Feliciano e Felipe Neto debatem sobre casamento gay, tributação de igrejas e liberdade de expressão; Assista

24

O encontro entre o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e o youtuber Felipe Neto terminou com um pedido do segundo para que seus seguidores se tornem menos agressivos em relação àquilo que discordam na sociedade.

O debate surgiu após o atentado terrorista em Orlando, Flórida (EUA), quando Feliciano reagiu às falas de militantes LGBT – incluindo o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) – que tentavam associar às doutrinas evangélicas a intolerância de Omar Mateen contra os homossexuais frequentadores da boate Pulse.

Na ocasião, Felipe Neto se referiu a Feliciano como um “lixo humano”, propôs um debate e recebeu de volta um convite para visitar o gabinete do pastor. Quando o encontro aconteceu, o youtuber se retratou.

“De início, pastor, eu quero pedir desculpa para você – que provavelmente não é o que as pessoas estão esperando, que eu comece um debate pedindo desculpas – mas a explosão que eu dei no Twitter foi algo que eu recrimino. Não teria porque, por discordar de você, te atacar pessoalmente, ao invés de atacar suas ideias ou questionar suas ideias. Então, por eu ter te xingado, ter falado mal da sua pessoa, eu peço desculpa”, disse.


Feliciano afirmou que, como pastor, já o havia perdoado “lá atrás”, e inclusive orado por Felipe Neto e pela oportunidade do encontro.

Destacando que não é um porta-voz da militância LGBT, Felipe Neto disse que queria debater o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e o pastor apontou fatores legais – como a família tradicional ser um dos pontos de defesa do Estado, segundo a Constituição – e fatores religiosos – a Bíblia condena a prática homossexual e prega o casamento heterossexual – como seus principais motivos para se opor ao casamento gay.

Em seu argumento, Feliciano destacou que um erro já foi reparado – de forma heterodoxa – quando o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito à união estável, estendendo o direito aos bens e pensão em caso de morte de um dos companheiros.

Felipe Neto questionou a visão da homossexualidade a partir da Bíblia Sagrada e tentou minimizar o fato de que só quando Paulo se tornou apóstolo Paulo o assunto surgiu no Novo Testamento, mas foi surpreendido por Feliciano, que reiterou a importância de Paulo como um dos principais responsáveis pela difusão da mensagem do Evangelho e a afirmação que pregar contra a homossexualidade baseada apenas no que diz o livro de Levítico é “ignorância”.

Feliciano ainda pontuou as diferenças sobre questões pontuais abordadas por Paulo no que se referia a hábitos culturais de cada uma das cidades por onde viajou – como a questão da proibição às mulheres para falar na igreja – e a questão da homossexualidade, abordada pelo apóstolo em apenas uma ocasião, na carta aos Romanos.

Ao final do debate, Neto defendeu que as igrejas estejam passíveis à tributação, pois muitas delas viraram “negócio”, e foi rebatido por Feliciano, que argumentou que os membros das igrejas já pagam impostos cotidianamente, e que os casos de mal-uso da fé para enriquecimento ilícito não é regra, e sendo assim, não se deve tolher a liberdade de culto com impostos para as igrejas.

Assista a íntegra do debate:

Assine o Canal

24 COMENTÁRIOS

  1. O que ficou claro e que Feliciano pega partes da bíblia que lhe convêm e aplica em seus dogmas. Lá diz claramente que a mulher não deve falar na igreja, muito menos ser pastora ou líder. O que convêm para Feliciano e falar dos Gays que dá ibope (cansado de ver a demonização dos gyas e consequentemente restringe a palavra de Cristo para com eles) se ousar falar sobre as mulheres matade do seu eleitorado e perdido… alem disso tem um versículo muito interessante que foi citado: (1 Coríntios 6:9-10)
    “Não sabeis que os injustos (10) não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos (11), nem os idólatras, nem os adúlteros (12), nem os efeminados, nem os sodomitas (13), nem os ladrões (14), nem os avarentos (15), nem os bêbados (16), nem os maldizentes (17), nem os roubadores (14) herdarão o reino de Deus.”

    Ali diz claramente os efeminados. Mas note que só se da destaque para eles em nossos dias… Quando um cristão vê na novela um homem trair sua namorada ou esposa vemos isso como uma coisa normal. Não achamos escandaloso… mas lembre-se que ele esta nessa lista e as consequências desses pecados e a mesma… Se e assim porque não demonizamos bêbados nem os avarentos? Será que existe mais gays no mundo do que bêbados? Existe para Deus pecado e pecadinho? Como disse anteriormente ser contra os gays da ibope… E é este tipo de pseudos pastores querem ibope e atenção… Para que? Para atrair mais pessoas para seus palanquess…

    • Toda pessos sensata sabe disso. Só os seguidores do estelionatário que pede cartão com senha não sabe. O que importa para e ele e Malafaia é o sucesso pessoal aqui na Terra. O ceu pode esperar.

    • Vcs estão perdendo tempo aqui nesse site aliás não era nem para estarem aqui eu não me vejo em um site gay opinando,mais vamos lá vcs querem justificar aquilo que não tem justificativa não são obrigados aceitar a fé é também não somos obrigados a concordar com vcs ridículo esse Felipe Neto é um vendido postou um vídeo criticando os homosexuais agora muda de opinião na verdade quem precisa de ibope é ele que até já se vendeu todos sabem de qual lado a mídia está ,mas em Cristo somos mais que vencedores.

      • Carlos homem que e homem não se preocupa com a vida alheia muito menos com aparelho excretor alheio. Só os enrustidos que tem inveja de serem descobertos. Se estamos aqui e porque defendo o evangelho da forma que deveria ser. Sem os fariseus e doutores da lei que precisam de palanque para se manter na mídia. Não somos otários. Queremos a verdade original. O evangelho original de jesus. Sem teoria da prosperidade, sem milagres fajutos, sem a hipocrisia do falso amor. E só isso…

  2. Bando de babaca o pecado não tem justificativa vcs ficam perdendo tempo tentando justificar aquilo que é errado estranho vcs de opinião contrária estar aqui nesse site eu jamais entrei em um site gay para tentar mudar a opinião dos frequentadores do mesmo está aí a prova que é vcs que se metem em tudo querendo impor seus pensamentos PARABÉNS MARCOS FELICIANO ARRASOU ESSE COMPRADO PORQUE PRA QUEM DEPENDE DE MIDIA SE QUER CONTINUAR TEM DE DEFENDER ESSA BANDEIRA SATANICA .

  3. Eu nunca vi alguém ter 'homofobia' que é o medo de gay. Essa designação está absolutamente errada desde da decada de 60 e que se tornou um efeito dominó, em que todos cairam no mesmo erro. A palavra correta para denominar um fenômeno de ódio a um homossexual, no grego, é HOMOECHTHRAI. Bem, quem quiser permanecer no erro vai ser chacota de quem conhece grego, mas quem quiser sair do erro, esse é o termo correto, pois, não existe o medo de gay.

  4. Parabéns ! Em meio a uma discussão envolvendo polêmicas como tributação como forma de tolher a liberdade de credo, exegese quanto à reprovação de comportamento de mulheres nos templos a quase 2 milênios atrás e à união homoafetiva, você encontra espaço para aplicação do seu perfeccionismo, sendo este, uma variante do TOC, com o que também lido. Uma fobia ou medo causa reações diversas no ente, sendo o objetivo utópico de ativistas, introduzir material homoerótico nas escolas, nos filmes, livros e revistas para que nossas crianças, os adultos de amanhã lidem normalmente diante de qualquer expressão pública de homoafetividade, que já vem acontecendo nos grandes centros.

  5. eu não consigo entender esse é um site cristão eu não me vejo em um site gey querendo impor minha opinião ,mas vamos lá felipe neto hipocrita e vendido precisa de midia or isso mudou de opinião mas ficou sem argumentos coitado ficou só no mimimi é assim quem precisa de midia e ibope tem que ser a favor a eles pois sabemos quem a midia mundial esta representando e quem esta por tras as trevas.

  6. A Bíblia não é Constituição da República; a Bíblia é apenas um dentre muitos outros livros religiosos. Se a Bílbia pudesse legislar, então também poderiam legislar o Alcorão, os Vedas, as Sutras budistas, etc.

    Qualquer pessoa minimamente informada sabe disso, mas evangélicos, em geral, são fundamentalistas, e fundamentalistas passam por alto a razão, os fatos e a honestidade intelectual para ficar com a ilusão.

    • Discordo meu amigo – A Bíblia é o manual exclusivo de Deus para o homem, pois quando o homem não obedece a palavra de Deus logo ele vive perdido, sem Deus, sem amor, sem Paz, se torna ignorante, medroso até de morrer porque sabe para onde vai sem Jesus! Somente esse livro que foi Inspirado por Deus fala dos passos que homem deve dá para ter a Vida Eterna….E quem dera se os países adotassem a Bíblia como manual da Constituição de suas Repúblicas…..Com certeza seriam mais abençoados….A Falta do Conhecimento da Palavra de Deus é quem faz surgirem as ignoranças, descriminações e vandalismos em todos os grupos que não aceitam as Verdades que a Bíblia nos ensina…

      • Mackson Costa, seus argumentos revelam a face de um fundamentalista intolerante e ignorante, que pensa que sua religião – e seu livro sagrado – é tudo o que serve e e tudo o que presta, e que acha que nações devam adotar a Bíblia como “manual de Constituição”. Esquece você, meu caro, que a laicidade, a separação entre religião e estado é herança não apenas iluminista, mas sobretudo protestante – esta lá, inclusive, na Constituição dos EUA -, e serve como salvaguarda da liberdade de consciência, culto e expressão, pois onde uma religião dominou ou domina o que se viu e o que se vê é o ódio, a perseguição e o assassínio dos que não pertencem à religião dominante (vede, neste sentido, o caso dos países sob teocracia islâmica). Observe, ainda, que os países mais avançados e ricos não adotam nem a Bíblia, nem qualquer outro livro como “manual de constituição”, e tampouco esta o controle da violência ligado a religião, pois criminosos os encontramos em todas as religiões. Talvez um pouco mais de conhecimento de ciências sociais o ajudará a entender melhor porque não se deve misturar religião com estado.

    • Sandro sinto aqui o desabafo de um gay. e burro diga-se de passagem, pois a bíblia não é constituição, mas em cima da bíblia é feita nossa constituição, ela é foi e sempre será o norte da constituição da maioria dos paises socializados

  7. Mas que respostas os primeiros deram…Por causa dessas aberrações de informações que o país chegou onde está…Só não está pior, porque Deus tem levantados homens corajosos e que não teme impunidades dos homens porque estão abaixo da proteção e Justiça de Deus!

    • O que propõe que façamos com os gays Mackson? A gente pode voltar pro seculo 18, onde eles eram queimados ou enforcados em praças publicas, juntamente com os os negros fujões…

  8. Feliciano é um falso profeta, pastor oportunista mercenário e político corrupto que apoia ladrões reacionários fascistas da direita do Brasil , somente para se dar bem . Inescrupuloso, um antcristo !!!!

  9. O que nós devemos entender é que a nação brasileira foi fundamentada sobre um alicerce cristão, isso já faz parte da cultura brasileira, seja em nomes de pessoas de lugares pelos nossos feriados e dias festivos, tudo envolve uma nação cristã, um grupo de pessoas não pode simplesmente arrombar as portas com os pés e dizer aceita, porque estamos no século XXI.

    Imagine uma coisa se de repente uma moda de um homem quiser ter mais de uma mulher, alegando que isso é natural que em diversas culturas milenares isso foi super normal e que o homem em sua natureza sempre desejou isso.
    Será que as esposas e as mulheres iriam aceitar isso numa boa?

    O rapaz chega e diz: "Abra a sua mente, estamos no século XXI, deixa de ter uma mente fechada, o mundo está evoluindo e vc fica seguindo essa fé de uma esposa só, deixa de ser retrógrado!!!!"

    E ai? vamos colocar uma faca no pescoço da mulherada e dizer que se elas não aceitarem isso é pq são preconceituosas, que tem ciúmes bestas?

    Você sai na rua e tem um homem com duas ou três mulheres de beijando sentando no colo, e olha que isso não é crime, contudo a sociedade iria ver isso com maus olhos e a nossa constituição não aceita uma bigamia, então eu volto a dizer mexer com a cultura de uma nação é algo muito forte, mexer com a fé de uma nação é algo muito forte também além de demonstrar total imaturidade no tocante a sociologia e antropologia de um povo.

    Ambos devem respeitar a opinião de cada um mas quando você está inserido dentro de uma cultura onde o povo vive de uma maneira, vc não deve impor que eles aceitem essa mudança assim na noite para o dia, porque não é questão de ser mente aberta, mas de cultura e isso se muda ou se vincula com o tempo e não com ofensas e imposições.

  10. O que nós devemos entender é que a nação brasileira foi fundamentada sobre um alicerce cristão, isso já faz parte da cultura brasileira, seja em nomes de pessoas de lugares pelos nossos feriados e dias festivos, tudo envolve uma nação cristã, um grupo de pessoas não pode simplesmente arrombar as portas com os pés e dizer aceita, porque estamos no século XXI.

    Imagine uma coisa se de repente uma moda de um homem quiser ter mais de uma mulher, alegando que isso é natural que em diversas culturas milenares isso foi super normal e que o homem em sua natureza sempre desejou isso.
    Será que as esposas e as mulheres iriam aceitar isso numa boa?

    O rapaz chega e diz: “Abra a sua mente, estamos no século XXI, deixa de ter uma mente fechada, o mundo está evoluindo e vc fica seguindo essa fé de uma esposa só, deixa de ser retrógrado!!!!”

    E ai? vamos colocar uma faca no pescoço da mulherada e dizer que se elas não aceitarem isso é pq são preconceituosas, que tem ciúmes bestas?

    Você sai na rua e tem um homem com duas ou três mulheres de beijando sentando no colo, e olha que isso não é crime, contudo a sociedade iria ver isso com maus olhos e a nossa constituição não aceita uma bigamia, então eu volto a dizer mexer com a cultura de uma nação é algo muito forte, mexer com a fé de uma nação é algo muito forte também além de demonstrar total imaturidade no tocante a sociologia e antropologia de um povo.

    Ambos devem respeitar a opinião de cada um mas quando você está inserido dentro de uma cultura onde o povo vive de uma maneira, vc não deve impor que eles aceitem essa mudança assim na noite para o dia, porque não é questão de ser mente aberta, mas de cultura e isso se muda ou se vincula com o tempo e não com ofensas e imposições.

  11. Lamentavelmente a falta de conhecimento dos originais Hebraico e grego levou o jovem Felipe ao desespero bem como a falta de conhecimento Cientifico, anatômico, constitucional e teológico o deixou completamente sem norte; quanto ao parlamentar, Marco Feliciano, o mesmo está fazendo um bom trabalho.

  12. Lamentavelmente a falta de conhecimento dos originais hebraico e grego levou o jovem Felipe ao desespero total bem como a falta de conhecimento, Cientifico, Anatômico. antropológico e Teológico o deixou sem norte;quanto ao parlamentar, Marco Feliciano, ele vem fazendo um bom trabalho.

  13. Os LGBT, querem direitos iguais, mas na hora da cirurgia de mudança de sexo, na hora de pagar os hormônios que tomam, na hora de usar os lubrificantes, anestésicos e antibióticos para manter suas relações sexuais seguras, na hora de voltarem a sociologia, a história, a antropologia para estudos que justifiquem suas causas, esquecem dos direitos de todos em prol de si mesmos, e afinal ninguém tem o direito de ser hetero? Monogâmico? Conservador? De seguir a lei natural? Onde estão os descendentes de LGBT da história? Portanto todo mundo veio da união de um espermatozoide e um óvulo, seja pelo sexo natural, seja por reprodução em laboratório, portanto somente este meio, que se origina do macho com gônadas e da fêmea com ovários, que a natureza nos colocou, portanto, todo o resto é invenção do coração maligno dos homens e mulheres que não se aceitam e não aceitam os outros como eles são!

  14. Pepe Gomez__Você é um retardado mental, um acéfalo, um neurótico que costuma dar piti, fascista,oportunista,inescrupuloso, escroto,repugnante, quer aparecer as custas de um homem honrado, honesto que nunca roubou nada de ninguém,nunca foi corrupto, nunca se corrompeu,nunca foi um ant- Cristo.Vai trabalhar ao invés de querer aparecer as custas do Pastor.

  15. Vitoria Silva , Feliciano ,ele é corrupto está com alguns processos a responder, é hipocrita oportunista mercenarismo ladrao, rouba seus fiéis em nome de Deus , é um falso profeta e vai pra cadeia assim como quem ele tenta proteger, Cunha, Aecio, bolsonaro e Alexandre Frota . Só não vê quem não quer, ou seus cúmplices . Deus vê tudo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA