Frei Betto diz que bancada evangélica se assemelha aos regimes nazista e fascista: “O Brasil está chocando o ovo da serpente”

97

A bancada evangélica e seu discurso, tido como fundamentalista por muitos, foram alvos de severas críticas do teólogo e escritor frei Betto, que comparou a postura do movimento político no meio evangélico com o surgimento dos regimes nazista e fascista na Europa do século XX.

“Estamos assistindo a certos segmentos religiosos chocarem o ovo da serpente, expressão que vem do nazismo dos anos 30, na Alemanha: depois que a coisa esquentou é que muita gente se deu conta”, afirmou.

O discurso contrário à agenda da bancada evangélica aconteceu durante o 9º Encontro Nacional Fé e Política, realizado no campus da Universidade Católica de Brasília (UCB), de acordo com informações do jornalista Roldão Arruda, do jornal O Estado de S. Paulo.

“O Estado e os partidos não devem ter religião, mas respeitar a diversidade do pluralismo religioso”, disse, manifestando preocupação com a associação de igrejas a partidos políticos: “No Brasil, determinados segmentos religiosos estão cada vez mais partidarizados. Existe no Congresso Nacional a bancada evangélica. Não tenho nada contra os evangélicos, tenho contra essa bancada”, pontuou.


Frei Betto, que no passado foi ligado ao Partido dos Trabalhadores – afastou-se do PT durante o primeiro mandato de Lula – comparou o atual momento da política ao ambiente que resultou no surgimento do fascismo na Itália: “Precisamos abrir o olho porque está sendo chocado no Brasil o poder fundamentalista de confessionalização da política. Isso vai dar no fascismo”.

Ilustrando seu argumento com a postura adotada por Jesus em seu ministério, frei Betto explicou que o ideal é que os governantes sejam oriundos do povo e semelhantes a este: “Quem governa seja como aquele que serve. Esse é o maior testemunho de Jesus. O maior ato de Jesus foi quando ele se ajoelha para lavar os pés dos seus discípulos. Isso é o poder, colocar-se a serviço”.

Há dois anos, o pastor Ricardo Gondim adotou postura semelhante ao criticar a intenção de lideranças religiosas estabelecerem uma maioria evangélica no Brasil a todo custo. Segundo o líder da Igreja Betesda, os representantes do segmento estariam à beira de invocar uma “guerra santa”.

“A esse movimento não interessa que haja um veloz crescimento entre católicos ou que ortodoxos se alastrem. Para ‘ser do Senhor Jesus’, o Brasil tem que virar ‘crente’, com a cara dos evangélicos […] Um Brasil evangélico significaria o triunfo do ‘american way of life’, já que muito do que se entende por espiritualidade e moralidade não passa de cópia malfeita da cultura do Norte. Um Brasil evangélico acirraria o preconceito contra a Igreja Católica e viria a criar uma elite religiosa, os ungidos, mais perversa que a dos aiatolás iranianos […] Deus nos livre de um Brasil ‘evangélico’”, criticou.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


97 COMENTÁRIOS

  1. Frei Beto,
    Não sou a favor da bancada evangélica, mas se é para falar de ninho de serpentes, é bom saber que o senhor ajudou a chocar o ovo, criar e alimentar a serpente do PT – partido das mazelas e da corrupção.

  2. que pena porque este frei não colocou frei também na boca se tivesse freiado a boca não estaria falando asneira uma pena, petista de carteirinha frei politico eu em

  3. Frei Betto é uma das mentes mais brilhantes da intelectualidade brasileira. Seu único pecadilho é ser petista, mas ele como um dos fundadores do partido é do tempo em que o PT era um partido honrado e Frei Betto continua sendo a pessoa honrada e dedicado a justiça social como ele sempre foi. E está certíssimo sobre a cambada evangélica em Brasília. O Brasil está vivendo um momento Alemanha pre’-1942.

        • A Igreja já havia dito que “Socialismo religioso, socialismo cristão, são termos contraditórios, está na base de nossos ensinamentos: ninguém pode ao mesmo tempo ser bom cristão e socialista verdadeiro”, mas isso não impediu que alguns em rebeldia plena ao Magistério afirmassem que “o Reino de Deus é concretamente o socialismo”. Genésio Boff disse certa vez ao Jornal do Brasil, que o proposto pelos seus “não é Teologia dentro do marxismo, mas marxismo (materialismo histórico) dentro da Teologia”.
          Essa falta de caridade e fidelidade ao ensinado pela Igreja, que não condenou o socialismo por motivos pequenos e mesquinhos naquela ocasião, mas pela sua incongruência com a Revelação cristã, atingiu seu ápice quando em 1968, religiosos, que já traziam de outrora suas heresias ideológicas, comungaram e ratificaram atitudes terroristas e revolucionárias. Betto, e seus comparsas, aliados a Carlos Marighela, levantaram pontos ao longo da Rodovia Belém-Brasília para implementar uma guerrilha rural, usando o Convento do Araguaia como o centro logístico. Nesse momento os dominicanos se transformaram, Frei Ivo, virou Pedro, Frei Osvaldo, Sérgio ou Gaspar I, Frei Magno, Leonardo ou Gaspar, Frei Beto, Vítor ou Ronaldo, tudo isso para que pudessem contactar Marighela e Joaquim Câmara Ferreira, os cérebros do Agrupamento Comunista de São Paulo, que depois virou Ação Libertadora Nacional (ALN).

          o socialismo prega o igualitarismo, a supressão da sociedade de classes, ou, em suas formas mais moderadas, ao menos a atenuação desse modelo social, o que contraria a doutrina social da Igreja, que, longe de defender desigualdades injustas e iníquas, sustenta a desigualdade harmônica.

          • Mas ele disse que devemos nos preocupar com o sofrimento dos menos favorecidos e não viver apenas para acumular bens terrenos, disse que devemos alimentar o faminto, se compadecer do doente, levantar o caído, amar o próximo, dividir nossos bens e distribuir aos pobres.

  4. Frei Beto,

    A discriminação não vai ser instalada, ela existe da sociedade católica contra os evangélicos, pois a igreja católica tem 03 canais de tv sob concessão, como seja, não pagaram um centavo, enquanto evangélico, se quer evangelizar, compre canais caros.

    Centenas e centenas de rádios da igreja católica, protestante se quiser compre as emissoras ou pague as locações;

    Terrenos públicos doados para a igreja católica construir o que quiser, evangélicos compre nas periferias e caros;

    Igrejas católicas sendo reformadas com o dinheiro público sob a égide de que são patrimônio do povo como a igreja matriz de São Paulo que recebeu o que seria equivalente hoje a cem milhões pra reformar a igreja da Sé.

    DISCRIMINAÇÃO EXISTIR, ELA JÁ ESTÁ IMPLANTADA.

    Frei, por favor, freie sua língua.

      • Tem razão, vou consertar.

        Sem trocadilhos, Levi, assim como você escreveu, não fica parecendo uma redação escolar da terceira série primária?

        Pronto, concertei, como seja, a musicalidade de suas palavras estão devidamente instrumentalizadas. Não vai querer que eu explique que o certo era com “s”, vai?

        Cara pálida, se a intenção é corrigir a gramática do próximo, aja você primeiramente.

        • Hahaha Eu não estava fazendo uma pergunta, estava afirmando. E tbm não estava corrigindo sua gramática, quem sou eu, eu estava corrigindo seu estilo jeca fazendo trocadilhos bobos.

          • Há sim, do frei, freie sua língua?

            É que de quando em quando bate a criancisse:

            “Nesse carro tem quatro frei, piada em menino: Frei José, frei Damião, frei de pé e frei de mão”

            E assim vai, então como menos espera estamos reacendendo o passado infantil.

