Estudiosos apontam para o declínio das religiões e avanço do ateísmo em todo o mundo

55

Uma tendência mundial que tem chamado a atenção de estudiosos da sociologia e ciências da religião é o número cada vez maior de pessoas que se afastam da religião, e que se declaram abertamente como ateus.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup International, que entrevistou mais de 50 mil pessoas em 57 países, mostra que o número de indivíduos que se dizem religiosos caiu de 77% para 68% entre 2005 e 2011, enquanto o número daqueles que se identificaram como ateus subiu 3%, elevando para 13% a proporção da população sem religião.

– Há muito mais ateus no mundo hoje do que jamais houve, tanto em números absolutos quanto em porcentagem da humanidade – relata Phil Zuckerman, professor de sociologia e estudos seculares no Pitzer College, na Califórnia, e autor de “Living the Secular Life” (“Vivendo uma vida secular”, em tradução livre).

Zuckerman afirma que o capitalismo e o acesso à tecnologia e à educação parecem ter relação direta com o declínio da religiosidade em algumas populações, e ressalta que nações que registram maiores taxas de ateísmo tendem a ser aquelas que oferecem a seus cidadãos uma estabilidade econômica, política e existencial relativamente alta.


Porém, mesmo com a redução do número de religiosos em muitos países, os estudiosos afirmam que “declínio, no entanto, não quer dizer desaparecimento”, como argumenta Ara Norenzayan, psicólogo social da Universidade da Columbia Britânica em Vancouver, no Canadá, e autor de Big Gods (“Grandes Deuses”, em tradução livre).

– Por alguma razão, a religião parece dar um sentido ao sofrimento, muito mais do que qualquer ideal secular – ressalta Norenzayan, que acredita que, mesmo se os problemas do mundo fossem milagrosamente resolvidos e todos nós vivêssemos em paz e igualdade, as religiões ainda estariam entre nós.

De acordo com a BBC, os acadêmicos apontam dois motivos principais pelos quais acreditam que as religiões sempre vão existir, apesar do seu aparente declínio. O primeiro deles é o que a neuropsicologia chama de “buraco na forma de Deus”, uma suposta falha evolucionária que nos torna “vulneráveis” a acreditar em forças intangíveis. Outro fator é que a religião promove coesão e cooperação em grupo, muitas vezes pelo medo ou pela adoração a um ser superior, o que ajudou a manter a ordem em muitas sociedades, o que, segundo os especialistas, ainda colabora para a continuidade da presença de religião em inúmeras culturas.

55 COMENTÁRIOS

  1. Sem religião é uma coisa, outra é ser ateu.

    A pesquisa precisa dizer desde que ano faz a pesquisa.

    Outra coisa, os ateus de lá se forem iguais os daqui que não conseguem sustentar uma sequer tese contrária, aí é que esse número chega a nada.

    Sim, tem mais. Há os que mudam ou logo ou então perto da morte.

    Não aguentam, em especial pelo fato de que hoje centenas de profecias estão se convertendo em verdade indiscutível, coisa que a ciência, o deus deles momentâneo, não consegue explicar, pois ninguém nasce com o poder de antevê o futuro.

    Fui um ateu por breve momento, mas estudei aí voltei mais preparado ainda, mais certo ainda de que Deus existe, mas se Deus tem seu sue estilo próprio de se apresentar ou de não se apresentar a nós outros, cabe aceitar.

    Falo com consciência de causa.

    Há ia esquecendo, tem os que se dizem ateus na tentativa de serem exóticos, diferentes, chamar a atenção, tem também os que gostam de tirar sarro com a cara dos outros dizendo que a sociedade acredita em cavalo voador, em cobra que fala. pU seja, tais possuem um estilo de vida, tipo um gótico.

    • falou omaior estudioso de todos os tempos!!!

      o cara que estudou história mais que os principais historiadores do mundo, e descobriu que o Império Romano corrompeu o Novo Testamento; que gizuis tinha mulher e filhos; que gizuis na verdade nasceu em Belém do Pará; que as escrituras dos judeus descrevem um deus que erra e depois manda o filho concertar seus erros; que constantino fundou uma igreja sem um unico édito ou documento comprobatório de tal ATO SOLENE, que apesar dos EUA incentivarem, declararem e participarem das maiores guerras ocorridas mundo afora eles não fizeram nada errado kkkkkkkkk

      fala ai Levy, vc é formado em que mesmo?

          • Jânio,

            Perai, né?

            Sou formado em história da carochinha.

            Nostafora foi dizendo tantos fatos, que não restou outra opção, lançar sarcasmo no sarcasmo dele.

            Aí você vem e lança mais ainda? Assim não dá.

            Paremos por aí mesmo.

          • O levy estuda estórias, pois nunca vi alguém que tenha estudado FATOS COMPROVADOS HISTORICAMENTE e não ser capaz de indicar uma unica fonte como vemos o Levy fazer costumeiramente por aqui.

          • não meu caro, o levy simplesmente baseia suas teses em seu próprio axismo, já que não há fontes de informação disponíveis para dar embasamento para as teorias “levianas”.

            Levy é um ser falacioso, visto que nunca prova o que diz.

            costuma ter um bom texto, porém extremamente carente de verdade e fatos reais, pois geralmente vem rebuscado com informações falaciosas sem nenhuma base histórica.

          • Nostafora,

            Tá bom, façamos o seguinte, Até textos inseridos na bíblia não serviram pra você como referência, veja bem apenas como referência, mas você não admitiu quanto aos irmãos de Cristo, então vou fazer o seguinte: colocar você na máquina do tempo que teus deuses cientistas estão concluindo e arremetê-lo como testemunha ocular.

            Vai voltar com os olhos esbugalhados de assistir às coisas ruins da tua igreja e do teu partido/amigo/comunismo.

          • Levy, vc também não cre na biblia, SÓ NO QUE TE INTERESSA, e quem não le a biblia é vc meu rapaz.

            VC É O MAIOR ATEU DO SITE.

            A máquina do tempo já existe Levy: E O ESTUDO DE HISTÓRIA.

            a História nos leva ao passado Levy.

            mas a história comprovada e documentada. essa sim é a verdadeira máquina do tempo.

            o que vc inventa são só delírios de uma mente perturbada pelo ódio da seita católica e pela ganância iurdiana em arrecadar dinheiro.

            voltar ao passado usando fatos inverídicos sem comprovação ou fontes só te leva ao hospicio Levy, pois trata-se apenas de delírios.

            kkkkkk

          • Mas você tem jeito de Professor de História.E mais: tome cuidado para não ser excomungado pelo papa como já aconteceu com centenas de seitas,heresias e até pessoas.Estou brincando,Levi,este
            Papa não faz acepção de pessoas,é do amor de JESUS.

          • Eita lasqueira!!

            agora que o Levy vai pira mesmo!!!

            se falar do mingau já causa espasmos no Levy, falar em excomunhão então ele vai ter ataques “epiléticos convulsivos crônicos” kkkkk

          • Nostafora,

            Vá na sua máquina do tempo para o futuro, em lá chegando verifique se na atual data, a que vivemos agora, a história, a verdadeira história, estará contando que no presente momento tua igreja passou pelo justo juízo de Deus, o previsto em apocalípse.

            Quer que outras igrejas sejam condenadas pelas mortes dos santos com a tua ICAR? Claro que não conseguirá, pois a que vem acumulando pecados que chega até os céus, pois tantos, é a tua missiva igreja.

            Coisa boa procure companheiros, mas ruins, vá só, pois ninguém deve pagar pelos outros. Ora, se pagar os próprios pecados já é demais, imagine os de terceiros.

          • Levy, minha máquina do tempo só nos leva ao passado.

            mas vc pode usá-la também para sair desse mar de ignorância que vemos vc mergulhado e afogando-se a todo tempo. basta ir a uma biblioteca e acioná-la abrindo um livro de HISTÓRIA.

        • obs. o Ministério Público não se “entristesse” com falhas na ortografia, afinal, para isso existe a “revisão” dos textos. o que o MP tem de bom são seus profissionais capacitados em Leis.

          contudo, a PMPR me surpreende ao ter um oficial cujo nome não aparece no quadro de funcionários.

        • kkk

          observo também que vossa “otoridade” fez um texto bem pequeno desta vez, já que nos outros, ao tentar corrigir minhas falhas ortográficas, acabou pisando no “tomate” também kkkkkkkkk

      • Levi e o pânico da igreja católica.Só falta Levi dizer: Eu sou a universal.Não tenha
        vergonha,Levi.So não te chamo de fariseu,hipócrita e homofóbico porque você não
        deu motivos,mas de fanático,eu chamo,sim.E mais:Tem síndrome de catolicismo.Só
        não digo que se apaixonou por um padre porque também não é gay.Ah,pode ter
        se apaixonado por uma irmã freira e algo deu errado por causa dos seus traumas
        contra a igreja católica.

