tempo. E, aliás, é por suas obras que ele se afirmará.” (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 3ª mensagem, Os Messias do Espiritismo, pelo espírito Baluze)

    3 – “(…) Não fiqueis, pois, admirados de todas as comunicações que vos anunciam a vinda de um Espírito poderoso sob o nome do Cristo; (…) Se o Messias de que falam essas comunicações não é a personalidade de Jesus, é o mesmo pensamento. É aquele que Jesus anunciou, quando disse: ‘Eu vos enviarei oEspírito de Verdade, que deve restabelecer todas as coisas’, isto é, reconduzir os homens à sã interpretação de seus ensinamentos, porque ele previa que os homens se desviariam do caminho que lhes havia traçado. (…) Quando todas as bases estiverem postas, então virá o Messias, que deve coroar o edifício e presidir à reorganização, auxiliado pelos elementos que tiverem sido preparados” (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 4ª mensagem, Os Messias do Espiritismo, pelo espírito Lacordaire)

    4 – “(…) Esse glorioso futuro que vos anunciamos será realizado pela vinda de um Espírito superior, que resumirá, na essência de sua perfeição, todas as doutrinas antigas e novas, e que, pela autoridade de sua palavra, ligará os homens às crenças novas. (…) Perguntais se esse novo Messias é a pessoa mesma de Jesus de Nazaré? Que vos importa, se é o mesmo pensamento que os anima a ambos? (…) Espíritas! Compreendei a gravidade de vossas missão; estremecei de alegria, porque não está longe a hora em que o divino enviado alegrará o mundo. (…) A ignorância e a perturbação ainda vos ocultam uma parte da verdade que só o celeste Mensageiro vos pode revelar inteiramente.” (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 6ª mensagem, Os Espíritos Marcados, pelo espírito São Luís)

    5 – “(…) Sim, meus filhos, o povo se comprimirá sobre os passos do novo mensageiro anunciado pelo próprio Cristo, e todos virão escutar essa divina palavra, porque nela reconhecerão a linguagem da verdade e o caminho da salvação.” (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 7ª mensagem, Os Espíritos Marcados, pelo espírito Lamennais)

    6 – “(…) Novas raças saídas das altas esferas vêm rodopiar em torno de vós, esperando a hora de sua encarnação messiânica (…). Estamos e ficaremos convosco, sob a égide do Espírito de Verdade, meu e vosso mestre.” (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 8ª mensagem, Futuro do Espiritismo, pelo espírito Erasto)

    7 – “(…) as virtudes dos céus já se abalam e as estrelas caem de sua abóbada, mas transformadas em Espíritos puros, que vêm, como anuncia a Escritura em linguagem figurada, proclamar sobre as ruínas do velho mundo, o advento do Filho do Homem.” (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 10ª mensagem, As Estrelas Cairão do Céu, pelo espírito Dupuch)

    8. – “Povos, escutai!… Uma voz se faz ouvir de um extremo ao outro do mundo: é a do precursor anunciando a vinda do Espírito de Verdade, que vem endireitar os caminhos tortuosos por onde o espírito humano se desgarrava em falsos sofismas. (…) O Espiritismo é essa voz poderosa que já repercute até os confins da Terra; todos a ouvirão.” (Revista Espírita, ano 1868, mês Fevereiro, Instruções do Espíritos, 11ª mensagem, Os Mortos Sairão de Seus Túmulos, pelo espírito João Evangelista)

    9 – “(…) A vinda do Messias, como fato geral, está anunciada, porque era útil que dela se estivesse prevenido; é uma garantia do futuro e um motivo de tranquilidade, mas as individualidades não devem revelar-se senão por seus atos. (…)” (Revista Espírita, ano 1868, mês Março, Comentários Sobre os Messias do Espiritismo, 4º tópico, 8º parágrafo, por Allan Kardec)

    10 – “(…) Moisés é o tempo passado; o Cristo, o tempo presente; o Messias a vir, que é o amanhã, ainda não apareceu… Moisés tinha que combater a idolatria; o Cristo, os fariseus; o Messias a vir terá também os seus adversários: a incredulidade, o cepticismo, o materialismo, o ateísmo e todos os vícios que acabrunham o gênero humano… (…) Mas esse Messias que deve vir é o próprio Cristo? questão difícil de compreender no tempo presente, e que amanhã será esclarecida. (…) É o Espiritismo que deve remover as grandes pedras que poderiam dificultar a passagem daquele que deve vir. Esse homem será poderoso e forte, e numerosos Espíritos estão na Terra para aplanar o caminho e fazer cumprir o que foi predito. (…) Esse novo Messias será chamado o Cristo? É uma pergunta que não posso responder; esperai o amanhã. (…) trabalhai sobre vós mesmos para vos regenerardes, a fim de que o Mestre vos encontre preparados.” (Revista Espírita, ano 1868, mês Maio, Dissertação dos Espíritos, mensagem Ontem, Hoje e Amanhã, pelo Espírito da Fé)

    11. – – “(…) Todos somos chamados ao grande labor e o nosso mais sublime dever é responder aos apelos do Escolhido. (A Caminho da Luz, cap. XXV, O Evangelho e o Futuro, 24ª parágrafo, pelo espírito Emmanuel)
    Setembro/2015

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/encarnacao-do-espirito-da-verdade/#ixzz3mTdR8eBO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *