Pastor Marco Feliciano publica pedido de perdão “a todos os que se sentiram ofendidos” com suas frases polêmicas

45

O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) publicou em seu perfil no Twitter um pedido de desculpas às pessoas que se ofenderam com declarações polêmicas feitas por ele durante pregações antigas.

Considerando covardia o fato de a mídia vasculhar a internet atrás de declarações polêmicas feitas, segundo o pastor, há mais de uma década, Feliciano usou o caso do padre Paulo Ricardo de Azevedo Junior, que se referiu aos protestantes como “otários”, como ilustração para pedir perdão.

A principal polêmica levantada pela mídia em uma de suas mensagens foi a frase sobre o catolicismo, que ele considerava como “religião morta e fajuta”.

“Dedico esta frase aos que procuram polêmicas em mensagens que preguei há mais de 10 anos: ‘A covardia é a mãe da crueldade’ -Michel de Montaigne. ‘Qdo eu era menino, falava como menino… discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem acabei com as coisas de menino’ 1 Co 13:11. Muita coisa que falei no passado, hoje, com a maturidade que tenho, falaria de outra forma”, introduziu Feliciano.


O pedido de perdão veio acompanhado de uma retórica de aliança contemporânea das duas linhas cristãs: “Hoje evangélicos e católicos, mesmo divergindo em alguns aspectos, estamos juntos na luta contra a imoralidade e o aborto. Mas há um grupo que insiste em tentar nos dividir nesse momento. Como cristãos pedimos perdão e perdoamos. E seguimos em frente! Este padre [Paulo Ricardo], por exemplo, nos ofendeu, mas é passado, perdoamos e pronto. Covardia pegarem vídeos de 10, 12 e até 14 anos atrás para me ridicularizarem. Vivo em outro tempo. Querem destruir a imagem dos evangélicos”, pontuou o pastor, que completou: “Peço a todos os que se sentiram ofendidos com minhas palavras antigas que me perdoem. Estamos numa luta maior e mais séria. Um abraço”.

twitter marco feliciano

O pedido de desculpas do pastor veio no momento em que uma nova frase polêmica foi divulgada. Durante um culto, Feliciano afirmou que o programa Raul Gil era “um engodo de satanás” para desviar artistas gospel.

Frases polêmicas sobre artistas seculares, como no caso de Caetano Veloso e a música “Sozinho”, ou a morte de John Lennon e Mamonas Assassinas, também povoaram o noticiário nos últimos dias, e levou o pai do falecido vocalista da banda paulista, a entrar com um processo contra o pastor.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


45 COMENTÁRIOS

  1. Desculpas? ùe? Mas ele não estava inspirado e falando em nome de Deus? Não era aquilo que Deus queria dizer? Ah? então o que garante que agora é? Nada garante, por que quem falou foi ele e quem fala é sempre ele e não Deus.

    • Seu Jeca ele disse que diria as mesmas coisas mais não com as mesmas palavras, que povo analfabeto que não sabe nem interpretar um texto que me aparece por aqui.

      • Perdão, Jason, mas os jecas aqui são você mesmo, Marco Feliciano e quem concorda com sua colocação, pois qual a diferença em dizer as mesmas coisas (que catolicismo é religião morta e fajuta) com outras palavras, se o que importa é a essência da mensagem (depreciar o catolicismo), é a intenção de convencer que o evangelismo neopentecostal e sua teologia da prosperidade são a salvação da lavoura? Esse pastor estelionatário só está pedindo desculpas pelo simples fato de estar sendo julgado negativamente por boa parte da sociedade, num crescendo evidente. E o coro dos descontentes, que antes era formado pelas minorias negras e sexuais, agora aumenta com os católicos. Ele está apenas colhendo o que semeou dez anos atrás. Duvido que ele tenha amadurecido de lá para cá. Pelo contrário, está deslumbrado com a notoriedade que está tendo, de olho em mais poder político. Aqui não tem nenhum analfabeto, pois do contrário não estariam escrevendo nem a palavra “é”. Agora analfabeto político tem aos montes, como você, por exemplo, que além do mais demonstra ser um pouco analfabeto funcional, por escrever um contrassenso ao discordar de Fábio. Além disso, você escreveu “mais” em lugar de “mas”. Sem falar em outros errinhos de sintaxe e de pontuação, que nem vou me dar ao trabalho de apontar. Por fim, concordo totalmente com Fábio.