        • Jânio,

          Meu caro, é uma questão de coerência com a bíblia, em específico o livro de apocalipse.

          Além do apregoado pelos historiadores quanto aos procedimentos não corretos da ICAR pelo decorrer dos anos, outrossim o que eu vi a partir da minha existência, no caso as ações caluniadoras contra os demais credos cristãos dizendo que são seitas, dizendo que os protestantes são seguidores não de Cristo, mas sim de um homem dado ao álcool, deturpador dos fatos históricos, mentiroso contra a igreja católica, difamador de Cristo, radical e etc e etc.

          A igreja interferiu politica e religiosamente desde o seu nascedouro no ano 300, e é por essa intervenção contra a humanidade que ela encontra-se sendo julgada pelo justo juízo, o preconizado no último livro da bíblia.

          O fundamentalismo foi objeto de implantação da ICAR, sendo o que é praticado pelos do islã resultado das ações diretas e indiretas, dos seus maus ensinamentos práticos…

          O que nela for bom, Deus saberá apartar em seu justo juízo.

  2. interessante esse negócio de “buraco na forma de Deus” mais uma vez a ciência prova (mesmo que sem querer) que Deus é uma realidade, nos criou e ainda deixou uma marca em cada ser humano para sentir que precisa Dele. Glória a Deus!

  3. Acredito que somos seres inteligentes e sábios. Desta forma, entendemos que a mensagem principal deste texto, não é o fim das religiões, mas sim colocar em dúvida a existência de Deus, devido ao “crescimento”do número de ateus (3% em 6 anos). Porém, as pesquisas, números podem ser manipulados e somente pessoas ingênuas não percebem isso. ” Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem!”Tiago 2:19

  4. E disse Jesus: O amor de quase todos se esfriara nos últimos dias, porem aquele que ficar firme até o fim que perseverar será salvo.Muitos se dizem crentes hoje em dia, crente até o diabo é porque ele sabe que DEUS existe, agora cristão de verdade, um seguidor de CRISTO verdadeiro, aquele o famoso TJ Testemunhas de jeova que nada, tem que ser testemunhas de JESUS Cristo mesmo.

  5. Com certeza os ateus vão se multiplicar a cada ano,vão blasfermar sobre a vinda de jesus e eles e os crentes sem vergonha vão ficar para o milênio fazendo companhia para o diabo.

    • Pelo comentário,luciano está convicto de que ele e a CCB,a igreja dele serão os únicos a
      serem arrebatados para o céu.Os de mais cristãos de outras igrejas vão para o inferno.Só
      ele são salvos.Quanta mentira e egoísmo que estão mais para as profundezas do inferno.
      Presunçosos.

      • Janio ninguém pode ter certeza absoluta que vai passar a vida eterna no céu,eu me acho muito pecador para ir para o céu,mais caso eu seja o último da fila já ficarei contente e ser for para o inferno fazer oquer.mais caso eu vá para o inferno espero não te encontra-lo por lá.

      • Janio ninguém pode ter certeza absoluta que vai passar a vida eterna no céu,eu me acho muito pecador para ir para o céu,mais caso eu seja o último da fila já ficarei contente e ser for para o inferno fazer oquer.mais caso eu vá para o inferno espero não encontra-lo por lá.

  6. O aumento do numero de ateus mais agnósticos e dos ” sem religião” mostra a necessidade de união do corpo de Cristo : ortodoxos, coptas, catolicos de ritos orientais, católicos romanos, anglicanos, reformados protestantes, batistas, metodistas, pentecostais entre outros..
    Irão dialogar mais e cumprir a Bíblia para que todos os cristão s sejam um, riqueza da diversidade e da unidade cristã.

  7. Respeitando todos os comentários que li acima,gostaria de lhes informar que ateísmo não é seita, não tem nenhum tipo de templo….e se ateísmo for crença ser careca é cor de cabelo…quanto aos suposto cumprimento das pseudo-profecias nada mais obvio, a ideia de perder o poder pelo conhecimento fez com que aqueles que dominam pelo medo se precavessem com avisos… do tipo´´Nao pise na grama“ .

