Pastor sugere que evangélicos adotem o “deboísmo” para evitar conflitos desnecessários; Entenda

25

O termo “deboísmo” é um neologismo oriundo das redes sociais que sugere uma filosofia pacífica e nada ativista de lidar com divergências. A ideia de “viver de boa” com tudo e todos é o oposto das agressões e virulência que muitos internautas adotam.

Dentro desse contexto, o pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói (RJ), publicou um artigo analisando esse “conceito filosófico” e sugerindo que, em alguns casos, os fiéis adotem o “deboísmo”.

“Acho a iniciativa até legal, mesmo porque, não vale a pena discutir por tudo, não é verdade? Eu particularmente com o passar dos anos (devido ao amadurecimento relativo a idade), tenho entendido que não vale a pena ‘brigar’ por qualquer coisa. Na verdade, tenho discernido que todos precisamos ‘escolher nossas brigas’”, introduziu.

Vargens, porém, se apressa em explicar que nem tudo deve ser deixado de lado como coisas insignificantes: “Em nome do ‘politicamente correto’, muitos evangélicos acreditam que pelo simples fato de alguém divergir educadamente de outrem aponta para o fato inequívoco de que este seja um maldito desagregador”, comentou o pastor, acrescentando que “divergências são saudáveis”, desde que se mantenham a educação e o respeito.


“O problema é que boa parte da igreja evangélica brasileira não sabe lidar com elas, muito menos discutir ideias e doutrinas, o que tem gerado na internet atitudes passionais por parte daqueles que sofrem discordância. Nessa perspectiva, o que mais vemos é a multiplicação dos palavrões, os ataques ‘ad hominem’ e outros impropérios, cujo objetivo sempre é desqualificar o interlocutor”, lamentou. “Nesse contexto, o ‘deboísmo’ cai como uma luva, até porque, é muito mais fácil silenciar os que de nós divergem, do que dialogar com o que pensam diferente”, observou o pastor.

Em sua conclusão, Vargens aponta para a via da sensatez: “Equilíbrio é fundamental e existirão momentos em que discutir é inócuo e desnecessário, como também existirão instantes em que o ‘deboísmo’ tem que ser deixado de lado. É o que penso”.


25 COMENTÁRIOS

    • Leviano ., primeiro que pastoreco falando é uma porca cagando não vejo diferença .,.

      Outra o pastoreco recebe 10 por cento dos otarios por isso está de boa., ou seja desboismo..

      Quem tem que escutar os mercenários protestantes evanjegues e vc , que é rato de satanas .,

      Os católicos devem escutar a Cristo e o santo magistério da igreja .,una santa catolica e apostólica .,. Paz e bem

      • Lopes,não é por ser as palavras deste pastor mas a palavra de Deus,para você não tem nenhum valor,você faz diferentes uso da palavra escrita,no banheiro,pode ter até lhe dado prazer mas você não aprendeu nada, quando você cita o pastoreco falando e uma porca cagando você não vê diferença,mas certamente você realmente não vê nenhuma diferença,você não se alimenta espiritualmente da palavra,mas os dejetos da porca lhe serve de alimento, que o torna muito mais proveitoso.

      • Lopes,

        Se você acaso ouvir Cristo, então obriga-se a dar ouvidos ao pastor.

        Burro é burro mesmo. Se acha, mas é tapado, sem argumentos.

        O Cristo que você diz ouvir recomenda que as almas deste mundo ouça os profetas, os homens de Deus, os líderes religiosos.

        Se católico lesse a bíblia você não daria a resposta que me deu.

        Vou ajudar a você.

        Vá na parábola sobre o rico e Lázaro e verá que lá recomenda ouvir essa gente que você, por ser muito santo, despreza. Mas querendo ou não tem que ouvir. Não vão vir nem Cristo e nem muito menos anjos do céu pra ensiná-lo;

        Vc é uma decepção como católico. Um desviado mesmo do povo de Deus, um perseguidor da verdadeira igreja de Cristo, a evangélica. Volte, já faz 1700 anos que você e seus irmãos partiram do rebanho santo á busca de aventuras nos braços do império romano, tendo apenas aprontado.

        Deus perdoa, volte e procure um pastor, um desprezível pastor como você diz. Mas é a ele que você deve ouvir.

        Vc é muito desprovido de conhecimentos, há de ter um felipe te ajudando primeiro a identificar o que é bíblia, depois o pastor ensinar tudo, tudo mesmo a você.

        Não sabe de nada, inocente!

