Líderes e artistas cristãos manifestam condolências à família de Rick Warren; Filho do pastor suicidou-se com um tiro, diz a polícia

12

A morte de Matthew Warren, filho caçula do pastor Rick Warren, repercutiu no meio cristão, e diversos líderes manifestaram suas condolências à família.

Matthew, 27 anos, sofria com problemas psicológicos e suicidou-se no último sábado, 06 de abril, com um tiro, de acordo com a autopsia feita pelo departamento de polícia da cidade de Orange County, na Califórnia.

Na data em que Matthew cometeu suicídio, o pastor Rick Warren se recuperava de uma pneumonia, e não iria pregar na Saddleback Church. Warren havia convidado o pastor de ensino Tom Holladay em sua casa, para comentar sobre o livro que estava lendo: What to Do on the Worst Day of Your Life (numa tradução livre, “O que fazer no pior dia de sua vida”), escrito por Brian Zahnd.

A intenção de Warren, segundo Holladay, era que um trecho do livro servisse de base para a mensagem que seria pregada na igreja naquele final de semana: “Mesmo antes de saber o que estava acontecendo, tudo o que estava acontecendo, esta é a mensagem que ele queria ser repassada a nós neste fim de semana”, revelou o pastor Holladay.


Em meio às manifestações de carinho e pêsames, o presidente da Conferência Nacional de Liderança Cristã Hispânica, Samuel Rodriguez, afirmou que as igrejas precisam se preparar melhor para lidar com patologias psicológicas, como a depressão.

“Nós oramos por cura e força para a família Warren e a comunidade Saddleback. No entanto, esta tragédia expõe uma oportunidade, se não uma obrigação, para a comunidade cristã aprender a lidar com a doença mental, que existe dentro e fora das igrejas. Cristãos lutam com depressão e pensamentos suicidas, e isso não os torna menos cristãos. Assim como doenças cardíacas ou câncer não diluem nosso cristianismo, a doença mental também não”, afirmou.

O evangelista Nick Vujicic enviou, através do Twitter, uma mensagem de apoio à família: Rick Warren, nós amamos você e sua família. Estamos orando por todos, irmão. Apelamos ao Senhor por sua misericórdia, conforto e graça para a família Warren neste momento de perda e dificuldade”.

No Brasil, o apóstolo Renê Terra Nova também enviou suas condolências: “Os M12 Líderes que estão comprometidos com o renascimento, estão unidos nesta hora de tristeza, estamos ao lado de Pastor Rick Warren”, escreveu no Twitter.

A cantora Ana Paula Valadão também se manifestou dizendo que estava “orando por Pr. Rick Warren”, e foi seguida do cantor Fred Arrais: “Rick Warren receba o amor e os abraços do Brasil agora, estamos orando por você e sua família”.

O pastor Lucinho Barreto, da Igreja Batista da Lagoinha, publicou suas condolências também no Twitter: “Oremos pelo Rick Warren e sua família porque seu filho Matthew de 27 anos se matou hoje. Muito Triste”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


12 COMENTÁRIOS

  1. Assim como o Feliciano comentou da “merecida morte” de John Lennon e dos Mamonas Assassinas, legitimando como vontade expressa e ato de Deus. Este “suicídio evangélico” tem cara do quê? Quantos homossexuais estão sofrendo em lares evangélicos, com medo do “bondoso” Deus luterofacista? Quantos pais machistas e retrógrados preferem ver seus filhos mortos a se assumirem gays? Quantos suicídios precisam acontecer? Se fosse filho de Richard Dawkins ou filho de pessoa de qualquer outra religião, quais seriam os comentários? Como se as igrejas não tivessem homossexuais (não assumidos) em seu rol de membros!

    • Meu Deus, será que as pessoas não tem outro assunto que esse de Feliciano, e procuram em tudo uma justificativa para seus atos e atitudes. Quando se quer muito afirmar uma coisa é pq. a própria pessoa não tem segurança. Então meu querido vc. não tem segurança da sua escolha, não se garante e fica o tempo todo atrás de uma justificativa; O cristão está nesse mundo sujeito a tudo, o sol nasce sobre maus e bons, estamos sujeitos a acidentes, doenças, depressão e morte, são coisas que não procuramos mas acontecem pq. vivemos nesse mundo. Agora há pessoas que procuram o caminho da perdição, há pessoas que realmente merecem ser castigadas, qual os critérios de Deus só cabe a ele. Só digo uma coisa arrependa-se antes que venham os maus dias, pq. vem pra todos, a diferença é a maneira de cada um encarar.

    • Sr Elias, porque vc não diz isso para Deus? É a palavra dEle que diz que os afeminados nâo herdarâo o Reino de Deus. Porque vcs acham que os cristâos odeiam homossexuais? Na verdade nós amamos eles mais do que vcs pois queremos ver eles libertos desse pecado e um dia ser salvo por Cristo. Quanto ao que vc mencionou sobre ter nâo assumidos na igreja, respondo com mais uma mençâo da palavra de Deus: Jesus disse que nem todo o que me diz Senhor Senhor nâo herdará o reino de Deus.

    • amigo..por favor ..: fale de mal de quem quiser..destile seu veneno pra vc mesmo..porem aconselho-te fi.. que : ´´ nao fale mal do Senhor Deus,dos Ceus..pois Ele é toda bondade em esencia..todos nos seja crente evangelico ou catolico ou budista,etc..somos relis mortais,trapos de imundicie..fi que nao sabemos de nada..só devemos depender do Senhor Deus..coisas ruins ocorrem com qualquer um..todos estao passiveis..agora neste caso de cometer mal a propria vida,entao acredito que o rapaz nao estava muito bem,ou seja se encontrava muito vulneravel..repito: vulnerável..é a palavra para quem se encontra em uma situação desanimada com uma certa distancia de Jesus..fi..Desejo tudo de bom pra vc e seus familiares!

  2. Quem sabe não será outro caso de “Orações para Boby”?
    É que muita coisa no meio evangélico é velada para não se expor as “figuras públicas”.
    Enfim, que a Misericórdia de Deus o alcance!

    • Lá no livro de Mateus fala: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vem a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”; “Nem todo o que me diz: Senhor”! Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”. Portanto, só o fato de uma pessoas ser crente, ir a igreja e tal, não mostra realmente o que ela é. Precisamos ter como base o que diz na palavra de Deus. Não julgue todos os crentes tendo como base alguns maus exemplos por aí. No mesmo livro de Mateus fala:”Não julgueis, para que não sejas julgado”. Leia a bíblia, antes de criticar.

    • COMO PODE CATÓLICO TER, ESPÍRITA E QUALQUER PESSOA … DEUS DISSE QUE O SOL ESTÁ SOBRE O BOM E O MAL. ESTAMOS SUJEITOS A TUDO…. CADÊ OS OUTROS DEUSES TAMBÉM QUE NÃO CURARAM OS CATÓLICOS E ETC.. NÃO JULGUE DESSA FORMA.. A DIFERENÇA ESTÁ EM ACEITARMOS A VONTADE DE DEUS E CRERMOS NO SEU AMOR.. Deus não é um boneco que esta na nossa mão e a gente diz o que ele deve fazer,muita vezes el naõ age porque as pessoas não abrem completamente o coração a ele, nós é que vivemos nas mãos de Deus

    • O doença da depressão não é falta de Deus e sim falta de sinapse química no cerebral, dentre outros fatores cerebrais. Antes de ficar publicando criticas, as quais nao cabem nem um pouco neste momento, vai estudar e aperfeiçoar tamanha ignorância !!!

      • Paulinha, as alterações químicas inerentes a qualquer quadro psiquiátrico é simplesmente o efeito da causa, que é uma alma oprimida por espíritiso imundos. Jesus ordenou com AUTORIDADE para que a imundice deixasse o gadareno e este foi liberto. Eu fiz uso de Anafranil e Rivotril por mais de vinte anos de minha vida, por um quadro psiquiátrico severo. Hoje, sou uma pessoa liberta, pois não tenho mais vida, ela é do meu Deus. Frutos do Espirito, Gálatas 5. Como pode uma pessoa que tem paz, amor, alegria, mansidão, domínio próprio, benignidade, longanimidade cometer suicídio. Simples, ela nunca teve… Ser filho de um pastor é nada… Ser pastor é nada… Ter Deus é tudo!

        “…falta de sinapse química no cerebral,” Você leu isso em alguma bula de medicação? De que seria, hein?

        Ter Deus não é um pechincha…

    • DESCULPE MAS TEM ALGUNS COMENTÁRIOS QUE ME DÃO NOJO…..QUER DIZER QUE CRENTE NÃO TEM PROBLEMA? SE FOSSE ASSIM O MUNDO SE RENDERIA A JESUS…..SERIA ÓTIMO ….MANIA DESSE POVO ACHAR QUE CRENTE EH SANTO….SOMOS IGUAIS, A DIFERENÇA EH QUE NÃO SOMOS IDÓLATRAS….NOSSO DEUS EH UNICO E NOSSO INTERCESSOR EH JESUS CRISTO.

  3. Alguns acontecimentos permitido por DEUS somente ele saberia nos explicar!!Agora precisamos acreditar segamente em nosso DEUS:DEUS de Abrão,de Jacó,de Davi,Salomãoé foi ele que fez tudo que existe inclusive voce Elias e ele quer que voce o adore!!!!!!

  4. Quem disse que o cristao ñ tem afliçao,
    No mundo teres afiçao, mais tenha bom animo enquanto vivermos neste mundo seremos perseguidos por muitos mais sabemos que existe um deus que olha por noz, e com esse deus ñ se brinca………….

DEIXE UMA RESPOSTA