Um pastor morreu e outras duas pessoas ficaram feridas durante um incidente no templo de uma Igreja Metodista pouco antes do culto matinal no último domingo, 03 de janeiro. O assassino havia se escondido no banheiro para fugir da Polícia.
O caso foi registrado na cidade de Winona, no Texas (EUA). O homem que matou o sacerdote evangélico foi identificado como Mytrez Beunte Woolen, 21 anos. Ele atirou no pastor Mark McWilliams, que dirigia a Igreja Metodista Starrville e se preparava para iniciar o culto matinal.
O xerife do condado de Smith, Larry Smith, narrou o incidente: “Quando o pastor abriu a porta do banheiro, ele foi confrontado pelo indivíduo que estava escondido na igreja. Aparentemente, ele fugiu para a floresta e, quando todos foram embora, ele retornou à igreja”, declarou.
“O pastor, que também tinha uma arma de fogo, aparentemente apontou sua arma para o indivíduo e ordenou que ele parasse. Ele veio em direção à porta da frente, em seguida, investiu contra o pastor e o desarmou. Ele então usou a arma de fogo do pastor”, acrescentou o xerife.
De acordo com informações do portal The Christian Post, Woolen também atirou na esposa do pastor, Rosemary, mas ela escapou. Porém, ela machucou o ombro depois de cair enquanto fugia.
O assassino também atirou em um fiel chamado Mike Sellers, que foi ferido mas não corre risco de morte decorrentes do ataque.
O governador do Texas, Greg Abbott (Partido Republicano), lamentou a morte do pastor: “Nossos corações estão com as vítimas e as famílias dos mortos ou feridos nesta terrível tragédia. Sou grato pelos policiais que prenderam o suspeito e peço aos texanos que se juntem a Cecilia e a mim na oração pelas pessoas afetadas por este horrível tiroteio”, declarou o mandatário em um comunicado
“O estado do Texas está trabalhando em estreita colaboração com os primeiros respondentes e autoridades locais para garantir que a justiça seja feita e que a comunidade de Starrville tenha os recursos de que precisa durante esse período”, acrescentou Abbott.
O estado do Texas é um dos que possui legislação mais flexível sobre posse e porte de arma, e é comum que pessoas que integram as equipes de segurança das igrejas estejam armadas durante os cultos.
Em janeiro de 2020, um diácono conseguiu neutralizar um homem que abriu fogo durante um culto na cidade de White Statement, e terminou homenageado pelo governador Abbott com uma medalha de honra ao mérito.