            Tenha paciência, pois de tanto levar pancada aqui, já estou trocando alho por bugalhos. De novo, é difícil, meu caro.

          • Paulo,

            Mas eu nunca disse que não fosse bobão, os espertos são vocês daqui, mas tão espertos que não respondem o que indago, o que aduzo como verdade, tudo sabedoria de vocês, afinal pra que dialogar ou responder a tolos?

            Parabéns aos criadores da teoria da relatividade, da gravidade, da ansiedade, da imbecilidade, da felicidade(ministério da Venezuela). Você e os seus são o máximo, eu sou o bobo da corte.

    • Levi, sabe porque os católicos tem concessões de tv? porque eles são 1. Se fosse dar uma concessão aos evangélicos qual igreja seria a escolhida? os pentecostais, neo-pentecostais, tradicionais? Todos esses tem alguma coisa contra o outro. E aí?

      • Por quê não doa para a que possui mais fiéis?

        Aliás, quanto a tv, se foram doadas três a Católica, que se dê três também às evangélicas.

        No Brasil existem cerca de trezentas rádios, por exemplo, então que se dê também aos evangélicos o mesmo número, mesmo que use outros sistemas e critérios na doação como sorte, inclusive fazendo a mesma coisa com os espíritas, o que não pode é a gente viver com essa hegemonia em que impera a lei apenas em prol da maioria, a que leva tudo.

          • Paulo,

            É assim mesmo, Pedro achou que não seria politicamente correto se dizer favorável às loucuras que Cristo pregou.

            Ora, se Cristo perdoou Pedro, como eu não perdoaria Paulo?

            Eu não sou melhor que Cristo, portanto, pode ficar escondido, meu caro.

            A minha briga é igual a de Cristo, solitária, sendo todos os dias crucificado, principalmente pelos fariseus que estão agregados no catolicismo, a banda podre dessa denominação.

          • Chagas,

            Meu caro, você citar a Boa Vontade como evangélica, quer que isso? Pertence a um seguimento espírita, o do templo da boa vontade em brasília.

            Mas vamos ao tema, as concessões que você citou se limitam a canais fechados, não podendo constituir para o Brasil todo como o são band, globo, sbt, são meio que parecidas com rádios comunitárias. Para serem canais abertos, primeiro que não pode se concedidas às igrejas, então tem que arranjar terceiros para pôr em cada cidade. Aí como explicar a assembleia de deus colocar um canal no rio de janeiro no nome de um laranja?

            Dão com uma mão e tiram com a outra, entendeu?

            Pra quem não entende a sistemática, acha que é muita coisa, mas é mesmo que eu adulto me alimentar de papinha, ora, ora, ora vou passar fome. Um engodo, uma enrolação.

            É isso que está ocorrendo, pelo menos acho, com a Record, onde dizem que o bispo e proprietário dos quatro canais que são permitidos no nome da geradora, e o restante põe em nome dos pastores, é como vejo de longe, daí as calúnias de que ele e os demais pastores estão ricos quando estão é com um abacaxi pra descascar, daí ter que fazer programação mundana para agradar os proprietários dos canais locais, se não abandonam e vão procurar outra emissora(geradora).

            Quanto as rádios, as que possuem todas foram compradas e a preço de ouro, nada de concessão, uma ou outra, até porque vem sempre essa desculpa, são várias as denominações evangélicas, tudo a chupar o dedo, diferente da católica que desde os anos cinquenta já possui uma rede de rádios no país todo, de cidade grande a cidade pequena, sendo comum usar o nome de radio rural.

    • Emissoras evangélicas de TELEVISÃO do Brasil ( olha quantas concessões GRÁTIS)

      -Evangélicas
      1-RIT
      2 – Boas Novas
      3 – Rede Família (TV Universal)
      4-TV Novo Tempo
      5-Rede 21 (TV IMPD)
      6- Rede Gênesis
      7 – Rede Gospel
      8 – Rede Super
      9- TV IMPD
      10 -RIC TV
      11-Boa Vontade TV
      12- TV Mundo Maior

      Sem falar nas “radios evangélicas” – o espaço é muito pequeno para escrever todos os nomes dos rádios evangélicos.

      • Chagas,

        Meu caro, você citar a Boa Vontade como evangélica, quer que isso?

        Pertence a um seguimento espírita, o do templo da boa vontade em brasília.

        Mas vamos ao tema, as concessões que você citou se limitam a canais fechados, não podendo se expandir ao Brasil todo como o são a band, a globo, o sbt, em verdade são meio que parecidas com as rádios comunitárias.

        Para serem canais abertos, primeiro que não pode se concedidas às igrejas, então tem que arranjar terceiros para pôr em cada cidade.

        Aí como explicar, por exemplo, a assembleia de deus colocar um canal no rio de janeiro no nome de um laranja?

        Dão com uma mão e tiram com a outra, entendeu?

        Pra quem não entende a sistemática, acha que é muita coisa, mas é o mesmo que eu, um adulto, me alimentar de papinha. Ora, ora, ora vou passar fome. Um engodo, uma enrolação.

        É isso que está ocorrendo (pelo menos acho) com a Record, onde dizem que o bispo Edir é proprietário dos quatro canais que são permitidos no nome da geradora, e o restante põe em nome dos pastores, é como vejo de longe, daí as calúnias de que ele e os demais pastores estão ricos quando estão é com um abacaxi pra descascarem, pois são obrigados a dispor de uma programação cativante – mundana ou não- para agradar os proprietários/concessionários dos canais locais, senão abandonam e vão procurar outras emissoras(geradora).

        Quanto às rádios, as que de propriedade das igrejas foram compradas e a preço de ouro, nada de concessão, uma ou outra talvez, até porque vem sempre essa desculpa, são várias as denominações evangélicas, deixando as evangélicas a chupar o dedo, diferente da católica que desde os anos cinquenta já dispunha de uma rede de rádios no país todo, de cidade grande a cidade pequena, sendo comum detectá-las pois costuma chamá-las de radio rural.

  5. O que podemos dizer de Carlos Alberto Libânio Christo, o “Frei” Betto, que de frei não tem absolutamente nada, nem votos perpétuos fez, nem celebrar um missa poderia. É um falso religioso que a Igreja sabiamente condenou seus ensinamentos. Foi mais um membro da teologia da libertação, a mesma também condenada pelo magistério da Igreja Católica.

    “Frei” Betto não é esquizofrênico. Frei Betto possui muita – muita! – má fé.

    E a má fé não é de Cristo. Somente o Demônio, para esconder sua horripilância, se disfarça com má fé em Anjo de Luz; Cristo, ao contrário, se mostra com sinceridade e verdade desnudado numa Cruz.

    “Frei” Betto parece estar disfarçando a horripilância de sua moribunda Teologia da Libertação em anjo de luz.

    Mas concordamos que ela ainda não morreu: a Teologia da Libertação está semiviva nos atos de alguns de nossos religiosos, naqueles que cometem abusos desrespeitosos na celebrações por todo o país, nos livros da Editora Vozes e nos jornais em que para vitória da imbecilidade se dá espaço a Frei Betto, discípulo de Leonardo Boff, ambos favoráveis ao casamento gay, a plc 122, a adoção de crianças pelos mesmos gays, a legalização da prostituição e o aborto amplo e irrestrito.

    Caros irmãos em Cristo, desprezem suas palavras pois ele é um defensor incondicional de todas as políticas que agridem a família na sua formação tradicional, a mesma defendida pelos socialistas radicais.

    Beto jamais falou pelos cristãos católicos, pois é um cara de extrema má fé.

    Paz e Bem

  6. Cristão que é cristão não idolotrá partido político e sim pessoas de carater que a tem conteudo de moral e não balela de muitos que viver sem uma concreta direção.

  7. Todos os cristão que são autenticos darão bons frutos de prudencia em seus relacionamentos com toda transparencia, no entanto tem muitos que estão presos a um sistema mentalmente degradante. Que DEUS tenha misericordia e liberte estas mentes opressas de qualquer sútil verdade, pois generalizar é demonstrar a tua real situação… para o teu próximo que tu dizes que tanto amas
    ou melhor no Brasil haverá revolução de amor e não o nazismo ou facismo que ficará na casa daqueles que afronta os íntegros.

  8. Ta. Bancada religiosa: a mais ausente, inexpressiva e processada

    Avaliação e processos em que integrantes da bancada religiosa figuram como réus:
    Dados do Transparência Brasil
    1) Da bancada “evangélica”, todos os deputados que a compõe respondem processos judiciais;
    2) 95% da referida bancada estão entre os mais faltosos;
    3) 87% da referida bancada estão entre os “mais inexpressivos” do DIAP;
    4) Na última década não houve um só projeto de expressão, ou capaz de mudar a realidade do país, encabeçado por um parlamentar evangélico.
    Assembleia de Deus
    1 – Hidekazu Takayama – PSC/PR
    TRF-1 (Seção Judiciária do Distrito Federal) – Processo 0031294-51.2004.4.01.3400 – de Ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. STF – Inquérito nº 2652/ 2007 – Inquérito apura crimes contra a ordem tributária, estelionato e peculato.
    2 – Sabino Castelo Branco – PTB/AM
    STF – Processo nº 538 – Réu em ação penal movida pelo Ministério Público Federal por peculato.
    STF – Inquérito nº 2940 – É alvo de inquérito que apura crimes contra a ordem tributária. TSE –
    Processo nº 504786.2010.604.0000 – É alvo de recurso contra expedição de diploma apresentado pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação social.
    TSE – Processo nº 874.2011.604.0000 – É alvo de representação movida pelo MPE por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral.
    TRE-AM – Processo nº 90095.2002.604.0000 – Teve reprovada prestação de contas referente às eleições de 2002.
    TRE-AM – Processo nº 424843.2010.604.0000 – Teve reprovada prestação de contas referente às eleições de 2010.
    TRE-AM – Processo nº 485034.2010.604.0000 – É alvo de representação movida pelo MPE.TRF-1 Seção Judiciária da Amazônia – Processo nº 0001172-68.2007.4.01.3200 – É alvo de ação de execução fiscal movida pela Fazenda Nacional.
    TJ-AM Comarca de Manaus – Processo nº 0039972-21.2002.8.04.0001 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.
    3 – Ronaldo Nogueira – PTB/RS
    TCE-RS (processo 008255-02.00/ 08-2) – Irregularidades na gestão da Câmara de Carazinho.
    TCE-RS (processo 001084-02.00/ 01-0) – Idem. TCE-RS (processo 010264-02.00/ 00-4) – Idem.
    4 – João Campos de Araújo – PSDB/GO
    TRF-1 (Seção Judiciária do Distrito Federal – processo 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.
    5 – Costa da Conceição Costa Ferreira – PSC/MA
    TRF-1 (Seção Judiciária do Distrito Federal) – processo 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.
    É alvo de ações de execução fiscal movidas pelo município de São Luís:
    TJ-MA Comarca de São Luís – Processo nº 7092-32.2007.8.10.0001.
    TJ-MA Comarca de São Luís – Processo nº 1793-35.2011.8.10.0001
    6 – Antônia Luciléia Cruz Ramos Câmara – PSC/AC
    TRE-AC – processo 497/ 2002 – Teve reprovada a prestação de contas referente às eleições de 2002. É alvo de ações penais movidas pelo Ministério Público por crimes eleitorais (peculato/captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral).
    STF – processo 585. STF – Processo nº 587. TRE-AC – processo 177708/ 2010
    – É alvo de inquéritos que apuram crimes eleitorais e contra a administração em geral:
    STF – inquérito 3083, TRE-AC – Inquérito 245, STF – Inquérito nº 3133.
    É alvo de ações de investigação judicial eleitoral por abuso de poder econômico:
    TRE-AC – processo 142143/ 2010, TRE-AC – processo 178782/ 2010, TRE-AC – processo 142835/2010. É alvo de representações movidas pelo MPE por captação ilícita de sufrágio e/ ou captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral: TRE-AC – processo 180081/ 2010, TRE-AC – processo 194625/ 2010 e TRE-AC – processo 142058/ 2010
    7 – Cleber Verde Cordeiro Mendes – PRB/MA
    STF – processo 497/2008 – É alvo de ação penal movida pelo Ministério Público Federal por crimes praticados contra a administração em geral (inserção de dados falsos em sistema de informações).
    TRE-MA – processo 603979.2010.610.0000 – É alvo de ação de investigação judicial movida pelo Ministério Público Eleitoral por uso de poder político e conduta vedada a agentes públicos.
    8 – Nilton Baldino (Capixaba) – PTB/RO
    STF – Processo nº 644 – Acusado de envolvimento com a máfia das ambulâncias, é réu em ação penal movida pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
    TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – Processo nº 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo MPF.
    TRF-1 Subseção Judiciária de Ji-Paraná – Processo nº 0000432-26.2007.4.01.4101 – É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo MPF por envolvimento com a máfia das ambulâncias.
    9 – Silas Câmara – PSC/AM
    STF – inquérito 2005/2003 – É alvo de inquérito que apura peculato e improbidade administrativa.
    STF – inquérito 3269 e STF – inquérito 3092 – É alvo de inquéritos que apuram crimes eleitorais.
    TRF-1 Seção Judiciária da Amazônia – processo 0004121-02.2006.4.01.3200 – É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal.
    É alvo de representação e ações de investigação judicial movidas pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico:
    TRE-AC – processo 180081.2010.601.0000,
    TRE-AC – processo 142835.2010.601.0000,
    TRE-AC – processo 178782.2010.601.0000,
    TRE-AM – processo 73203919.2005.604.0000
    – O PTB teve reprovada a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2004, quando o parlamentar era ordenador de despesas do partido em nível estadual.
    10 – José Vieira Lins (Zé Vieira) – PR/MA
    É alvo de inquéritos que apuram crimes de responsabilidade, peculato e sonegação de contribuição previdenciária:
    STF – inquérito 3051, STF – inquérito 3078, STF – inquérito 2945, STF – inquérito 2943, STF – Inquérito 3047.
    É alvo de ações civis públicas, inclusive de improbidade administrativa, movidas pelo Ministério Público e pelo município de Bacabal:
    TRF-1 Seção Judiciária do Maranhão – processo 0005980-37.2008.4.01.3700, TJ-MA Comarca de Bacabal – processo 378-16.2009.8.10.0024, TJ-MA Comarca de Bacabal – processo 1771-15.2005.8.10.0024, TJ-MA Comarca de Bacabal – processo 279-56.2003.8.10.0024.
    É alvo de ações de execução movidas pela Fazenda Nacional — por exemplo: TRF-1 Subseção Judiciária de Bacabal – processo 0000629-69.2011.4.01.3703, TRF-1 Subseção Judiciária de Bacabal – processo 693-79.2011.4.01.3703, TRF-1 Subseção Judiciária de Bacabal – processo 0000908-55.2011.4.01.3703, TJ-MA Comarca de São Luís – Processo 6007-40.2009.8.10.0001.
    Foi responsabilizado por irregularidades em convênios e aplicação de recursos e teve contas reprovadas: TCU – Acórdão 5659/ 2010, TCU – Acórdão 3577/2009, TCU – Acórdão 3282/2010, TCU – Acórdão 2679/2010, TCU – Acórdão 749/2010, TCU – Acórdão 1918/ 2008 (teve o nome incluído no TCU – Cadastro de responsáveis com contas julgadas irregulares). TCU – Acórdão 801/ 2008 (teve o nome incluído no TCU – Cadastro de responsáveis com contas julgadas irregulares). TCE-MA – processo 2600/1999 e TCE-MA – processo 3276/2005.
    11 – Marcelo Theodoro de Aguiar – PSC/SP
    TRE-SP – Processo 1077244.2010.626.0000 – Teve reprovada prestação de contas referente às eleições de 2010.
    Igreja Presbiteriana
    eto: TCE-SP – processo 2832/008/04, TCE-SP – processo 313/008/02, TCE-SP – processo 2432/008/07
    4 – Benedita Souza da Silva Sampaio – PT/RJ
    TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – Processo 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.
    É alvo de ações de improbidade administrativa: TJ-RJ (Comarca do Rio de Janeiro) – processo 0040421-83.2007.8.19.0001, TJ-RJ (Comarca do Rio de Janeiro) – processo 0050419-80.2004.8.19.0001 e TJ-RJ (Comarca do Rio de Janeiro) – processo 0372416-70.2009.8.19.0001.
