Na última semana, o anúncio do pastor Justin Vollmar de que estaria abandonando a fé cristã por ter se tornado ateu chamou a atenção de meios de comunicação de todo o mundo. Decisões como a de Vollmar chamaram atenção do biólogo e militante ateu Richard Dawkins, que financia, junto com a Freedom From Religion Foundation, uma iniciativa chamada “Clergy Project” (Projeto Clero, em tradução livre).
O projeto bancado pelo biólogo se apresenta como uma iniciativa para proporcionar um “porto seguro para líderes religiosos e sacerdotes que não creem mais no sobrenatural” e ajudar essas pessoas a deixar seus ministérios.
Dawkins acolhe esses pastores que estão em dúvida sobre sua fé em sua instituição, que ele afirma ser “lugar acolhedor, onde você pode tomar seu tempo antes de decidir como se tornar livre e quando você vai sentir-se pronto para se levantar e enfrentar o refrescante vento da verdade”.
No ano passado um dos anúncios feitos pelo projeto foi a de doações durante seis meses para ex-clérigos, para que eles pudessem se manter até encontrarem um emprego secular.
– Estes homens e mulheres do clero já não terão de colocar a prioridade de alimentar a sua família acima de seu desejo de parar de pregar o que eles já não acreditam – afirmam representantes do Projeto Clero, segundo o Charisma News.
Os defensores deste projeto afirmam estar fazendo um investimento “nos próximos grandes líderes do movimento pelo livre pensamento, por causa das habilidades incríveis, com a construção da comunidade, suporte e gerenciamento de que esses ex-religiosos podem trazem com eles”.
O evangelista Daniel K. Norris comentou a iniciativa dos grupos ateístas afirmando que “o Projeto Clero expõe uma grande necessidade no corpo de Cristo”, pois muitos líderes cristãos se encontram isolados em seus ministérios, não tendo ninguém para recorrer em momentos de dúvida ou dificuldade.
– Uma leitura rápida da história de Justin revela que ele nunca teve um forte pai espiritual em sua vida para ajudar a orientá-lo e prepará-lo para o trabalho do ministério. (…) Justin encontrou-se cada vez mais isolado ao longo dos anos. Este filho órfão se tornou presa fácil – afirmou Norris.
– Se você é um ministro ou um crente que está oscilando em sua fé, encorajo-vos a procurar os pais espirituais que Deus colocou em sua vida. Eu prometo a você, eles estão lá, se você estiver disposto a ter verdadeiramente um pai espiritual – finalizou o evangelista.
Por Dan Martins, para o Gospel+