        • Nina o que eu estou questionando não é o que o Feliciano tenha dito ou não contra a igreja católica mais sim o fato que existem várias maneiras de se dizer algo sem se valer de palavras ásperas. entendeu? ou vou ter que desenhar?

          • Bem, Jason, não precisa desenhar o que entendi perfeitamente como sofisma rasteiro na sua primeira colocação (que Feliciano falou que diria as mesmas coisas, mas com palavras diferentes para comprovar maturidade intelectual e moral adquiridas dez anos depois, coincidentemente quando os católicos engrossam o coro dos descontentes). Entendi também sua segunda colocação (a justificativa para minha crítica) como uma tautologia idiota associada ao sofisma já mencionado, pois você não convence os mais atentos de que o modo de Feliciano falar seria mais importante que o conteúdo que o mesmo pretendia passar. A forma é sempre mais importante que o conteúdo na publicidade e na propaganda, onde se fabricam as necessidades e se vendem as soluções prontas, como fez o maligno Goebbels, mestre da propaganda nazista, e como fazem os pastores pentecostais, políticos e religiosos hipócritas em geral. Mas a forma deveria ser harmônica com o conteúdo, o que resultaria em embates saudáveis e honestos entre pessoas e grupos interessados na evolução social que todos buscamos através da consolidação da democracia, da melhor distribuição de renda, da defesa do meio ambiente, do combate à corrupção, da educação de qualidade, da cidadania plena, do Estado laico, do respeito à diversidade, da construção da bioética, que nos dará mais saúde e longevidade com qualidade de vida. São tantas bandeiras para se empunhar pelo bem de todos.

            Espero que você não pense que estou querendo atacar sua pessoa, até porque nem o conheço e não gosto de trocar insultos virtual e pessoalmente. Estou me dirigindo a quem quer que esteja lendo estas linhas, pois o que me interessa são as ideias nocivas ou úteis para se formarem opiniões com bom senso e responsabilidade. É o que estamos precisando tanto, nestes tempos de Marco Feliciano, Silas Malafaia, Valdemiro Santiago, Edir Macedo, R. R. Soares, Joelma, Marisa Lobo, Estevam Hernandez, Rachel Sheherazade e a perigosa bancada evangélica ávida por dinheiro (que já tem graças aos zumbis dizimistas e ofertantes que lotam seus templos da prosperidade) e mais poder (que já têm graças à credulidade insana de seus seguidores e à ganância de seus parceiros políticos). Será que eu poderia dizer isto com outras palavras que não ofendessem você e os outros crentes alienados?

            Não sei se você vai entender o que escrevi, mas também não vou desenhar, pois confio na sua capacidade de raciocínio e reflexão própria de quem sabe interpretar um texto. Deus, com sua infinita sabedoria e grandeza, certamente não gostaria que seus filhos, feitos à sua imagem e semelhança, fossem limitados leitores de um livro só (a Bíblia).

            Mary, obrigada por concordar com o que argumentei. É preciso mais gente que pense o contrário do que seguidores de Feliciano e caterva alardeiam, ameaçando este país de virar uma teocracia que tanto se critica no mundo muçulmano, como se o mal só acontecesse com os outros.

    • “Mas a forma deveria ser harmônica com o conteúdo, o que resultaria em embates saudáveis e honestos entre pessoas e grupos interessados na evolução social que todos buscamos através da consolidação da democracia, da melhor distribuição de renda, da defesa do meio ambiente, do combate à corrupção, da educação de qualidade, da cidadania plena, do Estado laico, do respeito à diversidade, da construção da bioética, que nos dará mais saúde e longevidade com qualidade de vida. São tantas bandeiras para se empunhar pelo bem de todos. ”

      +++

      Nina, desculpe o aparte, mas esse discurso politicamente correto não convence mais os cristãos. A Europa é um exemplo de como esses sofismas tomaram outro rumo, agora só revertendo politicamente pois no campo das negociações a proposta foi uma e na prática outra bem diferente. O estado laico confinou a liberdade de expressão dos cristãos e ameaça de expulsão de seus países muitos missionários religiosos.

      Aqui simplesmente não vamos permitir que isso aconteça.

  2. prá quem nao tem conhecimento biblico deveria saber que até os discipulos que andaram com jesus fizeram coisas piores que as falhas do pastor marcos feliciano , mentiram , negaram e foram incredulos com a palavra dr JESUS mas foram perdoados e se tornaram grandes homens de DEUS. pr . marcos feliciano DEUS já te perdoou o resto é perseguiçao e faz parte da historia . vá em frente DEUS é contigo … e nós tambem .

  3. Gostei de sua atitude pastor, e concordo que as palavras deveriam ter sido ditas de outra forma. Com Deus não se brinca, não se ironiza, ninguém ridiculariza Deus e sai impune. A perseguição não vai parar, mas Deus que observa tudo lá do alto, o fortalecerá a cada dia para essa difícil batalha que acabou de iniciar. Se os homens lessem e acreditassem na bíblia, nada disso estaria acontecendo, mas como a própria biblia diz ” muitos são chamados e poucos escolhidos”. Lutemos então para estarmos na lista dos escolhidos, o que não é fácil,mas com a fé que temos chegaremos lá.

  4. se uma pessoa deve ser julgada pelas palavras ditas a muito tempo atras o q fazer com pessoas q fizeram coisas erradas a muito tempo atras olha a xuxa quando fez a quele filme porno com a quele adolescente então vamos lembra de todas as coisas passadas que todos os que estão na mídia fizeram de errado e começa a crucifica uma a uma ele errou e pede desculpa e isso não deve ser reconhecido e os outros que fizeram e nunca pediram desculpa e nunca vão pedir então meu querido se pra a ponta erros vamos a ponta os de todos não so o desse homem se e praquebra o pau vamos quebra o pau nas costa de todo mundo vamos la estou contigo

  5. Aiii,,,,,ja ta enxendo o saco esses comentarios!! tem tantas coisas mais importantes pra se resolver no BRASIL!! Isso td é pq o cara é evangélico! por isso toda essa polemica! Por mim ta perdoado e xeeegaaa!! naum da mais ouvido pra nada e ninguem…mas tb para de fazer comentarios polemicos neh!!!

  6. Eu apoio o pastor Marcos Feliciano na CDH. Mas tenho que concordar que muitos pastores quando estão pregando se tornam arrogantes e acabam falando bobagem. É o caso do pastor Marcos feliciano , e agora esta tendo que pedir perdão. Pastores vamos vigiar nas palavras.

  7. O Pastor falaria hoje, de forma diferente a mesma coisa, no que diz respeito ao que está na Bíblia: “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gal.6.7). A mensagem é a mesma. O que mudaria são os exemplos que ele usou no passado, a meu ver, sensacionalistas.

    Pastor, siga em frente. Oro todos os dias pelo seu trabalho.

  8. Desde a gerações de meus avós TODO POLÍTICO é um ser MENTIROSO e SATANÁS é o pai da MENTIRA. Ele está entre os porcos comendo e espalhando a porcaria

  9. É o que basta, pedir perdão pelas frases infelizes que resultaram em desculpas de peidorreiro aos ativistas ……. <3 = Os ativistas bixa, gostaria mucho de têê o lugáá do Pr. Marco Feliciano pra tomáá póce da COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS pá dirigí-la à favôô da bicharada semvergonha …….. <3 =- NÃO SÁIA DAÍ, PR. MARCO ….. A SUA PÓSSE FOI PROVIDÊNCIA DE JESUS ……. AINDA NÃO É HORA DA BICHARADA SERVERGONHA "FAZER" POR ONDE PARA TER MOTIVO PARA SUAS SENTENÇAS DE CONDENAÇÃO AO FÔUGO ETÉRNICOU . . . . . . .

  10. Estou com Vc Marcos feliciano! Apesar de não concordar eem tudo com vc. Vc tem LIBERDADE DE EXPRESSÃO! E tbm demostra humildade em pedir perdão. Siga nessa luta! SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ COTRA NÓS.

  11. Este cara vai pagar caro por tantas mentiras que contou dentro de templos pelo Brasil a fora, mentiu, para conquistar força política e financeira, mentiu que era ungido e participou do maior escândalo que o Brasil já viu até hoje, levando o Evangelho para a lama em briga com gays, pior ainda causando escândalo para milhares e milhares de familiares desses gays que nunca mais entrarão em uma Igreja Evangélica, fazendo que milhares e milhares de Evangélicos ficassem publicando imagens da “besta” acabaram fazendo a maior parte da publicidade para o principal antecessor da besta principal; isto vai custar muito cara a este marginal, fraudulento que enganou tanta gente se dizendo ungido, quando era apenas um ganancioso em busca de poder!