    5 – Anthony William Garotinho Matheus De Oliveira (Anthony Garotinho) – PR/RJ
    É alvo de inquéritos que apuram crimes eleitorais:
    STF – Inquérito 2601/2007,
    STF – inquérito 2704/2008,
    TRF-2 (Seção Judiciária do Rio de Janeiro – Processo nº 2008.51.01.815397-2
    – É réu em ação penal referente à máfia dos caça-níqueis e movida pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção e crimes contra a administração pública. Chegou a ser condenado a dois anos meio de prisão. A pena foi convertida em prestação de serviços e suspensão de direitos.
    É alvo de ações de improbidade administrativa:
    TJ-RJ Comarca de Nova Iguaçu – processo 0026769-53.2005.8.19.0038,
    TJ-RJ Comarca de São Fidelis – processo º 0000249-07.2011.8.19.0051,
    TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0050419-80.2004.8.19.0001,
    TJ-RJ Comarca de Campos dos Goytacazes – processo 0011729-64.2009.8.19.0014,
    TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0040380-19.2007.8.19.0001,
    TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0040412-24.2007.8.19.0001, TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0039456-08.2007.8.19.0001,
    TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0064717-67.2010.8.19.0001,
    TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0183480-95.2008.8.19.0001,
    TRE-RJ – processo 764689.2008.619.3802
    – Em ação judicial eleitoral, foi condenado por abuso de poder econômico e uso indevido de veículo de comunicação social. A Justiça decretou inelegibilidade.
    Igreja Universal do Reino de Deus
    1 – José Heleno da Silva – PRB/SE
    É alvo de ações de improbidade administrativa movidas pelo Ministério Público Federal:
    TRF-5 Seção Judiciária de Sergipe – processo 0005364-36.2010.4.05.8500,
    TRF-5 Seção Judiciária de Sergipe – processo 0005511-67.2007.4.05.8500 (Acusado de envolvimento com a máfia das ambulâncias),
    TRF-1 Seção Judiciária de Mato Grosso – processo 0015233-58.2008.4.01.3600
    – É alvo de medidas investigatórias referentes à máfia das ambulâncias e conduzidas pelo Ministério Público Federal.
    O TRE reprovou as prestações de contas do PL referentes aos exercícios financeiros de 2003 e de 2005, quando o parlamentar era dirigente do partido em nível regional:
    TRE-SE – processo 34792.2004.625.0000,
    TRE-SE – processo 438664.2006.625.0000
    2 – Vitor Paulo Araújo dos Santos – PRB/RJ
    STF – processo 592 – É réu em ação penal movida pelo Ministério Público por crimes eleitorais.
    3 – Antonio Carlos Martins de Bulhões – PRB/SP
    STF – inquérito 2930/ 2010 – É alvo de inquérito que apura peculato.
    TRF-3 Seção Judiciária de São Paulo – Processo 0044601-82.2002.4.03.6182 – É alvo de ação de execução fiscal movida pela Fazenda Nacional.
    TRF-3 Seção Judiciária de São Paulo – Inquérito 0005062-78.2003.4.03.6181 – É alvo de inquérito que apura apropriação indébita e crimes contra o patrimônio.
    4 – Jhonatan Pereira de Jesus – PRB/RR
    TRE-RR – processo 229176.2010.623.0000 – Teve reprovada a prestação de contas referente às eleições de 2010.
    Igreja Do Evangelho Quadrangular
    1 – Jefferson Alves de Campos – PSB/SP
    TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – processo 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.
    É alvo de ações de improbidade administrativa movidas pelo MPF por envolvimento com a máfia das ambulâncias:
    TRF-3 Seção Judiciária de São Paulo – processo 0004928-22.2011.4.03.6100, TRF-3 Subseção Judiciária de Santos – processo 0000249-06.2007.4.03.6104
    2 – Mário de Oliveira – PSC/MG
    TRE-MG – Processo 60069.2011.613.0000 – É alvo de inquérito que apura crime eleitoral.
    STF – inquérito 2727 – É alvo de inquérito que apura crimes de responsabilidade, contra a ordem tributária e previstos na lei de licitações, além de formação de quadrilha, falsidade ideológica, estelionato e lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores.
    3 – Josué Bengtson – PTB/PA
    TRF-1 Seção Judiciária do Pará – rocesso 3733-02.2007.4.01.3900 – É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal.
    TRF-1 Seção Judiciária de Mato Grosso – processo 0004032-69.2008.4.01.3600 – Acusado de envolvimento com a máfia das ambulâncias, é alvo de medidas investigatórias conduzidas pelo MPF por crimes previstos na lei de licitações.
    Igreja Internacional da Graça
    1- Rodrigo Moreira Ladeira Grilo – PSL/MG
    2 – Jorge Tadeu Mudalen – DEM/SP
    TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – Processo 0031294-51.2004.4.01.3400 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.
    Igreja Mundial do Poder de Deus
    1 – José Olímpio Silveira Moraes (missionário José Olímpio) – PP/SP
    TJ-SP Comarca de São Paulo – Processo 0424086-16.1997.8.26.0053 – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.
    TJ-SP Comarca de Itu – processo 286.01.2009.514728-4 – É alvo de ação de execução fiscal movida pelo município de Itu.
    2 – Francisco Floriano de Souza Silva – PR/RJ
    TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0139394-68.2010.8.19.0001 – É réu em ação penal movida pelo Ministério Público Estadual por lesão corporal decorrente de violência doméstica.
    Igreja Metodista
    1 – Walney Da Rocha Carvalho – PTB/RJ
    STF – Processo 627 – É alvo de ação penal movida pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva.
    TRE-RJ – Processo nº 197118.2002.619.0000 – Teve reprovada prestação de contas referente às eleições de 2002.
    É alvo de ações de execução fiscal movidas pelo município de Nova Iguaçu e pela Fazenda Nacional — por exemplo: TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – processo 0000562-61.2010.4.02.5110, TJ-RJ Comarca de Nova Iguaçu – processo 0112599-45.2009.8.19.0038, TJ-RJ Comarca de Nova Iguaçu – processo 0083231-88.2009.8.19.0038
    2 – Áureo Lidio Moreira Ribeiro – PRTB/RJ
    É alvo de ações de execução fiscal movidas pela Fazenda Nacional e pelo município de Duque de Caxias:
    TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – processo 0000153-61.2005.4.02.5110,
    TJ-RJ Comarca de Duque de Caxias – Processo nº 0005413-58.2002.8.19.0021.
    suspensão dos direitos políticos, a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios/ incentivos fiscais ou creditícios e o pagamento de multa).
    É alvo de ações de execução fiscal movidas pela Fazenda Nacional e pelo município de Duque de Caxias — por exemplo:TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – processo 0004113-83.2009.4.02.5110, TRF-2 Seção Judiciária do Rio de Janeiro – processo 0004857-78.2009.4.02.5110, TJ-RJ Comarca de Duque de Caxias – processo 0223580-32.2008.8.19.0021, TJ-RJ Comarca de Duque de Caxias – processo 0223582-02.2008.8.19.0021, TRE-RJ – processo 386718.2010.619.0000
    – É alvo de ação de investigação judicial movida pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de poder econômico. TRE-RJ – processo 772.2011.619.0000
    – É alvo de representação movida pelo MPE por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral. TRE-RJ – Processo 674343.2010.619.0000
    Congregação Cristã no Brasil
    1 – Bruna Dias Furlan – PSDB/SP
    É alvo de representações movidas pelo Ministério Público Eleitoral por conduta vedada a agentes públicos: TRE-SP – processo 15170.2010.626.0199, TRE-SP – processo 1949115.2010.626.0000
    Igreja Sara Nossa Terra
    1 – Eduardo Cosentino da Cunha – PMDB/RJ
    STF – inquérito 2984/ 2010 – É alvo de inquérito que apura uso de documento falso. STF – inquérito 3056
    – É alvo de inquérito que apura crimes contra a ordem tributária. TRF-1 Seção Judiciária do Distrito Federal – processo 0031294-51.2004.4.01.3400
    – É alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal. TJ-RJ Comarca do Rio de Janeiro – processo 0026321-60.2006.8.19.0001
    – É alvo de ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual. TRE-RJ – processo 59664.2011.619.0000
    – Alvo de representação movida pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de sufrágio. TRE-RJ – processo 9488.2010.619.0153
    – Alvo de ação de investigação judicial eleitoral movida pelo MPE por abuso de poder econômico. TSE – processo 707/2007
    – Alvo de recurso contra expedição de diploma apresentado pelo MPE por captação ilícita de sufrágio.

  9. Presta atenção quando se pedir muita vida no que não tem fundamento na vida o resultado é este corrupção de tudo, até de jogo de palavras, tenha santa paciencia nazismo, facismo é todo este tipo de aberração conviver aqueles que viver no meio termo da vida….

  10. Engraçado… A ICAR dizimou milhares de pessoas! O que dizer da fogueira santa? Milhares de protestantes, curandeiros, etc., foram mortos e perseguidos pela Igreja Católica até o século XIX.Disso ninguém fala, né?! Vou fazer um trocadilho com o frei: “Deus me livre de um país 100% católico como foi na Idade Média”!

  11. É muita gente se dizendo ser católico mas não honra este nome, ou evangélico que vegonha são certas pessoas que se dizem cristão, mas o seu testemunho é generalizar, julgar e depois se fazer de vítimas, facismo e nazismo e gerado por uma mente de quem não conhece a Cristo.

  12. Sem ofensas, pois o objetivo é não perder a piada.

    Se o Brasil está chocando o ovo da serpente, então cabe perguntar, face o frei ser católico, se a serpente que pôs o ovo é a católica?

    • Levi, você e eu sabemos que o mesmo não é um religioso cristão católico, ele apenas concluiu o seminário negligênciando a vida eclesial na essência.

      Seria o mesmo que um pastor sem pregar a Palavra.

  13. Quem provocou uma das maiores atrocidades da história da humanidade, como a inquisição??? foi os evangélicos? NÃO. . . . foi a organização religiosa de Roma. . .então quem se assemelha a Hitler??? o grande problema da humanidade é querer enxergar o umbigo dos outros, esquecendo o seu que ta podre???

    • os evangélicos também amigo, não pode sentar em cima do próprio rabo e ficar apontando o dos outros.

      o protestantismo se iniciou realizando as mais sangrentas Inquisições já vistas, os piores escárneos já ocorridos.

      sem contar que Hitller se apoiou em idéias protestantes e teve forte apoio de um certo Ludwing que era bispo luterano para cometer milhares e milhares de assassinatos de Judeus (crianças, homens, mulheres, velhos).

      não estou defendendo o catolicismo, até porque não me interessa, mas acho muita HIPOCRISIA dos ditos “evangélicos” sentarem sobre os próprios rabos e ficarem apontando seus dedinhos para os outros.

      • Ateuatoa,

        Você é desmiolado.

        O protestantismo começou a ganhar corpo com Lutero.

        Vá ver quem foi que obrigou e quando os judeus se converterem à força ao catolicismo?

        No dia a dia você come mesmo o que?

          • Cristão,

            Em qualquer esquina, em qualquer barraca, mas também nas melhores livrarias e também aqui na internet, você vai encontrar o protestantismo começando em 1530/45, ora nesta época os judeus já estavam começando a debandar aqui pro Brasil por terem sido obrigados a mudar de religião, adivinhe pra qual? A católica Romana.

            Como foram perseguidos antes mesmo do protestantismo ter existido, aí você quer tirar a culpa tua e a dos teus das costas e lança-la contra os protestantes?

            Coitados dos judeus, nunca tiveram paz com o império romano e depois com vocês, inclusive na segunda guerra quando a igreja católica sequer ameaçou de excomungação o católico Hítler, que se aproveitou da ingenuidade e sofrimento do povo alemão e fez dos judeus o seu alvo principal.

            Agora mesmo nesse conflito com a Palestina, por quê ao invés de lutar dia e noite o vaticano para construir uma pauta de paz, de amor, de união entre os dois povos, afinal também é um Estado, quando muito se refere pedindo paz?

            Tem que ir lá pra dentro, mostrar a um e ao outro o que ruim eles estão fazendo, a repercussão dessa guerra para o mundo. Mostrar que o povo do mundo que ir visitar essa parte do mundo, lucrando eles muito com o turismo. Ensinar a eles perdoaerem, buscar os líderes árabes e muçulmanos a se juntarem numa causa de paz, de amor, de compreensão.

            Fica a igreja dizendo que errou contra os judeus, pede perdão, mas não faz nada como pacificadora, não faz nada pra pelo menos diminuir a culpa pelos erros que cometeu em perseguir os judeus mundo afora dizendo que eles mataram Cristo. E quem foi que matou Paulo, Pedro, e os outros, sim os romanos com os quais a igreja católica se casou.

          • Eu queria tentar entender o que tem haver o INICIO do protestantismo em Lutero (não tomou corpo, se iniciou) com os Judeus que “foram expulsos”…

            Mas entender de que forma se é coisa do levi?

            kkkk

            Engraçado que quer jogar a culpa da perseguição dos Judeus aos Católicos quando a maior matança já existente foi debelada e alicerçada sobre as pregações e ideais do pai do protestantismo.

            mais uma coisa Leviana do Levi.

            kkkkk

            Bem, mas é isso. eu mexi, agora temos que aguentar.

            mas vou tentar concordar com vc Levi. pode ficar tranquilo.

            acho que vc tem razão, os livros de História, os sites da internet (os dignos e de respeito) estão todos errados, como O HOMEM SAPIENcia vc desvenda os maiores mistérios indecifráveis do mundo.

            abçs Levi.

            deixe Deus entrar em seu coração menino, quem sabe esse espirito de engano não deixa seu corpinho em paz.

