Fernanda Brum foi ao Encontro com Fátima Bernardes, na TV Globo, e sua participação chamou atenção por uma tentativa de desmistificar um convidado apresentado como “mentalista”, e por um pedido feito à cantora pelo pastor Marco Feliciano (PSC-SP).
Durante o programa, a apresentadora Fátima Bernardes entrevistou Rick Thibau, que se apresenta em eventos alegando ler a mente das pessoas e que, supostamente, advinhou o nome que outra convidada, a atriz Nívea Maria, escreveu em uma folha de papel.
Fernanda Brum, que estava entre os que assistiam à apresentação, interrompeu o momento de êxtase da plateia e da apresentadora para dizer que o que havia acontecido não era inédito e, muito menos, um mistério.
“Olha só, gente. Isso aqui é muito normal para mim. Vocês estão muito surpresos, eu entendo, mas isso aqui é muito normal. Ele pode ter algumas vertentes diferentes a respeito do que ele está fazendo aqui. Ele pode fazer isso profissionalmente, como alguém que estudou escultura, estética, psicologia sistêmica, pode ter se especializado em física quântica… ele tem várias vertentes para ser lido agora. Agora eu que estou lendo ele”, contextualizou a cantora.
“Mas ele também pode ter nascido com o dom da profecia e isso é dado sem arrependimento. A pessoa nasce para ser aquilo que é. O problema é como ela vai usar aquilo que ela recebeu”, acrescentou Fernanda Brum, em meio a um claro desconforto dos demais.
Para que as alegações de Fernanda Brum ficassem em segundo plano, a apresentadora pediu que Rick Thibau lesse a mente da produtora do programa, o que a levou a se emocionar. Justamente por isso, a cantora evangélica voltou a ponderar sobre que estava sendo feito.
“Essas coisas são muito possíveis. Na verdade, isso aqui é uma grande sessão espírita, gente. Vamos falar a real. Seja qual for o método que ele está usando para adivinhar as coisas, estamos mexendo com coisas etéreas, que são desdobradas, coisas que são espirituais e mentais. Estamos tocando no sobrenatural através desse seu dom”, disse Fernanda Brum.
“Isso é normal. O povo judaico já usava Urim e Tumim para consultar a Deus. Isso aí já era utilizado desde o Egito Antigo”, reiterou, dizendo que a atividade de Rick Thibau pode ser como “passar da linha” em relação ao sobrenatural.
“Eu entendo que quando você começa a dominar esse dom, está passando da linha. Essa é a minha opinião. Posso dar a minha opinião aqui, gente? Com todo respeito, é isso que eu ensino aos meus filhos. Isso na mão de gente errada é muito ruim, mas no nosso meio é muito simples. Acontece muito na minha casa, em meio à oração”, concluiu. Assista:
Recado
Um dia antes do programa ir ao ar, o pastor Marco Feliciano pediu que Fernanda Brum não deixasse de lado seu compromisso com a família tradicional e os valores cristãos e enviasse um recado à Globo.
“Eu tenho um profundo e sincero respeito pelo ministério e pela pessoa da pastora Fernanda Brum. Mulher dedicada à família, instrumento de Deus para nossas vidas, e a ela que eu dirijo minhas orações, [já que] divulgou que estará no programa Encontro, da Fátima Bernardes, para falar sobre casamentos duradouros. Que Deus a use muito, Fernanda”, introduziu Feliciano.
“Que seja um divisor de águas na programação da emissora”, ponderou o pastor, observando que a Globo “adquiriu todo esse prestígio internacional graças às nossas famílias que sempre lhe emprestaram incondicional apoio” em forma de audiência.
Feliciano foi objetivo em sua consideração: “Gostaria de pedir à irmã Fernanda para levar um recado para a Fátima e seu programa: quando pessoas com poder de liderança dentro dos meios de comunicação tentam subverter nossos costumes cristãos com ideologias estranhas, nós protestamos, pacificamente, no campo das ideias, mas sem tréguas”, afirmou.
A estratégia da emissora em convidá-la, segundo o pastor, poderia ser uma forma de fazer cessar as críticas por conta da apologia à ideologia de gênero e pedofilia: “Creio, Fernanda, que para arrefecer os ânimos, para mostrarem serem bonzinhos, eles levem pessoas como você, que tem credibilidade, respeito e o carinho dos irmãos, mas o intuito verdadeiro é tentar desfazer a imagem que ficou”.
“Eu, otimista contumaz, quero crer que sua presença na Globo por si só seja um sinal de que eles entenderam o recado, pois é notório, pela sua formação, que você é a favor da família tradicional e da inocência das crianças. Que seja, então, uma bandeira branca erguida com o coração. Por favor, diga à Fátima que nossa família merece respeito, que direitos são diferentes de privilégios, e que crianças precisam de proteção, e não de confusão em suas mentes, que são tão puras”, concluiu Feliciano.