Fernanda Brum critica falta de comprometimento dos evangélicos e desabafa: “Eu não sou entretenimento para a igreja”; Assista

55

A cantora e pastora Fernanda Brum fez um desabafo público durante o Congresso Internacional de Missões (CIM) de 2013, e o vídeo com sua expressão de sentimentos está fazendo sucesso nas redes sociais.

No trecho específico que vem sendo compartilhado pelos internautas a cantora comenta sobre o atual cenário da música gospel, diversas vezes criticada por lideranças e formadores de opinião no meio evangélico por ser vista como apenas uma forma de entretenimento.

“Eu não sou entretenimento para a igreja”, queixa-se Fernanda, que na sequência enumera as dificuldades de desempenhar a função que ela abraça: “Cansa demais chegar diante da multidão, montar todos os equipamentos, gastar tempo diante de Deus buscando o céu, chamar durante dias a juventude, o povo, através dos maiores veículos de comunicação do Brasil, dos apoiadores, das prefeituras, de todos aqueles que estão entendendo que devem abanar a fogueira do Evangelho no Brasil, porque daqui a pouco, vamos ser cobrados pela liberdade que tivemos. E aí, quando eu chego diante de uma geração, começo a pregar, e a geração só quer ‘tirar o pé do chão’ e morrer de rir… Me dá vontade de se trancar no camarim para chorar”, desabafou a cantora.

Na sequência, a cantora usa personagens bíblicos do Velho Testamento para ilustrar a mensagem de que o tempo atual é oportuno para os fiéis dispostos a lutar pela causa do Evangelho: “Eu tenho falado, onde eu piso, que Deus está rejeitando Vasthi e chamando Ester. Eu não consigo parar de dizer isso! Uma geração linda, arrumada, brilhosa, famosa, que não quer vir pro Rei […] Eu não quero mais ‘tirar o pé do chão’”.


Assista ao desabafo de Fernanda Brum:

Assine o Canal

Assista aqui, a íntegra do sermão da cantora:

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


55 COMENTÁRIOS

    • É simples. Deixe de ser super star e seja apenas adoradora. Tenha Deus como Senhor de todas as coisas e não como profissão, meio de ganhar dinheiro… isto tem o mundo pra fazer… tipo Ivete Sangalo e tantos outros. Seja apenas uma Ester, Rute, Débora e tantas outras…. eu sou a Neiva e não preciso usar o nome de Deus pra ser eu mesma. Colhe o que se planta. Junto com o dinheiro dos “shows” vem a soberba, ganância, luxuria e o enfraquecimento da fé. A bíblia menciona um homem muito rico, que todos gostavam, bondoso, sociável, religioso e etc. Tinhas todas um bom homem, mas quando perguntou a Deus o que tinha que fazer pra estar mais perto de Deus e o Pai Celeste respondeu pra ele desistir da riqueza e vir ter com Deus, o que aconteceu? Ele não aceitou, desistir do luxo, nem pensar. Ser apenas um adorador nunca…. então é isto aí. Falta Deus e sobra religiosidade.

      • Dwouuuuuuussssss vc é um dwowwwww!!!

        Épocas e épocas!

        Naquela época Dinheiro era mais dificil, Roupa mais dificil!

        Será que tenho q explicar pra vc as condições de hoje e ontem?

        acho que não né!!

        vc fala tanta asneira, julga tanto, que é capaz de perder sua salvação no ultimo momento, pois estar mais preocupado em JULGAR doq fazer a Obra DE DEUS!

    • cobrando 30 mil por show e 10 mil para pregações em Igreja.não prega sem se colocar com exemplo ou seu marido e filhos. Selinhos no púlpito, filha desfilando vestida de noiva, tardes de autografos, boteco do ratinho, programa de Fátima Bernardes, congresso a 120, reais mais standes de patrocinadores para venda pós culto. É sim muitíssimo comprometida a ganhar dinheiro usando o nome de Jesus, como é muito carismática e inteligente consegue mexer com a emoção das pessoas. E emoção não vem do Espírito ela remete a alma que estrá mais próxima a carne.

  1. Fernanda Brum, infelizmente vc é entretenimento sim! pq fez esta opção, e se cobram de vc apenas para cantar é pq querem que vc seja somente isso para eles.
    Não adianta agora espenear, chorar, reclamar desta geração de “adoradores consumistas” pq a senhora ajudou a construir isso e o preço disso tudo é muito alto, correspondente ao cachê que vc cobra nas igrejas, que tb é muito alto!
    Só tem uma solução para esta situação: renuncie a sua condição de artista gospel e seja apenas uma pastora de referência que pregue o evangelho puro e simples e mais, denuncie as mazelas desse meio artítico gospel, que até agora só tem contribuido para desvirtuar a juventude cristã e para a descronstrução de anos de pregação do Evangelho neste país.
    Pense nisso!

    • E vcs em vez de joarem pedras vão orar!

      Ela ta pregando pra multidões, fazendo a Obra de Deus!
      Se ela cobra é pq tem banda com muitos pais de família!
      Ha e vc nem gosta de musica de qualidade ne?
      pois é pra ter musica de qualidade precisa de grana, pra sustentar pais de fam´lia da Banda, precisa de dinheiro, ha pra viajar o mundo inteiro para pregar a palavra de Deus precisa de dinheiro!

      reveja seus conceitos, ante de julgar verifique que há dois lados da moeda!

      fica na paz!

      • Kele,
        Vc deve mais uma alienada que fala sem conhecimento de Bíblia, pelo visto vc é caixa de ressonância que replica apenas o que ouve. Sua geração não foi ensinada a examinar as Escrituras, muito menos pensar, refletir, então não vale discutir com vc, pq vc não alcança as profundas riquezas do ensinamento bíblico, teu conhecimento se restringe à superficialidade do aparente (dinheiro, musica de qualidade, banda de musica, viagem pelo mundo, etc).
        Tchau!

        • Julgou geral vc sobre minha igreja ou líderes!
          Todos os culto somos ensinados a ler a Bíblia, e detalhe nos mesmo temos que interpreta´las com ajuda do Espirito Santo!

          Reveja seus conceitos, pare de julgar!
          Se Deus permite muitas coisa ou pessoas na mídia levando a Palavra de Deus, é pq Ele quer!
          E sua cabecinha de ser humano jamais vai entender!

          fica a dica!

      • É bom que você leia o que São Paulo recomendou através da carta de Coríntios, às mulheres, sobretudo para quem acredita em Chapeuzinho Vermelho(bíblia). Está em coríntios, cuidado com a desobediência da Bíblia. O deus da Bíblia é vingativo.

      • justo que ela cobre pelo seu show,mas não diga que está fazendo missões porque é MENTIRA. missões é uma coisa e show é entretenimento,procura em qualquer dicionário.

  2. Eu particularmente, gosto muito da Fernanda Brum. Já fui em um de suas ministrações e gostei muito. Mas, como um irmão disse acima, ela tb faz parte dessa parcela q contribuiu p\ q hoje vejamos isso. Creio q deixar de ser uma cantora ñ é necessário, mas no momento q se é cobrado valores astronômicos para uma ministração, toma contornos de entreternimento mesmo. Eu sou testemunha disso. Há uns 4, 5 anos atrás, pedi p/ q a acessoria dela me passasse os valores. Poxa, ela me cobrou 20 mil pra louvar numa praça pública de bairro de classe baixa. Nem se ela levasse 20 pessoas, dando um salário mínimo pra cada, dava esse valor absurdo. Imagine os Shows cobrados? Imagine as exposições agropecuárias? Pra ela pedir p/ q revejam conceitos, ela tb tem q rever o dela…

  3. o maior problema dos cantores gospeis equi elas querem se aproveitar para o beneficio proprio nao levando cm dom mas como entretenimento e necessario uma vigia e um controle pk as vcs vc pod pensar tar a lovar a Deus e ele nao ouvir o seu louvor devido as nossas obras.

  4. Deve agradecer ao seu deus (Mamon) pois o seu objetivo foi alcansado… Por que está reclamando, a conta bancária está gorda não está? A mensagem podre que disseminaram produziu os seu frutos. Agora é só aguardar a coroa no inferno. Vendilhões do templo, está demorando para serem expulsos da casa do Senhor.

  5. O evangelho da Cruz desapareceu, deu lugar ao evangelho do bolso. A Teologia da Renúncia morreu, deu lugar a teologia do egocentrismo. A ordem de ir às nações à preço de sangue e morte não é mais atraente, todos querem enriquecer. Muitas vezes Paulo levou o Evangelho chorando, sofrendo naufrágios, fome, peste, mas a missão de levar o evangelho aos gentios sempre esteve acima de seus interesses económicos. Mas ainda existe uma cruz, Jesus ainda achará os poucos que entram pelas portas estreitas, alguns que não o trocam pela fama e olofotes. As almas continuam morrendo sem ouvir o evangelho, e as músicas não chegam aos confins da terra nas diversas línguas nem tocam os corações de todos os pecadores. É preciso voltarem ao primeiro amor, e assim como no tempo da persseguição, pregar o evangelho a custa da própria vida. Fernanda Brum, Ana Paula, David Quinlam, André Valadão e tantos outros astros da música pop gospel, Deus vos deu um dom e vários talentos. Se sentis estar no centro da sua vontade e fazendo o que Ele vos mandou fazer, então aquitai-vos. Mas se falta alguma melhoria, algum retorno a essência, não tardeis e faze-lo.

  6. MAS ELA CAUSA A MAIOR EMOÇÃO NAS PESSOAS ,
    E QUER RECEBER, ATENÇÃO DO ESPIRITO.
    quem planta para a carne colhe carne.
    e quem planta para o espirito colhe do espirito.

    AS MUSICAS EVANGÉLICAS TEM SIDO MAIS EMOTIVAS DO QUE AS MUNDANAS.

    Eles querem fazer o povo chorar , e não se converter.

    • vc quem diz!

      cuidado!

      a emoção é a porta do abrir o coração para o Espirito Santo entrar!

      vc julga demais rapaz, Deus não estar a procura dos julgadores, mais dos que fazem sua OBRA SEM QUESTIONAR!

    • As músicas de carnaval também trazem muita emoção, Basta escutar ” Manhã de Carnaval”, agora quem gosta de bate estaca e batedeira gospel, justifica……………..

  7. Conversa fiada e pra boi dormir. Se ela não é de entretenimento pq aparece no Raul Gil e outros programas na TV, coloca suas músicas na rádio e etc e tal. Só procurar no dicionário a palavra acima que é a cara dela.

  8. Infelizmente a noção da diferença entre musica e adoração tem sido perdida. Musica é arte. Adoração é vida. Mas quando musica e adoração se unem, é um canal de bençãos. É triste como muitos cristãos só se lembram da arte e esquecem da adoração.

  9. Vocês tão dando um baita exemplo hein cristãos, JULGANDO!! Tudo hipócrita… Deus julgará a cada um de nós, só Ele é juiz…. Os hinos dela edificam minha vida com Deus e tenho certeza que através deles, muitos já vieram para Cristo… Se ela foi/é falsa ou não, o único que sabe é Deus e é a ele que cabe julgar…
    Vamos parar de perder nosso tempo dando esse mal exemplo e vamos orar por ela e pela igreja!!!

    • Parabéns o seu comentario dos que li foi o mais prudente tem gente aqui que se entitula como pastora ou pastor julgando como se fosse santo, tem um monte de lixo escrito, só quem pode julgar e Deus ainda vem me dizer que e pastores e tem membro nessas igrejas. Pastor que realmente e pastor não coloca fogo e sim orienta e deixa Deus agir, devem ter convidado e não tiveram condições de pagar. E cara mesmo e eu se pudesse pagaria sim ela não custa caro ela vale o que cobra.

  10. Bonito, mas vc lembra que lá trás vc chamava o povo pra pular e cantar. Show que se paga, quem manda é o público, isso é no mundo e no gospel
    Cadê que vc faz um louvor na praça sem cobrar nada só por amor a obra? NUNCA

  11. Infelizmente recentemente vimos o rodolfo abrantes,tocar nesta area em uma grande igreja
    diferença o cara nao cobrou para subir no pulpito foi la deu seu recado e ninguém pode questionar
    sabe pq irmaos , o cara ta vivendo o que ele fala , qndo ele,disse que nao era show pq nao era mesmo, mas neste caso da cantora citada ela foi contratada para fazer,um show gospel entao que ela faça e agrade quem pagou, qndo nai qser mais isto cante nas igrejas e nao cobrem valires de entretenimento.nao sou dono da verdade mas nao podemos reclamar da atitudes dos fans qndo nao queremos deixar de,ser,estrelas.

  12. Agora é a massa se revoltando com quem a manobrava por tanto tempo; agora eles querem estar no controle pois estão pagando por isto. Não querem ouvir a Palavra de Deus eles querem sair do chão. Ensinaram para eles que eles podiam profetizar mesmo não sendo profetas e nem filhos dos profetas, agora aguentem eles profetizando: Para de pregar nos queremos é sair do chão.

    • Os profetas existiam na religião judaica e isto é passado. Profetizar não era gritar em cima palcos com zabumbas batendo e rebolado, profetizar era coisa séria.

  13. Fernanda brum hj é uma das poucas mulheres de Deus e acho louvável sua atitude. Porem so quem é espiritual entende as coisas do espírito gente. Sou geracao de esther estou vivendo o reino o resto e resto.

  14. O que se pode ver nos comentários é muita gente lotada de santidade.
    Se um dos princípios de DEUS é que não julguemos o que mais se pode ler nesses comentários foi julgamento e acusação.
    Vale lembrar que acusador é o diabo. DEUS é Pai de amor, bem como é fogo consumidor.
    Como diz na Palavra em relação a Santa Ceia, devemos nos examinar a si mesmos e essa é uma questão onde as pessoas deveriam se analisar antes de julgar a Fernanda.
    Não sou a favor de cobranças astronômicas para apresentações onde o maior objetivo tem que ser pregar o Evangelho, mas também não sou a favor de ofensas gratuitas.
    Deus nos deu o livre arbítrio e é somente a ELE que prestaremos contas no fim.
    Ao invés de tantas palavras duras busquem orar para que estas situações que tanto os incomoda mude e para que as pessoas possam voltar seus olhos e coração para DEUS.

    • primeiro que livre arbitrio não quer dizer que eu possa fazer o que eu quero com todo respeito vamos definir bem essa palavra se não daqui apouco vai ter gente querendo fazer o que quer em nome do livre arbitrio por não interpretar bem essa palavra

  15. “Me dá vontade de se trancar no camarim…”. Querida pastora, aprenda o emprego correto dos pronomes reflexivos: eu não se tranco no camarim, mas eu ME tranco no camarim.
    Quanto à rainha Vasti, em minha humilde opinião, a mesma demonstrou nobreza e dignidade ímpares, recusando-se a comparecer diante de um bando de admiradores libidinosos após sete dias de bebedeira. Já Ester, esta se deixou recolher a um SPA por doze meses a fim de cair na graça do rei Assuero. Ainda fico com Vasti.

  16. tem coisas que o maior culpado são os pròprio evangelico, pois pregam muito contra a idolatria dos catolicos e esquecem que são os maiores idolatras. não pode surgir ninguem novo que já começam a exaltar a pessoa. QUANDO A BÍBLIA DIZ QUE TODA HONRA E TODA GLÓRIA PERTENCE A ELE( NOSSO SENHOR E SALVADOR)

  17. Todos os cantores de musica evangélica que estão na mídia, temos que reconhecer que eles são artistas, e como artistas tem que viverem como tal, ganharem como tal, porque escolheram viver assim.Eu quando vou a um show e pago o ingresso, vou porque gosto da música, do estilo, das luzes, som, enfim tudo que envolve o evento, mas dizer que o artista esta ali para glorificar, para adorar, para exaltar, isso é papo furado, porque então cobrar o ingresso? (ah, já sei, vão dizer que tem família, tem custo, despesas e por ai vai) mas estão ali porque já foram acertados anteriormente e pago com antecedência pelos produtores, caso contrário não estariam realizando o show. Mas com certeza se a irmã diaconisa Durvalina da congregação da IGREJA DIVINA CHAMA do bairro de água amarela que fica na favela de qualquer cidade convida-se um desses cantores para um evento na sua congregação, certamente eles não iriam, eles não tem o chamado para pequenos eventos. Estes artistas devem se posicionar, se são verdadeiros adoradores ou são esfoladores. Usem o dom que Deus lhes deu, mas a serviço do reino, não a serviço de si próprio.

  18. A culpa são de muitos lideres que querem dinheiro, e leva estes cantores para suas igrejas pois eles tem interesse em dinheiro para si mesmo, e quem vai para um lugar deste, tem culpa, fica tirando fotos etc…
    QUEM VERDADEIRAMENTE TEVE UM FORTE CHAMADO DE CRISTO. CONSEGUE SABER QUE ESTES SHOWS NÃO TEM NADA COM A PALAVRA DE DEUS.
    VAMOS ORAR PELA AS ALMAS QUE ESTÃO SENDO ENGANADA.

  19. o grande problema dos cantores gospel da mídia é que infelizmente eles estão em busca de fama e quando eles estão desaparecendo da mídia eles inventam algo para voltar a aparecer.
    se eles estivessem mesmo preocupados com o reino de D
    eus ele não estariam se preocupando se alguém valoriza ou não os seus trabalhos. cantores gospel deixem de querer fama vamos buscar as almas que estão perecendo nas periferias nos valados nos sertões. leve a palavra de Deus e não esperem recompensas dos homens

  20. Estes comentários demonstra o TAMANHO DA IGNORÂNCIA dos cristãos!

    uns acham que tudo que é pra Deus tem que ser feito de graça senão …
    Uuuuuhhh.. “alguém vai lucrar com isto” ( que terrível.. com meu dinheiro? nãaaaao… )

    e todos comentários só giram em torno do que eles tem de mais DURO EM SEUS CORAÇÕES …
    O DINHEIRO… uuhhhh….( coisa do capeta né ? ) …

    ahh… vai ler a bíblia cambada..
    O obreiro ( quem faz a obra ) é digno do seu salario!

    Em casa todos COMPRAM o CD mundano, pagam por shows mundanos…

    mas a música cristã ????? NNNNÃAAOO… senão, acharemos que ela está fazendo isto só por dinheiro… SANTA IGNORÂNCIA!!!!

    Pregadores deem mais estudo… não estudos estúpidos… estudo prático, de como é suas vidas… mostra os VERSÍCULOS aplicados no LUGAR CERTO…
    e CHEGA de pregações de poder, pregações de campanha…
    a igreja no Brasil já está SATURADA DISTO… e quando saem da igreja, volta aos mesmos pecados e NINGUÉM MUDA DE VIDA..

    • Grande hipócritas ninguém aqui tem direito nenhum de julgar pq Deus não colocou ninguém em posição de “juiz” aq.
      Quantos aq trabalham de graça?
      Para que vcs trabalham?
      subsistência?
      é acho q sim!
      Oq leva vcs pensarem que ela deixa ser ser humano pq é usada por Deus?
      Deus usa ela mais não tirou ela da posição de ser humano de ter família e uma vida como a minha e a sua.
      acho q vcs todos deveriam se policiar.
      Vigiar e orar.
      estou a procura de uma geração que ora e jejua.
      ag ouvir louvor e sentir a presença d Deus através da irmã todo mundo quer mais sacrificar para ter essa presença ninguém!
      vcs pobres de espirito e soberbos capitalistas colocam a cada dia um sorriso novo na face do inimigo.
      fica a dica:cara no pó e buscar ser a imagem de Jesus puro e humilde de coração!
      aqueles que não buscam santificação não iram ver a face de Deus NUNCA!!

  21. “Jesus está voltando e muitas pessoas esquecem de cumprir a palavra de Deus e seus mandamento pra poderem viver seus Prazeres Mundanos, Esses cantores “gospels” só querem ganhar dinheiro através do evangelho, mas esses “tesouros” q eles estão guardando aqui na terra nem se comparam com as que Cristo tem Preparado pra nós…Creiam nisso Irmãos essas coisas tem q acontecerem para q as promessas de Deus se Cumpram nas nossas vidas, esses cantores gospels só estão fazendo com q o mundanismo entre na Igreja, mas eles estão completamente enganados por que enquanto existirem Os Remanescentes de Israel dentro da igreja, “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” por isso q a cada dia Nós n venhamos nos contaminar com as coisas desse mundo mas q nós venhamos ser “Os Remanescentes De Israel…

    • Eu não falo de mim, mas falo da palavra de Deus muitos que se dizem cristão deveria ler mas a Bíblia e compreender que pregar a palavra e se dispor de si e começar deixar o Espirito Santo agir. Se Deus escolheu pessoas para ministrar a palavra eles não deveria tirar vantagens da palavra. Se já ganhamos por trabalhar na obra como pessoas escolhidas por Deus e já recebemos nossos salários pela obra porque cobrar para cantar na casa de Deus? já não vendemos nossos cds? Temos que viver aquilo que pregamos. Se recebemos um dom de Deus temos que cantar com amor no coração não esperando lucros. Desculpa o que vou fala, mas existem muitos cantores cristão que estão deixando a desejar. E melhor participar de show mundanos ai sim vão ganhar mas dinheiro se o pensamento for esse s enriquecer. Temos que deixar de lado todo esse sentimento de avareza no coração e deixar o céu entra em nossas vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA