Estátua alusiva a Jesus Cristo resiste ao tufão Haiyan e se torna símbolo de esperança nas Filipinas; Missionários testemunham livramentos

20

A passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas causou destruições catastróficas a diversas cidades do país e deixou aproximadamente 5 mil mortos. Ainda há temor de que o número de vítimas fatais chegue a 10 mil, segundo a Organização das Nações Unidas.

Edificações e infraestruturas urbanas foram completamente comprometidas em muitos lugares, dificultando as ações de resgate e assistência humanitária. No entanto, uma escultura alusiva a Jesus Cristo, muito semelhante ao Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, resistiu à força do Haiyan e manteve-se intacta, atraindo a atenção da mídia internacional.

De acordo com o Christian Post, muitos filipinos tem visto a preservação da estátua como uma fonte de inspiração e esperança para enfrentar a calamidade do desastre natural, que atingiu de alguma forma aproximadamente 25 milhões de pessoas.

“Estamos testemunhando a devastação completa de uma cidade. Em Tacloban, tudo está destruído. Corpos como lixo na rua, muitos dos quais são crianças. Pelo que eu vi, dois em cada cinco corpos era o de uma criança”, afirmou Lynette Lim, membro da Save the Children. “As crianças são particularmente vulneráveis ​​em desastres. Tememos por quantas crianças foram lavados em inundações, esmagadas sob prédios que caíram e feridos por estilhaços. Muitas estão separadas de suas famílias em meio à devastação, e todos estão precisando desesperadamente de comida, água e abrigo”, acrescentou a voluntária em entrevista à Agência France Press.


Missionários no país também relataram seus testemunhos de sobrevivência ao violento tufão. A brasileira Lídia Caetano de Souza, de 63 anos, enviada pela Assembleia de Deus, contou à BBC que escapou da morte por muito pouco.

A casa em que vivia desabou parcialmente após ser invadida pela enchente, que chegou a sete metros de altura: “Quando a água começou a subir, escapamos pelo buraco do ar condicionado. Amarramos cortinas e lençóis para improvisar uma corda e com ela atravessamos a correnteza do quintal até a construção vizinha, que era de dois andares. Conseguimos ajudar quatro pessoas a atravessar, mas uma delas se afogou e acabou morrendo. Ficamos abrigados lá no alto até a água baixar”, testemunhou.

Um casal de missionários norte-americanos que sobreviveu ao tufão disse que a experiência foi semelhante à situação que passaram na ocasião do furacão Katrina, que assolou os Estados Unidos anos atrás.

“Os ventos foram mais fortes do que o Katrina. No norte da nossa ilha aqui, há muita destruição e danos, e a ilha está quase em colapso total”, afirmaram Doug e Diane Lee, que vivem em Negros, e trabalham com música e lecionam inglês numa escola bíblica da ilha, além de oferecerem suporte a mais de 80 igrejas no país.

Ajuda

Os sobreviventes à tragédia têm necessidade de água potável, alimentos, material sanitário e medicamentos. Instituições internacionais estimam que o valor necessário para a ajuda humanitária emergencial seja de US$ 301 milhões. A reconstrução do país deverá custar bilhões de dólares e levar anos.

Diversas ONGs estão se mobilizando para prestar assistência aos filipinos, e recrutando voluntários que, mesmo sem experiência, tenham disposição para trabalhar.

É possível ajudar voluntariando-se ou mesmo através de doações em dinheiro para as entidades que estão engajadas na situação, como a organização Médico Sem Fronteiras, que está enviando 200 toneladas de medicamentos para o país. Para saber como colaborar, acesse este link.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


20 COMENTÁRIOS

  1. Daqui a pouco chega aquele pessoal acusando a “idolatria”, aguardem,.. rsrsrs

    Meu coração esta’ com o povo das Filipinas nesse momento e minhas orações tbm.

    Quem puder doar para a Cruz Vermelha o dinheiro do dizimo desse mes ou a oferta de sacrificio ou o que seria gasto com o livro 2 do Macedo, por favor faça. Dessa forma o seu dinheiro sera’ para um proposito digno e vc estara’ realmente salvando vidas.

    • Acho dificil a acusação de Idolatria neste caso, já que a imagem é “alusiva’ a Jesus Cristo. a idolatria refere-se a outros deuses. se a imagem é de Jesus não é idolatria.

      além de que a própria matéria traz os dizeres de que a imagem está servindo de “fonte e inspiração e esperança” ou seja.

      —————————–

      Quem puder doar para a Cruz Vermelha o dinheiro do dizimo desse mes ou a oferta de sacrificio ou o que seria gasto com o livro 2 do Macedo, por favor faça. Dessa forma o seu dinheiro sera’ para um proposito digno e vc estara’ realmente salvando vidas.

      ———————————————

      TOTALMENTE APOIADO

      A conta para quem quiser ajudar as vítimas da Tragédia é:
      Caixa Econômica Federal
      Agência: 2912
      Conta: 2000 – 0

      Leia mais: h t t p : / / cruzvermelha .org . br / (só tirar os espaços porque se postar com espaços a moderação bloqueia a msg.)

  2. Quem puder doar para a Cruz Vermelha o dinheiro do dizimo desse mes ou a oferta de sacrificio ou o que seria gasto com o livro 2 do Macedo, por favor faça. Dessa forma o seu dinheiro sera’ para um proposito digno e vc estara’ realmente salvando vidas.
    A conta para quem quiser ajudar as vítimas da Tragédia é:
    Caixa Econômica Federal
    Agência: 2912
    Conta: 2000 – 0

    Leia mais: h t t p : / / cruzvermelha .org . br / (só tirar os espaços porque se postar com espaços a moderação bloqueia a msg.)

  3. UE E e existe imagem ou estatua alusiva a Jesus Cristo? sabia não, daqui a pouco os catulico de la estão nos pes dela colocando flores velas terços imagens quebradas faltando perna cabeça zoios subindo de joieios ate la em cima outros se arrastando discostas, outros se arrastando de bariga, outro carregando a mae na cacunda o trem e feio viu, ai u nois vai fala eles vira um leao querendo vua na caça, o que tem a idolatria com um ato de bondade um ato de misericórdia um ato de caridade, ser caridoso ser bom ser misericordioso para com seu semelhante e uma obrigação do ser humano de um para com o outro, o ser humano colhe o que plantar, quem planta amor colhe amor caridade caridade misericórdia misericórdia, e quem planta vento colhe tempestade, quem planta intriga muitas vezes colhe bala, concorda ou vai sem corda meme, ora ora ora, porque temos que ser solidários não quer dizer que temos que concordar com culto a imagens, agora eu quem vou escrever daqui a pouco o cristão vem escrevendo bufando todo doido não pode ver falar de um monte de concreto qui tem uns zoios uns nareses uma boca uns pe que ele fica eufórico, já falei prele leia Isaias 44, mas ele num da ouvidos prefere aquerdita num monte de concreto, seja solidários com nossos irmãos filipinos ajudios sim vamos ajudar, mas sem compartilhar de suas diferentes crenças OK PAULINHO

    • mais facil criticar católicos do que ajudar ao próximo kkkk

      eita amor cristão heim tour.!!!!

      eu sinceramente pensei que nesta noticia só teriam endereços e numeros de contas para ajudar ao próximo.

      • Então deixe-me fazer minha parte como SER HUMANO DO BEM.

        Quem puder doar para a Cruz Vermelha o dinheiro do dizimo desse mes ou a oferta de sacrificio ou o que seria gasto com o livro 2 do Macedo, por favor faça. Dessa forma o seu dinheiro sera’ para um proposito digno e vc estara’ realmente salvando vidas.
        A conta para quem quiser ajudar as vítimas da Tragédia é:
        Caixa Econômica Federal
        Agência: 2912
        Conta: 2000 – 0

        Leia mais: h t t p : / / cruzvermelha .org . br / (só tirar os espaços porque se postar SEM os espaços a moderação bloqueia a msg.)

      • meu querido eu já fiz a minha parte não gosto de falar mas doei 1000,00 reais não estou escrevendo para gabar mas você me obrigou a isso, pois devemos fazer com a direita sem a esquerda ver, em momento algum estou questionando ofertar para ajudar nossos irmãos filipinos, estou escrevendo o que vai ou se já não esta acontecendo, depois você escreve se aconteceu ou não o que estou falando ai através da escrita isto e motivo de duas tristeza, a primeira da catástrofe que se abateu neste pais, a segunda que ao invés de glorificar o verdadeiro irão glorificar a criatura pode apostar nisso depois você conta falou gente boa, não questione o meu Espirito e minha Alma pois são bons sou de coração bom e jamais deixaria de ajudar estes povos em uma hora tao penosa, eu já contribui e você já o fez? eu já ajudei e muito em varias oportunidade inclusive no projeto rondon na Amazônia legal com serviços de engenharia e agrimensura voluntario pois e a área que podia ajudar na época, mas já ofertei e muitas vezes para ajudar também em missões pelo globo terraquio, meu querido Advogado me tenha como hum ser humano misericordioso pois o sou nas estradas brasileiras já ajudei salvar vidas não uma mas muitas vezes, eu já tirei motorista de carreta em chamas tenho um braço com marcas de queimaduras para salvar um companheiro de lutas na estrada, somente quem e carreteiro sabe o quanto e penoso você ver um ser humano ser assado preso dentro das ferragens de um caminhão, fui combatente do glorioso exercito brasileiro e participei de treinamentos de ataque de ante guerrilha tenho treinamento militar este no fronte em plena ditadura militar e sei e muito o que e um conflito e catástrofe e seus nefastos resultados, hoje sou um combatente a serviço do Santo Evangelho do Senhor Jesus e por ele sou disposto a morrer morro por ele e jamais vou deixar de dizer falar ensinar gritar a verdade, não te preocupes eu sou bom sou generoso sou misericordioso sou caridoso, ajudei ajudo e sempre na medida do possível vou continuar a ajudar a quem merece ser ajudado, e não olho por cor raça credo opção sexual para mim e ser humano e precisa se estiver no meu alcance com certeza não faltarei em AJUDAR

        • Tour. meu amigo, deixe de lado essa raiva pela Igreja Católica,

          a vontade de criticar é tão grande que vc nem se deu conta que a imagem que não caiu, é uma imagem para fazer o povo lembrar-se de Jesus, pois é ele que ela representa, assim como quando vc ve na parede de sua casa a foto de um familiar. muitas vezes na tribulação da vida, vc se esquece de uma pessoa e ao passar ve a foto de sua mãe, por ex. e lembra-se de ligar para ela.

          a imagem que a matéria se refere é uma imagem de Jesus Cristo e como mostrado na matéria meu amigo, esta serviu para reforçar a fé daquele povo EM JESUS.

          como o Ateu mesmo disse, vc primeiro fez questão de criticar a Igreja Católica (que nem foi citada na matéria, pois não existem vertentes protestantes que também veneram imagens) e “prever o futuro” o qual eu acredito que se lá existem Cristãos verdadeiros, sua previsão não vai acontecer, pois os verdadeiros cristãos sabem diferenciar Idolatria de veneração.

          Tour, vc é inteligente amigo, Cristo não precisa de vc criticando a fé alheia, ele quer vc pregando o evangelho, não que ele precise de vc para isso, mas vc precisa disso para buscar a graça divina.

          abçs.

          mesmo com suas criticas vc tem meu respeito.

    • Daqui a pouco vai aparecer um bando de crentelho pra destruir a estatua!!ou algum pa$tor vai fazer um abaixo assinado pra tirar a estatua de la!!!o que vai se esperar desse povo,que só sabe encager os bolsos de pa$tore$$!!Eu duvido que algum evangelico se deponibilize em ajudar esse povo que esta passando por esse problema tão serio!!

  4. ho cristão como diz um meu amigo aqui do site ora ora ora, puxa puxa puxa, você chama a minha Igreja Assembleia de Deus ministério de Missões de seita e você fala em respeito, puxa puxa puxa ora ora ora , como você acha que sentimos você chamar a minha igreja de seita, ora ora ora uma igreja que tem a JESUS CRISTO como o centro de sua doutrina poderia ser uma seita? presta atenção pare de chamar a minha igreja de seita e de nos chamar de evangues de nos destratar que também te garanto que não mais farei criticas a idolatria católica combinado

    • Tour, acho que vc se enganou comigo heim!!!!

      não me lembro mesmo de ter dito que a Assembléia de Deus M Missões é uma seita, mas se disse, peço desculpa.

      contudo reconheço que ás vezes acabo chamando algumas seitas de seitas, mas sempre em resposta a alguma provocação de alguns protestantes menos educados ai (tá bom, eu sei que não é certo devolver na mesma moeda, mas eu sou um pecador como qualquer outro aqui, só me diferencio de alguns no que diz respeito a reconhecer erros e a lutar contra isso)

      Bem, mas quanto a Idolatria católica meu amigo, ela só é pregada nas seitas protestantes.

      obs. quem não considerar sua Igreja uma “seita” por favor, desconsidere as ultimas palavras.

      • Tour, acho que vc se enganou comigo heim!!!!

        não me lembro mesmo de ter dito que a Assembléia de Deus M Missões é uma seita, mas se disse, peço desculpa.

        contudo reconheço que ás vezes acabo chamando algumas seitas de seitas, mas sempre em resposta a alguma provocação de alguns protestantes menos educados ai (tá bom, eu sei que não é certo devolver na mesma moeda, mas eu sou um pecador como qualquer outro aqui, só me diferencio de alguns no que diz respeito a reconhecer erros e a lutar contra isso)

        Bem, mas quanto a Idolatria católica meu amigo, ela só é pregada nas seitas protestantes.

        obs. quem não considerar sua Igreja uma “seita” por favor, desconsidere as ultimas palavras.

    • Tour, acho que vc se enganou comigo heim!!!!

      não me lembro mesmo de ter dito que a Assembléia de Deus M Missões é uma seita, mas se disse, peço desculpa.

      contudo reconheço que ás vezes acabo chamando algumas seitas de seitas, mas sempre em resposta a alguma provocação de alguns protestantes menos educados ai (tá bom, eu sei que não é certo devolver na mesma moeda, mas eu sou um pecador como qualquer outro aqui, só me diferencio de alguns no que diz respeito a reconhecer erros e a lutar contra isso)

      Bem, mas quanto a Idolatria católica meu amigo, ela só é pregada nas seitas protestantes.

      obs. quem não considerar sua Igreja uma “seita” por favor, desconsidere as ultimas palavras.

DEIXE UMA RESPOSTA