A preocupação de pais e lideranças diversas, entre políticos e cristãos, sobre a doutrinação ideológica nas escolas é uma realidade dentro e fora do Brasil, motivo pelo qual algumas medidas vêm sendo tomadas, também, nos Estados Unidos, onde uma lei foi aprovada proibindo o ensino de sexualidade para crianças antes da 5ª série.
Conhecida como Arkansas LEARNS, a lei foi sancionada no estado de Arkansas pela governadora Sarah Huckabee Sanders, sendo este o quinto estado americano a aprovar medida semelhante.
Entre as medidas do projeto que recebeu 26 votos a favor contra 8 contrários, está a proibição, também, do ensino da chamada “teoria crítica racial”, onde temas sobre raça são tratados a partir de uma perspectiva política de viés esquerdista.
“O secretário deve alterar, anular ou alterar as regras, políticas, materiais ou comunicações consideradas doutrinação proibida e que conflitem com o princípio da igualdade de proteção nos termos da lei”, diz o projeto.
Uma vez que a Lei dos Direitos Civis de 1964 proíbe a discriminação com base em “raça, cor, religião, sexo ou origem nacional”, consequentemente o ensino de teoria racial crítica é considerado discriminatório, informou o Christian Headlines.
Sexualidade precoce
Outra importante medida do projeto é a proibição do ensino de sexualidade para crianças antes da 5ª. A restrição deveria, na verdade, envolver todo o ensino fundamental e médio, mas essa aprovação já pode ser considerada uma vitória para os conservadores.
“Um vitória histórica para pais, professores e alunos que estabelecerão o modelo educacional para a nação. Estou pronta para assinar a lei amanhã e encerrar o status quo fracassado”, publicou a governadora Sanders em seu perfil no twittou, na última terça-feira.
Ela disse acreditar que “toda criança em breve terá acesso a uma educação de qualidade e caminho para um bom emprego remunerado e uma vida melhor, bem aqui no Arkansas.”
Assim como nos EUA, o Brasil também vem reagindo contra a doutrinação nas escolas, o que inclui o ensino de sexualidade, ou ideologia de gênero. Para saber mais a esse respeito, leia:
Evangélico, senador Magno Malta apresenta projeto para resgatar o Escola Sem Partido