As polêmicas envolvendo o pastor Ed René Kivitz voltaram à tona após um evento na Igreja Batista de Água Branca (IBAB) em que sua proposta de “atualizar a Bíblia” voltou a ser debatida. Outro pastor batista, Yago Martins, afirmou categoricamente que o considera um “herege” que tenta se camuflar na ortodoxia.
A frase em que propõe “atualizar a Bíblia” fazia parte de um sermão em que dizia que a Bíblia não era suficiente. Posteriormente, em tréplica às críticas que sofreu, Ed René Kivitz afirmou que não crê na inerrância da Bíblia no que se refere às “legislações”.
Agora, no evento “A Bíblia Fala Hoje”, transmitido no canal Conversas Pastorais do YouTube, o tema voltou a ser discutido, e a posição evidenciada pelos participantes foi de que somente os textos em que a Bíblia reproduz declarações de Jesus são inerrantes.
Diante disso, o pastor Yago Martins comentou o retorno da discussão sobre as Escrituras no canal Dois Dedos de Teologia: “Acho o Ed René Kivitz muito polêmico mesmo. Tenho muitos problemas com o Kivitz. Acho que ele fala muita heresia. Ele é herege e finge que não é”.
“A coisa que mais dá raiva no Kivitz: ele é herege e finge que não é, crê numas heresias completamente absurdas, mas finge que é ortodoxo, não tem coragem, muitas vezes, de botar a boca no trombone acerca das heresias. Agora, de um, dois anos para cá ele ficou mais claro, parou de ficar fingindo que não é o que é”, reiterou Martins.
A hipótese de um diálogo para melhor compreensão das ideias do pastor da IBAB foi descartada por ele: “Eu sei que essa ponte está queimada há muito tempo. Kivitz é um cara que eu queria conhecer? Hoje, não, porque seria um lixo uma conversa dessa. Se um dia eu sentasse com Kivitz ia ser para eu ficar me explicando [sobre] as coisas que eu falei na internet sobre ele. Não sei se teria clima para uma conversa dessa”.
“Sabe o que eu gostaria? Do Kivitz não saber que eu existo, não soubesse minhas opiniões sobre ele, e um dia sentar e tomar um café com o Kivitz e ouvir as coisas da cabeça dele. Tenho muita vontade de entender mais a cabeça do Kivitz. Mas eu sei que essa ponte está queimada há muito tempo”, acrescentou.
Ao final, o pastor da Igreja Batista Maanaim, em Fortaleza (CE), demonstrou toda sua indignação com as declarações de Kivitz sobre as Escrituras: “A Bíblia é inerrante. Ir contra a inerrância da Bíblia é heresia. Vai dizer que a Bíblia não é inerrante?”.
Assista aos vídeos: