A discussão sobre sexualidade é proibida na Flórida desde o jardim de infância até a terceira série. A lei é motivada pela proteção da infância, e agora o governador recentemente reeleito quer ampliar a idade para a 12ª série nas escolas do estado.
Ron DeSantis sancionou o projeto que protege as crianças até a terceira série há um ano. Seus críticos apelidaram a lei de forma pejorativa (“Don’t Say Gay”, que pode ser traduzido como “não fale sobre gays”). Agora, o político do Partido Republicano quer estender a medida da 4ª série até a 12ª.
As propostas foram apresentadas pelo Departamento de Educação da Flórida, órgão equivalente às secretarias estaduais de educação no Brasil. Se a lei for aprovada, professores e funcionários não deverão, intencionalmente, fornecer instrução em sala de aula sobre orientação sexual ou identidade de gênero.
A exceção prevista na lei se dá em casos em que os assuntos sejam expressamente exigidos pelos padrões acadêmicos estaduais, ou seja, parte de um curso de saúde reprodutiva ou aula de saúde para a qual os pais de alunos tenham a opção de que seu filho não compareça.
De acordo com informações do portal The Christian Post, a lei em vigor atualmente exige que os os responsáveis pelas escolas adotem procedimentos para notificar os pais sobre mudanças na saúde mental, física e emocional de seus filhos, proibindo que os diretorias regionais de ensino escondam informações dos pais.