  12. O pastor Feliciano só interpreta a bílbia, a bíblia faz dita as normas de uma crença, a crença tem deuses, crença não são reais, deuses não são reais, são apenas crenças!

  13. Filmagens velhas e conceitos retrógrados. O Feliciano queria dizer que há dez anos atrás era mais idiota que agora??? Se entendi o crente fica menos retardado à medida que o tempo passa??? Acho que seus conceitos racistas, homofóbicos, a delação da própria mãe continuam latentes, mas ele abriria menos sua arrogante boca pra expressar toda estupidez de sua conturbada mente!

  14. Erros todos cometem,mas o engraçado é não ver tanta mídia e atenção voltada pros mensaleiros condenados;direitos iguais,pois bem,se um casal hétero passar dos “limites” em público,responde pelo crime de “atentado ao pudor”,enquanto casais homoxessuais entram dentro das igrejas evangélicas e durante a pregação e oração,tiram fotos se beijando,momento mais inapropriado,direitos iguais ou privilégio?Fui criada no sistema antigo,onde meus pais me diziam que pra tudo temos que ter decência,não precisamos esfregar nada na cara de ninguém pra mostrar que temos alguém a quem amar e que nos ama também,honra é o que nos possibilita andar de cabeça erguida.Graças aos conselhos rígidos dos meus pais,nunca bebi até cair,nunca me droguei,nem engravidei cedo,construí um casamento que sei que será pra vida toda e tenho um filho(9),que será criado com os mesmos princípios,e sei que será um excelente cidadão.Me desculpem,mas enquanto Marco Feliciano não for um condenado corrupto como esses mensaleiros,ele me representa sim!!!

  15. Êpa, Êpa, Êpa.

    Vamos trazer todos os vídeos com opiniões dos líderes eclesiásticos, aí nesse item de falar, todos são iguais. Sem tirar e nem pôr.

    O que se vê padres falando de evangélicos, de padres falando da globo, de padres falando…

    O que se vê de pastores falando de católicos, de pastores falando da globo, de pastores falando…

    De mulá falando de cristão e de outras coisas. De rabino falando de cristãos e de outras coisas.

    Bom, enquanto não forem julgados todos os outros religiosos e a gente também que fala e como fala, aí sim haveremos de ser imparciais, pois quem está trazendo essas mensagens à tona nesse momento quer fazer a imprensa de um tribunal, e o que é pior com vistas a dar entender que o pastor é diferente de nós todos, somos iguais, fazemos as mesmas coisas.

    Quanto ao assunto, ele estava falando não de Raul Gil, afinal começou com essa metodologia na Recorde, depois Band e agora no SBT em face de que todas as igrejas, vejam bem, todas as igrejas falam que o ambiente das emissoras de tv é promíscuo em vista de mocinhas com pouca roupa e etc.

    HIPOCRISIA I – VERDADE 0

  16. A maior parte dos pentecostais tem a mesma visão de Feliciano, melhor dizendo, interpretações bíblicas que se remete à uma crença, que remete à um Deus, crença é apenas crença, deuses, santos, anjos, espíritos…fazem parte de crenças, não significam que são reais, na realidade não existe nenhuma evidência de um mundo sobrenatural, apenas o mundo natural existe. Estamos no sec. XXI, neste século a religião perde sua influência a cada dia, por quê? porque o conhecimento está disponível à todos.

  17. A NOSSA LUTA NÃO E NUNCA FOI CONTRA CATÓLICOS OU ESPIRITAS. MAS A LIBEDADE RELIGIOSA QUE OS EVANGELICOS NUNCA TIVERAM E FORAM CRITICADOS. FORAM PERSEGUIDOS CALUNIADOS. E NUNCA . PARTIMOS PARA BAIXARIA HOJE ESTAMOS JUNTOS COM TODAS AS FAMÍLIAS DO BRASIL

  18. Mary disse:
    9 de abril de 2013 ás 9:36 pm

    Caio Fábio é um velho, inverjoso, sem moral alguma para falar dos outros, até a verdade na boca dele sooa como mentira! esse anticristo que so fala asneiras devia ficar calado!!!!
    Responder Comentar

    Mary disse:
    21 de abril de 2013 ás 12:37 am

    Gospelmais!

    Essa Mary não sou eu!
    Eu respeito o CAIO e todas as pessoas, JAMAIS usaria esse vocabulário CHULO para insultar quem quer que seja!
    Observe, por favor a duplicidade de nomes!
    Responder Comentar

  19. Como esse Senhor hoje está tendo uma carreira política ele quer apagar as baboseiras do passado porque isso significa perca de votos na próxima eleição. Quem fala ai não é o “pastor” mas o político. Abre o olho meu povo, esse rapaz odeia os que pensam diferente.

  20. Sobre as palavras do Feliciano sobre o catolicismo, não vejo qualquer surpresa, basta participar desse nobre espaço para confirmarmos que o mesmo é dito aqui por diversos usuários de diferentes denominações.

    Nós como cristãos católicos continuaremos a defender os nossos ensinamentos mantendo o respeito e a cordialidade cristã.

    Ratifico que existem inúmeras divergências com Feliciano, porém se o mesmo se posiciona como defensor da família, contra o laicismo radical, o direito de se opor as políticas e propostas lgbt, contra a legalização das drogas e da prostituição, contra o aborto e a eutanasia….terá todo o meu apoio e da maioria avassaladora dos verdadeiros cristãos católicos que lutam pelos mesmos valores.

    Paz e Bem

    • Eu, Horeb, já havia entendido que o povo negro, sofrido e desprezado por todos, uma raça totalmente diferente (muito diferente dos demais) (mentí?) (é ou não é?) onde não estamos fazendo acepção, é um povo complicado quanto a aceitação (dentro do coração, porque TODOS, podem AMAR E TRATAR BEM) más não há outro povo tão complicado, e o Pastor Marco Feliciano foi infeliz em “falar” porque as pessoas NÃO QUEREM ENTENDER O QUE SE DIZ . . . . E DÃO UMA DE QUE “AMAM MUITO” . . . . TUDO HIPÓCRITA . . . e há sim algo sobre este povo, que o Pr disse ser uma “maldição,” más não podia ter falado porque o povo, tanto quanto ao que se refere aos negros, também se refere aos Gays.
      AS PESSOAS SÃO FINGIDAS . . . .
      DEFENDEM COM UNHAS E DENTES, SE FAZENDO OS SENHORES DA SITUAÇÃO, COMO SE FOSSEM GAYS TAMBEM. NO FUNDO, SE SEUS FILHOS SE TORNAREM GAYS, OS ESPANCAM (SE FOREM PEQUENOS) E SE FOREM ADULTOS, TÊM QUE ACEITAR SENÃO APANHAM E, AGORA, COM ESTA RIDÍCULA PROTEÇÃO À ESTA SEMVERGONHICE, TEM-SE QUE TOLERAR A ARROGÂNCIA DELES DE SEREM CONDENADOS PELA BÍBLIA … NO CÉU NÃO ENTRAM >>> FOI JESUS QUE DISSE >>> QUE QUE OS ARROGANTES VÃO FAZER COM JESUS??

      AGORA: Negro é criação santa de JESUS (só é muito diferentes [más são amados sim, principalmente pelos cristãos]) = O Gay é amado pelos cristãos da mesma forma e são pessoas de todo tipo, também criação de JESUS más sua prática não desce na garganta de “NINGUÉM!” Nem seus defensores (fingidos e caça dotes) não querem praticar o homosexualismo (não querem para seus parentes).

      NEGRO ENTRA NO REINO DEDÊUS ………………. GAY NÃO ENTRA! & PONTO.
      AXOU RUÍN? BATE EM JESUS! ……………….. LÓGUIO VÃO É APANHAR E FICAR PARA A “GRANDE TRIBULAÇÃO,” QUI dJÁ ESTÁ ÀS PORTAS.

      ESTA É A VERDADE! QUER QUEIRAM, QUER NÃO! ESTÁ ESCRITO Ê . . . . A ESCRITURA SE CUMPRE PORQUE DEUS GARANTE ISTO.

  21. “Muita coisa que falei no passado, hoje, com a maturidade que tenho, falaria de outra forma” ou seja diria as mesmas baboseiras de sempre , só que com palavras diferentes, a vá, se diria as mesmas coisas p que pedir desculpas/ perdão?

DEIXE UMA RESPOSTA