      • LOPES

        O nome da doutrina é dizimismo-ofertismo, com direito a Diploma de Otário, com pós-graduação em Burrologia e doutorado em História da Lorota.
        E o mais frequente é o Macedi$mo-Mamoni$mo..

  1. “O problema é que boa parte da igreja evangélica brasileira não sabe lidar com elas, muito menos discutir ideias e doutrinas, o que tem gerado na internet atitudes passionais por parte daqueles que sofrem discordância. Nessa perspectiva, o que mais vemos é a multiplicação dos palavrões, os ataques ‘ad hominem’ e outros impropérios, cujo objetivo sempre é desqualificar o interlocutor”, lamentou.”

    Perfeito! É o que sempre tenho dito em relação aos fundamentalistas fanáticos, alguns dos quais escrevem seguidamente neste site só xingando, usando da “falácia ad hominem” que é quando se ataca, não os argumentos, mas aquele que profere os argumentos, entre outras deselegâncias.

  2. Agora no “circo gospel” vamos partir para “idiotês”, afinal já existem as doutrinas de demônios,heresias de homens e as atividades ridículas.

    Este tal “pastor” não tem ideia de como o mundo este sendo consumido pela decadência moral e do pecado a cada dia que passa.Sem contar com a multiplicação da iniquidade, só quer aparecer.

  3. Ou ou seja, mais um covarde que prega as portas largas, vá beijar a mão do PP Francisco, só faltou falar isto, como posso aceitar heresias, pessoas ensinando a mentira e eu me calar, é a apostasia nas denominações, politicamente correto, Satanás esta dando risada na cara dele.
    Jesus está voltando.

      • tagarella o “ÇABIO” rsrsrs

        não fique com “vergonha”(rsrs -sei que não é o seu forte kkk)
        ==
        admita quem são “OS DE$TINATARIO$$” kkkk

        lembre-se dos malafaia$ dos infelianU$ e outro$$ kkkk a lista é GRNDDEEEE!!!!
        “não denuncie pa$$tor ladrão… senão MORRREEEEEE!!” kkk
        “mamonas e beatles foram mortos por deus,o filho e o espirito santo”

        e outras “pérolas”
        de arrepiar os “cabelos da peruca” kkkk

        • Rui,

          A discussão não gira em redor de roubalheiras, sim de postura ética no diálogo com o público.

          Não vejo os das igrejas evangélicas agindo desmedidamente, sim os que puxam pro lado da católica, aliás nem sei se são católicos mesmo. Digo isso em face de que a sociedade brasileira tem em suas famílias não menos que dez evangélicos, ora sendo o pai, um tio, um primo, repétindo-se o mesmo com amigos, colegas…

          É só as figuras que se escondem no anonimato do site que agem assim, mas que o próprio papa está querendo pegar e comer o fígado desses que se dizem católicos e querem ser os pés da porca.

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            o çabio/tagarella (se fazendo de inocente)kkkkk

            “ética” para pa$$tor???
            interessa é “faturar”(digo tomar$$$ a força dos otários/evangéguas)

  4. QUANDO O SAL PERDE O SABOR , SÓ SERVE PARA SER PISADO PELOS HOMENS
    QUANDO UM ATALAIA NÃO FAZ SUA PARTE E NÃO AVISA VENDO O PERIGO O SANGUE DAQUELE QUE MORRE SEM SABER FICA SOBRE SUA CABEÇA
    ESTA CONVERSA DE SATANÁS PARA CALAR A IGREJA
    DA MESMA FORMA COMO PSEUDOS PREGADORES PREGAM CONTRA A IGREJA TEMPLO
    CONTRA OBRAS QUE DEPENDEM DOS OFERTANTES E DIZIMISTAS
    QUEREM NA VERDADE CALAR A IGREJA
    POIS ELA INCOMODA A MUITA GENTE E SUAS CAUSAS GAY ATEIAS
    ATENÇÃO IGREJA PREGUE A TEMPO E FORA DE TEMPO, INSTE COM A PALAVRA

    • ESSE PASTILHA SO CRITICA O POVO CRISTAO, SAO MAIORIA CATOLICA SATANISTAS MACUNBEIROS GAYS E SINPATIZANTES SATANICOS QUE VAO NOS SITES ESCULHANBAR XINGAR A FAMILIA DOS OUTROS, ESSE SAFADO ATE SE PRONUNCIOU SOBRE A BIBLIA NAO SER SAGRADA, PRA ELE, NAO SEI COMO SE ACHA PASTOR REVERENDO, SO SE FOR DA IGJA ATEIA CRISTA QUE CERTEZA ELE FARA PUBLICA LOGO LOGO!

      APOSTATA MALDITO!

DEIXE UMA RESPOSTA