          • Cristão,

            É elementar a minha conclusão, meu caro.

            Os judeus sendo perseguidos na Europa, principalmente Portugal e Espanha quando o protestantismo sequer ainda existia. Percebeu a incongruência, tem que saber mentir primeiro.

            Outra coisa, os protestantes estavam em luta contra a igreja católica, ao acaso iam se lembrar de perseguir outros que também eram perseguidos também, no caso os judeus? Somente na cabeça de jegues católicos despreparados para acreditarem em asseverações desmioladas.

            Mais a mais, a igreja nunca excomungou hitler, o católico que levou medo ao povo germânico, que o usou para fazer com os judeus o que a igreja católica sempre fez: discriminação e extinção.

          • ehhh Levi, enfiando os pés pelas mãos como sempre…

            seu achismo chega a irritar Levi.

            cade as referencias Levi?

            então porque Hitler era filho de Católicos ele também era católico? é mais ou menos isso? devo crer então que 80% dos protestantes são católicos, pois grande maioria tem pais ou avós católicos. é assim?

            outra coisa. Hitler então foiusado pela Igreja católica para matar milhares e milhares de Judeus, mas para isso usou os protestantes?

            Levi, vou te ajudar um pouco: Leia sobre Ludwing, e sobre Hitler e seu “affer” com Lutero.

            e cuidado com seus achismos Levi.

            kkkk

          • Cristão,

            Ora, a igreja ficou no camarote assistindo duas pragas para ela sendo debeladas, o judeu e os protestantes, o último em conjunto com os demais católicos aplicando um corretivo de primeira aos judeus, tudo orquestrado por uma figura que passou a vida toda ouvindo dentro da igreja dele que foram os judeus que mataram Cristo.

            O problema não é ser católico, sim o que ele aprendeu, aliás isso ainda acontece mundo afora quando alguém se identifica com descendente de judeu, afinal foram os ascendentes do tal que matou o filho de Deus.

            Eu ter cuidado com meus achismos? Meu caro, faça um estudo e procure saber o motivo das famílias brasileiras usarem com árvores e animais como sobrenome para não perderem a a identidade judaica, pois foram obrigados a migrar do judaísmo para o catolicismo, fato ocorrido em 1450/1530, quando sequer existia o protestantismo ainda.

    • Bruno, existem boas fontes históricas sobre os três tribunais inquisitórios, algumas como Daniel Hops, Thomas Woods (amobos de Harvard) René Millar Carvacho e outros europeus renomados, esse mito já caiu por terra já a alguns anos.

      Os irmãos Castros sozinhos conseguiram eliminar muito mais do que aqueles que queriam implantar na civilização ocidental, o sacrifício humano como forma de oferenda, a poligamia além de outros exemplos de absurdos propostos pelos cátaros e outros protagonistas de práticas nefastas.

      Aprofunde-se no assunto antes de qualquer comparação ou suposição.

    • as maiores atrocidades são de cristãos ao longo dos séculos,católics e evangelicos são farinhas do mesmo saco ,mas o que importa pra mim é o agora é se não tomarmos cuidado seremos impedidos de viver nossa fé ou a falta dela nada é masi pernicioso que a seita evanazifacista.

      • As maiores barbáries registradas pela história universal vão de Gengis Khan, conhecido como o flagelo da humanidade durante o império mongol, aos crimes catalogados pelos comunistas da revolução Russa e na China, e que lamentavelmente se espalhou pela África e America superando a Shoah durante a segunda grande guerra.

        • E bem como o Kmer Vermelho comunista do Camboja Mauro. Veja que esta versão de comunismo era tão destranbelhada que o vizinho e tambem comunista Vietnã invadiu e depôs o ditador Pol Pot pois o pais estava indo a ruina com este genocidio que exterminou no minimo 2 milhões e dizimou a mão de obra qualificada e a classe média do Camboja.

          • Leandro e Mauro,

            A César o que é de Cesar, a Deus o que é de Deus,

            Com todo o respeito, as mortes efetuadas pelos regimes políticos e governantes, essas são o tributo de César.

            O tributo a Deus é os que as igrejas, em nome da pura doutrina, mataram, seja de católicos, protestantes, muçulmanos e demais, não esquecendo que algumas mortes possuem os dois caráter como o que ocorreu com Cristo, Paulo, Pedro, pois mortos por quatro mãos, a do sistema secular e do religioso, no caso, a religião judaica(não o povo judaico) e o Império Romano, aliás este sempre gostou de matar o povo de Israel, fatos acontecidos 30 anos antes de Cristo e depois de Cristo, desta feita o que resultou na dispersão ao mundo dos judeus, cabendo apenas lamentar que vocês depois se juntaram a tal estrutura de poder, sendo mais influenciado por ele do que o influenciando, uma pena.

    • Evangélicos queimaram muitas “bruxas” em SALEM, vale lembrar isso também. De um jeito ou de outro, se defender de algo acusando outro não resolve o problema. O que devemos é nos unir e conter o avanço do fundamentalismo religioso que torna os cristãos cada vez mais religiosos e ao mesmo tempo menos cristãos.

  14. Muitos dos que aqui vem impor seus ideais tem que ter respeito por todos evangélicos ou cristãos que vem até esse site que não é satanista mais evangélico com proposito de levar informação aos seus irmãos em Cristo,dai vem um bando de hipócrita julgar os evangélicos vão se converter a Jesus Cristo.Deus ama o pecador mas abomina o pecado,quem provocou e financiou o nazismo não foi ninguém mais que a Igreja Católica Romana(espera ai não foi os romanos que mataram a Jesus,Pedro,Paulo e também os demais Apóstolos e alguns séculos atrás queimaram cristãos dizendo serem herréges)ainda leva o nome dos asassinos romanos aos ateus ou melhor satanistas que nos atacam nós os evangélicos teu tempo esta chegando,então aproveita que ainda da tempo ajoelha ai mesmo perto do seu computador peça perdão a Deus(somente a Deus pois somente ele pode perdoar)ele não deixou aos romano o poder p/ poder perdoar os pecados de ninguém,ai pode ser que vc ouça isso,VINDE A MIM BENDITOS DE MEU PAI,se não você ouvirá,APARTAI-VOS DE MIM MALDITOS NÃO VOS CONHEÇO.
    EIS QUE EM BREVE VENHO GUARDES OS QUE TENS PARA QUE NINGUÉM TOME TUA COROA.OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHHHHH!GLÓRIA

  15. Ninguém cita que os números de assassinatos de homossexuais estar em que 90% dos casos o assassino era um ex companheiro da vitima, o que caracteriza crime passional e não de homofobia.
    Vocês dizem que a bancada evangélica que não é evangélica por ser composta de representantes católicos e não católicos de outras religiões são a sexualidade alheia, a maioria de vocês estão mal informados, acreditam em tudo que a mídia prega, bandos de fantoches!!!

  16. Sinceramentebé de entristecer..O que é pior: evil angelics que insistem em não ler a Bíblia ou os que epnsam poder usar a História a seu bel -ptazer pra justificar aeu preconceito?? A bíblia,para quem a segue, é clara numa coisa: muitos seram chamados e poucos serão escolhidos..Muitos servirão a falsos pastores e assim farão atrocidades em nome de Deus…Precisa ser mais claro? Se Jesus quisesse o poder, ele não precisaria morrer por isso. O reino dos céus é no céu. Não seram os justos que o perseguirão na terra.Isso quem faz são os falsos pastores, que a qq custo querem mais pessoas em sua intifada para tomar o poder.Será que a ignorância cega fará msm vcs acreditarem que haverá um mundo evangélico??? Basta entao lembrar que a Palavra cita que os poucos evangelicos sofrerão inclusive pra comprar comida…Como é entao que está surgindo 7ma maioria evangelica??? Ou a biblia e a Palavra estão erradas, ou tem gente ai sendo enganado…Atençao e vigia!!!

  17. Caros,
    Este ataque do Frei aos evangelicos, me fez lembrar oque ICAR fez com os cavalheiros Templar circa 1600 acusacoes de heresias,cuspir e urinar no crucifixo tudo isto porque perceberam que os Templares estavam acumulando poder e furtunas.

    O mesmo acontece hoje em relacao aos evangelicos,quando sai na media que a arrecadacao anual das igrejas somam mais de 20bilhoes isto assusta qualquer um.

    Qual vai ser o proximo passo, nos acusar de adorar bafhomet?

    Bad loser!

    • Betto não fala pelos cristão católicos, muito menos pela Igreja.

      +++

      Quanto aos grandes cristãos templários, foi São Bernardo que redigiu a Regra dos Cavaleiros Templários, baseando-se da Regra de São Bento; esta Regra dos Templários foi aprovada pelo Concílio de Troyes em 1128. A Ordem dos Cavaleiros Templários era uma nobre e valorosa Ordem de Cavalaria, que muito ajudou na defesa da vida dos peregrinos cristãos que iam à Terra Santa, como também na defesa da própria Terra Santa,
      mas isto só durou até o momento em que os Templários não se deixaram conspurcar pelos erros…influenciado especialmente pelo Gnosticismo, e esta influência se deu por duas vias: através do contato com a seita Hassassin e também através da infiltração de hereges cátaros vindos do Sul da França, do Languedoc.

      Ademais, em agradecimento pela proteção recebida, muitos nobres doavam terras aos Templários. Estas terras foram sendo acumuladas, e junto com elas muitas riquezas. Os Templários se tornaram tão ricos e ambiciosos, chegaram até mesmo a montar uma rede bancária, talvez a primeira que se tem notícia! Mas os Pobres Cavaleiros do Templo quebravam assim um de seus votos: O VOTO DE POBREZA.

      Desta forma, a Ordem que surgira tão brilhante em Fé e coragem, agora decaía nas trevas do erro e do materialismo.

      Tanto poder e riquezas acumuladas pelos Templários deu-lhes inimigos poderosos. Entre estes inimigos estava Felipe IV, o Belo, Rei da França.

      Felipe estava enfrentando dificuldades financeiras. Apossar-se dos tesouros da Ordem seria, portanto, uma boa saída. Conta-se ainda que o Rei teria inveja da Ordem, ciúmes de seu poder e influência na Europa, e mesmo um ressentimento por não ter sido nela admitido. Provavelmente o Rei Felipe sentia-se impotente diante da poderosa e arrogante Ordem .

      A condenação dos Templários à morte deve-se inteiramente ao Rei Felipe IV.

      A Igreja os ordenou para que eles servissem ao povo cristão defendendo-os da jihad maometana que promovia intensa perseguição religiosa, porém foram caçados por suas próprias iniquidades.

      O Papa Clemente V, embora não concordasse e mesmo criticasse as prisões injustificadas dos Templários, extinguiu a Ordem diante das violentas ameaças do Rei Felipe IV.

      Caso tenha interesse, procure alguns exemplares do historiador Cesare Cantú, são 72 exemplares escritos no sec XIX.

      In Cordi Jesu

    • Socialistas como os integrantes da Teologia da Libertação (no lado católico) e da Teologia da Missão Integral (no lado da Reforma protestante) costumam ser acusados de adorarem o Estado: o deus Leviatã. Já os adeptos da Teologia da Prosperidade são acusados de adorarem o mercado: o deus Mamon.

  18. Se você tem essa opinião como pode então gostar do socialismo, você bem sabe que isso não é o objetivo deles olhe para o Nordeste do Brasil, e estude sua história e veja se esse partido socialista comunista está fazendo algo para sanar as dificuldades desse povo. Então não diga que Jesus é Socialista, como você mesmo disse a respeito do sofrimento das pessoas, Jesus se preocupa com o Ser Humano em todos os Aspectos.

  19. Olá Paulo se você tem essa opinião como pode então gostar do socialismo, você bem sabe que isso não é o objetivo deles olhe para o Nordeste do Brasil, e estude sua história e veja se esse partido socialista comunista está fazendo algo para sanar as dificuldades desse povo. Então não diga que Jesus é Socialista, como você mesmo disse a respeito do sofrimento das pessoas, Jesus se preocupa com o Ser Humano em todos os Aspectos.

    • Nos não estamos na mesma página. Você está tratando de política e ideologias partidárias, quando eu me refiro ao socialismo fraterno pregado por Jesus, quanto ao cuidado ao próximo, o auxílio aos necessitados, o compartilhar dos bens com os pobres, o repartir dos pães. Isso pra mim é um socialismo divino que está acima de política, PT, frei Betto e todos os outros supérfluos alimentam a mídia.

  20. ó sabe falar de inquisição né…
    A Igreja fez muito mais coisas boas e se ela sair da africa milhões de pessoas não sabemos se vão continuar vivos!
    Camila vc é burra e nem sei se vc sabe realmente a História…
    não chegaram a 100 os casos de morte pela inquisição e isso eu não aprendi na Igreja não isso eu aprendi foi no Colegio estadual Doutor Albert Sabin do Rio de Janeiro Governador Sergio Cabral… quem me disse isso foi um professor ateu e ele só me deu essa informação depois de eu ertuba-lo e muito.
    Por isso não vale apena sempre ficar repetindo a mesma coisa…
    Se for assim vamos falar da História da aviação só pelos aviões que cairam e da História da Arquitetura só pelos preios que cairam também?
    é claro que não… assim também é a História da Igreja não se fala só de inquisição e sim também pelas coisas boas que os livros de História não contam…!
    Oras, é muito fácil olhar uma coisa e achar “bonito” e sair espalhando por aí porque todo mundo ta fazendo e sem procurar saber como as coisas realmente são. O mais triste é que, muitas pessoas católicas ou não e que sabem que o sistema não é assim se calam por medo e muitas vezes repassando essas mentiras que circulam por aí.
    Sabia que a Igreja Católica é a a Maior Instituição de Caridade do Mundo ?
    Nossa,que contraditório isso não ?
    Sabia que se a Igreja Católica saísse da África 60% das escolas e hospitais seriam fechados ?
    Sabia que quando a epidemia de Aids estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja pra cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo ?
    Que no Brasil até 1950 quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as casas de caridade que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital ?
    Oras, vejamos só.
    A Igreja Católica mantém na Ásia:
    1.076 hospitais
    3.400 dispensários
    330 leprosários
    1.685 asilos
    3.900 orfanatos
    2.960 jardins de infância

    Na África:
    964 hospitais
    5.000 dispensários
    260 leprosários
    650 asilos
    800 orfanatos
    2.000 jardins de infância

    Na América:
    1.900 hospitais
    5.400 dispensários
    50 leprosários
    3.700 asilos
    2.500 orfanatos
    4.200 jardins de infância

    Na Oceania:
    170 hospitais
    180 dispensários
    1 leprosario
    360 asilos
    60 orfanatos
    90 jardins de infância

    Na Europa:
    1.230 hospitais
    2.450 dispensários
    4 Leprosários
    7.970 asilos
    2.370 jardins de infância

    Alguém pode me dizer se existe qualquer outra pessoa, empresa ou instituição que faz pelo menos 1/4 do que está escrito acima ?
    E aí, que tal ?
    E ainda tem gente que diz que a Igreja é ignorante, que não se preocupa com a ciência, que não faz caridade, que tapa os olhos diante das coisas do mundo.
    Em vez de colocar Igreja Católica = Inquisição coloque
    Igreja Católica = maior instituição de caridade do mundo?
    Só sabem criticar e nem procuram saber o que a Igreja faz pela humanidade.
    Sobre ela apoiar o Nazismo que outra pessoa ai disse isso é mentira… alguns padres coisas que não tenho certeza podem até ter aceitado mais não tenho certeza… assista ao filme Paulo VI e tire conclusões…
    Pegue um professor sem nenhum vinculo com o protestantismo ateismo e Católicismo que ele vai saber te explicar tudinho sem mentiras nem para um lado ou para o outro.

  21. Pois é seu Beto vocês andaram chocando durante todos esses anos e vejam o que produziram!
    Nós não estamos mais na inquisição. É bom lembrar. Também nunca compactuamos com o nazismo .
    Fernando de Sá Nogueira

    • Sim Fernando mas não te esqueças que tivemos varias igrejas evangélicas com suas inquisições bem violentas também. E sobre apoio ao nazismo qualquer um que conheça a sunida de Hitler na Alemanha te dirá que ele teve mais apoiadores entusiásticos na IG Evangelica alemã que entre os católicos.

      • A IGREJA CATÓLICA SEMPRE ESTEVE A SOMBRA DO PODER E VEJA O QUE DEU…TEMOS MILHÕES DE MISERÁVEIS E UMA ELITE CADA VEZ MAIS DOMINANTE… NOSSO PODER JUDICIÁRIO É UMA VERGONHA. AS CADEIAS ESTÃO LOTADAS DE POBRE, COMO SE SÓ OS POBRES COMETEM CRIMES. QUANTO AO NAZISMO, OS CATÓLICOS ENTENDEM BEM DESTE ASSUNTO, AFINAL PIO XII É AMIGO PESSOAL DE HITLER E NADA FEZ PARA COMBATER O HOLOCAUSTO…

        • Antonio em que fonte vc se baseia para falar que Pio XII foi omisso perante o Holocausto?
          De onde vc tirou que ele e Hitler eram amigos?
          Ou falar que a Igreja Catolica sempre esteve ao lado do poder?

          Ele esteve ao lado do poder quando enfrentou o comunismo no Leste Europeu? Ou quando lutou contra a ditadura militar aqui no Brasil? Ou quando os bispos de Olinda e de Belem do Pará se opuseram a Maçonaria e foram presos no tempo do império?

          Sobre a suposta omissão de Pio XII e de da alegada amizade dele com Hitler(coisa que ouço pela 1º vez) peço que leia um autor como Jonh Corweell em seu livro : ” O papa de Hitler”. Que pelo título já se mostra bem tendencioso como Pio XII. Pois mesmo ali vemos que ainda nuncio apostolico este se envolveu numa conspiração para matar Hitler, deu permissão para que padres e bispos dessem asilo a mais de 500 mil judeus, publicou bulas condenando o nazismo e etc…

          Se sua fonte foi a Mary Schulze (que ficou + conhecida como Mary Esdruxula) pode esquecer pois a citada tem 0% de credibilidade e objetividade.
          O senhor deve se considerar bom servo de Cristo. E são pessoas que falam assim como o senhor, sem investigar, sem buscar ao menos tentar ver o lado daqueles que pensam diferentes de nos mesmos, que me fazem feliz por não ser um “cristão ” do seu tipo.

          Pois dar falso testemunho, falar baseado em achismos são coisa para iluminados do seu tipo. Um catolico que nem eu teria vergonha de usar tantas mentiras que vc profere com tanta certeza vazia.

  22. Estranho FREI Beto…, a igreja católica dominou ainda domina,hoje mais fraca, graças a Deus, sozinha esse país há cinco séculos. Com ramificações em todo canto.Intimidando em todo canto,sim bem q de forma velada. Até o Roberto Carlos teve q gravar alguma coisa sobre Maria,ele ,q sempre cantou sobre Jesus Cristo. E por falar em Nazismo, o q é q vc sabe sobre Pio XII, O PAPA DE HITLER. Nazismo e Fascismo é assistir pessoas subirem em trens em viagens só de ida, porque seriam mortas, e Pio XII sabia disso. Quem é Nazista mesmo?

    • Gil

      É obvio que o senhor também bebe de fontes levianas. que provas o senhor tem de que Roberto Carlos gravou a musica em homenagem a Maria por coerção de outrem….
      Sendo um católico nada mais natural que fizesse tal homenagem.

      Sobre Pio XII,o senhor cita o título do Livro de Jonh Corwell. Desta obra fica patente que so conhece o titulo. Se um dia vier a ler o livro verá quantos milhares foram de judeus foram salvos com auxilio deste papa que acusa de ser omisso baseado em teus achismos.

  23. Não gosto desse senhor “frei” beto ou de sua “bendita” icar, mas infelizmente o que ele disse é verdadeiro. Não quero apontar quem ou quais igrejas evangélicas tem direcionado seus fiéis, num novo tipo de voto cabresto, mas seja PRB, PHS, PSC, PR ou outro partido, sim estamos criando uma classe política religiosa que a cada dia torna-se mais poderosa e seus seguidores seguem sem qualquer questionamento de seus Führers, pois lembrado o próprio Hitler dizia que queria salvar a Alemanha dos pecadores e insultadores de deus e que colocaram o país naquela situação.
    Para o bem de todos, sejam crentes ou não, o melhor lugar dos dirigentes das igrejas (de todos os tipos) é longe do Estado.

  24. Independente do que pensam ou acham, aqui vai a minha resposta sobre o assunto.

    1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
    2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
    3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
    4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
    5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
    6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
    7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
    8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
    9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
    10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
    11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
    12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
    13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
    14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
    15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
    16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

  25. SR FREI O POVO NAO É INCAUTO ASSIM COMO O SENHOR PENSA E VEJA BEM O QUE EST[Á FALANDO !!!!

    TODO MUNDO SABE QUE A IGREJA CATÓLICA RECEBIA DOAÇOES DOS BAROES DE ESCRAVOS PARA LUTAR CONTRA A ABOLICÁO

    TOD MUNDO SABE QUE A IGREJA CATOLICA FINANCIOU O NAZISMO DE HITTLER

  26. quem é esse cara? limpador de botas do pt ..o pt prega contra a igreja evangelica ..temos sim gente ruim no meio evangelico mas temos também politico serpente..critico serpente..médico serpente..lideres religosos serpentes…governantes serpentes ..hoje não acabo isso tem gente com apelido de frei e sem moral para falar dos evengelicos..vala boca seu preconceituoso…

  27. nenhuma religião presta ..esse frei tem inveja do numero de pessoas que seguem determinados lideres evangelicos ..infelizmente gostaria que seguissem jesus…eu defendo a liberdade religiosa
    sou cristã evamgelica ,porém rspeito todas as religiões inclusive no passado fui espiritualista e tenho amigos nessa fé…temos que tomar cuidado com religião ..deus só faz bem mas religião pode manipilar e fazer até´e mal

  28. Fantástico! Ser cristão nao é querer tornar o Estado cristão. Cristaos bem resolvidos com sua fé, nao lutam por um Estado teocrático e sim Laico, onde todas as crenças possam coexistirem. Gondim já é uma voz importante no meio protestante e Frei Betto se soma para uma investida cristã lúcida, coerente e humanitária, frente a uma ala que toma o cristianismo para propor ódio, intolerancia e obscurantismo a uma sociedade que precisa se amadurecer e respeitar a democracia e a diversidade.

DEIXE UMA RESPOSTA