Espaço Cultural Nossa Biblioteca: acesso à literatura para crianças e adolescentes na periferia de Belém

2

O Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB) é uma iniciativa social surgida no final da década de 1970, incentivada por quatro irmãs médicas e missionárias holandesas, e que contribui com a inclusão literária na periferia de Belém do Pará.

Sediado no bairro do Guamá, conhecido por abrigar hospitais de isolamento e cemitérios, o ECNB atua na defesa e da garantia dos direitos humanos, da identidade sociocultural e da melhoria da qualidade de vida da população local.

A proposta do ECNB é democratizar o acesso à leitura e ao conhecimento, além de contribuir na organização, sensibilização e mobilização da comunidade guamaense, a mais populosa da capital paraense, com mais de 102 mil habitantes.

O bairro é, também, tido como o mais violento de Belém, e caracterizado por áreas de ocupações desordenadas, infraestrutura precária e ausência de espaços públicos para práticas de esporte, lazer e cultura.


A maioria dos moradores do Guamá vive em situação de pobreza extrema, com alta taxa de desemprego ou subempregos; baixa escolaridade e equipamentos públicos de ensino com condições precárias.

O ECNB dispõe de cerca de quatro mil livros, e a missão da entidade é oferecer oportunidades de vivências literárias para crianças e adolescentes de escolas públicas do bairro do Guamá, além de fomentar o hábito da leitura, utilizando técnicas como rodadas de diálogo, círculos de leitura, teatro e música popular paraense, sarau e sessões de cinema e de hip hop.

Os projetos do ECNB foram reconhecidos pela Unesco e receberão, em 2013, verbas oriundas do programa Criança Esperança. Os valores doados serão usados para a aquisição de um notebook, projetor multimídia, conjunto de mesa de som, microfones, amplificadores, computador e impressora, material pedagógico e de consumo, livros e histórias em quadrinhos, além da contratação de educadores para as oficinas e profissionais para o projeto.

Para saber mais sobre o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, acesse ecnb.blogspot.com.br.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.

Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.

Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo seus filhos.


2 COMENTÁRIOS

  1. Eu conheço esse projeto e fiz parte quando criança. Sei que eles trabalham de verdade. Atualmente moro aqui no RJ, mas até o ano passado morava na rua onde fica O espaço Cultural. O objetivos deles é realmente tirar os jovens da rua e encaminhá-los para uma atividade, e faziam isso sem muitos incentivos. Estou muito feliz por eles terem conseguido esses patrocínios e incentivos como Ong.
    Que tudo venha dar certo!
    A paz de DEUS!

DEIXE UMA RESPOSTA