  8. Respeitando todos os comentários que li acima,gostaria de lhes informar que ateísmo não é seita, não tem nenhum tipo de templo….e se ateísmo for crença ser careca é cor de cabelo…quanto aos suposto cumprimento das pseudo-profecias nada mais obvio, a ideia de perder o poder pelo conhecimento fez com que aqueles que dominam pelo medo se precavessem com avisos… do tipo´´Não pise na grama“ .Todos de direito de acreditar ou não…porém a suas crenças não te fazem melhor que ninguém, assim como ser ateu não me faz melhor…somente diferente…é um direito meu!

  9. Cadê aquele tal “delldellphone”? será que foi arrebatado? Tomara que ele seja loiro dos olhos azuis. Se for negro que nem o “jose carvalho” (ou moreno), é descendente de uma maldição bíblica, portanto, não pode se manifestar de forma negativa com relação às abominações homossexuais. Cristianismo é religião para brancos nórdicos (brancos, loiros dos olhos claros). Até as representações de personagens bíblicos demonstram isso.

    .

    .

    • MAURO
      RACISTA DOS INFERNOS, NÃO BRINCA COMIGO QUE PODE TE DAR UMA CADEIA, QUE PORCARIA É ESTA DO DIABO QUE NEGRO DEVE SER TODOS GAYS, ENLOUQUECEU, IDIOTA? NÃO ME TIRA PARA TROUXA QUE ME SOLTAS NA PRIMEIRA ESQUINA

      • josé carvalho, a natureza deveria obrigar todos os animais peçonhentos a provarem do seu próprio veneno, como aconteceu com o senhor. Aqui aplica-se aquela velha máxima: “pimenta no dos outros é refresco”. Não sei o que é pior – ser abominação ou fruto de uma maldição. Para escapar da abominação, basta não praticar atos abomináveis. E para escapar de uma maldição, como faz?

        ,

        • “a natureza deveria obrigar todos os animais peçonhentos a provarem do seu próprio veneno”

          vcs já fazem isso… de canudinho… alheio!!!

          “Para escapar da abominação, basta não praticar atos abomináveis”
          Que bom.. já sabem a receita…

      • janio manoel de santana, apesar de não ter nenhuma denominação religiosa, tenho grande admiração pelo católicos e seu líder, o papa Francisco. O mesmo respeito já não posso dizer que tenho por intolerantes fanáticos evangélicos. Eles vivem em prol de converter os hereges, sendo que eles próprios não tem comportamento cristão.
        .

        • Faaaaala pessoal…

          Não pude deixar de responder a esses comentários…

          Mauro dizendo que negros são amaldiçoados já mostra a quantidade de doenças que os gays possuem, tanto no corpo como na alma podre….

          Agora, Jânio dizendo que esse comentário do Mauro mostrou o quanto ele é inteligente e culto…. apenas confirmou que essa doença é generalizada!!

          Parabéns , gays, por mais essa conquista!! (além das doenças)

        • é isso ai Mauro, falou bonito

          Agora deixa esse crentelho psicopata, de múltiplas personalidades, ( jose car alho, delphone, taserto . . . . . ) ficar ai com esse mimimi dele,
          o choro é livre
          kkkkkkkk

  10. À medida em que a ciência avança, bem como a correta compreensão de temas ligados às ciências sociais (história, antropologia, sociologia, arqueologia, etc.) vai declinando a superstição e o fanatismo. Graças a Deus a religião vai acabar, ficando a espiritualidade.

  11. Ateismo e apenas o que a biblia afirma para os ultimos dias,onde Deus esta preparando o juizo para aqueles que nao o obedecem.Enquanto ainda e dia existe um advogado,Jesus para todos nos e e preciso constitui-lo..Depois de alguns sinais maiores do fim, a falsa paz reinara com o anti-cristo e entao ele se manifestara como tal,vindo o juizo final para ele e os seus seguidores.Arrependei-vos que ainda e tempo.

  12. Igreja virou comércio e curral eleitoral, tem é mais que acabar mesmo cm essa palhaçada, em cada esquina dos bairros pobres, existem igrejas pentecostais cm vários nomes, cm o intuito de arrecadar dinheiro dos trouxas e virar curral eleitoreiro!!!

  13. Quando a questão Evolucionista e Criacionista for elucidada,( na minha opinião) vencerá os evolucionistas, a lixarada religiosa tenderá a diminuir muito , se não extnguir-se, milhões de pessoas ganharão a liberdade, pois sou ateu,
    e não à maior liberdade do que isso.

  14. Doutrina Espírita -> Filosofia, Ciência e “Religião” ( entre aspas porquê não se enquadra no campo dogmático., mas tem unicamente como base o evangelho do Cristo)
    O Espírita pode se afirmar espírita e afirmar não ter religião ( observando-se ao termo os cultos exteriores )

    • A doutrina espírita tem por base unicamente o Evangelho de Cristo? Desde quando? Que eu saiba o espiritismo tem por base as obras de Kardec e seus “espíritos” que vocês nem sabem sequer a procedência. O espiritismo só adota a Bíblia quando lhe convém, para transmitir um aspecto “cristão” às suas blasfêmias. Quando aparecem passagens (e são muitas) que contrariam a doutrina kardecista, eles rejeitam a Bíblia completamente.Quer ver só? 1Jo 4.1-3; Hb 9.27; Jo 1.21; Ef 2.8,9; Lc 24.39; Lc 16.27-31; Mt 10.28; Mt 5.29; Jo 1.1; Jo 9.3; e muitas mais.

      • Não sou espírita,Leonardo,mas eles fazem com a Bíblia o mesmo que fazem as
        seitas cristãs:usam o que interessam aos donos da seita.As interpretações literais
        também.Tem seitas que usam apenas 38 frases isoladas da Bíblia que a convém.
        E a ênfase só nas que fala de prosperidade.É o vale tudo por fama,dinheiro e poder,não importando os meios.Todas as igrejas tem teto de vidro e nenhuma tem
        moral para condenar ninguém.A grande maioria estão em decadência e decomposição moral e espiritual.Tem fé doente e e sem caráter que não vale de
        nada.Sou cristão católico e ela está incluída na podridão.

  15. É muito interessante como esse site se parece com a Rede Globo… Noticiar, sem analisar… Mais, vamos lá…

    Há uma diferença muito grande entre ser um sem religião e ser um ateu.

    Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio. Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 a.C.) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o carácter repetitivo do fenómeno religioso, bem como o aspecto intelectual. Mais tarde, Lactâncio (século III e IV d.C.) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, religar, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus.
    No livro “A Cidade de Deus” Agostinho de Hipona (século IV d.C.) afirma que religio deriva de religere, “reeleger”. Através da religião a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado. Mais tarde, na obra De vera religione Agostinho retoma a interpretação de Lactâncio, que via em religio uma relação com “religar”.

    Vemos, que por definição, religião é a forma de se aproximar, se conectar, de expor uma forma de crença.

    O ateísmo é uma religião, pois adota práticas e ideologias pessoais e coletivas que visam negar a existência de DEUS.

    Enquanto houver humanidade, haverá religião; seja para relacionar-se com DEUS, ou para negá-LO.

    Em se tratando de relacionamento com DEUS, é impossível que haja uma espiritualidade sadia, sem que haja uma pró-forma adequada à Vontade do Eterno.

    Para aqueles que creem no DEUS VIVO, a Bíblia é a Carta Magna da Religião (ou pelo menos, deveria ser), pois nela estão contidos os pensamentos que DEUS inspirou aos escritores sacros, através do Seu ESPÍRITO SANTO.
    Dizer-se crente em DEUS e em JESUS CRISTO, sem observar sua Doutrina e praticá-la é como dirigir-se para um destino, sem ter em mãos a rota correta a ser percorrida!

    Enfim, a humanidade está apenas tomando o rumo que DEUS disse que tomaria; está se voltando para o culto antropocêntrico, ou seja, o ser humano e suas vontades pecaminosas são a religião do futuro.

    Quanto aos sábios, DEUS, em seu Filho JESUS CRISTO, com base no que a Bíblia diz, é a Verdadeira religião. Maranata.

      • Religiao pode nao ser o termo mesmo, se bem que ja li por aqui mesmo, que os ateus estavam se reunindo em locais para passarem com veemencia os seus pensamentos e ate cantavam musicas de cantores seculares, quer dizer, um pouqinho de imitacao estavam tendo, pois se parecia ate com um culto. Em todo caso os ateus estão como os religiosos, procurando propagar a todo vapor o que pensam também. Realmente, gostei tambem do bom portugues do ALEXANDRE.

DEIXE UMA RESPOSTA