O desempenho pífio da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e a relação mantida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foram tema de uma edição do programa Fala Que Eu Te Escuto, da Igreja Universal do Reino de Deus.
O programa, exibido pela TV Record na última terça-feira, 15 de julho, fez ataques diretos à CBF e indiretos à Globo. Com o tema “Fiasco do futebol brasileiro: a origem da crise está na base, no alto escalão ou na relação futebol/mídia?”, o Fala Que Eu Te Escuto se propôs a discutir o desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Entre os convidados estavam os jornalistas Roberto Thomé, comentarista esportivo da Record, e Mylena Ciribelli, apresentadora do Esporte Fantástico, ambos ex-funcionários da TV Globo.
Antes do início da Copa, o bispo Edir Macedo – líder da Igreja Universal e proprietário da Record – lançou um jejum de mídia junto aos fiéis da denominação, que não deveriam assistir TV, ler jornais ou sites de notícia, ou ouvir rádio.
A princípio, o jejum era uma preparação para a inauguração do Templo de Salomão, mas muito se especulou que seria uma orquestração de boicote à Globo, detentora dos direitos de transmissão do evento esportivo.
No Fala Que Eu Te Escuto, o apresentador do programa criticou o que se chamou de “monopólio” da TV Globo sobre as transmissões do futebol no Brasil, e também levantou esse predomínio como uma das causas do “fiasco” do esporte no país.
Posteriormente, o programa da Igreja Universal também atacou o horário em que os jogos são transmitidos durante a semana na TV Aberta. Embora a Band também transmita as partidas, os jogos vão ao ar apenas às 22h00, por conta das novelas da Globo.
Na última licitação para as transmissões do Campeonato Brasileiro, a Record propôs transmitir os jogos numa faixa de horário mais cedo, porém a proposta financeira da Globo foi superior, e assim as partidas de quarta-feira foram mantidas às 22h00. À época, a Record contra-atacou produzindo matérias investigativas contra a CBF.
Atualmente tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa estabelecer um horário padrão para a transmissão de jogos de futebol à noite. Se aprovada, a proposta forçaria a transmissão dos jogos antes das 22h00.