Florianópolis aprova lei que obriga escolas a terem Bíblias em “local de destaque”

30

Uma lei aprovada e sancionada pela prefeitura de Florianópolis (SC) obriga as escolas da cidade a terem exemplares da Bíblia Sagrada em local de “destaque”.

O projeto que deu origem à nova legislação foi apresentado pelo vereador Jerônimo Alves (PRB), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. De acordo com informações do G1, a lei não faz menção à obrigatoriedade de livros de outras religiões.

De acordo com o texto da lei nº 9.734, de 11 de março de 2015, diz que “os exemplares deverão ficar em local de destaque, sendo disponibilizados na forma impressa, em braile e áudio” nas bibliotecas das escolas.

No entanto, o custo da aquisição dos exemplares da Bíblia ficará a cargo de cada instituição de ensino. Um dos artigos da lei sugere que a direção das escolas distribua exemplares do livro nos pátios durante a semana que antecede o Dia do Livro, e deixa claro que essa questão fica a cargo de cada instituição.


Contramão

Enquanto Florianópolis aprovou uma lei que incentiva a leitura da Bíblia Sagrada, o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, quer o fim da obrigatoriedade da presença do livro nas bibliotecas e escolas públicas.

Janot apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) quatro ações diretas de inconstitucionalidade que questionam leis estaduais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Mato Grosso do Sul e do Amazonas sobre a obrigatoriedade da existência dos exemplares à disposição dos usuários dessas instituições.

Fora isso, o procurador-Geral também moveu ação contra o estado de Rondônia, que tem uma lei em vigor que estabelece a Bíblia como uma publicação-base de “fonte doutrinária para fundamentar princípios, usos e costumes de comunidades, igrejas e grupos”.

30 COMENTÁRIOS

  1. Esse procurador deve ser Ateu ou mulsumano que nao gosta das coisas sagrada DEUS um cara desse deveria estar la na siria ele tem que ver que nos estamos no brasil e o povo aqui crer em DEUS queira Ele ou nao queira prevalecerar a vontade do povo

      • SANDRO
        COMO SEMPRE VOMITAS ASNEIRAS SEM SENTIDO, TENTAS MOSTRAR SER DIDATICO, MAS NA VERDADE NÃO SABE É NADA É PRECONCEITUOSO FUNDAMENTALISTA E ATIVISTA, UM VERDADEIRO PAPAGAIO DE PIRATA, NA VERDADE UM ANALFABETO FUNCIONA, OCUPAS O LUGAR DO BEREANO E MARCOS , ENTROU AQUI APENAS COMO MAIS UMA DAS PERSONALIDADES DE STAR.
        QUANDO COMECEI MINHA CARREIRA EVANGELÍSTICA FOI NESTE LUGAR, CONSAGRADO A BRUXAS E TERREIROS DE CANDOMBLÉ , A CADA TRES CASAS UMA ERA UM TERREIRO, POVO APRISIONADO PELO MISTICISMO SERVIA SEMPRE ALGEMADOS A O MEDO, HOJE VEJO QUE NÃO SÓ A MINHA MAIS A DE MUITAS PESSOAS E IGREJAS ESTÁ NÃO SÓ LIBERTA, BEM COMO DANDO EXEMPLO.

  2. Perfeito Perfeito e mais Perfeito, Bom Bom Bom Muito bom muito muito bom maravilha maravilha maravilha, otimo otimo e otimo, qui beleza qui beleza e qui beleza, assim sendo aqueles que quiserem ler vela ou estuda-la ou tirar duvidas sera facio facio,hó Gloriasssssssssss, Crio eu na Biblia livro do meu Deus para mim a Biblia e o maná dos céus creio creio creio eu na Biblia Livro do meuuuuuuuuuuuuu Deussssssssssssssssssssssssssssssss, Aleluiassssssssssssssssssssssss, eita nois eita nois eita noisssssssssssssssssss

    • parece que estão precisando ensinar religião nas escolas mesmo Stud…

      as seitas estão mais preocupadas em arrecadar dinheiro e brigar umas com as outras do que ensinar religião pra criançada.

      as familias cristãs estão mais preocupadas com o final da novela do que em educar a mulekada.

      ai tem que jogar a responsabilidade pras escolas também.

  3. A lei vai cair diante da Suprema Corte, pois o Estado é laico, e, além disso, não pode privilegiar uma religião em detrimento de outras. Assim, como cidadão brasileiro eu exijo, até que a lei seja revogada, que se coloque também em lugar de destaque exemplares dos Vedas, das sutras budistas, do Alcorão, entre outras escrituras sagradas, e peço aos devotos dessas religiões entrem na Justiça com ações de inconstitucionalidade a fim de preservar o estado laico e a liberdade de culto que começa a ficar ameaçada neste país.

    • Assim como cidadão brasileiro que vota, quem tem os diretos garantidos por lei, eu peço as autoridades parlamentares que veta, que barrem o casamento homossexual..
      peço a todos os cristãos brasileiros que tem a Bíblia como direção a ser seguida, que diga não e não ao casamento gay..

      • Impossível vetar, pois a decisão da Suprema Corte, em 2011, foi fundamentada nas cláusulas pétreas da Constituição e não tem mais retorno. Se você saísse um pouco fora desse teu mundinho crente, você aprenderia a não ser tolo.

    • O correto seria oferecer diversos livros e não apenas a bíblia.

      Alcorão
      Marabaratah – Épico Hindu
      A Essência de Buda ou O Caminho de Buda
      Tao the Ching – Taoísmo
      Conhecendo o Xintoísmo
      Eram os Deuses Astronautas – De Erich Von Daniken (pq não?)
      A Origem das Espécies
      Deus, um Delírio – Richard Dawkins
      Cosmo – Carl Sagan (esse tem que estar em escolas e bibliotecas)

  4. Senhores Procuradores, é tempo de agir: a liberdade de culto esta ameaçada no Brasil diante dessa gravíssima violação ao Estado laico e ao princípio de liberdade religiosa consagrado na Constituição da República Federativa do Brasil. Observem os senhores que não foi dado nenhum tratamento igualitário para outras escrituras sagradas, tais como os Vedas (Hinduísmo), as Sutras (Budismo), o Alcorão (Islamismo), entre outras religiões.

  5. Parabéns por esta conquista, Florianópolis!!

    Abençoar as crianças ao invés de ensiná-las sobre homossexualismo pelos gays pedofilos!! (redundância….)

  6. Olha, é muita hipocrisia de quem é contra essa projeto do vereador, quando criaram o maldito kit gay ja foram logo enfiando garganta abaixo nas escolas, agora quando se cria coisas boas que é o incentivo a leitura da palavra de Deus, o diabo logo se levanta usando as pessoas pra serem contra, um projeto desses de usar a Bíblia nas escolas vai em muito ajudar os alunos a ter uma comunhão mais próxima de Deus. porque a maioria muitas das vezes não tem costume de ler a Bíblia. esse projeto é um projeto de evangelização da palavra de Deus.
    tomara que de certo realmente.

    • Ô seu ignorante filho do Satanás, o tal do kit gay nunca foi aprovado, não tinha nada de errado e foi sacrificado em um acordo imundo entre petistas e evangélicos para livrar a cara do Paloci de uma CPI. Vai se inteirar melhor das coisas, seu ridículo!!!

      • Sandro
        se tem alguém que é filho de satanás é vc sua aberração maldito do inferno, vc sim pode si considerar filho do diabo, porque vc vive no pecado da carne seu imundo sujo, a Bíblia é bem clara ao dizer que todos aqueles que vive pecando é filho do diabo, é o teu caso seu porco sujo, quer continuar dando seu fiofó cheio de imudicia que continue, mais respeite a palavra de DEUS..
        é por isso que todos os dias tem aberração igual a vc levando paulada nas ruas, sabe porque?
        porque um tipo sujo igual vc não obedece a palavra de Deus, só resta o diabo te humilhar e te jogar por terra, como tem feito com muitos de vcs.
        vai se converter esgoto sujo, siga o que esta escrito na palavra de Deus e obedeça..

        • zeze,

          logo depois que escrevi e publiquei a expressão “filho do Satanás”, eu me arrependi. Então mudei para “servo de Caifás”, porque Caifás era um fariseu muito zeloso, muito legalista, tal qual muito crente que há por aí. Mas já era tarde, pois a expressão “filho de Satanás” já estava lá, publicada e inamovível. Algo me dizia, então, que você reagiria mal a essa expressão, ou seja, não reagiria como um verdadeiro cristão disposto a compreender, perdoar e conquistar através do oferecer a outra face a quem errou. Mas você não fez isso, e confesso que não pensei que sua reação chegasse ao triste ponto em que chegou.

          zeze, você perdeu a grande oportunidade – oportunidade de ouro – de mostrar, com palavras de sabedoria e amor cristão, o erro que eu cometi ao escrever aquelas palavas, e assim me constranger a pedir perdão. Entretanto, você fez pior, zeze, muito pior do que eu fiz: você desceu a um nível muito, muito inferior, me xingando intensamente e extravasando, num terrível espetáculo, todo o ódio que há em você.

          Eu já pedi perdão. Você pedirá também?

  7. Cada um diz o que quer. Mas se o Brasil é laico porque ser obrigatório ter a Bíblia nas Escolas? Não faz sentido. E ter um governo que não seja laico é um perigo para a sociedade.

  8. Não se preocupem os verdadeiros patriotas, os que valorizam e respeitam o Estado Laico – uma herança do protestantismo histórico -, bem como a liberdade religiosa, pois essa lei é inconstitucional e vai cair quando chegar ao Supremo Tribunal Federal. Quem viver, verá!

  9. Parabéns por duas razões: que importa ao cidadão em formação tomar conhecimento universal das coisas; segundo, que os ensinamentos religiosos em si são freios para conter o avanço irracional do homem sobre o próprio homem.

    Assim, face o espírito dessa lei, nada impede de a escola agregar à bíblia, outros livros que servem de guia doutros credos, inclusive ao lado dispor ainda de livros ateus contestando todos os credos.

    Outra coisa, com essa postura, a tendência é de se garantir não apenas o ensino da teoria de Darvvim, mas a criacionista e outras mais, tudo visando a não relegar do estado na sua obrigação via a educação de informar e formar cidadãos.

  10. De que adianta, se ninguém as ler. Nem mesmo quem deveria, não ler. Bem, na verdade, a Bíblia é um livro tão importante que todos deveriam ter obrigação de ler. Se todos tivessem conhecimento do conteúdo bíblico as religiões desapareceriam, se acabariam. Como? O POVO deixaria de contribuir com a vida fácil dos pastores. Por exemplo, em Mateus 10: 8-10 diz: “De graça recebeste, de graça dai. Não aceitar nem ouro, nem prata, nem pagamento algum em troca de ensinamentos ou de milagre”. No período que Jesus passou pela terra, as doações que eram feitas por seus seguidores “eram distribuídas com os pobres e necessitados” Atos 2:44,45; 4:34-37 – Será que algum religioso cumpre os MANDAMENTOS DE JESUS? – O filho de Deus, Jesus, conclui: “Todo aquele que diz que me conhece e me ama e não cumpre os MEUS MANDAMENTOS, é um MENTIROSO!” 1João 2:4 – Leiam a Bíblia! o livro mais importante já publicado. Quem não a conhece, é facilmente enrolado por religiosos inescrupulosos, hipócritas! Mateus 23:27,28,33 -.

DEIXE UMA RESPOSTA