Evangélico, novo presidente da Guatemala é eleito após prometer pôr fim à corrupção

29

O novo presidente eleito da Guatemala, o evangélico Jimmy Morales, 46 anos, alcançou o posto de maior autoridade do país de forma meteórica, pois nunca havia se candidatado a nenhum cargo antes de tentar a presidência.

Morales, que é teólogo e membro de uma Igreja Batista, é conhecido nacionalmente como humorista, pois ao longo de 14 anos atuou nas emissoras de TV fazendo piadas e esquetes de humor.

Ao se lançar candidato, juntamente com outros treze políticos, Morales foi desacreditado. No entanto, a divulgação do envolvimento do atual presidente e sua vice com um escândalo de corrupção que lucrava a partir de fraudes alfandegárias, o discurso de Morales passou a receber atenção dos eleitores.

Seu mote de campanha era “nem corrupto, nem ladrão”, e sempre que podia, em entrevistas, discursos ou debates, Morales se descrevia como um “nacionalista cristão” e ressaltava sua intenção de acabar com as ilegalidades: “Meu compromisso é com Deus e com o povo guatemalteco”.


No primeiro turno, Morales superou a desconfiança e carimbou sua passagem ao segundo-turno das eleições, disputado com a ex-primeira-dama, Sandra Torres.

Quando as urnas foram abertas no último domingo, 25 de outubro, Morales havia recebido mais do que o dobro dos votos de Torres: 68,5% contra 31,5%. Em em seu discurso de vitória, reforçou o que disse ao longo de toda a campanha: “Se dermos o exemplo desde cima, há mais probabilidades e solvência moral para exigir aos escalões intermediários e mais baixos para que todas as coisas sejam feitas sem corrupção”, disse.

Agradecendo o voto de confiança dos eleitores, o novo presidente eleito disse que a atitude dos guatemaltecos em apostar em alguém sem experiência política foi corajosa: “Foi um voto valente, um voto de esperança, um voto que tem claro de que é preciso acabar com a corrupção. Faço um chamado a todos para que construamos essa realidade”, afirmou Morales.

O novo presidente da maior economia da América Central apontou, há aproximadamente um mês, qual seria sua estratégia inicial para combater atos de corrupção: “Portas abertas e auditoria de tudo. Nas instituições, na justiça, na polícia, nas alfândegas”, elencou, em entrevista à agência Reuters.

29 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom! Vamos ver, agora, se na Argentina a era Kirchner será extirpada do poder. Aí, teremos esperança de vermos o nosso BRASIL livre dessa ideologia esquerdista!

  2. A corrupção ele não vai acabar mais a Guatemala vai se tornar um país próspero com certeza porquer feliz e a nação cujo Deus é o senhor,o número de evangélicos na Guatemala cresceu muito na última década segundo pesquisas oficiais.

    • Deus te ouça, será uma maravilha se isso vier a acontecer, já teríamos o paradigma necessário para elegermos um evangélico aqui também, que ele faça uma grande obra lá e não seja um falso crente;

      • Verdade,mais creio que na hora certa Deus vai colocar em Brasília um crente para presidente.
        uma coisa aprendi que na esquerda não voto mais,votei no lula no primeiro mandato porquer ele veio de baixo,passou muitas dificuldades e tal,mais ele e seu partido me decepcionou,principalmente ele que veio da classe humilde do nosso querido povo nordestino que assim como eu acho que ficaram decepcionado com ele e dilma.

    • lucianooooo
      apareceu o corno e a evenjegua que atira pedra em macunbeiro…
      chama o kid bengala pra um e a policia pra outra…ou a carrocinha pros dois.
      kkkkkkkkkkkkkkk

  3. “Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme”
    Provérbios 29:2.
    No dia em que no Brasil, o Presidente da República, for um evangélico e comprometido com a palavra de Deus, enquanto assim permanecer não haverá crise.
    Que o Senhor Deus, em nome de Jesus, abençoe a Guatemala, o Presidente e seu povo

  4. Crescimento evangélico na América Latina preocupa o Vaticano

    Por: Jean Alencar08:43

    O Papa Francisco iniciou semana passada sua visita por alguns países da America do Sul. O líder dos católicos romanos do mundo faz sua segunda turnê pela região desde que assumiu em 2013, evidenciando a grande preocupação do Vaticano: Milhões de latino-americanos estão migrando da igreja católica rumo às igrejas evangélicas.

    Os dados são alarmantes e mostram um grande crescimento evangélico em toda a América Latina, lugar onde a igreja católica tinha ampla maioria sobre as demais religiões. Quase metade dos católicos de todo mundo vivem nesta região.

    O Centro de Pesquisas Pew informou no ano passado que 40 por cento dos católicos do mundo, mais de 425 milhões residem na América Latina. No entanto, quase 1 em 5 latino-americanos agora se descrevem como protestantes. A população católica do Brasil, o maior país católico do mundo, caiu em mais de 20 por cento nos últimos 13 anos, de acordo com o Washington Times. Hoje, cerca de 40 milhões de brasileiros são evangélicos, e esse número deve crescer para 109 milhões até 2020, fazendo os evangélicos superarem os católicos em tamanho.

    “Esse crescimento evangélico está acontecendo por toda a América Latina. A Guatemala foi de 90 por cento Católica em meados dos anos 1950. Graças a um renascimento Pentecostal que atingiu o país após o terremoto de 1976 na Cidade da Guatemala, e ondas subsequentes de crescimento da igreja, 1 em cada 3 guatemaltecos são agora cristãos evangélicos. Crescimento semelhante está ocorrendo no México, Peru, Colômbia e Paraguai, onde o Papa Francis terminará sua turnê na próxima semana. Há uma fome espiritual na América Latina que supera o que tenho visto em qualquer lugar do planeta.” Disse J. Lee Grady, ex-editor do Carisma e diretor do Projeto de Mordecai.

    O Vaticano percebeu que estava perdendo espaço na região, não é a toa que o atual Papa, Jorge Bergoglio é Argentino, o primeiro da história a sair das Américas.

    • Caro Luciano, pode sim ser uma preocupação de Francisco mas não dos fiéis católicos.

      Quanto ao eleito, roguemos a Deus para que o mandato seja digno ao país e sua população. Feliz a nação que escolheu um cristão honesto para conduzi-la.

      Oremos por ele e que o Altíssimo nos reserve aqui a mesma graça, retirando de nós a praga da esquerda socialista que só divide, se corrompe e abandona a nação .

    • Verdade lucianta ., veja o estado do rio. De janeiro e o estado com o maior número de evanjegues da federação ., também é o estado com maior índice de homicídios , estrupos., roubos, violência ., onde até o profeta líder da evanjecaiada o tal do pastor marcos Pereira e estrupador e coiteiro de bandidos ., já o malandrofaia vende bênçãos a 10.000 mil reais e uma. Tal de Bíblia da vitória a 900,00 reais ,..

      E pra este caminho que o Brasil tá caminhando., Deus nos livre.,

DEIXE UMA RESPOSTA