Desde que a guerra na Ucrânia teve início em 24 de fevereiro desse ano, o número de buscas no famoso aplicativo da Bíblia YouVersion, por parte dos ucranianos, disparou, sendo pesquisados vários termos diferentes, entre eles a palavra “amor”, mas não apenas essa.
O YouVersion é o aplicativo da Bíblia mais baixado do mundo. Por essa razão, dados estatísticos sobe o uso da plataforma em várias partes do planeta servem como indicativo do comportamento dos povos em relação à busca pela Palavra de Deus.
No caso dos ucranianos, expressões como “guerra”, “medo” e “ansiedade” têm sido as mais pesquisadas desde o início do conflito com a Rússia. Para o fundador do aplicativo cristão, Bobby Gruenewald, esses resultados refletem o estado de angústia vivenciado pelos sobreviventes da guerra.
“Essas famílias estão passando por algo que a maioria de nós não pode imaginar. No meio do que é provavelmente o momento mais difícil de suas vidas, elas se voltam para a Bíblia em busca de conforto, paz e esperança”, disse o fundador e CEO da YouVersion.
Bobby disse entender a importância de um aplicativo da Bíblia em um momento como esse, tendo em vista a facilidade e praticidade de acesso à Palavra de Deus por parte da população em um momento de agonia.
“É uma honra podermos fazer parte de tornar a Palavra de Deus disponível para seu povo em seu momento de maior necessidade”, destacou o criador da plataforma, que também atua como pastor de inovação na Life.Church, uma denominação situada no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.
Maior engajamento
De acordo com os dados da YouVersion, uma vez que os ucranianos migraram para vários países da Europa, refugiando-se da guerra, houve um grande salto de engajamento no aplicativo bíblico nos outros países.
A Polônia, por exemplo, registrou um crescimento de 241%, enquanto na Alemanha o aumento foi de 733%. Bobby explicou que além da palavra “amor” ter se tornado a mais buscada após o início do conflito, a passagem de Isaías 41:10 também se tornou o versículo mais acessado pelos ucranianos.
O texto bíblico diz: “Portanto, não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei”.
“A popularidade deste verso fala do nosso desejo de ser lembrado de que, mesmo quando sentimos que estamos sozinhos em nossas lutas, não estamos. Como este versículo diz, Deus é a nossa força e Ele está sempre conosco”, conclui o pastor, segundo o NewsWire.
Ucrânia: em meio à guerra, pastor inicia igreja em ponto de ônibus