O Vale do Silício, localizado na parte sul da região da Baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, é considerado o local de maior desenvolvimento tecnológico do mundo, e foi lá onde Sophie Nguyen teve a oportunidade de entregar a sua vida para Cristo, deixando anos de devoção aos preceitos do budismo.
O testemunho de Sophie foi publicado pela revista digital Baptist News, da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos. Em 2017 a jovem foi convidada para visitar a Eden Church, junto com o seu namorado. Foi algo novo para ela, já que havia pouco conhecimento sobre o cristianismo.
“O tempo de louvor sempre me fazia chorar, mas eu não tinha ideia do porquê. Mas eu sabia que havia algo especial. Foi isso que me fez voltar [à igreja]”, disse Sophie.
A igreja visitada pela ex-budista foi fundada pelo pastor Daniel Atondo em fevereiro de 2017, com o apoio da equipe de uma igreja batista do sul em Bakersfield, Califórnia. A denominação está situada em uma das regiões mais caras dos Estados Unidos e de maior aglomerado étnico.
A própria Sophie, por exemplo, é filha de imigrantes do Laos, país onde o budismo é a religião preponderante. Ela contou que ao entrar na Igreja do Éden notou que haviam pessoas parecidas com ela, o que lhe deixou mais confortável.
“Quando entrei no Éden, havia uma garota que estava na equipe da igreja, o único membro da equipe que não era Daniel na época, e ela era filipina”, disse Nguyen. “Eu estava tipo, ‘ei, ela meio que se parece comigo.’ Eu me senti à vontade. Sou de Indiana. Era difícil crescer na Ásia por lá. Nunca havia realmente associado a igreja a pessoas que se pareciam comigo”.
A conversão de Sophie ocorreu após um momento do culto. “Não aguentava mais”, disse ela. “Eu estava apenas chorando no culto. Eu disse a Daniel que estava pronta para me tornar uma seguidora de Jesus”.
Depois da conversão, Sophie foi discipulada pelo pastor Daniel. Ela conversou com o seu namorado, que também não era evangélico, dizendo que ambos não poderiam morar juntos antes do casamento. Isso foi crucial para ele entender a importância da vida com Cristo, o que terminou lhe conduzindo à conversão. Meses depois os dois se casaram.
“Agora, minha vida é completamente diferente. Vejo o casamento como um presente, ter filhos como um presente, ter crianças como um presente. Isso com certeza foi uma grande mudança na minha vida”, conclui Sophia.